SÃO CARLOS/SP - A Polícia Militar de São Carlos intensificou, na manhã desta quinta-feira (9), as ações de fiscalização no município com a operação “Mega Cavalo de Aço”, voltada ao controle e inspeção de motocicletas em diferentes pontos da cidade.
A operação teve como objetivo principal retirar de circulação veículos em situação irregular e coibir práticas criminosas envolvendo motocicletas, frequentemente utilizadas em delitos como furtos e roubos. Além disso, a ação busca aumentar a segurança viária e reduzir o número de acidentes graves e fatais.
Durante a operação, foram fiscalizadas 31 motocicletas, das quais cinco foram recolhidas ao pátio por apresentarem irregularidades. A equipe também lavrou nove autos de infração de trânsito.
De acordo com a corporação, ações como esta fazem parte de um cronograma permanente de policiamento preventivo e fiscalização. A Polícia Militar reforçou que seguirá atuando para garantir a ordem pública e a segurança de condutores e pedestres em São Carlos.
SÃO PAULO/SP - O Governo de São Paulo, por meio da Superintendência da Polícia Técnico-Científica (SPTC), criou um protocolo para detectar a presença de metanol em bebidas alcoólicas. A iniciativa, apresentada na quinta-feira (9), é inédita no Brasil e já está sendo repassada para outros estados. A ação faz parte do gabinete de crise que atua no combate a casos de contaminação de bebidas por metanol.
A perita Karin Kawakami, chefe da Equipe de Perícias Criminalísticas Oeste e Assistente Técnica da Superintendência, explicou como este sistema foi iniciado. “A gente já segue um protocolo internacional na identificação, não só do metanol, mas na identificação de falsificações de bebidas. Porém, tivemos que aprimorá-lo para conseguir obter um resultado mais rápido, diante da grande demanda no estado e no Brasil”, disse Karin.
Desde a confirmação dos primeiros casos, no mês de setembro, ações de saúde e segurança passaram a ser reforçadas em todo o estado, assim como a comunicação para que a população tenha esclarecimentos sobre os riscos e a real situação.
O primeiro passo dos peritos da SPTC, foi a especificação da amostragem, seguindo os protocolos de estatísticas internacionais. Desta forma, não é necessário realizar o teste de todas as garrafas apreendidas para obter um resultado com 99% de confiabilidade. Isso melhora a logística tanto da Polícia Civil nas apreensões, como também da perícia durante a análise laboratorial.
A segunda fase consiste na análise através do Núcleo de Documentoscopia, que verifica lacres, selos, embalagens e rótulos. Com o protocolo, a equipe leva menos de um dia para realizar o exame e emitir o laudo que, posteriormente, é enviado ao Núcleo de Química.
No Núcleo de Química, os peritos usam um equipamento portátil que permite a leitura e identificação de metanol e outros componentes na bebida, sem ter que abrir a garrafa. Então se a garrafa está lacrada, já é possível fazer uma triagem.
Com este sistema, a SPTC já conseguiu analisar 30 casos e garantir o resultado. A partir disso, mesmo sem o laudo, os peritos conseguem orientar ações em relação aos casos com a porcentagem de metanol que é tóxica para as pessoas.
Logo após, é realizada a cromatografia gasosa, que separa os elementos e aponta a porcentagem que tem de metanol e outras substâncias na bebida. “Também é realizado outros exames para saber se a bebida é falsificada, porque pode ser que não tenha metanol, mas ela seja fruto de uma falsificação”, acrescentou Karin.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia realiza neste sábado, dia 11 de outubro, das 9h às 12h, no Calçadão da General Osório, mais uma edição da Casa do Trabalhador Itinerante.
A ação tem como objetivo aproximar a população dos serviços públicos oferecidos pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Casa do Trabalhador, dando mais acesso e condições de utilização por parte dos munícipes.
