fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

ARARAQUARA/SP - A Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Anna de Oliveira Ferraz, de Araraquara, promove uma ação de cadastro de doadores de medula óssea nesta quinta-feira (30), entre 9h30 e 14h.

Todos os estudantes do curso técnico de Enfermagem estão à frente da campanha, em parceria com a prefeitura, o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), o Hemocentro da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) – responsável pelo transporte e tipagem HLA das amostras colhidas – e a Universidade Paulista (Unip), que cederá o espaço para a ação.

Idade menor para os doadores

É a terceira vez que a Etec de Araraquara se engaja nessa mobilização. É a primeira vez, no entanto, que a unidade participa com a nova norma do Ministério da Saúde em vigor, que limita em até 35 anos a idade para quem pretende fazer o cadastro. A portaria nº 685, de 16 de julho de 2021, estabelece que os doadores tenham entre 18 e 35 anos. O limite anterior era de 54 anos. A medida, embora restrinja o número de doadores, garante a eficácia do transplante, já que o receptor de uma medula mais jovem tem maior possibilidade de obter uma boa resposta do organismo.

Se esse movimento é importante para os pacientes, também é benéfico para os alunos. “Trata-se de uma atividade extraclasse integradora em que os alunos adquirem conhecimento, desenvolvem habilidades e valores importantes, como cooperação e filantropia”, explica Célio Tiago Marcato, diretor da unidade.

Quem precisa de doação e quem pode doar

O transplante de medula óssea, um dos pouquíssimos tipos de doação que se pode fazer em vida, beneficia pacientes com leucemia e cerca de outras 80 doenças. Quando o paciente não encontra um doador compatível na própria família, tem como opção recorrer ao banco do Redome.

Além de ter entre 18 e 35 anos, os candidatos ao cadastro não podem ter ou ter tido câncer ou outras doenças – confira aqui.

É preciso estar em boas condições de saúde, levar um documento oficial com foto e preencher um cadastro básico. Depois disso, uma quantidade mínima de sangue é coletada: apenas 10 mililitros. Caso haja um paciente compatível, o doador é consultado antes de se decidir sobre a doação.

Trecho administrado pela Eixo SP foi um dos destaques do levantamento realizado pela CNT; SP 191 ficou em 8ª lugar no ranking

 

ITIRAPINA/SP - O trecho da SP 225 - Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros/Engenheiro Paulo Nilo Romano, entre Bauru e Itirapina, é considerado o terceiro melhor corredor rodoviário do País. A classificação foi divulgada nesta quarta-feira (29) pela Confederação Nacional de Transportes (CNT). O resultado faz parte da Pesquisa CNT de Rodovias 2023, considerado o maior levantamento sobre infraestrutura rodoviária no Brasil. A extensão de 142 quilômetros recebeu as notas "ótimo" e "bom" nos quesitos pavimento, sinalização e geometria da via.

Além da SP 225, outra rodovia administrada pela Eixo SP, a SP 191 - Rodovia Irineu Penteado, no trecho entre Rio Claro e São Pedro, também ficou entre as oito melhores do País no ranking geral. O pavimento e a sinalização da rodovia, neste trecho, foram considerados "ótimos" pela pesquisa. E a geometria da via recebeu classificação como "boa". O levantamento completo da CNT analisou 11.502 quilômetros da malha rodoviária brasileira.

No quesito sinalização, o trecho de 1.221 quilômetros administrados pela Eixo SP foi muito bem avaliado na pesquisa. Cerca de 80% do trecho foi classificado como "ótimo" nesse item. Em termos de pavimento, a Concessionária também teve ótimas avaliações em outros trechos além da SP 225 e SP 191. É o caso da SP 294 - Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, entre Bauru e Marília; a SP 293 - Rodovia Lourenço Lozano, entre Duartina e Cabrália Paulista; e a SP 425 - Rodovia Assis Chateaubriand, no trecho entre Martinópolis e Presidente Prudente.

Além desses trechos, a Eixo SP deve entregar, em breve, outros com pavimento de primeira qualidade aos seus usuários. Esse é o objetivo da Concessionária com o Programa de Revitalização do Pavimento que está em andamento em diversas rodovias, como a SP 310 - Rodovia Washington Luís, nos 74 quilômetros entre São Carlos e Cordeirópolis, e com as obras de duplicação da SP 294 entre Marília e Oriente, previstas para serem finalizadas em meados do próximo ano.

ARARAQUARA/SP - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) iniciou a venda online de ingressos para o amistoso internacional de futebol feminino entre Brasil e Nicarágua, que será realizado no próximo dia 6 de dezembro, uma quarta-feira, às 18h, no Estádio da Fonte Luminosa, em Araraquara. O jogo também terá venda física de ingressos, porém as informações ainda não foram divulgadas.

As entradas podem ser compradas pelo site Total Ticket (clique aqui para comprar) e os preços são de R$ 40 para a entrada inteira e R$ 20 a meia-entrada.

A partida faz parte da programação para a próxima Data Fifa, que envolve ainda um amistoso contra o Japão no dia 30 de novembro na Neo Química Arena, em São Paulo, e um primeiro duelo contra a Nicarágua no Morumbi, também na capital paulista. As partidas contarão com a transmissão da TV Globo e Sportv.

Para essas partidas, o técnico Arthur Elias convocou 25 jogadoras, entre elas duas representantes da Ferroviária: a goleira Luciana e a atacante Eudimilla, que sagraram-se campeãs da Copa Paulista no sábado (11). Quem também representará Araraquara é a atacante araraquarense Bia Zaneratto, do Palmeiras.

Os amistosos fazem parte da preparação do Brasil para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, no próximo ano. Essa será a segunda vez que a Fonte Luminosa recebe um jogo da Seleção Brasileira Feminina, que atuou em Araraquara em 2019, quando venceu o México pelo placar de 4 a 0.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

A forma de pagamento do ingresso pela internet é via pix e será vendido no máximo seis entradas por CPF. A gratuidade é oferecida apenas a crianças de até sete anos completos. Os ingressos serão fornecidos na entrada, no dia do jogo, e é obrigatória a apresentação de documento com foto no momento da entrada.

Para adquirir a meia-entrada, é necessário apresentar comprovante para obter o benefício. Ela é aberta a estudantes, idosos (a partir de 60 anos), portador de deficiência e acompanhante, menores (8 a 12 anos), professores e doador de sangue.

 

 

PORTAL MORADA

As drogas foram apreendidas nos forros das portas e da lataria do veículo

 

OURINHOS/SP - Policiais rodoviários prenderam na terça-feira (28) uma motorista, de 47 anos, que transportava 75 tijolos de cocaína no km 378 da rodovia Raposo Tavares, na altura do município de Ourinhos, interior do estado.

Durante patrulha de rotina, os policiais pararam uma motorista que estava falando ao telefone enquanto dirigia.

Os policiais pediram que a mulher abaixasse os vidros, mas ela não obedeceu. Os PMs, ao abrir as portas, notaram que elas estavam pesadas.

Os polícias realizaram vistoria e encontraram as drogas nos forros das portas e na lataria. Ao todo, foram apreendidos 75 tijolos de cocaína, que pesaram aproximadamente 78 kg.

A condutora foi presa, e o passageiro, liberado após prestar depoimento. O caso foi registrado como tráfico de drogas na Central de Polícia Judiciária de Ourinhos.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.