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Redação

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 Jornalista/Radialista

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Um homem foi preso na ação; produtos recolhidos são de origem estrangeira

 

IEPÊ/SP - A Polícia Militar prendeu um homem, de 37 anos, que transportava 192 produtos eletrônicos sem notas fiscais e de origem estrangeira. O flagrante ocorreu no início da tarde de segunda-feira (9), em Iepê, no interior do Estado.

Uma equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) participava da operação “Paz e Proteção”, pela rodovia Jorge Bassil Dower (SP-421), quando abordou o veículo conduzido pelo autor.

Ao ser questionado, o homem apresentou muito nervosismo, levantado suspeitas dos policiais. Após buscas no automóvel, foram encontrados 189 celulares e três tablets, desprovidos de documentação fiscal e oriundos de outro país. Na ação, o homem contou que buscou as mercadorias em Maringá (PR) para levá-los até a cidade da abordagem.

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Todos os produtos e o veículo foram apreendidos e o homem preso em flagrante. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Federal de Presidente Prudente, sendo estabelecido um valor de fiança para a liberdade do autor.

SÃO CARLOS/SP - Um homem foi detido e uma motocicleta apreendida nas primeiras horas de hoje, 10, por Policiais do 38º BPMi de São Carlos.

Segundo consta, era por volta das 02h da madrugada, quando os Militares realizavam patrulhamento preventivo e avistaram um individuo sentado em uma motocicleta Honda CBX Twister, que ao avistar os Policiais empreendeu fuga com a moto, sendo abordado pelo bairro Eduardo Abdelnur.

Os PMs ao consultar o emplacamento, constou que a motocicleta era produto de roubo na cidade de Ribeirão Preto/SP.

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Diante dos fatos, o sujeito e a moto foram conduzidos à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde foi elaborado o Boletim de Ocorrência (B.O).

SÃO CARLOS/SP - Um adolescente foi detido pelas equipes de ROCAM e FORÇA TÁTICA na tarde de ontem, 09, na Tua Tietê, no bairro Jockey Clube, em São Carlos.

De acordo com informações, era por volta das 16h, quando os militares avistaram o jovem, que ao ver as viaturas empreendeu fuga, mas foi detido. Ao ser realizado busca pessoal foi localizado em sua cintura uma pochete contendo dinheiro, drogas e celular.

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Diante dos fatos, o adolescente foi conduzido à Central de Polícia Judiciária (CPJ), onde o sujeito foi ouvido e liberado para o padrasto.

A droga ficou apreendida.

Para este público, as escolas deverão oferecer Libras como primeira língua e Português escrito, como segunda língua. Decisão foi publicada nesta quarta-feira (4), no Diário Oficial da União

 

BRASÍLIA/DF - A educação bilíngue da população surda agora é realidade. Na última quarta-feira (4), foi publicada a sanção do presidente da República, Jair Bolsonaro, à lei (PL nº 4909/20) que institui a modalidade de ensino no Diário Oficial da União (DOU). A medida aponta que a educação deve ser realizada de forma independente, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua e o Português escrito como segunda língua.

A nova modalidade de ensino deverá ser iniciada na educação infantil e seguir até o final da vida escolar. O público atendido pela legislação é formado por estudantes surdos, surdocegos, com deficiência auditiva, sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com deficiências associadas.

“As pessoas com deficiência auditiva requerem maior apoio para inserção e inclusão nos espaços educacionais. O Projeto de Lei sancionado leva em consideração essa diversidade e pluralidade e possibilitará uma melhor comunicação e maior socialização da comunidade surda”, ressaltou a titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (SNDPD/MMFDH), Priscilla Gaspar, que é surda.

Mais sobre a medida

A educação se dará em escolas, classes ou polos bilíngues de surdos ou em instituições comuns. Atualmente, existem 64 escolas bilíngues de surdos no país e mais de 63 mil estudantes frequentam estas instituições, segundo dados de 2020, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

É importante destacar que a iniciativa não exclui o atendimento educacional especializado bilíngue e, quando necessário, os serviços de apoio serão prestados para atender às especificidades linguísticas dos surdos. O Projeto também prevê a oferta, aos estudantes surdos, de materiais didáticos e professores bilíngues com formação e especialização adequadas, em nível superior.

Com a sanção, foram incluídos novos itens na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Isso significa que o incentivo à produção de material didático bilíngue, à formação de professores, ao currículo de Libras como primeira língua e de Português escrito como segunda língua, bem como a atenção às questões linguísticas, identitárias e culturais são dimensões a serem priorizadas no contexto educacional do estudante surdo.

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Os sistemas de ensino deverão desenvolver programas integrados de ensino e pesquisa para a oferta de educação escolar bilíngue Libras/Português e intercultural aos estudantes surdos. Além disso, a União deverá ofertar apoio técnico e financeiro para esses programas.

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