Docente do Senac São Carlos dá dicas para atuar em uma das áreas mais valorizadas atualmente em comunicação
SÃO CARLOS/SP - Apresentar habilidades analíticas, facilidades com métricas e ter criatividade são alguns dos requisitos básicos para ser um bom profissional de social media, uma área em ascensão no mundo do trabalho. Para se ter uma ideia, o Brasil é o 2º lugar no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais, atrás das Filipinas e seguido pela Colômbia. Os dados são de uma pesquisa feita pela empresa inglesa GlobalWeblndex, que analisou dados de 45 dos maiores mercados de internet do mundo e estimou que o tempo diário médio que cada pessoa dedica a sites ou aplicativos de mídia social no país aumentou cerca de 219 minutos em 2018 para 225 minutos em 2019.
Outra pesquisa, divulgada pelas empresas We are Social e Hootsuite em 2018, revelou que 62% da população brasileira encontra-se ativa nas redes sociais. Entre as plataformas mais acessadas estão: Youtube, Instagram, Facebook e WhatsApp. André Luiz Martins, docente do curso Técnico em Publicidade do Senac São Carlos, explica que, com tanta informação e um mundo digital em ascensão, as empresas estão cada vez mais investindo nestes meios de comunicação, já que essa é a nova realidade do mercado. "O crescente interesse pelas mídias digitais vem criando uma alta demanda, o que deixa o mercado aquecido e em ampla expansão", explica.
Para trabalhar como social media, segundo o docente, é importante ter formação em uma área relacionada à comunicação, como Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo ou Relações Públicas, e entender como atuar da melhor forma em cada uma das mídias, já que este profissional é responsável por atualizar, monitorar e gerar conteúdo para as páginas oficiais de uma marca ou empresa. "O trabalho do social media é saber exatamente o quê e quando falar em cada plataforma e, ainda, ficar atento às rápidas mudanças e novidades que ocorrem constantemente neste mercado".
Ele também ressalta que o profissional precisa estar sempre conectado a um detalhado planejamento estratégico, por meio do qual serão definidas várias informações importantes para guiar o trabalho. "A produção de conteúdo é o resultado de uma construção prévia, que ocorre depois de entender qual é o perfil do cliente e o que é preciso para que ele converse com o público-alvo".
André alerta que mesmo quem tem formação na área da comunicação e possui certa afinidade com o profissional de social media precisa se especializar. "A capacitação ensina a desenvolver estratégias de qualidade e prepara o profissional para questões importantes como gestões de crises, relacionamento com o público, criação de texto adequado, desenvolvimento de campanhas e conceitos, entre outros pontos. Isso ajuda na busca por um emprego na área de social media".
Serviço:
Endereço: Rua Episcopal, 700, Centro - São Carlos/SP
Informações: www.sp.senac.br/saocarlos