Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) informa que de acordo com análise dos gráficos do COCA – Centro Operacional de Controle de Abastecimento, que mede em tempo real por telemetria a quantidade de água nos reservatórios, os níveis estão muito abaixo do normal em função do elevado consumo em decorrência da alta temperatura.
Esclarece, ainda, que apenas nesta terça-feira, 06/08, o consumo médio está 30% maior. Ou seja: toda água captada sai de forma imediata sem nenhuma capacidade de armazenamento para melhorar a distribuição. As regiões mais atingidas, neste momento, são Cidade Aracy e Antenor Garcia, além de Vila Alpes e Vila Nery.
Convém ressaltar que, segundo dados da Defesa Civil de São Carlos, a última chuva registrada na cidade foi no dia 15 junho, com apenas 60.8 mm. Portanto, são 51 dias sem chuva considerável. Para se ter ideia, a média esperada para julho passado era de 40.18 mm, mas houve somente 12.40 mm.
Nesse período crítico de estiagem prolongada (que afeta São Carlos e diversas cidades paulistas) os níveis dos mananciais, Espraiado e Ribeirão Feijão, também apresentam uma redução significativa na vazão e, consequentemente, na captação e distribuição.
Por causa desse conjunto de fatores, o SAAE pede aos usuários para que façam o uso consciente e racional da água nas localidades onde ela ainda é fornecida sem qualquer comprometimento.
SÃO CARLOS/SP - A UFSCar foi um dos destaques da Fórmula SAE Brasil, que aconteceu entre os dias 1º e 4 de agosto, em Piracicaba, no interior paulista. E a UFSCar esteve bem representada pela equipe Dinamo E-Racing.
A Fórmula SAE Brasil em como objetivo proporcionar aos estudantes de Engenharia a chance de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, por meio do desenvolvimento de um projeto completo: um veículo do tipo Fórmula. Durante três dias, ocorrem testes estáticos e dinâmicos com os carros, com o objetivo de avaliar o desempenho de cada projeto na pista. Além disso, as equipes apresentam suas propostas técnicas, incluindo detalhes sobre o projeto, custos e também uma apresentação de marketing.
As equipes são compostas por estudantes de graduação e de pós-graduação de universidades e faculdades do Brasil e conta com a participação especial de algumas instituições da América Latina. A competição é separada entre categoria de carros elétricos e carros à combustão, com premiação separada. A Dinamo E-Racing, da UFSCar participou na categoria carros elétricos, ficando em 10° lugar no geral.
O carro que participou da competição está sendo projetado desde outubro de 2023 e está sendo fabricado desde fevereiro de 2024. "Embora já em fase de manufatura, a equipe participou sem levar o carro completo, pontuando apenas nas fases estáticas. A Business Case, fase que simulamos um projeto de inovação sendo apresentado a investidores, foi onde mais nos destacamos, conquistando o 6° lugar nacional com o projeto e empatando junto a atual vencedora geral com o projeto de roda de fibra de carbono via infusão à vácuo desenvolvido junto ao Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa). Apresentamos nosso design de projeto sem pontuar, já que não temos o carro funcional, contudo tivemos feedbacks positivos que mostram o potencial do projeto", explicou Arthur Davi Hubinger, do time Administrativo.
"O resultado foi excelente. Estamos extremamente contentes por representar nossa Universidade e nos classificarmos entre as 10 melhores do país! Estar em uma posição tão elevada em um cenário competitivo e sem ainda um carro manufaturado para correr mostra que estamos no trilho certo e que a tendência é elevarmos cada vez mais o nível quando nosso carro estiver nas pistas. Queremos trazer o pódio para a UFSCar", completou.
Sobre a equipe
A Dinamo foi criada em 2014, criando um protótipo de kart elétrico junto ao Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) para entendimento geral de um carro.
