fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos recebeu, na noite desta quarta-feira (29/04), uma audiência pública presidida pelo vereador Djalma Nery (PSOL) para discutir o Plano Municipal de Arborização Urbana. O encontro reuniu autoridades, especialistas e moradores, e apresentou o diagnóstico detalhado da situação atual da floresta urbana da cidade, além do prognóstico e da proposta de lei que deve instituir novas regras para o manejo e expansão da cobertura verde.

O relatório técnico, elaborado pela Esalq-USP sob coordenação do professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, revelou que São Carlos possui cerca de 55 mil árvores nas vias públicas, o que equivale a apenas 29 árvores por quilômetro de calçada, densidade considerada baixa e insuficiente para garantir conforto térmico e resiliência climática. “Nos esforçamos para produzir uma quantificação dos serviços ambientais proporcionados pelas árvores atuais e pelas futuras. O potencial é de triplicar os benefícios”, destacou

Demóstenes. Ele lembrou ainda que o Brasil vive um momento propício, com o primeiro plano nacional de arborização da história, que pode viabilizar financiamento para a implantação das mudanças. “É possível, com uma modificação no plano diretor, conseguir recursos para transformar São Carlos em uma cidade verde, com um clima ainda melhor”, completou.

O vice-prefeito Roselei Françoso reforçou a importância do projeto. “A árvore é vida. É reequilíbrio ambiental, frescor, oportunidade de recuperação de espécies. É um bem necessário a toda a sociedade. Quanto mais árvores plantadas, mais interessante para toda a sociedade, para a fauna e para a flora”. Ele também destacou o impacto econômico.

“O investimento previsto é de 18 milhões de reais, mas o retorno para a sociedade ao longo de 20 anos é de mais de 540 milhões. Isso significa menos enchentes, menos tragédias e mais estabilidade climática”.

O promotor Sérgio Domingos de Oliveira, do Ministério Público, ressaltou a necessidade de planejamento. “Sem planejamento você vai ficar trabalhando pontualmente, de forma irracional, sem resultados adequados. O planejamento é essencial, junto com os benefícios que a arborização traz. É uma iniciativa louvável do município, que merece parabéns”.

Já o secretário de Clima e Meio Ambiente, Júnior Zanquim, lembrou que esta foi a terceira audiência pública sobre o tema. “É fundamental que a população participe para que tenhamos um plano adequado à nossa realidade. Queremos um futuro com menos conflito entre arborização e instrumentos urbanos, como fiação elétrica e acessibilidade. Foi um momento em que autoridades e sociedade puderam debater e trazer proposições para a melhoria ambiental da cidade”.

O plano prevê o plantio de 94 mil novas árvores, com prioridade para espécies nativas de grande copa, como ipês e jacarandás, capazes de reduzir ilhas de calor e melhorar o conforto térmico. A meta segue a chamada Regra 3-30-300: cada morador deve avistar pelo menos três árvores de sua casa, escola ou trabalho; cada bairro deve ter 30% de cobertura arbórea; e ninguém deve estar a mais de 300 metros de um espaço verde.

Além das metas ambientais, o projeto traz mudanças legais importantes: podas drásticas passam a ser consideradas infração grave; árvores monumentais, chamadas de Árvores de Interesse Público, terão proteção absoluta; e cada árvore suprimida deverá ser compensada com o plantio de outra na mesma microbacia. Também fica proibido que qualquer espécie ultrapasse 10% do total urbano, para evitar riscos de pragas e doenças.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos informa que, em razão do feriado nacional do Dia do Trabalhador, celebrado nesta sexta-feira (1º/5), haverá alterações no funcionamento de alguns serviços públicos municipais. Os serviços considerados essenciais serão mantidos.

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da Vila Prado, Cidade Aracy e Santa Felícia funcionarão normalmente, com atendimento 24 horas. Em situações de emergência, a população pode acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) pelo telefone 192.

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Saúde da Família (USFs) não terão atendimento na sexta-feira (1º/5), retomando as atividades na segunda-feira (4/5), a partir das 7h. As farmácias vinculadas às UBSs, assim como a Farmácia de Alto Custo, também permanecerão fechadas no feriado.

