fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - A partir da zero hora do dia 1º de maio de 2026, os pedágios das rodovias administradas pela Ecovias Noroeste Paulista passarão a operar com novas tarifas. O reajuste, previsto no contrato de concessão com o Governo do Estado de São Paulo, foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), acumulado entre maio de 2025 e abril de 2026, representando uma correção de 4,11%.

            Os valores foram homologados pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e publicados no Diário Oficial do Estado. Confira as novas tarifas para veículos de passeio:

●             ARARAQUARA (Rodovia Washington Luís – SP-310): R$ 22,80.

●             AGULHA (Rodovia Washington Luís – SP-310): R$ 13,80.

●             CATIGUÁ (Rodovia Washington Luís – SP-310): R$ 19,80.

●             DOBRADA (Rodovia Brigadeiro Faria Lima – SP-326): R$ 11,20.

●             TAIÚVA (Rodovia Brigadeiro Faria Lima – SP-326): R$ 10,20.

●             JABOTICABAL (Rodovia Carlos Tonanni – SP-333): R$ 17,60.

●             ITÁPOLIS (Rodovia Laurentino Mascari – SP-333): R$ 9,70.

●             COLINA (Rodovia Brigadeiro Faria Lima – SP-326): R$ 11,70.

●             MONTE ALTO (Rodovia Orlando Chesini Ometto – SP-323): R$ 7,80.

●             PIRANGI (Rodovia Comendador Pedro Monteleone – SP-351): R$ 12,80.

TAG com desconto

            Os usuários que utilizam TAGs para pagamento e liberação automáticos têm 5% de desconto em cada passagem pelo pedágio (convencional e Free Flow). Eles pagarão:

●                   R$ 21,66 em Araraquara.

●                   R$ 13,11 em Agulha.

●                   R$ 18,81 em Catiguá.

●                   R$ 10,64 em Dobrada.

●                   R$ 9,69 em Taiúva.

●                   R$ 16,72 em Jaboticabal.

●                   R$ 9,21 em Itápolis.

●                   R$ 11,11 em Colina.

●                   R$ 7,41 em Monte Alto.

●                   R$ 12,16 em Pirangi.

Free Flow

            As praças de Dobrada, Taiúva, Jaboticabal e Itápolis operam no sistema Free Flow, sem cabines físicas de cobrança. O usuário passa sem reduzir a velocidade e o valor é cobrado eletronicamente. Motoristas com TAG ativa têm a cobrança feita automaticamente. Quem não possui TAG pode pagar, em até 30 dias, pelos canais oficiais: site pedagiodigital.com, aplicativo Ecovias Noroeste Paulista, WhatsApp 0800-326-3663 ou, presencialmente, em totens disponíveis na SP-326, em Santa Ernestina, Jaboticabal, Pitangueiras, Bebedouro e Colina, e na SP-333, em Barrinha, Taquaritinga e Borborema.

Desconto Usuário Frequente (DUF)

            Quem passa com frequência pelas praças de pedágio da Ecovias Noroeste Paulista tem ainda mais um motivo para usar TAG: o programa Desconto Usuário Frequente (DUF), que oferece reduções progressivas e automáticas para veículos de passeio. Os descontos são aplicados a partir da segunda passagem pelo mesmo pedágio, no mesmo sentido e dentro do mesmo mês. Quanto mais vezes o usuário passar, maior o desconto - até a 30ª passagem, quando o valor mínimo é atingido e se mantém fixo até o último dia do mês.

            Para se ter uma ideia da economia: em Araraquara, por exemplo, na 10ª passagem o valor cai para R$ 8,96; na 20ª, para R$ 3,36; e a partir da 30ª, o usuário paga apenas R$ 1,26, uma economia de mais de 94% em relação à tarifa cheia.

Motociclistas

            Os motociclistas também contam com tarifa diferenciada nas praças da Ecovias Noroeste Paulista. As motos pagam, exatamente, metade do valor cobrado para veículos de passeio em todos os pedágios da concessão. Os novos valores para motos são:

●                   R$ 11,40 em Araraquara.

●                   R$ 6,90 em Agulha.

●                   R$ 9,90 em Catiguá.

●                   R$ 5,60 em Dobrada.

●                   R$ 5,10 em Taiúva.

●                   R$ 8,80 em Jaboticabal.

●                   R$ 4,90 em Itápolis.

●                   R$ 5,80 em Colina.

●                   R$ 3,90 em Monte Alto.

●                   R$ 6,40 em Pirangi.

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Educacional São Carlos (FESC) promoveu, na manhã desta quarta-feira (29/04), a reunião ordinária do Conselho Fiscal, no Campus 1 – Vila Nery. O encontro reuniu membros titulares e suplentes do colegiado e teve como objetivo cumprir as atribuições legais de acompanhamento, análise e fiscalização das atividades institucionais.

Durante a reunião, os conselheiros apreciaram o relatório anual das atividades da FESC, destacando os resultados alcançados em 2025 nas áreas administrativa, financeira e pedagógica. Também foram analisados o balanço e as demonstrações contábeis do exercício, documentos fundamentais para garantir a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos.

