Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Durante o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do câncer de mama, o vereador Paulo Vieira lembra que já está em vigor em São Carlos a Lei nº 23.495/2025, de sua autoria, que garante prioridade na realização de exames de mamografia para mulheres a partir dos 30 anos que tenham histórico familiar de câncer de mama ou presença de nódulos.
A lei, sancionada em julho pelo prefeito Antonio Donato Netto, determina que a prioridade deva ser assegurada por meio de agendamento rápido e eficiente em toda a rede pública de saúde do município.
O benefício também se estende às mulheres que realizam tratamento oncológico mamário e que necessitam de avaliações periódicas ou que precisam do exame com urgência, mediante prescrição ou indicação médica.
Segundo Paulo Vieira, a lei tem como objetivo salvar vidas por meio do diagnóstico precoce. “A prevenção é o caminho mais eficaz. Muitas mulheres deixam de fazer o exame por causa da demora no agendamento. Essa lei foi pensada justamente para mudar essa realidade e garantir que o cuidado com a saúde da mulher seja prioridade o ano todo”, afirmou o vereador.
A iniciativa reforça o compromisso de Paulo Vieira com a saúde e o bem-estar das mulheres de São Carlos, em sintonia com as ações da Câmara Municipal durante o Outubro Rosa.
SÃO CARLOS/SP - A Cia Teatral ENERGÓS apresenta LABIRINTHOS 2.5, a nova versão do seu espetáculo sobre o mito do Minotauro dia 11 de outubro, no Teatro Municipal de São Carlos, às 20h.
Com dramaturgia inédita do escritor João Anzanello Carrascoza a partir de fragmentos de duas tragédias perdidas de Eurípedes (os textos Theseus e Kretes), traduzidas e encenadas pela primeira vez no Brasil, a nova versão foi revisitada pela equipe criativa, que incorporou uma cena inédita e atualizou aspectos cênicos e narrativos da montagem.
Um mito antigo, questões atuais
Inspirado no mito do Minotauro, LABIRINTHOS 2.5 entrelaça o teatro trágico grego com temas contemporâneos como a disputa pelo poder, os jogos de dominação e o confronto do indivíduo e da sociedade com sua sombra. O espetáculo convida o público a mergulhar em uma experiência estética que une coro, música ao vivo e fisicalidade, tudo permeado por um trabalho de voz e corpo ancorado na tragédia.
Histórico
Em 2022, LABIRINTHOS fez temporada no TUSP (Teatro da USP, Maria Antônia) e apresentou-se no Teatro Paulo Eiró, Teatro Alfredo Mesquita e Teatro Arthur Azevedo. Em 2023, o espetáculo integrou a programação oficial da Virada Cultural SP, a convite da Secretaria Municipal de Cultura.
LABIRINTHOS foi destaque no portal e-Urbanidade, figurando entre os melhores espetáculos do ano de 2022 nas categorias Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Direção Musical, Melhor Cenografia, Melhor Figurino e Melhor Atriz Coadjuvante. Lista completa aqui
SINOPSE
O rei está morto!
Ao disputar o trono de Creta, Minos recebe de Poseidon, deus dos mares, um sinal de confirmação: um touro branco vindo do mar que deverá ser sacrificado em agradecimento. Minos assume o poder, mas não cumpre a promessa: não realiza o sacrifício. Furioso, Poseidon lança um castigo sobre o mortal: faz com que sua esposa, Pasífae, enlouqueça, se apaixone pelo touro e engravide do animal. Nasce, então, o Minotauro — criatura metade homem, metade touro — que ao ser encarcerado em um labirinto, passa a ser usado como instrumento de terror pelo rei Minos.
Um mito em que as personagens são movidas por seus desejos e suas sombras. Uma narrativa sobre a passagem do poder — da Velha para Nova Ordem.
