Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Em uma ação conjunta entre a Prefeitura Municipal de São Carlos e a CPFL Paulista, cerca de 3 mil lâmpadas incandescentes e fluorescentes foram substituídas por modelos de LED, marcando um avanço significativo na busca por sustentabilidade e economia energética na cidade.
A campanha, realizada nos dias 31 de julho e 1º de agosto, aconteceu em uma tenda montada na Praça do Mercado Municipal e atraiu centenas de moradores. Cada participante pôde trocar até oito lâmpadas usadas por novas de LED, mediante apresentação de documento com foto e uma conta de energia.
O secretário de Conservação e Qualidade Urbana, Leonardo Orlando, celebrou o impacto da iniciativa. “É a primeira vez que fazemos essa campanha com a CPFL e, ao que tudo indica, é uma campanha de muito sucesso,” afirmou o secretário. “É mais uma parceria que a gente realiza com a CPFL para ajudar os consumidores a reduzirem o consumo de energia dentro de casa. A população aderiu fortemente à campanha. São Carlos foi a maior cidade da região em que esse programa foi feito”.
Segundo o secretário, no primeiro dia foram trocadas cerca de 1.400 lâmpadas e no segundo mais 1.600. Além de proporcionar economia, a ação contribui para o descarte correto de lâmpadas antigas — um ponto que foi bastante elogiado pela população.
“O pessoal vem falar com a gente que é uma coisa muito bacana, tanto na questão da economia quanto no descarte correto. Muitas vezes as pessoas nem têm onde descartar essas lâmpadas. Isso nos estimula a realizar outras campanhas com esse perfil”, completou Leonardo Orlando.
Júlio César de Oliveira, consultor de relacionamento da CPFL Paulista, também destacou o sucesso da iniciativa. “Foi um sucesso. Só na quinta-feira, trocamos mais de 1.400 lâmpadas e hoje vamos chegar a 3 mil. Essa parceria com a Prefeitura de São Carlos foi uma das maiores que já realizamos”, comentou.
A troca gratuita faz parte do Programa de Eficiência Energética da CPFL, regulado pela Aneel, e tem como objetivo incentivar o uso racional da energia elétrica.
“As lâmpadas de LED consomem até 80% menos energia do que as incandescentes e têm vida útil muito superior. Promover essa substituição gratuita é uma forma de estimular o uso mais consciente da energia e contribuir com a economia nas residências”, completou Oliveira.
Diante do sucesso da ação, a Prefeitura de São Carlos planeja ampliar o programa. “Estamos conversando com a CPFL para abrir novas datas e expandir a ação também para os bairros. Nosso objetivo é transformar São Carlos em uma cidade 100% LED, tanto nas vias urbanas quanto dentro das casas”, finalizou Leonardo Orlando.
SÃO CARLOS/SP - Crianças dos Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI’S) Olívia Carvalho e Regina Aparecida Lima Melchiades, além de alunos das instituições Acorde e APAE, participaram na manhã desta sexta-feira (1º/8) de uma visita especial à Fazendinha do Centro Municipal de Atividades Equestres Vereador Paraná Filho. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal.
A atividade integra a programação do 4º Top Ranch e teve como objetivo proporcionar um momento de convivência com animais de pequeno porte, como cabras, carneiros, coelhos, mini vacas e pôneis, além de reforçar ações de inclusão social.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural, Paraná Filho, a visita à Fazendinha é uma experiência enriquecedora para as crianças. “É uma oportunidade para saírem do contexto escolar e vivenciarem o contato direto com os animais. Isso faz muito bem para elas. Além disso, elas podem circular pelo recinto e conhecer mais sobre o evento e as provas do Top Ranch”, afirmou.
O evento também tem caráter social. Segundo o secretário, a renda de mais de mil almoços que serão vendidos no domingo (3/8) será revertida para o Projeto CorAção, com expectativa de arrecadar cerca de R$ 35 mil. Instituições cadastradas no município também participam, com a venda de produtos para angariar recursos.
O secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesporto, Rafael Almeida, destacou o compromisso da gestão com a inclusão. “Nosso objetivo é garantir que as pessoas com deficiência possam acessar todos os espaços e eventos da cidade. A parceria com o Top Ranch permitiu criar essa vivência no ambiente rural, o que é muito importante para o desenvolvimento dessas crianças”, explicou.
A ação foi bem recebida pelas instituições participantes. Para Cleonice Lavandoski Amato, gerente executiva do Instituto Acorde, a visita foi uma oportunidade única. “Eles estão muito empolgados, é uma experiência que normalmente não vivenciam. Agradecemos à Prefeitura pela iniciativa”, declarou.
Já Kassiana Keppe Barcelli, coordenadora pedagógica da APAE, reforçou a relevância da atividade. “Esse tipo de passeio contribui para a inclusão e para o aprendizado de forma lúdica. O contato com a natureza, a interação com outras instituições e a quebra da rotina são muito bem-vindos”, concluiu.