Pela Casa do Trabalhador são oferecidas oportunidades de emprego, esclarecimentos sobre o seguro-desemprego, divulgação de cursos de qualificação profissional e informações sobre linhas de crédito disponíveis por meio do Banco do Povo.
A iniciativa difunde o compromisso da Prefeitura de São Carlos em ampliar o acesso da comunidade a políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico e à geração de renda. A edição itinerante permite que esses serviços cheguem diretamente aos bairros, facilitando o atendimento àqueles que mais precisam.
“É com muita satisfação que realizamos mais uma edição da Casa do Trabalhador Itinerante, uma ação que reflete o nosso compromisso em estar cada vez mais próximos da população. O Calçadão da General é um espaço de grande circulação, e trazer os serviços da Casa do Trabalhador até aqui é uma forma de garantir que mais pessoas tenham acesso às oportunidades de emprego, qualificação e orientação profissional”, disse a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
“Nosso objetivo é facilitar a vida do cidadão, levando informação e atendimento de qualidade para quem busca uma colocação no mercado de trabalho ou deseja empreender. Essa é uma das formas pelas quais a Prefeitura, sob a liderança do prefeito Netto Donato, trabalha para promover o desenvolvimento econômico e social de São Carlos, sempre com foco na geração de renda e na valorização das pessoas. Agradeço a toda a equipe envolvida nessa ação e convido os moradores a participarem, conhecerem os serviços e aproveitarem as oportunidades que estamos oferecendo”, finaliza o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda.
SÃO CARLOS/SP - A Casa do Trabalhador de São Carlos se transformou, nesta quinta-feira (09/10), em um verdadeiro polo de oportunidades. Comemorando os 50 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), o Feirão do Emprego reuniu empresas, serviços públicos e dezenas de trabalhadores em busca de recolocação profissional. Quase 150 pessoas passaram pela unidade no primeiro dia, demonstrando o impacto e a relevância da iniciativa.
Segundo o secretário adjunto de Trabalho, Emprego e Renda, Roberto Rado, o primeiro dia superou as expectativas. “A Casa do Trabalhador está com uma atmosfera vibrante. São 19 empresas realizando entrevistas diretamente aqui. Com o apoio do prefeito Netto Donato e do vice-prefeito Roselei Françoso, conseguimos montar uma estrutura que realmente acolhe o trabalhador”, afirmou.
Rado explicou que os interessados devem comparecer com documentos pessoais, carteira profissional e comprovante de endereço. Após uma triagem, os candidatos são encaminhados para entrevistas com as empresas. “A pessoa pode sair daqui empregada”, destacou.
Ana Paula Ferreira, responsável pelo setor de Recursos Humanos do Atacadão, detalhou o processo seletivo. “Fazemos uma pré-seleção para entender o perfil do candidato. Depois ele é encaminhado para entrevista com o líder ou supervisor do setor. Mesmo quem não é contratado de imediato, fica registrado por até seis meses — se surgir uma vaga, entramos em contato”, explicou.
Entre os participantes, Jéssica de Lima buscava uma oportunidade que se encaixasse na rotina com seu filho pequeno. “Vi a divulgação e estou aqui em busca de um trabalho que se encaixe nos meus horários. É muito bom que tenha esse tipo de ação em São Carlos. Tem muita gente desempregada precisando disso”, disse.
O evento continua nesta sexta-feira (10/10), das 9h às 17h, na Avenida São Carlos, 1.839, no centro da cidade. A expectativa é de que ainda mais pessoas compareçam em busca de uma vaga ou orientação profissional.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, anunciou uma reformulação nos horários da Linha 36 – Novo Horizonte x Paulistano. A nova programação entra em vigor na próxima segunda-feira, dia 13 de outubro, e tem como objetivo melhorar a regularidade e a pontualidade dos atendimentos, oferecendo um serviço mais eficiente e alinhado às necessidades reais dos usuários.
