fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Agentes de endemias capturam 92 escorpiões vivos em um único dia em Ibitinga

Escrito por  Dez 21, 2019

IBITINGA/SP - Na última 5ª feira (19), foram capturados 92 escorpiões vivos em Ibitinga. A ‘caça’ foi feita pelos agentes de endemias do município. De acordo com o departamento, a captura foi feita nos bairros Jd. Maria Luiza I e Água Quente.

Do número total, 15% estavam em área urbana e o restante em área rural. “A gente ainda vê certa negligência por parte dos moradores em relação ao cuidado com seus quintais e terrenos. Encontramos estes escorpiões em meio a entulhos e sujeira que foram despejados por moradores a céu aberto. Isso não pode acontecer”, disse Marcio Magliocchi, chefe do departamento de controle de vetores.

O combate ao escorpião, segundo a vigilância epidemiológica, é feito por meio de limpeza. Restos de construção deixados na calçada e o acúmulo de sujeira tornam-se atraentes para que o escorpião se abrigue no local.

“É aí que o aracnídeo pode adentrar à residência de alguém e se reproduzir lá dentro. Um perigo gigante para adultos e crianças que podem sofrer acidentes com picadas do aracnídeo”, alertou Marcio.

Além da limpeza, outros cuidados são eficientes contra o bicho. Um deles é colocar telas em todos os ralos e pias da casa. Afinal, o aracnídeo também pode vir dos encanamentos.

“Mas não é só isso. Ao entardecer, o morador deve evitar deixar janelas e portas abertas. De preferência, colocar soleiras nas portas e vedar as janelas. Estes cuidados evitam o acesso do bicho à casa”, disse Marcio.

O morador que possui muros com rachaduras também precisam ficar atentos. Escorpiões podem se abrigar nas frestas e sair à noite para se alimentar, inclusive dentro da casa. Por isso, é recomendável fechar estas rachaduras com cimento.

ATENÇÃO: jogar produto químico em escorpiões pode piorar a situação

O alerta é do próprio Ministério da Saúde, que atesta que o produto químico é ineficaz no combate ao aracnídeo. Marcio Magliocchi explica:

“Piora a situação porque o escorpião é resistente. Ele foge, se esconde e fica dias sem aparecer – o que dá uma sensação de que o problema foi resolvido. Mas, na verdade, é em meio a esse estresse causado pelo veneno que o bicho se reproduz ainda mais rápido”, explicou Marcio.

Dedetizar o ambiente fechado é uma opção para casas que apresentam muitas baratas – alimento “favorito” dos escorpiões. Neste caso, é prudente exterminar o inseto, “lembrando que a dedetização não irá matar o escorpião, mas o ambiente limpo e livre de baratas não será atraente para o aracnídeo”, concluiu Magliocchi.

 

Fonte: Prefeitura de Ibitinga

Última modificação em Terça, 21 Abril 2020 14:27
Henrique

Website.: https://www.cybernauta.com.br/
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.