Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - O vereador Jùlio Cesar voltou a cobrar providências urgentes para a implantação de iluminação pública na Rua Santa Gertrudes, localizada na Vila Izabel. A demanda, segundo o parlamentar, já foi apresentada anteriormente por meio de requerimentos nos anos de 2025 e 2026, mas até o momento nenhuma medida efetiva foi adotada.
De acordo com o vereador, a falta de iluminação tem gerado insegurança constante para moradores, pedestres e motoristas que utilizam a via, principalmente no período noturno. “Estamos falando de uma necessidade básica. A população não pode continuar exposta a riscos por falta de iluminação”, destacou.
Moradores relatam preocupação com a segurança, apontando a ocorrência de furtos e outras situações que têm se tornado mais frequentes devido à escuridão no local.
O parlamentar destacou ainda que o problema não é isolado. Segundo ele, a falta de iluminação pública tem sido registrada em diversos bairros da cidade, evidenciando uma demanda mais ampla que precisa de atenção imediata. “Não é um caso pontual. Recebemos reclamações de várias regiões. A iluminação pública precisa ser tratada como prioridade”, afirmou.
Diante da falta de avanços, Jùlio Cesar protocolou um novo requerimento na Câmara Municipal, solicitando não apenas a execução do serviço em caráter de urgência, mas também esclarecimentos sobre os motivos da demora. O vereador questiona, inclusive, se a responsabilidade pela implantação da iluminação é da Prefeitura ou da concessionária CPFL, cobrando transparência e definição clara sobre quem deve executar a obra.
“O que não pode acontecer é esse jogo de empurra entre Prefeitura e CPFL enquanto a população sofre. É preciso definir responsabilidades e agir com urgência”, reforçou.
O parlamentar também solicitou informações sobre a existência de projeto técnico, previsão orçamentária e prazo para início e conclusão da obra, além de questionar se já houve solicitação formal junto à CPFL e se há possibilidade de medidas emergenciais até que a iluminação definitiva seja implantada.
SÃO CARLOS/SP - O Vereador Bruno iniciou uma mobilização popular por meio de um abaixo-assinado digital em defesa da duplicação da Rodovia SP-215 (Rodovia Doutor Paulo Lauro), importante via de ligação para São Carlos e região.
A iniciativa surge diante das constantes reclamações de moradores, trabalhadores, empresários e motoristas que utilizam diariamente o trecho e enfrentam problemas relacionados à falta de infraestrutura adequada, dificuldades de mobilidade e, principalmente, riscos frequentes de acidentes.
A rodovia é considerada um importante corredor para o desenvolvimento econômico regional, sendo utilizada diariamente por pessoas que se deslocam para o trabalho, moradores de condomínios da região, empresas instaladas às margens da via e também para o transporte de mercadorias. Com o crescimento populacional e empresarial nas áreas próximas à rodovia, a demanda por melhorias estruturais se tornou ainda mais urgente.
Segundo o parlamentar, a duplicação da via é uma medida necessária para garantir mais segurança viária, melhorar o fluxo de veículos e acompanhar o crescimento da região.
"A SP-215 é uma rodovia extremamente importante para São Carlos e para toda nossa região. Todos os dias recebemos relatos de moradores e trabalhadores que convivem com o medo de acidentes e com dificuldades de acesso. O crescimento daquela região exige planejamento e infraestrutura. Esse abaixo-assinado é uma forma de unir a população e mostrar ao Governo do Estado que essa demanda é urgente e necessária", destacou o vereador Bruno Zancheta.
Ele reforçou que a participação da população será fundamental para fortalecer o pedido junto aos órgãos competentes e ampliar a pressão por investimentos no trecho.
O abaixo-assinado está disponível de forma online e busca reunir o maior número possível de assinaturas de pessoas que apoiam a causa e defendem mais segurança e mobilidade para quem utiliza diariamente a SP-215.
Link do abaixo assinado:
https://docs.google.com/forms/
SÃO CARLOS/SP - O mês de maio chega ao Sesc São Carlos com uma proposta centrada na relação entre população e cidade. A programação destaca o projeto “Viver bem na cidade”, que reúne atividades culturais, esportivas e reflexivas voltadas ao uso consciente dos espaços urbanos.
