fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria de Agricultura e Abastecimento, inaugurou no último sábado (01/07), o Centro de Atividades Equestre que leva o nome do saudoso Vereador Paraná. O evento atraiu um grande público nos dois dias de atividades, com empolgantes provas equestres de Ranch Sorting e Três Tambores, fechando as atividades no domingo (02/07), com um grande show da dupla João Carlos e Bruno.

Segundo o secretário de Agricultura e Abastecimento, Paraná Filho, o local tem toda a estrutura necessária para várias atividades equestres, além de espaço para realização de cursos gratuitos profissionalizantes para jovens e adultos na área de bovinos e equinos, com aulas de casqueamento, doma e nutrição animal. “Também podemos ofertar cursos na modalidade esportiva, de forma gratuita para crianças e jovens, como três tambores, equitação, rédeas, ranch sorting e team penning. Com apoio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida a proposta é oferecer serviços de equoterapia, em um ambiente adequado e seguro, utilizando os próprios animais do canil municipal e por fim a realização de eventos esportivos, campeonatos, copas e shows, gerando receita e fomentando a economia, além da inclusão e reconhecimento da cidade que tem potencial para se tornar um polo de referência para os esportes equestres na região”, explicou o secretário.

Paraná filho falou, ainda, da emoção pelo recinto levar o nome de seu pai. Idelso Marques de Souza o “Paraná” como era conhecido, foi vereador por três legislatura em São Carlos e morreu aos 55 anos de idade. O secretário lembra das raízes de seu pai que veio do meio rural e foi um grande incentivador de rodeios e provas equestres em São Carlos.

“Eu tenho certeza de que se meu pai estivesse aqui, ele estaria muito feliz, e onde ele estiver ele está muito feliz, porque ele está vendo que a gente está dando continuidade naquilo que ele acreditava, naquilo que ele pensava, naquilo que ele sonhava, e hoje ver isso aqui, com esses cavaleiros, essa festa bonita, é muito gratificante”.

O público presente, além de conferir de perto provas equestres, pode desfrutar de uma ampla estrutura de alimentação, loja de artigos country e ainda um ponto de vacinação contra a Gripe e a COVID-19, realizada pela Secretaria de Saúde.

SÃO CARLOS/SP - O vereador Azuaite Martins de França criticou a falta de políticas públicas de ação social na cidade ao comentar o crescimento da população de vendedores de balas e pedintes nos semáforos, portas de supermercados e padarias da cidade, inclusive com presença de crianças nessa atividade.

Ao mesmo tempo, ressaltou que a Prefeitura realiza campanhas contra o trabalho infantil, dando a impressão de que “a administração vive em dois mundos distintos e há uma desconexão entre o real e o ilusório”. “Alguns acham que administrar é meramente tirar foto, fazer vídeo, colocar no jornal, na rede social”.

“Quando vemos crianças vendendo balas nas ruas, não sabemos se será melhor ou pior para essas crianças se denunciarmos, como recomenda a propaganda contra o trabalho infantil. Porque não há em São Carlos uma ação concreta para resolver o problema. Ação concreta é ter política pública voltada para a maior chaga deste país que é a questão social: gente que passa fome, não tem moradia, não tem esperança no futuro”, afirmou o vereador na tribuna da Câmara.

“Governar de fato é resolver o problema dessas pessoas, não é resolver o problema do banqueiro, mas daquele que não  nem entrar numa agência bancária porque não tem dinheiro”, acrescentou.

Azuaite lamentou a ausência de políticas públicas voltadas para a sociedade no município. “A política pública de assistência social tem se resumido a entregar cesta básica, porque distribuir cesta básica, da forma como é feita, significa um processo de dominação, subordinação e escravização do ser humano. Ao receber a cesta básica, a pessoa está entregando a parcela do poder chamada voto para aqueles que vão manter essa política injusta para continuar dominando as pessoas e infelicitando-as”, analisou.

“Onde estão as políticas sociais desta cidade? Inexiste isso. Eu gostaria de conversar com as pessoas que dirigem a secretaria responsável. Se não sabem fazer, existe quem sabe e os conselhos -  que os administradores tanto temem – representam uma das instâncias  para ajudar a resolver esse tipo de problema”, concluiu.

