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Ivan Lucas

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

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SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveu uma reunião a respeito do plano de descomissionamento da barragem da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), projeto que contribui com a melhoria das áreas verdes da universidade e na contenção das enchentes do município.
Recentemente, por conta desta ação, São Carlos foi um dos municípios contemplados pela empresa WRI Brasil, que abriu um edital para a capacitação “Acelerador de Soluções Baseadas na Natureza” e selecionou dez projetos entre mais de 100 proposições. A inscrição do município foi realizada em conjunto com a própria UFSCar e teve como projeto o tema “Descomissionamento da barragem do Monjolinho com renaturalização utilizando soluções baseadas na natureza”.
Desta forma, a reunião, que contou com a participação dos secretários municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nino Mengatti, assim como das secretárias-adjuntas das pastas, Vanessa Soriano e Josiane Brambilla, respectivamente, e da reitora da UFSCar, Prof.ª Drª Ana Beatriz de Oliveira, teve como objetivo traçar as diretrizes de continuidade do projeto, tendo em vista fazer com que o município de fato seja reconhecido e tenha sua demanda atendida. Por meio de ofício, inclusive, o prefeito Airton Garcia endossou seu apoio ainda no ano passado.
Para o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, o momento é de expectativa para que o município possa dar andamento à resolução de uma antiga demanda. “Este projeto surgiu em uma emergência, pois, após uma enchente, a barragem da UFSCar estava com problemas estruturais e precisava de modificações. Inicialmente, pensou-se em como resolver este problema e, além de fazer uma modificação no sistema, considerou-se que seria interessante recompor toda aquela região, abrindo a barragem definitivamente e deixando fluir a água. Hoje, após uma avaliação preliminar, nós estamos entre os dez municípios que o WRI aprovou para participar de um projeto que é a capacitação de agentes para produzir o projeto, em uma participação efetiva do município e da UFSCar”, ressalta Tundisi.
Segundo ele, caso o projeto seja efetuado, haverá um impacto positivo não somente para a questão ambiental são-carlense. “Esse projeto é importante porque, não suficiente o programa de recuperação de uma grande área e que vai resolver a questão da drenagem do Rio Monjolinho, representa uma solução interdisciplinar, uma oportunidade de lazer e de educação e uma oportunidade de ter ensino de ciências ambientais de tal forma que vai ser um projeto didático e de turismo e recreação para a cidade”, finaliza o secretário.

BRASÍLIA/DF - A produção industrial brasileira registrou queda de 0,6% em abril. O resultado ocorreu depois da alta de 1% no mês anterior. Naquele momento, o percentual interrompeu dois meses seguidos de recuo.

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a produção da indústria recuou 2,7%. O acumulado do ano apresentou queda de 1% e, em 12 meses, mostra variação negativa de 0,2%.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou, na sexta-feira (2), os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), com esses resultados, a indústria ainda se encontra 2% abaixo do nível pré-pandemia (fevereiro de 2020) e 18,5% aquém do ponto mais alto da série histórica, obtido em maio de 2011.

O gerente da PIM, André Macedo, observou que diferentemente dos últimos três meses do ano passado, quando houve saldo positivo acumulado de 1,5%, no início de 2023, há uma maior presença de resultados negativos. “Em abril, observamos uma maior disseminação de quedas na produção industrial, alcançando 16 dos 25 ramos industriais investigados. Esse maior espalhamento de resultados negativos não era visto desde outubro de 2022”, ressaltou, em texto publicado pelo IBGE.

Segmentos

Conforme a pesquisa, os produtos alimentícios (-3,2%), máquinas e equipamentos (-9,9%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (-4,6%), foram as principais influências negativas para o desempenho do indicador em abril. Entre as três influências, o setor de produtos alimentícios foi o responsável pelo maior impacto negativo no resultado deste mês, ao ter o quarto mês seguido de recuo na produção. No período, a perda acumulada é de 7,3%.

De acordo com o gerente, anteriormente à sequência de retrações, o setor teve resultados positivos por três meses consecutivos, o que resultou em um ganho acumulado de 20,2%, o que para ele, ainda significa um saldo positivo. “Em abril houve grande influência negativa por parte da produção de açúcar. Isso teve relação direta com um maior volume de chuvas, especialmente na segunda quinzena do mês, nas regiões produtoras de cana-de-açúcar da região Centro-Sul do país”, contou, lembrando que a queda foi atenuada pela retomada do crescimento de carnes de bovinos, após ter sido atingida pelas restrições de exportação para a China.

Já o setor de máquinas e equipamentos, com a queda de 9,9%, eliminou o crescimento de 6,7% anotado em março. “Neste mês, houve queda disseminada nos seus principais grupamentos”, apontou o IBGE.