A medida contempla os dias úteis (segunda a sexta-feira) e foi desenvolvida com base em estudos técnicos de fluxo, demanda e sugestões da comunidade. A nova grade de horários já está disponível nos pontos de parada e canais oficiais da Prefeitura.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, destacou que a reformulação da Linha 36 está alinhada com os anseios dos usuários da linha. “A nova configuração da linha 36 foi pensada para garantir mais previsibilidade, conforto e eficiência no trajeto entre Novo Horizonte e Paulistano”, afirmou. Yabuki também reforçou que a Secretaria continuará monitorando os indicadores de desempenho da linha.
SÃO CARLOS/SP - A terceira audiência pública do Plano Diretor de São Carlos, realizada na noite de quarta-feira (08/10) no Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC), reuniu mais de 200 pessoas em um debate sobre o futuro urbano da cidade. Com foco na integração entre ciência, governo e sociedade, o encontro discutiu a cidade inteligente como espaço centrado no cidadão.
O destaque da noite foi a palestra do Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, André Carlos Busanelli de Aquino. Em sua fala, Aquino desconstruiu a ideia de que cidades inteligentes se resumem à digitalização dos serviços públicos. “Cidade inteligente não necessariamente está associada ao digital. A tecnologia é meio, não fim. Ela deve favorecer o fluxo das pessoas, a mobilidade urbana, a preservação ambiental e a eficiência energética”, afirmou.
Segundo Aquino, o verdadeiro conceito de cidade inteligente é aquele que coloca o indivíduo no centro das decisões urbanas. “A qualidade de vida deve ser o norte. Isso envolve desde obras contra enchentes até políticas de alimentação, transporte e economia circular. O plano diretor precisa refletir esse modelo de cidade onde as pessoas caminham mais, interagem mais e atravessam ruas com facilidade”, completou.
O secretário de Cidade Inteligência e Transparência, Mateus de Aquino, reforçou que a inovação é parte da identidade são-carlense. “A inovação sempre fez parte da constituição das políticas públicas da cidade. Agora, com o conceito de Cidade Inteligente, queremos ampliar a participação cidadã e tornar os serviços públicos mais eficientes”, disse.
Já o assessor do prefeito Netto Donato, João Muller, celebrou o engajamento popular e a presença de instituições como USP, UFSCar e startups locais. “Foi uma audiência positiva, com mais de 200 participantes. Estamos construindo um plano moderno, que vai vigorar por 10 anos. E pela primeira vez, o tema tecnologia entra como eixo estruturante”, destacou.
O vice-prefeito Roselei Françoso também avaliou positivamente o encontro, destacando o potencial de São Carlos para consolidar um Distrito de Inovação. “Achei muito positiva essa audiência. São Carlos tem muito a contribuir, dado o nosso polo de ciência, tecnologia e inovação. Estamos muito próximos da USP, da UFSCar, tudo em um raio de 5 a 10 minutos. Isso facilita a conexão entre os setores organizados e garante o sucesso da inovação na cidade”, afirmou.
Roselei também mencionou a reunião realizada no mesmo dia com a empresa Xmobots, premiada pela FAPESP, onde foram discutidas políticas públicas para segurança, mobilidade e gestão urbana. “Estamos tratando de temas como fiscalização do espaço aéreo, descarte de entulho, vazamentos de água, buracos nas vias, fluidez do trânsito. Tudo isso com base em dados abertos, para que a universidade possa analisar e entregar soluções reais à sociedade”, completou.
O prefeito Netto Donato celebrou o engajamento da população e reforçou o caráter coletivo do processo. “Muito feliz porque a população tem participado. É a nossa terceira audiência pública, e quanto mais pessoas vêm, mais olhares e perspectivas sobre São Carlos nós recebemos. Isso é essencial para construir um plano diretor que reflita a cidade que queremos”, disse.
