fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
 
Radio Sanca Web TV - Quinta, 06 Novembro 2025

SÃO CARLOS/SP - O termo “Saudações Pantaneiras”, cunhado por Geraldo Espíndola há mais de dez anos, surgiu como um convite ao mundo para conhecer as riquezas naturais do Pantanal e a hospitalidade de sua gente. Agora, o termo dá nome ao show que reúne a genialidade poética do cantor e compositor Geraldo Espíndola, um dos maiores expoentes da música popular brasileira e sul-mato-grossense, e o virtuosismo do multi-instrumentista Marcelo Loureiro, um dos grandes talentos da música instrumental platina.

O repertório traz arranjos inéditos de Marcelo Loureiro para sucessos de Geraldo Espíndola, como "Vida Cigana", "Kikiô" e "Cunhataí Porã", além de apresentar suas versões instrumentais para músicas como "Pantanal", de Marcus Viana, "Mi dicha Lejana", de Emígdio Ayala Baez, "Cascada", de Dino Garcia, assim como rearmonizações para outros clássicos dos ritmos fronteiriços.  

 

 

Serviço

Sonora Brasil

Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro (MS)

Sesc São Carlos

Dia 9/11. Domingo, 16h. Local: Teatro. Ingressos 1h antes. Grátis. Livre.

Publicado em Outras Notícias

SÃO CARLOS/SP - A UFSCar é uma das instituições envolvidas no desenvolvimento do Plano Nacional de Arborização Urbana (PlaNAU) e de outras ações estratégicas que serão apresentadas durante a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA). A participação integra painel promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), no Cities & Regions Hub, no dia 13 de novembro.

O projeto faz parte de um conjunto de ações do Programa Cidades Verdes e Resilientes, reunindo o MMA, a UFSCar, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e o ICLEI - Governos Locais pela Sustentabilidade. Por meio de um Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Ministério, as instituições desenvolvem quatro frentes principais: além do PlaNAU, a Coletânea Brasileira de Arborização Urbana, o módulo de arborização do Cadastro Ambiental Urbano (CAU) e um curso de formação a distância voltado à capacitação de gestores e técnicos municipais e estaduais.

O PlaNAU estabelece diretrizes, metas e indicadores nacionais para o fortalecimento da arborização nas cidades brasileiras, articulando políticas de meio ambiente, saúde, infraestrutura e planejamento urbano.

A Coletânea Brasileira de Arborização Urbana, formada por cinco livros - um para cada região do país -, reúne informações e particularidades sobre a arborização urbana nas 27 unidades federativas. O material busca subsidiar equipes das secretarias municipais de meio ambiente e órgãos correlatos na elaboração de políticas públicas ambientais e planos de infraestrutura verde, como planos municipais de arborização, de adaptação às mudanças climáticas e diretores estratégicos. 

"A obra reúne 600 autores e 80 instituições e visa, também, apoiar a formação de recursos humanos em cursos de graduação e pós-graduação, consolidando um acervo técnico e científico inédito sobre o tema no Brasil", explica Fernando Periotto, docente do Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino da UFSCar e participante da ação.

Já o módulo de arborização do Cadastro Ambiental Urbano (CAU) permitirá mapear e monitorar áreas verdes municipais, criando uma base integrada de dados que apoie decisões técnicas e políticas públicas.

Essas iniciativas consolidam a base técnica e científica do futuro Projeto de Lei Brasileira de Arborização Urbana, que busca transformar a arborização em política de Estado e fortalecer a infraestrutura verde nos municípios. O conjunto de ações articula ciência, políticas públicas e capacitação, com o intuito de tornar a arborização urbana um instrumento efetivo de adaptação climática e de melhoria da qualidade de vida nas cidades.

"Nosso objetivo é oferecer instrumentos técnicos e conhecimento acessível para que os municípios possam planejar e gerir suas áreas verdes de forma integrada, promovendo cidades mais saudáveis e preparadas para as mudanças climáticas", expõe Periotto.