Coro e música como força dramatúrgica
O espetáculo dá protagonismo ao coro trágico, que assume a condução narrativa, assumindo as vozes do mito. A paisagem sonora atravessa toda a encenação e é criada por texturas vocais da fala e do canto, com trechos em português e grego. Toda a música é executada ao vivo pelos atores, com destaque para instrumentos como adufes (instrumento de percussão ibérica de origem milenar), violino e uma original orquestra de aquários.
SAIBA MAIS
Página oficial de LABIRINTHOS: www.ciaenergos.com.br/
Trailer do espetáculo: Assista aqui
Book e Clipping completo: Book_Labirinthos25_Release.pdf
Instagram: @ciaenergos
Facebook: /ciaenergos
O lançamento aberto ao público e com entrada franca acontece na próxima terça-feira (14), às 19h30, no Restaurante Cozinha do Lobo, na UFSCar, e traz, em primeira mão, as novidades criadas para a Edição Tom Jobim – Uma Ode à Natureza
SÃO CARLOS/SP - No dia 14 de outubro de 2025 (terça-feira), das 19h30 às 21h, será realizado o lançamento da 21ª edição do Festival Internacional de Música Instrumental Brasileira ChorandoSemParar, no Restaurante Cozinha do Lobo, localizado no campus da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento tem entrada gratuita e promete uma noite repleta de surpresas.
A programação da noite começa às 19h, com tira-gostos preparados pela equipe da Cozinha do Lobo. O público também poderá contar com os serviços do Café do Lobo, que estará em funcionamento durante o evento.
Às 20h, será apresentada a programação oficial da Edição Tom Jobim – Uma Ode à Natureza e, às 21h, um brinde simbólico encerrará a noite em clima de celebração e expectativa, marcando o início da contagem regressiva para dezembro. O tema do brinde será “Não vejo a hora!”, traduzindo o sentimento de quem aguarda o festival com entusiasmo.
As atividades, atrações e participações confirmadas poderão ser acompanhadas a partir de 10 de outubro nas redes sociais chorandosemparar
e no site oficial do Festival.
Festival em dezembro de 2025
A 21ª edição do Festival Internacional de Música Instrumental ChorandoSemParar acontece de 1º a 7 de dezembro de 2025, com a Edição Tom Jobim – Uma Ode à Natureza, em homenagem ao maestro, pianista e compositor Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927–1994).
O convidado especial dessa edição será o pianista e compositor Daniel Jobim, filho de Paulo Jobim e neto de Tom Jobim.
“Cada edição homenageia uma personalidade em memória, que inspira toda a programação, o repertório, o elenco e as atividades formativas. Esta será, em propósito e espírito, como a obra de Tom Jobim: uma ode à natureza”, explica Fátima Camargo, diretora do ChorandoSemParar.
Festival de música instrumental protagonizado pelo Choro desde sua criação, em 2004, o ChorandoSemParar se consolidou como um evento inteiramente dedicado à música instrumental brasileira.
Há, contudo, uma exceção: os convidados estrangeiros, que vêm ao Brasil para tocar nossa música, têm espaço reservado no repertório para incluir algumas composições de seus países de origem — sempre muito bem-vindas.
“O Choro é sempre protagonista, porque nele estão impressas as marcas da nossa identidade musical. O gênero reúne influências da música europeia, indígena e africana — uma mistura de beleza única e profundo significado, reconhecida como patrimônio da cultura brasileira”, completa Fátima Camargo.
Conexão com a Natureza
A edição de 2025 dialoga diretamente com a pauta ambiental, em evidência no cenário mundial com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá no Brasil, em novembro, em Belém do Pará.
Essa conexão se manifesta de forma poética e musical, por meio da arte e da vida de Tom Jobim, um artista profundamente ligado à natureza.
“Obras como Águas de Março, Sabiá, Correnteza, Pato Preto, Matita Perê, Urubu, Boto, Passarim e Forever Green, entre tantas outras, já refletiam sua preocupação e seu interesse pela ecologia muito antes do termo se popularizar ou da pauta ambiental ganhar espaço em conferências e na mídia”, acrescenta a diretora.
