MUNDO - Especialistas descobriram o vazamento de um banco de dados com informações de 267 milhões de usuários do Facebook. No volume, que estava disponível publicamente e podia ser acessado sem nenhum tipo de autenticação, estavam IDs de perfis, nomes completos usados na plataforma e números de telefone, bem como indicações da data e hora que o último acesso à plataforma foi realizado até o momento da obtenção das informações.
De acordo com os especialistas da Comparitech, que descobriram o vazamento junto ao pesquisador em segurança Bob Diachenko, não se trata de uma brecha no próprio Facebook, mas sim, da ação de hackers. O banco de dados teria sido compilado a partir de um provável abuso na API da rede social por criminosos localizados no Vietnã, em busca de informações para realizarem operações de fraude ou clonagem de números de telefone, bem como campanhas de phishing.
O vazamento esteve disponível publicamente por pelo menos duas semanas, sendo descoberto em 14 de dezembro último e retirado do ar cinco dias depois. Além de aparecerem em servidores Elasticsearch, o que também permitiu sua localização, o banco de dados foi publicado em fóruns de hackers, onde poderia ter sido baixado. Sendo assim, além da posse das informações pelos criadores originais do volume, todos os indícios apontam para uma proliferação do vazamento junto a outros grupos criminosos, o que aumenta o potencial de alcance e, também, o perigo envolvendo tentativas de golpe.
Das 267,1 milhões de pessoas afetadas, a esmagadora maioria era dos Estados Unidos e, na medida em que os especialistas puderam analisar, todos possuem perfis válidos e ativos no Facebook. Links diretos para as páginas de cada um deles não fazem parte do volume, mas com os IDs é possível localizar essa informação facilmente. Entretanto, senhas, e-mails e credenciais não apareceram no banco de dados vazado.
Vazamento de informações de usuários do Facebook abre espaço para tentativas de phishing (Imagem: Divulgação/Comparitech)
Na visão de Diachenko, os hackers utilizaram uma técnica conhecida como Facebook scraping para obter um grande volume de dados de uma só vez. Os criminosos podem ter usado sistemas automatizados para se aproveitarem de uma maior abertura nas APIs da rede social, o que indicaria que os dados vazados datam de 2018, ou recolheram as informações a partir de perfis públicos, usando as mesmas ferramentas para reunir tudo em um único banco.
O maior perigo, conforme apontam os especialistas em segurança, está nas tentativas de golpe por meio de SMS. Criminosos podem usar mensagens de texto para enviar malwares aos celulares das vítimas ou se passarem por representantes de serviços para obterem mais dados pessoais e, principalmente, bancários, levando a novos golpes.
Além disso, a recomendação é que os usuários do Facebook alterem as configurações de seus perfis para que suas informações pessoais só possam ser vistas por contatos adicionados ou amigos de amigos. Já a possibilidade de mecanismos externos de busca levarem usuários às páginas deve ser desligada. Assim, os participantes da plataforma ficam livres da prática do scraping e também tornam o perfil um pouco mais seguro, pois o acesso aos dados pessoais fica bem mais complicado.
Em contato com o Canaltech, o Facebook disse estar investigando o assunto. De acordo com a rede social, é provável que as informações tenham sido obtidas antes das mudanças realizadas nos últimos anos para proteger melhor as informações de seus usuários.
Fonte: Comparitech
*Por: CANALTECH
SÃO CARLOS/SP - A Campanha “Natal Premiado ACISC 2019” registrava até a manhã desta segunda-feira, 23, 105 mil cupons, em pouco mais de um mês – a campanha teve inicio no dia 18 de novembro.
A urna está localizada no Palácio do Comércio “Miguel Damha”, sede da ACISC (Associação Comercial e Industrial de São Carlos), e pode ser visitada por todos os consumidores.
Além da melhoria da confiança do consumidor, do pagamento do 13º salário e da liberação do FGTS pelo governo federal, os prêmios oferecidos pela ACISC são os grandes atrativos. Serão entregues mais de R$ 150 mil em prêmios, uma das maiores premiações da região central. “Os consumidores concorrerão a 03 veículos zero-quilômetro [02 HB20 e 01 Gol] e mais 03 vales-compras no valor de R$ 10 mil cada”, lembrou o presidente da ACISC, José Fernando Domingues, o Zelão.
Ele ressalta que a grande novidade dessa edição foi o método de realização da campanha. “Esse ano, o próprio consumidor é quem está fazendo o cadastro do seu cupom, através do Aplicativo ACISC. Seguindo as tendências dos aplicativos, que apresentam uma maior facilidade aos comerciantes e também aos consumidores, implantamos esse novo sistema que tem facilitado a vida de todos”, contou.
Ao comprar nas lojas participantes da Campanha Natal Premiado ACISC, a partir de R$ 50, o consumidor recebe seu cupom fiscal, baixa o Aplicativo ACISC no seu celular, se cadastra e através da leitura do QR Code, concorre aos prêmios. “É muito importante exigir o seu cupom fiscal no ato da compra para participar dos sorteios”, lembra o presidente da ACISC.
Um dos prêmios que serão sorteados no dia 27 de dezembro, a partir das 10h, na Praça do Mercado Municipal, pela modelo e apresentadora Adriana Colin, está exposto na área externa do Passeio São Carlos. “O veículo Gol, que será sorteado aos consumidores participantes, está lá no Passeio”, contou o Zelão.
Outra atração da Campanha “Natal Premiado ACISC” tem sido a Casa do Noel. Crianças, jovens e adultos continuam formando enormes filas para tirar uma foto com o bom velhinho. A Casa ficará aberta até o dia 24 de dezembro, das 15h30 às 21h30.