A participação da UFSCar reforça o papel das universidades públicas na produção de conhecimento aplicado e na formulação de políticas públicas ambientais, contribuindo para o fortalecimento da infraestrutura verde e da resiliência urbana em todo o País.

Publicado em Educação

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta fez um alerta sobre a situação preocupante de mais de 450 árvores laudadas com risco de queda em São Carlos. O levantamento foi realizado após solicitação do mandato do parlamentar, que tem acompanhado de perto as demandas relacionadas à segurança e à manutenção urbana.

Segundo o parlamentar, o laudo técnico aponta a necessidade urgente de poda ou corte, pois muitas delas estão localizadas em áreas de grande circulação de pessoas e veículos. “Estamos falando de um risco real à segurança da população. Precisamos de ações imediatas do Poder Público para evitar acidentes e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente”, destacou Bruno Zancheta.

O vereador também reforçou que continuará cobrando soluções efetivas da Prefeitura e acompanhando o cronograma de intervenções. “Nosso compromisso é garantir uma cidade segura e sustentável para todos”, finalizou.

Publicado em Política

SÃO PAULO/SP - A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu na quinta-feira (6) alerta para a formação de fortes tempestades entre sexta-feira (7) e sábado (8) em razão da atuação de um ciclone extratropical na costa da Região Sudeste. O sistema deve intensificar áreas de instabilidade e provocar chuvas intensas, rajadas de vento e possibilidade de granizo em diferentes regiões do Estado.

Com a combinação de calor pré-frontal, avanço de frente fria e circulação do ciclone extratropical, há condições para tempestades severas, com destaque para granizo isolado, raios frequentes e rajadas de vento extremas, além de microexplosões (downbursts) pontuais.

Ventos intensos

As rajadas previstas chamam atenção pela intensidade e podem causar danos, sobretudo em áreas urbanas e litorâneas. A previsão indica:

  • 115 km/h no Litoral Norte;
  • 110 km/h na Baixada Santista, Vale do Ribeira e Região de Itapeva;
  • 100 km/h na Região Metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira;
  • 95 km/h nas regiões de Presidente Prudente, Marília, Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara.

Rajadas acima de 70 km/h já são suficientes para provocar quedas de árvores, destelhamentos e interrupções de energia. Com velocidades acima de 100 km/h, o risco de danos pontuais aumenta de forma significativa, exigindo atenção redobrada dos municípios e da população.

Acumulados de chuva

Segundo os meteorologistas da Defesa Civil, as chuvas tendem a ser fortes e rápidas. Os acumulados previstos variam por região:

  • Médio acumulado: Região Metropolitana da Capital, Vale do Ribeira, Itapeva, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Baixada Santista e Litoral Norte;
  • Alto acumulado : Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Bauru e Araraquara;
  • Muito alto acumulado: Presidente Prudente e Marília.

O cenário pode provocar alagamentos pontuais, enxurradas rápidas e ocorrências relacionadas à instabilidade de encostas, especialmente em áreas de risco previamente mapeadas.

Integração com estados do Sul e Sudeste

Como a passagem do ciclone extratropical se desloca pelos estados do Sul em direção a São Paulo, as Defesas Civis do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro atuarão de forma integrada. Durante a evolução do sistema, os Centros de Monitoramento dos quatro órgãos compartilharão informações em tempo real para acompanhar o deslocamento do ciclone e seu comportamento em cada estado, aumentando a acurácia das ações preventivas e de resposta.

Gabinete de Crise mobilizado

Para garantir pronta resposta às ocorrências relacionadas às tempestades, todo o Sistema Estadual de Defesa Civil estará em prontidão, e a Defesa Civil mobilizará o Gabinete de Crise no sábado (8) — dia com maior potencial de tempo severo no Estado. Instituições como o Corpo de Bombeiros, ARSESP, ARTESP, Fundo Social, SP Águas, Sabesp e concessionárias de energia e gás estarão reunidas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil estadual.