Após registrar variação nula nos meses de fevereiro e março, o segmento de veículos automotores, reboques e carrocerias teve redução de 4,6%. “Automóveis e caminhões, que são os itens de maior peso na atividade, tiveram queda na produção”, completou.

O gerente destacou que o segmento é um exemplo dos efeitos da manutenção da taxa de juros em níveis elevados, que provoca encarecimento e a maior dificuldade na concessão do crédito. A indústria e, em especial, o setor são impactados ainda por altas taxas de inadimplência e o maior endividamento das famílias. Segundo o pesquisador, esses não são os únicos fatores. Conforme revelou, permanece a dificuldade na obtenção de componentes eletrônicos para o setor. “Por conta disso, observa-se uma maior frequência de paralisações, reduções de jornadas de trabalho e férias coletivas”, concluiu.

A influência negativa no indicador se estende ainda a equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-9,4%), indústrias extrativas (-1,1%), bebidas (-3,6%), produtos de metal (-3,3%), outros equipamentos de transporte (-5,2%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,9%).

Em sentido contrário, entre as nove atividades que tiveram aumento na produção, o maior impacto positivo em abril partiu do setor de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis que apresentou avanço de 3,6%. “Trata-se do terceiro resultado positivo em sequência do setor, período em que acumulou crescimento de 6,3%”, indicou o IBGE.

Nas grandes categorias econômicas, houve recuos nos setores de bens de capital (-11,5%) e bens de consumo duráveis (-6,9%). O movimento foi diferente em bens de consumo semi e não duráveis, que registrou alta de 1,1% e em bens intermediários com ganho de 0,4%. A primeira eliminou a perda de 0,6% acumulada na passagem de fevereiro para março e a segunda teve expansão de 1,8% decorrente de três meses seguidos de aumento na produção.

Comparação interanual

Em relação a abril de 2022, a indústria registrou queda de 2,7%, com resultados negativos em 18 dos 25 ramos pesquisados. “As principais influências negativas vieram de produtos químicos (-12,2%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-9,7%) e máquinas e equipamentos (-14,3%)”, apontou o IBGE.

Houve recuo ainda em Equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-15,7%), metalurgia (-5,5%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-12,2%), produtos de metal (-8,7%), produtos de minerais não metálicos (-9,6%), bebidas (-7,2%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (-9,9%) e produtos de madeira (-15,9%).

As maiores influências positivas ficaram por conta de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (3,2%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (18,1%). Os resultados positivos também foram notados nos ramos de produtos alimentícios (2%), de indústrias extrativas (1,4%) e de outros equipamentos de transporte (19,2%).

Pesquisa

De acordo com o IBGE, desde a década de 1970, a PIM Brasil produz indicadores de curto prazo, “relativos ao comportamento do produto real das indústrias extrativas e de transformação”.

Depois de reformulação para atualizar a amostra de atividades, produtos e informantes, a partir de março de 2023, começou a divulgação da nova série de índices mensais da produção industrial. Além disso, foi elaborada uma nova estrutura de ponderação dos índices com base em estatísticas industriais mais recentes, houve atualização do ano base de referência da pesquisa e a incorporação de novas unidades da federação na divulgação dos resultados regionais.

A próxima divulgação da produção industrial será em 4 de julho.

 

 

Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil

A música ainda conta com participação de MC Delux.

 

SÃO PAULO/SP - Já está disponível o single “Solteiro Sou Um Perigo”, parceria entre o DJ e produtor Marshmello com o duo Tropkillaz, que ainda conta com a participação de MC Delux. Unindo as sonoridades dos artistas, que apesar de fazerem parte da mesma cena EDM, tem estilos diferentes que se conectam pela bass music. Esse single mistura as batidas eletrônicas com o funk. Ouça e baixe aqui: https://marshmello.ffm.to/solteirosouumperigo.

A música é a primeira parceria oficial do norte-americano com artistas brasileiros:  “Conhecemos e o mantemos contato com o Marshmello de longa data, ele sempre deu suporte pra gente, toca nossas músicas. Esse projeto é muito importante, porque é a primeira vez que um DJ/Produtor mainstream abraça de forma original a verdadeira música eletrônica brasileira e leva nossa sonoridade para novos públicos”, explica Zegon, do Tropkillaz.

A música é a primeira faixa divulgada do projeto “MELLOKILLAZ” e Marshmello diz que: “Trabalhar neste projeto foi incrivelmente divertido. Eu estou completamente fascinado e apaixonado pela cultura brasileira, como por seus diferentes estilos musicais. Eu conheço o Tropkillaz há um bom tempo, então trabalhar com eles foi muito legal e fácil. Nós estávamos alinhados sobre o que fazer no projeto e de quais formas bacanas e diferentes iríamos celebrar a música do Brasil. Vocês com certeza sentirão isso ao ouvir as faixas”.