Horário do Comércio
O comércio também está funcionando em horário especial, desde o dia 06 de dezembro. Nesta segunda-feira, 23, as lojas abrem das 9h às 22h. Amanhã, véspera de Natal, das 9h às 18h. No dia 26 de dezembro (quinta-feira), das 12h às 18h. Na véspera de Ano Novo, dia 31, das 9h às 17h. No dia 02 de janeiro as lojas não abrem.
Os horários foram determinados em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), pelos sindicatos da categoria.
SÃO CARLOS/SP - Sem dúvida nenhuma, dezembro um dos meses de maior movimentação no setor varejista, o comércio de São Carlos está com horários especiais dês do dia 6.
Portanto, o Sincomercio São Carlos informa que na véspera do Natal dia 24, o comércio estará aberto das 9h às 18h. No dia de Natal (25), o comércio estará fechado, mas na quinta-feira (26), o comércio reabre das 12h às 18h. Também na véspera de Ano Novo, as lojas abrem das 9h às 17h. Fique atento!
O calendário de datas especiais do comércio da cidade de dezembro 2019 a novembro 2020 foi definido em convenção coletiva assinada entre o Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos (Sincomercio) e o Sindicato dos Empregados do Comércio São Carlos e Região (Sincomerciários).
SÃO CARLOS/SP - Neste final do ano de 2019 o tema não poderia ser outro, é a troca de presentes e por mais simples e debatido que ele seja, sempre existem dúvidas no exato momento.
Sistematicamente a compra e venda de produtos aumenta em época sazonais e no Natal não é diferente.
Quando compramos produtos para nós mesmos, nem sempre temos a certeza de que iremos gostar ou nos adaptar. Agora quando damos um presente, a chance do produto não servir ou não agradar o presenteado é muito maior, entre tais motivos estão: não gostou da cor, do modelo ou quem deu o presente não acertou no tamanho.
Diante de tais questões, é importante o consumidor e o fornecedor saberem os seus diretos e deveres.
Destaco os exemplos mais comuns que ocorrem durante os pedidos de troca e reforço que tanto faz se a compra é para presentear ou para a própria pessoa, vamos lá:
Comprei, não gostei ou não serviu - A loja/fornecedor não é obrigado a efetuar a troca, a menos que no momento da venda ela tenha se comprometido com o cliente. Por isso, antes de comprar informe-se sobre as condições de troca do estabelecimento, exija que a informação conste na nota fiscal ou de outra forma, por exemplo, carimbo na caixa de sapato ou etiqueta de roupa;
COMPREI E O PRODUTO POSSUI VÍCIO/DEFEITO - A loja fornecedora e fabricante têm até 30 dias para solucionar o problema, por isso é essencial que o consumidor tenha um documento com o dia em que a reclamação foi feita, e-mail, protocolo por exemplo.
Ressalto que se o reparo não for realizado em até 30 dias, o consumidor pode optar pela troca do produto, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do preço.
Importante: Agora se o produto adquirido for essencial como por exemplo, geladeira, fogão, colchão ou se em virtude da extensão do defeito a substituição das partes danificadas comprometer as características fundamentais do produto ou diminuir-lhe o valor, o prazo de 30 dias não deve ser aplicado. Neste caso, cabe a devolução do valor pago ou troca imediata do produto.
- COMPREI PELA INTERNET, CATÁLOGO, TV, TELEFONE E NÃO ME ADAPTEI E NÃO GOSTEI DO PRODUTO OU PRESENTE - Neste caso o consumidor pode exercer o direito de arrependimento em até sete dias - da data da aquisição ou recebimento do produto. É importante formalizar a desistência por escrito, exemplo: e-mail, carta com aviso de recebimento (AR).
Se já tiver recebido o produto, deverá devolvê-lo tendo direito a receber de volta o valor pago, inclusive frete. A despesa para encaminhar o produto deve ser arcado pela empresa fornecedora, o consumidor não pode ter ônus.
Se a opção for apenas trocar o produto, verifique a política de troca do site.
COMO FAÇO PARA TROCAR O PRODUTO?
Devo guardar de forma segura a nota fiscal ou o recibo de compra e apresentar na hora de fazer a troca. Em caso de peças de vestuário, mantenha a etiqueta do produto.
E QUANTO AO VALOR DA TROCA?
No momento da troca, deve prevalecer o valor pago pelo produto, mesmo quando houver liquidações ou aumento do preço.
Lembro que, quando a troca é pelo mesmo produto (marca e modelo, mudando apenas o tamanho ou a cor), o lojista não pode exigir complemento de valor, nem o consumidor solicitar abatimento do preço, caso haja mudança entre o que foi pago e o valor no dia da troca.
Agora que aprendemos mais sobre a troca de produtos e presentes, basta no momento da compra nos atentarmos para com a política de troca do estabelecimento, com isso diminuímos a chance de não usarmos as compras e o fornecedor que realiza a troca por liberalidade aumenta a chance de conquistar seus clientes.
Atualmente a Lei autoriza o lojista a diferenciar as compras realizadas em dinheiro daquelas realizadas em Cartão de Crédito e Débito, em todo caso, converse e solicite que o desconto no cartão de débito e de crédito em uma parcela seja o mesmo do pagamento em dinheiro.
Evite comprar com quem diferencia o dinheiro em espécie do dinheiro de plástico (cartão).
Com o aumento da criminalidade e a falta de segurança pública, evite andar com dinheiro vivo.
*Por: Joner José Nery
(*) O autor é advogado inscrito na OAB/SP sob o n° 263.064, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Especialista em Direito do Consumidor, ex-diretor do Procon São Carlos/SP e ex-representante dos Procons da Região Central do Estado de São Paulo, membro da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB/SP.
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