São Carlos/SP - O Dia do Idoso celebrado nesta última segunda-feira, 1º de outubro, contou com uma programação especial para os frequentadores do Centro de Referência do Idoso (CRI) “Vera Lucia Pilla” e dos CRAS e Centros Comunitários do Maria Stela Fafá, Água Vermelha, Castelo Branco, Vila Prado, entre outros.
Logo cedo, os idosos participaram de uma caminhada que saiu do CRI e seguiu até a Praça Outubro Rosa. Na Praça, apresentações musicais e paródias, alongamento e um café da manhã especial. “A comemoração é bastante importante, pois podemos abordar o envelhecimento com saúde, a participação social, tirar essas pessoas de casa e proporcionar a interação entre elas. Envelhecer é fisiológico, é natural, é esperado. Precisamos cada vez mais estimular o envelhecimento ativo”, comentou a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques.
Segundo a projeção de população do IBGE, em 2060 um quarto da população (25,5%) deverá ter mais de 65 anos. “Diante dos números, temos que buscar a saúde física, cultivando bons hábitos, cuidando das doenças que se instalaram, e também, trabalhar para o envelhecimento ativo, mantendo a participação nas questões sociais, econômicas, culturais e civis”, completou a secretária.
As atividades seguem até sexta-feira e foram organizadas pelo Centro de Referência. O CRI é um espaço que oferece atendimento especializado e gratuito para as pessoas da terceira idade. Diariamente são oferecidas atividades físicas, artesanato, lazer, saúde e cultura com objetivo de promover o envelhecimento saudável.
“Hoje, foi o dia de comemorar o Dia do Idoso. Saímos numa caminhada para lembrar que estão ativos e principalmente, vivos, e assim, sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento saudável, da necessidade de proteger e cuidar dessa população. Levamos para a rua alguns dos direitos dos idosos para chamar a atenção de todos”, disse Nilva Rodrigues, coordenadora do CRI-Vera Lúcia Pilla.
Quem quiser conhecer o trabalho do Centro pode entrar em contato com o CRI através do telefone 3368-2970 ou pessoalmente na rua Joaquim Inácio de Morais, 370, Vila Irene. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
Confira a programação completa:
02/10 – Terça-feira
8h às 10h30 - Alongamento e dança circular na quadra – Professores: Fabiano e Nilva;
(03/10) Quarta-feira
8h às 10h30 - Atividades simultâneas de cognação e coordenação e gincana com colaboração dos alunos da Gerontologia da UFSCar;
(04/10) Quinta – Feira
14h às 17h – jogos;
(05/10) Sexta – Feira
14h – 17h - Forró no CRI.