fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

Santa Casa de São Carlos Implanta Projeto Coala para Diminuir Sequelas em Bebês Prematuros

Escrito por  Nov 20, 2019

Mais de 180 UTIs Neonatais em todo o país já aderiram ao projeto criado pela Fundação Fiocruz no Rio de Janeiro

SÃO CARLOS/SP - Em comemoração ao Novembro Roxo, mês da Prematuridade, a UTI Neonatal da Santa Casa de São Carlos começou o processo de implantação do Projeto COALA, sigla para “Controlando Oxigênio Alvo Ativamente”. O projeto foi criado pelo Instituto Fernandes Figueira, ligado à Fundação Fiocruz, com base em estudos feitos em conjunto por Estados Unidos, Canadá e Austrália. Esses estudos revelaram que existe uma quantidade ideal de oxigênio para ser aplicada em bebês prematuros, diferentemente de outros bebês, crianças e adultos, e isso pode evitar complicações: “antes, acreditava-se que os bebês poderiam receber até 100% de oxigênio. Mas com esses estudos recentes, descobriu-se que a quantidade ideal é de 91 a 95%”, explica a coordenadora de Fisioterapia da UTI Neonatal da Santa Casa, Marta Martins Carrotilho.

Esses estudos mostram que, quando o bebê prematuro recebe mais do que a quantidade ideal, pode ficar cego, ter descolamento de retina, lesões no cérebro e doenças pulmonares. Quando a quantidade é menor do que a ideal, pode ter infecção que leva à necrose intestinal e à morte.

Para monitorar esses bebês, a equipe médica conta com o oxímetro, um aparelho que consegue medir a quantidade de oxigênio no corpo do recém-nascido. E esse equipamento emite alarmes quando essa quantidade deixa de ser a ideal. E neste momento, cabe ao profissional de saúde aplicar novamente a quantidade necessária.

Hoje, mais de 180 UTIs neonatais em todo o país aderiram ao Projeto Coala. Na Santa Casa, o programa vai ser implantado em 4 etapas. Na primeira etapa, nesta semana, os profissionais estão recebendo treinamento. Na segunda etapa, os bebês vão passar a ser monitorados seguindo esses novos parâmetros de medição. Depois de um mês, vai ser feita uma auditoria em que vão ser avaliadas as dificuldades e melhorias com a implementação do Projeto. E na quarta etapa, a Santa Casa vai fazer o cadastro junto ao Ministério da Saúde, indicando que o hospital faz parte da rede do Projeto Coala.

“São muitos os ganhos com a adesão ao projeto. O hospital vai economizar em quantidade de oxigênio usada. O uso de antibióticos e o transporte para outros hospitais deve diminuir, com a redução das complicações. E, principalmente, os bebês prematuros vão ganhar mais qualidade de vida”, conclui a coordenadora de Fisioterapia da UTI Neonatal da Santa Casa, Marta Martins Carrotilho.

 

*Por: Alessandra Cuba

Última modificação em Terça, 21 Abril 2020 14:27
Henrique

Website.: https://www.cybernauta.com.br/
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Setembro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.