Recomendações à população

  • Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores;
  • Recolha objetos soltos em varandas e quintais;
  • Durante tempestades com raios, evite áreas abertas, estruturas metálicas e contato com água;
  • Nunca atravesse áreas alagadas;
  • Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e acione o Corpo de Bombeiros;
  • Em caso de emergência, acione imediatamente a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193);
  • Acompanhe atualizações pelos canais oficiais e cadastre seu celular para receber alertas enviando o CEP por SMS para 40199.
Publicado em Natureza

SÃO PAULO/SP - A aguardada produção animada BATMAN ASTECA: CHOQUE DE IMPÉRIOS estreia na HBO Max em 7 de novembro, com uma proposta que celebra o orgulho latino-americano, renova uma franquia icônica e ressignifica a origem do herói, destacando o valor de contar nossas próprias histórias. Esta obra é o primeiro filme animado que transporta o Cavaleiro das Trevas para o mundo asteca, integrando a riqueza simbólica da cultura mesoamericana com a épica do personagem, enquanto explora emoções universais como justiça, amizade e identidade. 

A história acompanha Yohualli Coatl, um jovem asteca que, após testemunhar a morte de seu pai pelas mãos dos conquistadores, assume o legado do deus morcego Tzinacán para se tornar o “Batman Asteca” — um herói humano sem superpoderes que encontra sua força no treinamento, na inteligência, na estratégia e no legado de sua cultura. Guiado por um inquebrável senso de justiça, ele é capaz de transformar o medo em sua arma contra o crime. Ambientado no esplendor de Tenochtitlán, o filme apresenta uma batalha épica pela preservação da identidade e da alma de um império. 

Um elemento fundamental na criação do universo de BATMAN ASTECA: CHOQUE DE IMPÉRIOS foi a colaboração com o historiador Alejandro Díaz Barriga, mestre e doutor em Estudos Mesoamericanos pela ENAH e pela UNAM, que atuou como consultor cultural para garantir a autenticidade histórica, simbólica e visual do enredo.  

“Não se tratava apenas de mostrar um passado, mas de fazê-lo com respeito e rigor. Queríamos que os personagens parecessem habitantes reais daquele território. Por exemplo, Yoka precisava ter o corpo pintado, pois naquela época isso era uma forma de identidade, força e ligação com os deuses”, comentou Díaz Barriga. 

BATMAN ASTECA: CHOQUE DE IMPÉRIOS marca um novo lançamento da franquia Do Cine pra HBO Max, responsável por levar diversos títulos diretamente das telonas para a plataforma. O filme é uma produção da WARNER BROS. ANIMATION, ÁNIMA e CHATRONE. É dirigido por Juan José Meza-León, escrito por Juan Meza-León, José C. García de Letona e Sam Register, e produzido por Fernando De Fuentes S., José C. García de Letona e Aaron Dufault. 

Publicado em Entretenimento

Evento conta mais de 30 autores, editoras e sebos com programação que engloba sarau literário e contação de histórias
 

RIO CLARO/SP - No dia 8 de novembro, das 10h às 20h, o Casarão da Cultura será o ponto de encontro de leitores, escritores e amantes da literatura. A Feira Literária de Rio Claro promete um dia inteiro de celebração à palavra escrita, com entrada gratuita e uma programação repleta de atividades que valorizam o livro em suas múltiplas formas.

Organizada pela Editora Grou, Centro Literário Rio Claro (Clirc), Visart’s e as autoras Danielly Ferreira, Rani Gouveia, Verena Venancio e Vivian Guilherme, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, a feira contará com saraus literários, lançamento de livros, sessões de autógrafos, música, contação de histórias, além da venda de livros de diferentes gêneros e estilos.

Entre os destaques da programação estão a apresentação de livros raros e livros-objeto conduzida por Raquel Vazzoler e pelo grupo Visart’s, que exploram o livro como expressão artística e material sensorial. Além de apresentação musical com o grupo TDAH (Toda Diversidade Humaniza a Alma), da Escola de Música Consonância.

