IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté, através das secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos, realizou diversas ações durante o final de semana para combater o mosquito Aedes Aegpyti, causador de doenças como a dengue.
A ação aconteceu em vários pontos e bairros da cidade. Cerca de 100 funcionários públicos participaram do ato. A prefeitura vai avaliar os resultados para discutir novas ações futuras.
Elaine Sartorelli, secretária-adjunta de Saúde, explicou que com esse período de muitas chuvas, a proliferação do mosquito aedes tem crescido muito na cidade e região. “Estamos fazendo esse trabalho de conscientização para que a população colabore e nos ajude a cuidar dos quintais de suas residências, pois temos visto muito terrenos com lixo e água parada, ambientes totalmente favoráveis para procriação do mosquito”, contou.
Mutirões, visitas aos imóveis e distribuição de material informativo foram algumas das atividades que foram realizadas pelas secretarias municipais. “Os agentes estão visitando casas e estabelecimentos e solicitamos a colaboração de todos. Não estamos fazendo essas ações com intuito de multar e sim orientar, esclarecer dúvidas, de maneira a conscientizar os moradores para que evitem a criação de criadouros do mosquito”, afirmou Sartorelli.
Ela explica que os agentes irão continuar visitando as casas e comércios para por fim aos criadouros, recolhendo entulhos e materiais inservíveis que, porventura, estiverem nos quintais das residências.
Esse trabalho de conscientização começou nas escolas municipais com material para os alunos, pois nada melhor que iniciar com a educação das crianças. “Agora, com o apoio de todas as secretarias, nossos funcionários fizeram essa ação na cidade”, contou o prefeito José Luiz Parella.