Netto Donato também destacou a qualidade da palestra de André Aquino e convidou a população para a próxima audiência, marcada para o dia 22 de outubro no bairro Cidade Aracy. “Falaremos sobre parcelamento de solo. E é isso que queremos: ouvir, debater e construir juntos”, concluiu.
SÃO CARLOS/SP - Para atender uma determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e à resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Prefeitura de São Carlos, por meio da Procuradoria Geral do Município, reformulou o modelo de cobrança dos créditos municipais.
A medida imposta pelo órgão máximo do Poder Judiciário entrou em vigor em 2024 e determina que municípios priorizem a cobrança administrativa antes de ajuizar ações judiciais. Para o STF, por medida de eficiência administrativa, impõe-se, via de regra, a utilização do protesto, não apenas alterando o procedimento de cobrança, mas impondo uma mudança de cultura na gestão fiscal municipal.
“O município não tem mais opção. É uma imposição judicial que precisa ser cumprida”, enfatiza o Subprocurador Fiscal do Município, Luan Pomarico. “Antes da decisão do STF, a cobrança dos créditos municipais era feita diretamente e exclusivamente por meio de um processo judicial – execução fiscal. Agora, o município está obrigado a protestar o crédito, como uma condição à futura execução fiscal”, completa.
Essa mudança está amparada não só na decisão do STF, como também, na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000), que obriga os dirigentes públicos a promoverem a arrecadação dos tributos, como condição para equilíbrio das contas públicas. Se o município não realiza a cobrança, incorre em renúncia de receita, o que pode gerar sanções ao gestor público, além de prejudicar a realização dos serviços públicos, que dependem da efetiva arrecadação.
Segundo Luan Pomarico, na prática, a mudança já trouxe efetividade para a administração pública, confirmando o levantamento realizado pelo CNJ, que concluiu que enquanto o processo judicial recuperava apenas cerca de 2% dos créditos, o protesto tem índice de êxito entre 20% e 30%.
Antes do protesto, porém, os contribuintes são comunicados por meio do Diário Oficial do Município para que tenham mais uma oportunidade para quitar o débito. Inclusive o DOM traz uma publicação acerca do tema na edição da última quarta-feira (08/10). Após a publicação, há um prazo de cinco dias para regularização. Apenas quando após comunicado, o contribuinte não quita o seu débito e nem apresenta impugnação, o crédito é encaminhado ao cartório, que envia nova notificação com boleto.
Por fim, enfatizou o Procurador que “o resultado positivo da ação traz benefícios direitos e indiretos para a população, já que o crédito arrecadado é parte dos recursos necessários para que a Prefeitura custeie serviços e obras públicas. Além disso o protesto também é mais econômico para o contribuinte, já que as custas judiciais giravam em torno de, no mínimo, R$ 300 a R$ 400. No protesto, o valor é proporcional à dívida”.
Os débitos protestados referem-se aos últimos cinco anos e podem ser regularizados presencialmente em uma das três unidades do SIM (Avenida São Carlos, 2.137, Centro, rua Bernardino de Campos, 636, Vila Prado e rua Regit Arab, 205, Cidade Aracy. Ou pelo portal SIM Online em saocarlos.sp.gov.br.
Evento discute os impactos da Reforma Tributária e valoriza a solidariedade por meio do Fundafresp
SÃO CARLOS/SP - A cidade de São Carlos sedia, no dia 10 de outubro, às 9h, no Anfiteatro do Paço Municipal, a palestra “O futuro de São Paulo pós-Reforma Tributária no Brasil”, conduzida por Rodrigo Spada, auditor fiscal e presidente da Febrafite (Associação Nacional de Fiscais de Tributos Estaduais) e da Afresp (Associação dos Auditores Fiscais do Estado de São Paulo).
Com a participação ativa nos debates técnicos e políticos, Spada apresenta uma leitura aprofundada dos impactos esperados para o país e, especialmente, para o estado de São Paulo, que historicamente enfrenta desequilíbrios na distribuição de recursos federais.