A Feira reunirá mais de 30 autores, representando diferentes cidades e estilos literários para todas as idades. Entre os autores de Rio Claro, participam Verena Venâncio, Danielly Ferreira, Rani Gouveia, Vivian Guilherme, João Franzin, Eliana Bauman, Jedias Hertz, Luiz Fabiano e Sara Quenzer Matthiesen. Além de venda das obras do professor Fabio Aranha Matthiesen, falecido no ano passado.

Também estarão presentes autores convidados de outras cidades, como Jéssica Milato e Jéssica Franchini (Araras), Lucas Zavarelli (Curitiba-PR), Alex Francisco (Guarulhos), Geraldo Eysink (Holambra), Carla Magalhães (Hortolândia), Celso Cristiano (Itapetininga), Agostinho de Lima Fernandes (Jundiaí), Richard Munhoz e Graziela Giusti Pachane (Limeira), Altevir Esteves (Paulínia), Marcela Montrazi e Tchelo Andrade (Piracicaba), Tábita Martins (Pirassununga), Wagner Tonin e Jonathan dos Santos (Santa Gertrudes), Tin Tin (São Tomé das Letras) e Dil Gonçalves (São Bernardo do Campo).

Os visitantes também poderão conhecer os sebos Mandorla e Outras Histórias, as editoras Grou (Rio Claro), Hope (Araras) e Luka Editora (Curitiba/PR), além da Brinquedos Educativos Mara, de Hortolândia, que levará opções lúdicas e pedagógicas para o público infantil.

Para a escritora e presidente do Centro Literário de Rio Claro, Verena Venâncio, a feira representa um espaço essencial para fortalecer a cena literária local e promover a aproximação entre quem escreve e quem lê. “A Feira Literária é mais do que um evento, é um encontro de ideias, de afetos e de possibilidades. Quando leitores e autores compartilham o mesmo espaço, a literatura ganha novas vozes e sentidos. É uma oportunidade de mostrar a riqueza da produção literária da nossa cidade e de todo o país”, destaca Verena.

 

PROGRAMAÇÃO FLIRC
10h: ABERTURA
10h30: Cerimônia de abertura com a secretária de cultura Nathália Spatti, autores, editoras e integrantes do Clirc e Visarts
11h: Lançamento e sessão de autógrafos com Graziela G Pachane
11h30: Painel: "Como destacar seus textos na imprensa" com as jornalistas Vivian Guilherme e Janaina Moro
13h: Estratégias para adquirir o gosto pela leitura com o Prof Geraldo G J Eysink
13h30: Contação de histórias com a Tia Lena
14h: Apresentação de Livros Raros e livros objeto pelo Visart's com Raquel Vazoler
14h30: Bate-papo: "Vida em corpo e alma para uma vida em abundância" com Prof Tevir
15h: Apresentação musical com o grupo TDAH da Consonância Escola de Música
15h30: Sessão de autógrafos e lançamento do livro Sara Quenzer Matthiesen
16h: Painel: "Os desafios da formação de leitores na escola" com Verena Venâncio
16h30: Sessão de autógrafos com Tábita Marins
17h: Sarau Cultural (microfone aberto para autores participantes apresentarem seu trabalho: leitura de trecho, declamação de poesia, pitch literário)
17h30: Sessão de autógrafos com Luiz H. Fabiano
18h: Painel: "Biblioteca viva: como cuidar, organizar e preservar seus livros” com Aline Martins- Sebo Mandorla
19h: Painel: "Sagas e a tendência de histórias seriadas na literatura contemporânea" com Danielly Ferreira e Rani Gouveia
20h: ENCERRAMENTO
Publicado em Outras Cidades

Equipes da administração municipal realizam atendimentos emergenciais e monitoramento em pontos de risco

 

ARARAQUARA/SP - Na manhã de terça-feira (04), o Prefeito Dr. Lapena acompanhou de perto os trabalhos realizados pela Prefeitura em diversas regiões da cidade atingidas pelas fortes chuvas e ventos da noite anterior. A visita teve início no Parque São Paulo, onde ocorreu um deslizamento de terra que invadiu a residência de um morador e ameaça a estrutura da casa vizinha.

