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Idosa de 90 anos espera mais de 5h para ser atendida na Santa Casa de São Carlos

Escrito por  Fev 21, 2020

SÃO CARLOS/SP - Nossa reportagem recebeu uma denúncia de uma paciente que estava no SMU da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos, dês das 15h44 de ontem, 20, e só foi atendida as 21h03. Até aí pode parecer normal, porém não é!

A paciente é a dona Nacifa Robadel da Conceição, de 90 anos, que fez uma cirurgia de pancreatite na cidade de Ribeirão Preto, depois voltou pra São Carlos, onde no dia 18 de janeiro fez a retirada da vesícula, sendo metade por vídeo e a outra metade teve que abrir a barriga e foram necessários 13 pontos.

Segundo a filha, na última 4ª feira (19), Dona Nacifa, foi retirar os pontos, porém o médico havia lhe recomendado para não fazer esforço para não abrir devido à retirada dos pontos. Ontem, 20, durante o banho um ponto foi aberto – veja fotos – e os parentes correram com a senhora de 90 anos, para Santa Casa, pois por dentro dela poderia ter ocorrido algo grave.

A idosa ficou por mais de 5h aguardando ser atendida no SMU da Santa Casa. No banco, na loteria, supermercados... Existe o caixa preferencial, certo? Por que nos hospitais a idosa ficou “por último”?

Vale ressaltar que a senhora de 90 anos, passou pela triagem e lá colocaram nela a pulseira na cor verde. A  cor verde é pouco urgente, para atendimento preferencial nas unidades de atenção básica.

Nossa reportagem entrou em contato com assessoria de imprensa da Santa Casa que soltou a seguinte nota:

"A idosa de 89 anos vem sendo atendida na Santa Casa desde o dia 18 de janeiro, quando fez uma colecistectomia (cirurgia para retirada da vesícula). Ela teve alta no dia 21 de janeiro e retornou ao hospital no dia 24 de janeiro, quando foi atendida rapidamente: ela passou pela triagem às 9h32 da manhã e foi atendida às 10h24. No dia 19 de fevereiro, ela passou pelo ambulatório pós-operatório e recebeu as orientações necessárias. E apesar dos esclarecimentos feitos no dia anterior, a idosa retornou com o mesmo quadro, sem apresentar piora. E demorou para ser atendida pela demanda acima da média. (Lembrando que pelo Protocolo de Manchester, ela foi classificada com a cor verde, que preconiza atendimento em até 4h. Ou seja, ela foi atendida em tempo hábil). Por causa da chuva, o número de pacientes trazidos pelo SAMU por conta de acidentes de trânsito, aumentou muito. Só para se ter uma ideia, 1/3 dos atendimentos foram feitos no horário de pico, entre 15h e 21h. E essas vítimas têm prioridade, prejudicando o atendimento das demais".

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Última modificação em Terça, 21 Abril 2020 14:27
Henrique

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