LEME/SP - O prédio da antiga Cadeia Pública de Leme tornou-se motivo de grande questionamento popular, gerando especulações sobre o destino do prédio localizado na principal avenida do município. Desativada em 2017, a área de 3.617 metros quadrados abrigará as novas instalações da Delegacia de Polícia do Município e a Central de Polícia Judiciária, projeto com 2.061,02 metros quadrados de área construída.
A obra de iniciativa do Governo do Estado de São Paulo receberá um investimento de R$ 4.995.899,00 (quatro milhões, novecentos e noventa e cinco mil, oitocentos e noventa e nove reais) e teve grande apelo e envolvimento do Executivo Municipal, através do prefeito Wagner Ricardo Antunes Filho, que intercedeu junto ao Governo de São Paulo para liberação de recursos para a execução da obra.
“É uma obra que trará melhores serviços da Polícia Judiciária em Leme, melhorando cada vez mais as condições de trabalho da Polícia Civil e assim prestando melhores serviços na segurança pública em nosso município. A construção da nova delegacia é uma conquista que precisou do nosso excelente relacionamento com o Governador João Dória, que nos atendeu e prontamente liberou os recursos financeiros visando o início imediato da construção da nova delegacia”, afirma o prefeito Wagner Ricardo Antunes Filho.
O primeiro projeto da nova delegacia foi apresentado em 2015, durante a gestão da Dra. Adriana Cardamone Gallone, Delegada de Polícia Titular do Município, assinado pela arquiteta Paola Cimarelli Landgraf.
Vale salientar que todo o projeto de novas e dignas instalações para abrigar a Polícia Civil de Leme teve apoio irrestrito do Dr. Paulo Afonso Bicudo, Delegado Geral de Polícia à época, do Dr. Kleber Antonio Torquato Altale – Delegado de Polícia Diretor do DEINTER 9 – Piracicaba e do Dr. Antonio Luis Tuckumantel – Delegado Seccional de Polícia de Limeira.
“Abrigar bem o policial civil no exercício de suas funções é conferir-lhe dignidade no relevante trabalho que exerce, de combate à criminalidade e manutenção da ordem pública, mas principalmente é meio de assegurar os direitos do cidadão, a eficiência do trabalho policial prestado na medida em que se passa a contar com instalações projetadas para servirem essencialmente à dinâmica jurídico-policial, onde a população é a grande beneficiária das novas instalações físicas”, comemorou o Dr. João Pinheiro Neto, atual Delegado de Polícia Titular do Município de Leme.
As obras já foram iniciadas e tem a previsão de execução em 24 meses. O empreendimento gerará aproximadamente 70 (setenta) novas vagas de trabalho direto, movimentado o mercado lemense e seus fornecedores locais de produtos e serviços.
*Por: PML