A exceção será a farmácia da UPA do Cidade Aracy, que funcionará na sexta-feira (1º/5), sábado (2/5) e domingo (3/5), das 8h às 12h e das 13h às 18h, para a dispensação de medicamentos de uso agudo, como analgésicos, antitérmicos e antibióticos, mediante prescrição médica e conforme disponibilidade. Medicamentos de uso contínuo não serão fornecidos nesse período.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto não terá atendimento presencial na sexta-feira. Durante o feriado, os usuários poderão entrar em contato pelo telefone 0800-300-1520. O atendimento presencial será retomado na segunda-feira (4/5).

Também não haverá expediente na Casa do Trabalhador e no Procon no dia 1º de maio, com retorno das atividades no próximo dia útil.

O Mercado Municipal permanecerá fechado no feriado, reabrindo no sábado (2/5), das 9h às 17h. Já o Parque Ecológico funcionará normalmente para visitação pública no feriado, das 8h às 16h30.

A Guarda Municipal, o Conselho Tutelar e a Defesa Civil poderão ser acionados pelo telefone 153. A coleta domiciliar de lixo seguirá normalmente, sem interrupções ou alterações nos horários.

ITIRAPINA/SP - A rapidez na resposta policial fez toda a diferença na manhã desta quinta-feira (30), em Itirapina. Em uma ação precisa, a Polícia Militar prendeu em flagrante o autor de um roubo cometido com uso de arma branca e recuperou os bens da vítima pouco tempo após o crime.

A equipe de supervisão CGPII (VTR I-37201), composta pelo 1º Sgt PM Sobrinho e Sd PM Fausto, com apoio do Cb PM Bernardes e Sd PM Guerreiro, foi acionada via COPOM para atendimento de ocorrência de roubo de celular na Avenida Marginal, região do Broa.

No local, os policiais fizeram contato com a vítima, que relatou os fatos e forneceu características precisas do autor, inclusive indicando sua possível identidade. Informação clara encurta caminho — e foi exatamente isso que aconteceu.

De posse dos dados, a equipe iniciou patrulhamento direcionado nas imediações. Poucos minutos depois, ao adentrar a via indicada, os policiais localizaram um indivíduo com as mesmas características. A abordagem confirmou as suspeitas.

Durante a busca pessoal, foram encontrados com o abordado uma faca utilizada no crime, o celular subtraído e a quantia de R$ 10 em dinheiro, todos reconhecidos como produtos do roubo.

Diante dos fatos, o indivíduo recebeu voz de prisão em flagrante, teve seus direitos constitucionais garantidos e foi conduzido à Delegacia de Polícia de Itirapina. O delegado de plantão ratificou a prisão por roubo qualificado pelo emprego de arma branca, permanecendo o indiciado à disposição da Justiça.

ITIRAPINA/SP - Uma ação firme e tecnicamente precisa da Polícia Militar resultou na prisão em flagrante de um indivíduo por tráfico de drogas na noite de quarta-feira (29), em Itirapina. A ocorrência, marcada por tentativa de fuga e resistência à abordagem, terminou com a apreensão de entorpecentes já fracionados para comercialização — típico indicativo de tráfico ativo.

Durante patrulhamento ostensivo pela Rua Tupiniquins, nas imediações do bar “Altas Horas”, a equipe Bravo, composta pelo Cb PM Adriano e Sd PM Wagner, com apoio da equipe de supervisão CGPII (3º Sgt PM Alef e Sd PM Silva), identificou um indivíduo já conhecido nos meios policiais. O comportamento suspeito — mudança brusca de direção e visível nervosismo ao notar a presença da viatura — foi o suficiente para acionar o protocolo de abordagem.

A resposta do suspeito foi imediata: desobediência, fuga a pé e tentativa de se esconder em área de mata. Não funcionou.

Após acompanhamento tático, os policiais conseguiram detê-lo. Mesmo contido, o indivíduo ainda resistiu, exigindo o uso moderado da força e técnicas de defesa pessoal policial para garantir a segurança da equipe e concluir a imobilização dentro dos parâmetros legais.

Na busca pessoal, veio a confirmação do que já era evidente: uma sacola contendo 78 eppendorfs de cocaína, além de porções de maconha, totalizando aproximadamente 346 gramas de entorpecentes prontos para o comércio ilegal. Em breve entrevista, o próprio abordado admitiu a prática de tráfico no local.

O indivíduo foi conduzido ao atendimento médico e, posteriormente, apresentado ao plantão policial, onde teve a prisão em flagrante ratificada pelo delegado competente, permanecendo à disposição da Justiça.
 

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.