A iniciativa promove debates sobre mobilidade, acessibilidade, sustentabilidade e bem-estar coletivo, além de vivências práticas que incentivam o público a ocupar a cidade de forma mais ativa. Entre os destaques estão bate-papos com especialistas, intervenções artísticas, passeios ciclísticos e atividades ao ar livre.
A agenda também inclui eventos voltados às famílias, como a Semana Mundial do Brincar, que encerra o mês com oficinas e espetáculos que reforçam o brincar como direito fundamental. Já o Dia do Desafio propõe atividades físicas abertas, com foco na inclusão e na promoção da saúde.
A programação ainda contempla shows musicais, exibições de filmes, oficinas tecnológicas e feiras de economia criativa, ampliando o acesso à cultura e ao lazer para diferentes públicos.
PROGRAMAÇÃO NO INSTAGRAM DO SESC SÃO CARLOS
Levantamento do IEMB-Acirp aponta alta puxada por tomate, leite e feijão; custo médio da cesta chegou a R$ 792,05 com diferenças de até R$ 190,00 entre regiões da cidade
RIBEIRÃO PRETO/SP - Pesquisa da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) mostrou que o custo médio da cesta básica na cidade chegou a R$ 792,05 em abril de 2026. O valor é 5,98% maior que o registrado no mês anterior. O levantamento foi feito pelo Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB-Acirp), no dia 15 de abril.
Variações
Os principais destaques de variação com alta de preços observados no período foram tomate italiano (+25,48%), leite de caixinha (+18,89%) e feijão carioca (+11,56%). No caso do tomate, o aumento é atribuído à redução da oferta no mercado atacadista - a maturação e a colheita antecipadas influenciaram no volume.
Já o leite refletiu a menor oferta no campo, influenciada pela sazonalidade da produção e pela postura mais cautelosa dos produtores em relação a novos investimentos. A situação é combinada ao avanço dos custos de produção, o que sustentou os preços da matéria-prima e dos derivados.
O feijão carioca, por sua vez, subiu em um contexto de safra menor e estoques reduzidos. A remuneração mais baixa desestimulou o plantio, enquanto o clima prejudicou a colheita.
Em sentido oposto à média da cesta, o açúcar cristal (-4,59%) e a banana nanica (-2,57%) apresentaram movimentos de queda dos preços, impedindo um aumento ainda maior do kit básico de alimentos no mês.
Pesando no bolso
As carnes permaneceram como o principal componente do orçamento alimentar, respondendo por 45,33% do dispêndio total da cesta. Em seguida, destacaram-se frutas e legumes (23,56%), farináceos (18,11%), laticínios (6,43%), leguminosas (3,97%), cereais (1,74%) e óleos (0,86%).
No que se refere ao poder de compra, considerando o salário-mínimo bruto vigente de R$1.621,00 e o desconto de 7,50% referente à Previdência Social, o salário-mínimo líquido foi estimado em R$ 1.499,43.
Nessas condições, um trabalhador comprometeu, em abril, cerca de 52,82% da renda mensal (116,21 horas trabalhadas) apenas com os alimentos essenciais. O acréscimo de 6,56 horas em relação a março contribui para redução do poder de compra no período.
Diferença entre regiões segue significativa
A análise regional aponta diferenças relevantes nos preços praticados no município. A região Central, além de apresentar o maior custo médio da cesta (R$ 896,35), registrou variação de +13,43% no mês. A região Oeste, que manteve o menor valor médio (R$ 709,11), apresentou variação de -0,80%. Nas demais regiões, observou-se variação de +4,48%, na Norte (R$ 743,35); +8,85%, na Leste (R$ 813,91) e +4,25%, na Sul (R$ 814,82), reforçando a diferença espacial dos preços dos alimentos em Ribeirão Preto
Metodologia
A coleta de dados é feita em padarias e supermercados de todas as regiões da cidades. São considerados itens da cesta básica os produtos listados no Decreto- Lei nº 399/1938. A composição dos grupos alimentares observa também as diretrizes do Decreto nº 11.936, de 5 de março de 2024, e dialoga com os padrões de consumo alimentar identificados na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF/IBGE), exclusivamente para fins de enquadramento conceitual.
Sobre o IEMB
O Instituto de Economia da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) foi criado em 1954, aniversário de 50 anos da entidade, com objetivo de reunir e divulgar estatísticas do município e da região.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.