Elton Joaquim de Souza e José Ronaldo da Silva, da LCN/Aquário Fitness, em processo de recuperação, tentarão pódio em São Paulo
São Carlos/SP - O Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo, recebe neste final de semana (de sexta-feira, 19 a domingo, 21) os principais nadadores ACDs (atletas com deficiência) do Brasil para a disputa do Campeonato Brasileiro, que irá apontar os melhores nadadores do país nas classes baixas. A competição compõe o Circuito Paralímpico Loterias Caixa.
Mas a derradeira competição nacional para a equipe LCN/Aquário Fitness não será das mais fáceis, já que os dois nadadores qualificados para a importante competição nacional não na plenitude física.
Elton Joaquim de Souza (S3) e José Ronaldo da Silva (S2) estão com problemas físicos e irão buscar a superação para tentar brilhar por medalhas.
Elton irá disputar os 50m peito, 50m, 100m e 200m livres e 50m costas. Ronaldo estará presente nos 50m, 100m e 200m livres e 50m costas.
O técnico Mitcho Bianchi disse que os dois nadadores não conseguiram se preparar adequadamente para a competição, mas mostrou otimismo em uma boa participação.
“O Elton passou por vários problemas de saúde e não está em sua melhor condição física. Mas ele tem a experiência ao seu lado e conseguiu excelentes tempos. Em algumas provas ele irá brigar por medalhas”, afirmou.
Já com relação a José Ronaldo, Mitcho disse que psicologicamente o nadador está muito bem, mas sente um incômodo no ombro. Mas ele está rendendo bem nos treinos e deve lutar por medalhas, pois seus tempos melhoraram”, analisou. “Mas acredito que a tarefa de ambos será complicada e difícil. Mas vamos brigar por medalhas”, prometeu.
PÓS-COMPETIÇÃO
Após o Campeonato Brasileiro, restam ainda para os atletas ACDs o Campeonato Paulista e os Jogos Abertos do Interior. Mas por ser eventos estaduais, Mitcho acredita que a exigência não será a mesma e por isso mantém a expectativa de pódios. Mas ele ressaltou que após estas competições, os nadadores irão entrar em férias para que possam se recuperar fisicamente.
“Eles param em novembro e retornarão apenas no final de janeiro. Serão dias importantes para descanso, fisioterapia, boa alimentação e relaxamento”, disse Mitcho. “Para que eles possam voltar em 2019 com todo o gás e continuar a escalada de conquistas”, finalizou Mitcho.
A LCN/Aquário Fitness tem a parceria da Fundação Educacional São Carlos (Fesc) e da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).
*Por: Marcos Escrivani