“A reforma não é de um governo. É do Brasil”, afirma o auditor. “Ela só avançou porque houve um pacto federativo amplo, envolvendo diferentes esferas de poder, setores econômicos e a sociedade civil. Esse ambiente de construção coletiva precisa continuar ao longo da implantação do novo sistema. Para isso, é fundamental difundir e explicar os impactos que a reforma terá na vida de todos”, explica Spada.
A palestra aborda as razões que tornaram a reforma inevitável, como a regressividade do sistema, a complexidade tributária, a insegurança jurídica e a perda de competitividade da indústria nacional. Spada detalha os pilares do novo modelo de tributação do consumo, com destaque para a adoção do split payment, a criação de um cadastro único nacional, a declaração pré-preenchida e uma nova lógica de fiscalização integrada entre os entes da federação.
Além da palestra, o encontro terá um importante momento de responsabilidade social com a entrega de R$ 40 mil em recursos do Fundafresp, o Fundo de Assistência Social da Afresp, à entidade Cáritas Paroquial de São Nicolau de Flue, para a reforma estrutural do consultório odontológico e a aquisição de materiais.
Perfil do palestrante
Rodrigo Spada é auditor fiscal do Estado de São Paulo. É formado em Engenharia de Produção pela UFSCar, em Direito pela Unesp e possui MBA em Gestão Empresarial pela FIA. À frente da Febrafite e da Afresp, atua na articulação técnica e política de temas relacionados à administração tributária e ao federalismo fiscal.
SÃO CARLOS/SP - A Ecovias Noroeste Paulista anunciou que, a partir da próxima segunda-feira (13 de outubro), o viaduto que conecta o Jardim Jockey Club à Vila Mariana, em São Carlos, será interditado temporariamente para obras. O acesso, localizado na Rua Bernardino Fernandes Nunes, no quilômetro 236+100 da Rodovia Washington Luís (SP-310), ficará bloqueado de segunda a sábado, das 8h30 às 16h30, por aproximadamente 55 dias.
A interdição é necessária para a implantação de terceiras faixas sobre o viaduto, parte do projeto de ampliação e melhoria da SP-310. Durante esse período, o tráfego no local será interrompido, e motoristas deverão buscar rotas alternativas para evitar congestionamentos e atrasos.
A concessionária orienta os condutores a planejar seus deslocamentos com antecedência, redobrar a atenção na via e evitar o uso da rodovia para trajetos urbanos enquanto durarem as obras.
As atualizações sobre o andamento dos serviços e eventuais mudanças no cronograma serão divulgadas diariamente pelos canais oficiais da Ecovias Noroeste Paulista:
? Instagram: @ecoviasnoroeste
? Site: www.ecoviasnoroestepaulista.com.br/todas-as-noticias
A Ecovias reforça o compromisso com a segurança e pede a colaboração dos motoristas durante o período de interdição.
SÃO CARLOS/SP - Uma ação do Canil da Guarda Municipal de São Carlos resultou na prisão de uma mulher por tráfico de drogas na manhã desta quinta-feira (9), por volta das 11h15, na Rua Capitão Manoel Alves Carneiro, no bairro Boa Vista.
Durante patrulhamento preventivo, os guardas avistaram uma mulher sentada em atitude suspeita, tentando esconder algo na cintura. Ao perceber a aproximação da viatura, ela tentou fugir, mas foi rapidamente contida pela equipe.
Na abordagem, os agentes localizaram R$ 25,15 em dinheiro e 20 pedras de crack com a suspeita. Em varredura pelo entorno — área já conhecida por denúncias de tráfico — os guardas encontraram uma sacola próxima a uma árvore, contendo 126 pedras de crack e 6 porções de maconha.
A mulher recebeu voz de prisão e foi encaminhada, juntamente com os entorpecentes apreendidos, à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde permaneceu à disposição da Justiça.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.