A equipe é formada por três times com áreas internas: Elétrica - Powertrain, responsável pela parte de alta tensão do carro, que envolve o carregamento e motorização, e Electrical, responsável pela baixa tensão do carro, envolvendo sensores, cabeamento e segurança do piloto; Mecânica - Estrutura, responsável pelo chassi e aerodinâmica do veículo, Suspensão, responsável pelo comportamento do carro em curvas, além de ser responsável pela dirigibilidade, e Freio, responsável pela segurança e ergonomia do piloto; e Administrativo - Marketing, responsável pela divulgação da equipe através de parcerias, Instagram e LinkedIn, divulgando a UFSCar, a equipe e a comunidade de Fórmula, Relações Externas, responsável pela formação e manutenção das parcerias da equipe, que é um dos principais meios de aquisição financeira da equipe e meios de divulgação no ramo empresarial e automobilístico, Financeiro, responsável por gerenciar toda entrada e saída de recursos da equipe, e Gestão de Pessoas, responsável por gerir eventos de integração, a comunidade interna da equipe e o regimento junto ao Capitão.
A equipe conta com 42 alunos de graduação dos mais diversos cursos que se organizam entre os cargos de Capitão, Gerentes, Diretores e Membros, e com o apoio dos professores Mario Sacomano Neto, do Departamento de Engenharia de Produção (DEP) e Paulo Ubaldo (DEE).
Mais informações sobre a equipe podem ser obtidas no Instagram (@dinamoeracing) ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
ARARAQUARA/SP - Nesta sexta-feira, 09 de agosto, o comércio de rua de Araraquara vai funcionar até às 22 horas diante das comemorações ao Dia dos Pais no próximo domingo.
Já no sábado, 10 de agosto, véspera do Dia dos Pais, as lojas funcionarão até as 17h. Shoppings centers e supermercados seguem operando em horário normal.
SÃO CARLOS/SP - A EcoNoroeste informa o cronograma, no período de 07/08 a 11/08/2024, de obras, intervenções, manutenções e principais melhorias na rodovias Washington Luís (SP-310), para preservar e garantir a segurança viária dos usuários. As obras diurnas acontecem das 7h às 17h e as obras noturnas das 21h às 7h.
O cronograma está sujeito a alteração e pode ser acompanhado pelo Instagram da EcoNoroeste @_econoreste.
Obras de pavimento que acontecem de 07 a 11/08
· Quarta-feira 07/08
SP 310 - Rod. Washington Luís
São Carlos KM 228 (noturno, sentido interior)
Matão KM 312 (diurno, sentido capital e interior)
Mirassol KM 446 (noturno, sentido capital)
Taquaritinga KM 346 a 362 (diurno e noturno, sentido capital e interior)
Agulha KM 326 (noturno, sentido interior)
· Quinta-feira 08/08
SP 310 - Rod. Washington Luís
São Carlos KM 228 (noturna, sentido interior)
Matão KM 317 (diurna, sentido capital)
Matão KM 312 (diurna, sentido interior)
São José do Rio Preto KM 442 (noturna, sentido capital)
Taquaritinga KM 295 a 337 (diurna, sentido capital)
Agulha KM 347 (noturna, sentido interior e capital)
Catiguá KM 377 (noturna, sentido interior)
· Sexta-feira 09/08
SP 310 - Rod. Washington Luís
São Carlos KM 228 (noturna, sendito interior)
Taquaritinga KM 330 (diurna, sentido capital e interior)
São José do Rio Preto KM 442 (noturna, sentido capital)
Santa Adélia KM 350 (diurna, sentido capital)
Matão KM 312 ( diurna, sentido capital)
· Sábado 10/08
SP 310 - Rod. Washington Luís
KM 428 a 450 (diurna, sentido capital)
KM 439 (noturno, sentido capital)
· Domingo 11/08
SP 310 - Rod. Washington Luís
Cedral KM 428 a 450 (diurna, sentido capital)
São José do Rio Preto KM 439 (noturno, sentido capital)
Serviços gerais que acontecem de 05 a 09/08
Sinalização horizontal e vertical, manutenção e conserva
SP 310 - Rod. Washington Luís
São Carlos - KM 228 (dois sentidos, diurno)
Matão – KM 293 (dois sentidos, diurno)
Taquaritinga KM 325 (dois sentidos, diurno)
São José do Rio Preto KM 435 (sentido capital, diurno)
Mirassol KM 452 (sentido capital, diurno)
Cedral KM 435 – KM 454 - (sentido capital, diurno)
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.