A Defesa Civil foi acionada imediatamente e realizou a avaliação técnica do local, identificando os riscos e orientando as medidas de segurança. A Vice-Prefeita Meire Laurindo esteve presente, juntamente com equipes da Secretaria de Habitação e do Serviço Social, prestando assistência direta às famílias afetadas. Em uma das residências em situação de risco vivem duas crianças, de 5 e 11 anos, acompanhadas da mãe e da avó. Na casa vizinha, que foi parcialmente invadida pela lama, reside um morador sozinho. Ambas as famílias estão recebendo todo o suporte necessário, incluindo auxílio-moradia e acompanhamento social, até que a situação seja totalmente normalizada.

Em seguida, o refeito Dr. Lapena, acompanhado do Secretário de Obras, Laxixa, visitou a Avenida Expressa, onde as equipes municipais executavam serviços de limpeza e vedação de um buraco ocasionado pelo volume de água. Após vistoria técnica, foi constatado que a estrutura da via encontra-se estável e sem riscos para pedestres e motoristas.

Durante as visitas, o Prefeito destacou a atuação integrada das secretarias municipais e reafirmou o compromisso da gestão com a segurança e o bem-estar da população:

“Estamos percorrendo várias regiões da cidade após uma noite de condições climáticas extremamente intensas, com chuva, granizo e ventos fortes, que causaram queda de árvores, bloqueio de vias e rompimento de fios de energia. Nossa prioridade são as pessoas. Graças a Deus, não tivemos vítimas, nem feridos leves, graves ou fatais. Todas as nossas equipes — de Saúde, Educação, Obras, Desenvolvimento Social e Defesa Civil — estão mobilizadas para garantir que cada cidadão seja acolhido e assistido. Também acompanhamos de perto a situação dos hospitais, que não podem ficar sem energia, e os problemas foram rapidamente resolvidos pela CPFL. Apesar dos desafios, tudo está sob controle.”

A Prefeitura reforça que permanece em estado de atenção, com equipes de prontidão para atender novas ocorrências e garantir a segurança, o amparo e a tranquilidade dos moradores. Em caso de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. Para ocorrências envolvendo árvores sobre a rede elétrica, fios caídos ou falta de energia, os contatos da CPFL Paulista são: www.cpfl.com.br, 08000101010 ou através de um SMS, com o envio do número da unidade consumidora para 27351.

Publicado em Araraquara

IBATÉ/SP - A Secretaria Municipal de Educação de Ibaté concluiu, na quarta-feira (5), a quarta e última reunião da Comissão de Fiscalização, Acompanhamento e Monitoramento das Atribuições de Turmas, Classes e Aulas para o Ano Letivo de 2026.

Ao todo, mais de 300 professores efetivos atuarão na rede municipal no próximo ano.

De forma inédita, o município organizou, com antecedência, todo o processo de atribuição de aulas, o que representa um avanço significativo para o planejamento do ano letivo. A Comissão foi instituída com o objetivo de garantir que cada etapa ocorra de maneira ágil, transparente e eficiente, evitando imprevistos e assegurando maior organização administrativa e pedagógica.

A secretária municipal de Educação, Rosângela Oliveira (Nova), destacou a importância do processo antecipado.
“Esse planejamento permite que os profissionais saibam previamente onde irão atuar, contribuindo para uma melhor organização pedagógica e, consequentemente, para um ensino de maior qualidade”, reforçou.

Com a etapa de organização concluída, a rede municipal segue agora com os preparativos para as atribuições, que ocorrerão nos dias 12 e 13 de novembro, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Ibaté com uma educação pública planejada, organizada e de qualidade.

Publicado em Ibaté

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Novembro 2025 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.