Fazer esse EP com Marshmello foi algo muito importante para a nossa carreira. De certa forma muito importante para a cena toda, porque colocar o funk num cenário mundial com um dos maiores artistas do mundo é uma parada incrível. Além da gente ter conseguido trazer junto vários artistas do funk, eles realmente fazem a parada acontecer de forma verdadeira há muito tempo e estão lutando por esse espaço. Estamos muito felizes de fazer parte disso!”, finaliza Laudz, do Tropkillaz.

Além dos três artistas, um time de peso se juntou a eles para contar essa história. Entre os convidados do EP estão MC DeluxMC GWMu540MC RD e TMJ. MC Delux que fica responsável pelos vocais do single, em uma letra que satiriza o perigo de se estar solteiro explica sobre o processo de composição: “Eu canto com muita amor as músicas que eu faço, então se eu estiver com a energia boa no local na hora da gravação sai coisas boas assim entendeu!? Essa música foi criada na hora, sem parar para escrever, saiu da minha mente a letra e o beat que os caras fizeram é maravilhoso Deu tudo certo e o povo está esperando essa música!

“Solteiro Sou Um Perigo” chega acompanhado de um videoclipe. Gabriel Zerra, diretor da produção conta:  “A concepção do enredo desse EP foi uma das experiências mais incríveis de nossas vidas, pois somos grandes admiradores das cenas musicais periféricas paulistas e da música eletrônica internacional urbana. Sim, o funk é um estilo que pode ser classificado como música eletrônica. Decidimos incorporar temas atuais e jovens que estão ganhando destaque e popularidade, como interdimensionalidade, multiversos e metaverso, não monogamia e liberdade de gênero, além do autodescobrimento através de experiências musicais e sair da zona de conforto. Todos esses elementos se unem em uma história de amor entre um jovem branco e uma jovem afrodescendente, ambos da periferia, com uma riqueza de estilo e personalidade incríveis”. Confira o videoclipe aqui: https://youtu.be/GF7qYPf35A4

O mundo vem se preparando para a chegada do funk no cenário internacional há um bom tempo, mas a hora parece finalmente ter chegado. “MELLOKILLAZ”, que irá celebrar a música e a cultura brasileira através do baile funk estará disponível nas principais plataformas dia 9 de junho.

Mais sobre Tropkillaz:
O Tropkillaz surgiu a partir da união de dois dos maiores produtores e DJs do Brasil: Zegon e Laudz. O duo representa o melhor da música urbana no Brasil e no mundo. Pioneiros do Trap Music, o duo foram os primeiros responsáveis por trazer o Trap para o Brasil, de forma original, misturando de forma única Bass MusicFunkDancehall aos mais diversos estilos da dance music.
Em quase 10 anos de carreira, o Tropkillaz lançou mais de 150 músicas, entre singles autorais e remixes. Além de terem tocado nos principais festivais e clubs do mundo, onde fizeram mais de 300 shows em 40 países diferentes. Durante a carreira os produtores e DJs já ganharam vários certificados e prêmios, como: o Grammy Latino, o Grammy norte-americano, o Los Angeles Latin Music Video Festival (LAMV), MTV Millennial Awards Brasil, entre outros.
O duo também já trabalhou em produções e remixes de artistas como Bob MarleyMajor LazerChildish GambinoDJ Snake & Justin BieberYears & YearsMIAStingSnoop DoggBilly IdolLenny KravitzCrioloRita Lee, entre muitos outros. Quebrando mais uma barreira o duo  adentrou o universo do K-pop, onde no single “LALISA”, da cantora LISA, integrante do grupo feminino sul coreano BLACKPINK, é usado um sample do duo. Além de produzir o hit “Ay-Yo” do grupo NCT 127, considerado um dos principais grupos da atualidade quando o assunto é k-pop.

Para mais informações acompanhe o Tropkillaz nas redes sociais:
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Instagram: https://instagram.com/tropkillaz
Twitter: https://twitter.com/tropkillaz
Twitch: https://www.twitch.tv/tropkillaz
Spotify: http://spoti.fi/2Qc48Rq
YouTube: http://www.youtube.com/tropkillaz

Mais sobre Marshmello:
Indicado ao GRAMMY, o artista continua a crescer enquanto quebra barreiras em toda a indústria. Com singles no topo das paradas e colaborações com nomes como Juice WRLD, Halsey, Demi Lovato, Bastille, Kane Brown, Selena Gomez, Khalid, Jonas Brothers e mais, Marshmello registrou impressionantes 13 bilhões de streams apenas no Spotify. Com mais de 40 milhões de ouvintes mensais na plataforma, ele é um dos 40 artistas mais ouvidos no mundo no Spotify e o terceiro artista com mais assinaturas no YouTube. Apresentado na capa da edição "30 Under 30" da revista Forbes, Marshmello provou ser não apenas um produtor inovador, mas também um homem de negócios com visão de futuro. Com sua própria marca de marshmallows recheados com chocolate (“Stuffed Puffs”), ele também lançou um canal de entretenimento infantil, o Mellodees. Marshmello colaborou com os Jonas Brothers em seu mash de início de verão “Leave Before You Love Me”, que alcançou a posição 13 na Billboard Hot 100 e também foi indicado para o melhor álbum dance/eletrônico no Grammy de 2022.

