fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 

O que é preciso para se tornar um bom profissional na área de mídias sociais

Escrito por  Mar 03, 2020

Docente do Senac São Carlos dá dicas para atuar em uma das áreas mais valorizadas atualmente em comunicação

SÃO CARLOS/SP - Apresentar habilidades analíticas, facilidades com métricas e ter criatividade são alguns dos requisitos básicos para ser um bom profissional de social media, uma área em ascensão no mundo do trabalho. Para se ter uma ideia, o Brasil é o 2º lugar no ranking de países que passam mais tempo nas redes sociais, atrás das Filipinas e seguido pela Colômbia. Os dados são de uma pesquisa feita pela empresa inglesa GlobalWeblndex, que analisou dados de 45 dos maiores mercados de internet do mundo e estimou que o tempo diário médio que cada pessoa dedica a sites ou aplicativos de mídia social no país aumentou cerca de 219 minutos em 2018 para 225 minutos em 2019.

Outra pesquisa, divulgada pelas empresas We are Social e Hootsuite em 2018, revelou que 62% da população brasileira encontra-se ativa nas redes sociais. Entre as plataformas mais acessadas estão: Youtube, Instagram, Facebook e WhatsApp. André Luiz Martins, docente do curso Técnico em Publicidade do Senac São Carlos, explica que, com tanta informação e um mundo digital em ascensão, as empresas estão cada vez mais investindo nestes meios de comunicação, já que essa é a nova realidade do mercado. "O crescente interesse pelas mídias digitais vem criando uma alta demanda, o que deixa o mercado aquecido e em ampla expansão", explica.  

Para trabalhar como social media, segundo o docente, é importante ter formação em uma área relacionada à comunicação, como Publicidade e Propaganda, Marketing, Jornalismo ou Relações Públicas, e entender como atuar da melhor forma em cada uma das mídias, já que este profissional é responsável por atualizar, monitorar e gerar conteúdo para as páginas oficiais de uma marca ou empresa. "O trabalho do social media é saber exatamente o quê e quando falar em cada plataforma e, ainda, ficar atento às rápidas mudanças e novidades que ocorrem constantemente neste mercado".

Ele também ressalta que o profissional precisa estar sempre conectado a um detalhado planejamento estratégico, por meio do qual serão definidas várias informações importantes para guiar o trabalho. "A produção de conteúdo é o resultado de uma construção prévia, que ocorre depois de entender qual é o perfil do cliente e o que é preciso para que ele converse com o público-alvo".

André alerta que mesmo quem tem formação na área da comunicação e possui certa afinidade com o profissional de social media precisa se especializar. "A capacitação ensina a desenvolver estratégias de qualidade e prepara o profissional para questões importantes como gestões de crises, relacionamento com o público, criação de texto adequado, desenvolvimento de campanhas e conceitos, entre outros pontos. Isso ajuda na busca por um emprego na área de social media".

Serviço:

Endereço: Rua Episcopal, 700, Centro - São Carlos/SP

Informações: www.sp.senac.br/saocarlos

Última modificação em Terça, 21 Abril 2020 14:27
Henrique

Website.: https://www.cybernauta.com.br/
E-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2024 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
        1 2 3
4 5 6 7 8 9 10
11 12 13 14 15 16 17
18 19 20 21 22 23 24
25 26 27 28 29 30  
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.