ITÁLIA - A Corte de Apelação de Roma determinou na sexta-feira (1º) que a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP) continue presa em regime fechado durante o processo de extradição da Itália para Brasil. A tramitação pode durar de 1 a 2 anos, segundo especialistas.
A audiência na Quarta Seção Penal começou por volta das 11h30 (6h30 no Brasil), durou cerca de três horas e foi conduzida, a portas fechadas, pelo juiz Aldo Morgigni.
Zambelli foi detida na terça-feira (29) em um apartamento no bairro Aurélio, em Roma, após quase dois meses como foragida da Justiça brasileira. Ela foi enviada para o presídio feminino Rebibbia, onde estão 369 mulheres, quase cem a mais do que a capacidade total.
A defesa da deputada na Itália esperava que a corte decidisse pela prisão domiciliar. Segundo o advogado Pieremilio Sammarco, o próximo passo será uma audiência na mesma Corte de Apelação, que dará andamento ao processo de extradição.
Sammarco afirmou que parte da linha de defesa será destacar o que chama de "anomalias" no processo que resultou na condenação de dez anos de prisão determinada pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Zambelli foi acusada de participar da invasão do sistema do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para emitir um mandado falso de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.
Um dos pontos, diz o advogado, será mostrar que "a vítima do suposto crime é a mesma pessoa que fez a sentença, que decidiu pela execução da sentença e que decidiu a apelação. Me parece uma grave anomalia", disse.
Depois da tramitação na Corte de Apelação, o processo pode seguir para a Corte de Cassação, máxima instância do Judiciário italiano, e, enfim, para a decisão do governo italiano, por meio do Ministério da Justiça. Na quinta-feira (31), Moraes determinou que a AGU (Advocacia-Geral da União) acompanhe o processo na Itália.
Segundo o UOL, o pai da congressista acompanhou, do lado de fora, a sessão desta sexta. Negou que a movimentação dele por Roma tenha contribuído para a identificação do endereço onde ela foi presa e afirmou que faltou orientação para que a filha se entregasse às autoridades italianas. "Ela deveria ter se entregado logo, para resolver isso tudo. Faltou orientação. Ela não sabia exatamente o que fazer", disse.
Zambelli chegou à Itália em 5 de junho, em voo saído dos Estados Unidos, e entrou no país europeu com o passaporte italiano, por ter dupla cidadania. Tratados de cooperação entre Itália e Brasil possibilitam a sua extradição, apesar da cidadania italiana.
FOLHAPRESS
Shopping Iguatemi São Carlos promove espetáculos gratuitos que unem diversão e fantasia
SÃO CARLOS/SP - O Shopping Iguatemi São Carlos – que faz parte do portfólio de administração e investimentos do Grupo AD – preparou uma programação especial para o projeto Domingo Encantado de agosto, com dois espetáculos gratuitos voltados ao universo lúdico e cheio de valores. As apresentações acontecem aos domingos, sempre às 14h, ao lado da Cobasi, e prometem encantar crianças e suas famílias.
Abrindo a programação, no dia 3 de agosto, o teatrinho O Dia dos Pais de Gepeto antecipa as comemorações da data com uma narrativa emocionante sobre carinho e gratidão. Na trama, Pinóquio precisa encontrar o presente ideal para homenagear seu pai, Gepeto, e embarca em uma jornada que valoriza o amor em família.
Já no dia 24 de agosto, o público poderá conferir a contação de história Pinóquio, que revisita a trajetória do famoso boneco de madeira criado por um carpinteiro solitário. Com a ajuda da Fada Azul, Pinóquio ganha vida e parte em aventuras recheadas de aprendizados. A narrativa destaca temas como verdade, responsabilidade e o desejo de se tornar alguém melhor.
O projeto Domingo Encantado é uma iniciativa do Shopping Iguatemi São Carlos que tem como objetivo proporcionar momentos de convivência, cultura e imaginação para toda a família. As atrações são gratuitas, inclusivas e abertas ao público, reforçando o compromisso do shopping com ações que aproximam a comunidade da arte e da literatura.
“Queremos que o shopping seja um espaço onde a imaginação ganhe vida, e as famílias possam compartilhar momentos especiais. Iniciativas como o Domingo Encantado oferecem experiências que unem cultura, lazer e afeto”, afirma Fábio Maria, gerente geral do Shopping Iguatemi São Carlos.
Serviço
Domingo Encantado – Shopping Iguatemi São Carlos
Local: ao lado da Cobasi
Horário: A partir das 14h
Entrada gratuita
• 03/08 – O Dia dos Pais de Gepeto (teatro)
• 24/08 – Pinóquio (Contação de história)
A programação está sujeita a alterações. Para mais informações, acompanhe as redes sociais e o site oficial do shopping. Instagram: @iguatemisaocarlos | Acesse: www.iguatemisaocarlos.com.br
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.