Outro ponto de destaque foi a apresentação da execução orçamentária e financeira referente ao primeiro trimestre de 2026, permitindo ao Conselho Fiscal acompanhar de perto o planejamento e a gestão dos recursos no início do novo exercício.

Para o presidente da FESC, Eduardo Cotrim, a reunião reforça valores essenciais da instituição. “Nosso compromisso é com a transparência e a responsabilidade na gestão pública.

O trabalho do Conselho Fiscal fortalece os mecanismos de controle interno e garante que as ações da FESC estejam sempre alinhadas com os princípios legais e com o interesse da população de São Carlos".

SÃO CARLOS/SP - A campanha de vacinação contra a gripe em São Carlos, iniciada em 28 de março, já aplicou 21.306 doses até agora. Apesar do esforço da Secretaria Municipal de Saúde, a adesão dos grupos prioritários segue baixa: apenas 23,19% da população-alvo se imunizou.

Entre os grupos mais vulneráveis, os números chamam atenção. Das 15.610 crianças de 6 meses a menores de 6 anos, somente 1.413 receberam a vacina, o que representa 9,05% de cobertura. Entre as gestantes, foram aplicadas 446 doses, alcançando 24,78%. Já os idosos, que somam a maior parte do público-alvo, tiveram 13.547 doses aplicadas, o que corresponde a 27,64% de cobertura.

A diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, alerta para os riscos da baixa procura. “A gripe não é uma doença simples. Ela pode evoluir para complicações graves, especialmente em idosos, crianças e gestantes. A vacina é segura e gratuita, e é fundamental que a população aproveite essa oportunidade de proteção".

O secretário de Saúde, Leandro Pilha, reforça o apelo. "Nosso objetivo é vacinar 90% dos grupos prioritários até o fim da campanha. A imunização é a melhor forma de evitar internações e mortes causadas pelo vírus influenza. Pedimos que todos procurem as unidades de saúde e façam a sua parte".

A campanha segue até o dia 30 de maio nas unidades de saúde do município, com exceção da USF e UBS Cruzeiro do Sul, que passam por reforma. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. Para se vacinar, basta apresentar documento com foto e, se possível, a carteira de vacinação.

A vacina protege contra os vírus A (H1N1 e H3N2) e B, e pode ser aplicada junto a outras vacinas do Calendário Nacional. É importante lembrar que ela não causa gripe, já que os vírus utilizados são inativados.

Com a chegada do outono e a proximidade do inverno, a imunização é uma medida simples e essencial para garantir a saúde da comunidade.

SÃO CARLOS/SP - O programa São Carlos Mais Bonita começou, na manhã desta quarta-feira (29/04), as ações de zeladoria na região sul do município, com um mutirão de limpeza no bairro Cidade Aracy. Mais de 100 trabalhadores participaram do início dos trabalhos, concentrados na entrada do bairro.

O prefeito Netto Donato acompanhou o início das atividades ao lado do assessor de gabinete e coordenador do programa, João Muller, do presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Derike Contri, e do vereador Dé Alvim.

De acordo com o prefeito Netto Donato, o programa já executou cerca de 6 milhões de metros quadrados de serviços de roçagem e limpeza em diferentes regiões da cidade.

“Nesta etapa, as equipes vão atuar no Cidade Aracy e também devem atender bairros como Presidente Collor, Antenor Garcia, Planalto Verde, Zavaglia e Eduardo Abdelnur. Na sequência, os trabalhos avançam para a região da Serrinha e, posteriormente, para a Vila Prado”.

As ações são realizadas em sistema de mutirão, com atuação simultânea de diversas frentes de trabalho, incluindo equipes do SAAE, serviços de tapa-buraco, roçagem, limpeza, pintura de guias e sinalização viária.

A administração municipal reforça a necessidade de colaboração da população para a manutenção dos espaços públicos, especialmente no que diz respeito ao descarte adequado de resíduos. A fiscalização também está intensificando as notificações a proprietários de terrenos particulares que não estejam em condições adequadas de limpeza.

Segundo o vereador Dé Alvim, o programa já atendeu mais de 60 bairros desde o lançamento, em fevereiro, com a retirada de aproximadamente 180 caminhões de entulho, além de serviços de limpeza em bueiros, galerias e piscinões. Ele afirmou que as equipes devem permanecer no Cidade Aracy até a conclusão dos trabalhos.

De acordo com o coordenador do programa, João Muller, a previsão é de que as equipes permaneçam na região por pelo menos 15 dias. Ele destacou que as ações já passaram pelas regiões Leste e Norte, totalizando cerca de 5 milhões de metros quadrados somente de roçagem.

O presidente do SAAE, Derike Contri, informou que a autarquia já realizou 42 ações de limpeza em galerias e bocas de lobo, 14 intervenções em piscinões e 60 serviços com aplicação de massa asfáltica. 

Ainda segundo os dados apresentados, nas regiões Leste e Norte foram roçados cerca de 5 milhões de metros quadrados, revitalizados 149 mil metros quadrados de praças e áreas de lazer, além da execução de 23 mil metros quadrados de sinalização horizontal em vias estratégicas.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.