Em audiências e reuniões, integrantes são ouvidos pelo Poder Público local

 

SÃO CARLOS/SP - No segundo semestre de 2022, o Centro de Estudos em Democracia Ambiental (Ceda) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) conduziu a criação do Fórum de Cidadãos Participantes de São Carlos, com o objetivo de fazer a população atuar diretamente nos rumos da política ambiental da cidade.
A intenção era fazer com que os integrantes do Fórum "dialogassem sobre suas percepções ambientais e sobre seus enfrentamentos quanto às demandas relacionadas aos assuntos ambientais da cidade, enquanto agentes que podem contribuir para a formulação do planejamento de políticas públicas ambientais e na solução dos problemas ambientais municipais", explica o professor do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar Celso Maran de Oliveira, coordenador do Ceda.
Prestes a completar um ano, o Fórum de Cidadãos Participantes conta atualmente com 80 membros e a parceria da Promotoria de Justiça de São Carlos. Para enriquecer o diálogo e a proposição de iniciativas ao Poder Público, os integrantes são capacitados por meio de cursos gratuitos sobre seus direitos de como ser um agente transformador das ações ambientais, com base nos fundamentos da Democracia Ambiental, que inclui o acesso à Justiça Ambiental, à Informação Ambiental e à Democracia Participativa.
Além da capacitação, o Fórum já começou a trabalhar com a participação dos integrantes em duas audiências públicas e em duas reuniões de interlocução com o Ministério Público (MP) para a apresentação de demandas referentes ao descarte irregular de resíduos sólidos. A primeira audiência pública foi realizada no bairro Cidade Aracy e a segunda no São Carlos 8, onde, além de ouvir os participantes, o MP também respondeu de modo assertivo às reivindicações e propostas dos cidadãos no sentido de buscar as soluções aos problemas encontrados. "Assim, estabelecemos uma dinâmica dialógica entre o Poder Público e a população, por meio da qual todos são ouvidos e recebem retorno às suas demandas", destaca Maran.
Juntando esforços, a Diretoria de Ensino de São Carlos também tem mobilizado professores e estudantes da rede pública em ações de educação ambiental e estimulando a participação nas ações do Fórum. "Assim, hoje, além do número surpreendente de participantes, temos trocas de conhecimentos de muita qualidade", afirma o professor da UFSCar.
Dalva Aparecida Peixoto de Oliveira Berti, uma das integrantes do Fórum, conta que sempre se preocupou com os espaços públicos do bairro onde mora, com o cuidado dos terrenos baldios e com a preservação do meio ambiente na cidade como um todo. "Me sensibilizo muito com essas questões ambientais e a participação no Fórum garante o exercício do poder de cidadania, contribuindo para as decisões que são tomadas pelos governos, no sentido de garantir mais qualidade de vida para todas as pessoas", afirma.
O próximo ciclo de debates e audiências do Fórum tratará da questão da água na cidade. Para conhecer o grupo de pesquisa Ceda/UFSCar, acesse o site www.ceda.ufscar.br. Dúvidas sobre o Fórum podem ser enviadas para o e-mail do professor Celso Maran de Oliveira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito informa que libera nesta terça-feira (04/07), o trânsito de veículos na nova rotatória da avenida Bruno Ruggiero, construída na altura do cruzamento com a avenida dos Sanhaços, defronte ao Condomínio Orizzonti di San Carlo.
A rotatória implantada na confluência das avenidas Bruno Ruggiero e dos Sanhaços foi denominada Dispositivo Viário Dr. Eduardo Montmorency, proposta pela Lei de autoria do vereador Marquinho Amaral, presidente da Câmara Municipal de São Carlos.
A nova rotatória teve custo de R$ 359.156,79 e faz parte de contrapartida da empresa MRV Engenharia e Participações S/A, para mitigação dos impactos no sistema viário, em função dos empreendimentos implantados na região.
A implantação da rotatória objetivou a melhoria da segurança viária, considerando que a rotatória é um dispositivo de controle de tráfego, tipo cruzamento circular e ordenador de fluxos no local, ordenando os acessos a avenida Bruno Ruggiero com eliminação dos cruzamentos do canteiro central anterior e posterior. 
O secretário municipal de Transporte e Trânsito, Cesinha Maragno, explicou que o trânsito será liberado imediatamente em virtude do intenso tráfego de veículos na região. “A inauguração oficial da rotatória será realizada após conclusão do gramado”.  
Após a liberação da obra serão fechados dois cruzamentos da avenida Bruno Ruggiero: da rua Pedro Fernandes Alonso e o cruzamento defronte ao Condomínio Orizzonti di San Carlo.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.