O festival busca difundir essa dimensão do pensamento de Jobim e sua profunda conexão com a natureza — expressas em sua arte e em seu modo de ser —, tão bem sintetizada em sua frase: “Toda a minha obra é inspirada na Mata Atlântica.”
Programação
De 1º a 7 de dezembro de 2025, São Carlos será palco de uma programação diversificada, que inclui:
Reconhecimento e oportunidade de patrocínio
O ChorandoSemParar integra o calendário oficial de eventos culturais de São Carlos (Lei nº 15.358/2010) e, ao longo de duas décadas, consolidou-se como uma tradição cultural de destaque, atraindo público estimado entre 15 e 17 mil pessoas por edição, com ampla repercussão em mídias regionais, nacionais e internacionais.
Descrito pela crítica especializada como “a grande festa da música instrumental brasileira”, o festival reúne alguns dos mais prestigiados instrumentistas do Brasil e do exterior e proporciona grande visibilidade às marcas parceiras.
O projeto é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (PRONAC / Ministério da Cultura), o que permite que empresas tributadas pelo Lucro Real destinem até 4% do Imposto de Renda devido para apoiar a realização do festival — sem custo adicional.
Essa participação amplia o impacto cultural do evento e associa as marcas ao fortalecimento da música instrumental e da identidade cultural brasileira.
SERVIÇO
Evento: Lançamento da 21ª edição do Festival Internacional de Música Instrumental Brasileira ChorandoSemParar
O quê: Lançamento da Edição Tom Jobim – Uma Ode à Natureza
Quando:
Dia: 14 de outubro de 2025 (terça-feira), das 19h30 às 21h
Onde: Restaurante Cozinha do Lobo e Café do Lobo – UFSCar, São Carlos (SP)
Atração: Uma Noite de Surpresas
Entrada: Gratuita
SÃO PAULO/SP - Em uma pesquisa divulgada, a Billboard dos Estados Unidos revelou sua lista “Top Latin Artists of the21st Century”, compilando os cem artistas latinos que mais se destacaram nas paradas entre 2000 e 2024, e o cantor Alexandre Pires aparece como o único brasileiro, ocupando o 81° lugar.
Este reconhecimento não é mero acaso: a lista considera méritos concretos nas paradas “Álbuns Latinos” e “Músicas Latinas em Alta”, ao longo de mais de duas décadas, medindo o impacto real dos artistas no cenário latino global.
Ao figurar nesse prestigioso rol, Alexandre Pires consolida-se como uma ponte entre a música brasileira e o vasto universo latino, um artista que, ao cantar em português e espanhol, dialoga com diferentes públicos e territórios. Sua inclusão reforça não apenas sua relevância pessoal, mas também destaca a capacidade do Brasil de produzir talentos capazes de competir em pé de igualdade com gigantes latinos.
Para o mercado fonográfico brasileiro, trata-se de um feito simbólico, tornando o país parte visível de uma narrativa internacional dominada por nomes como Bad Bunny(eleito o maior artista latino do século 21 pela Billboard) e outras estrelas de projeção global.
“É uma honra para mim como artista e uma conquista pessoal também. Eu sei o quanto trabalhei para construir meu nome na música latina, que é algo que eu amo. Ser o único brasileiro representado ali é algo que me surpreende, mas me deixa muito feliz ao mesmo tempo.” – declara o cantor
Alexandre Pires dedicou parte da sua vida à carreira internacional, se aperfeiçoando no idioma hispânico, e investindo em lançamentos especiais, ao todo foram seis álbuns que ganharam a mídia e o público latino. E, para quem não se lembra, em outubro de 2003, o nosso “Nego Véio” fez história ao se apresentar na Casa Branca, a convite do então presidente dos Estados Unidos – George W. Bush. O cantor emocionou a plateia ao interpretar “Garota de Ipanema”, chegando a abraçar o presidente após a apresentação, um momento único na sua trajetória ( Confira aqui o momento) .
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