Para mais informações acompanhe o Marshmello nas redes sociais:
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Twitter: https://twitter.com/marshmello
Spotify: https://sptfy.com/NHeA 
YouTube: https://www.youtube.com/@marshmello 
SoundCloud: https://soundcloud.com/marshmellomusic 

A primeira parada do grupo em sua estreia na América Latina acontece no dia 26 de agosto, no Allianz Parque, em São Paulo

 

SÃO PAULO/SP - ATEEZ é um grupo-fenômeno-global que vem arrastando multidões de fãs — chamados de ATINY (trata-se da junção de ATEEZ com “destiny”) — mundo afora. E chegou a hora da América do Sul receber, pela primeira vez, uma turnê da boy band sul-coreana que foi lançada em 2018 pela KQ Entertainment’s. No dia 26 de agosto, o octeto sobe ao palco do Allianz Parque, em São Paulo, para apresentar a tour [THE FELLOWSHIP : BREAK THE WALL]. O show do ATEEZ no Brasil é uma realização da 30e e, em breve, serão anunciadas as informações sobre as vendas dos ingressos.

Em uma recente passagem por Londres, onde o ATEEZ se apresentou na tradicional O2 Arena, o jornal The Guardian afirmou que “é difícil não se impressionar com a prova de resistência de K-pop de 22 de músicas apresentadas”. E acrescentou: “mesmo que você não seja um jovem ‘ATINY’, o trabalho duro dos oito membros da banda, a mistura perfeita de EDM, baladas dos anos 80 e emo e a voz poderosa do líder impressionam”. O crítico se refere ao explosivo formato da apresentação, que envolve coreografias de tirar o fôlego, trocas de figurinos e pirotecnia — em um verdadeiro show de música pop. 

O ATEEZ vem quebrando recordes atrás de recordes com os seus trabalhos fonográficos, que recebem tanta atenção na produção quanto às performances ao vivo. O EP mais recente do conjunto, Spin Off: From the Witness, conquistou o terceiro top 10 da banda na parada Billboard’s Top Album Sales (em 14 de janeiro), debutando em segundo lugar. Anteriormente, eles marcaram presença  no Top 10 com The World EP.1: Movement (segunda posição, em 2022) e Zero: Fever Part.3 (sexta posição, em 2021).

Os números, contudo, não distanciam o ATEEZ do seu público. A cumplicidade com os fãs, inclusive, tem sido fundamental para a expansão da audiência. Em entrevista à Rolling Stone americana, MINGI, um dos integrantes do grupo, afirmou: “Nós nos concentramos em cada palavra na hora em que estamos compondo, porque são coisas com as quais nos identificamos. Queremos escrever de uma forma que as pessoas de todas as partes do mundo possam se identificar.  Então é uma experiência pessoal para nós que acaba se tornando universal”. E, sem dúvida, tem dado certo!

A turnê do ATEEZ pela América Latina inclui datas também: no México (23 de agosto), Chile (30 de agosto) e Colômbia (3 de setembro).

 

ATEEZ em São Paulo
Data: 26 de agosto de 2023
Local: Allianz Parque
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 1705 – Água Branca, São Paulo – SP, 05001-200

Sobre a 30e:
A 30e representa a nova geração do entretenimento ao vivo. Atuando em duas frentes - Festivais e Grandes Turnês -, a empresa vem desenvolvendo o posicionamento "Delivering Happiness", que traduz uma atuação mais preocupada com a experiência do público e das marcas. Criar momentos de felicidade para as pessoas é o que guia cada uma das etapas das suas produções. Além de quatro festivais ao longo do ano (MITA Festival, Ultra Brasil, Knotfest Brasil e GPWeek), a 30e é responsável ainda: pela turnê Titãs Encontro, que reúne a formação clássica da banda; e pela turnê “Cedo ou Tarde”, que reúne a banda NXZero. Estes foram alguns nomes que a 30e trouxe para o Brasil: The Killers, Gorillaz, Twenty One Pilots, Slipknot, Bring Me The Horizon, Pantera, Judas Priest, J Balvin, Wu-Tang Clan, Super Junior, LP, entre outros.

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