Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal, durante sessão de quinta-feira (19) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei do vereador Lineu Navarro (PT) que reserva no mínimo 10% das vagas de estágio às Pessoas com Deficiência na administração pública direta, no SAAE, PROHAB, Pró-Memória e FESC.
Segundo Lineu, o projeto tem o objetivo principal de contribuir para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária, promovendo a capacitação de todos, sem preconceitos de qualquer natureza, como já preconiza a Constituição e o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
“Para conquistarmos mais igualdade são necessárias medidas concretas que compensem desvantagens históricas e sociais. Estudantes com deficiência enfrentam muitas dificuldades para acessar oportunidades de estágio, essenciais para a aprendizagem e para a inserção no mercado de trabalho”, argumentou.
Na aplicação da lei, segundo Lineu, a administração pública deverá criar políticas que inspirem a iniciativa privada e a sociedade como um todo para essa proposta, além de adaptar as estruturas físicas e organizacionais dos locais de trabalho garantindo a acessibilidade e elevando o padrão de funcionalidade para todos os servidores e cidadãos.
“Todos nós vereadores aguardamos que o prefeito promulgue esta lei o quanto antes, fazendo com que a cidade dê um passo importante para transformar o princípio constitucional em realidade prática”.
Lineu destacou ainda que a inclusão de estagiários com deficiência enriquece o ambiente de trabalho, promove a inclusão, a criatividade e a melhoria contínua dos serviços públicos, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e preparada para valorizar o potencial de todos os seus cidadãos.
Espetáculo gratuito "Uma aventura em alto-mar" acontece neste domingo (22), às 15h.
SÃO CARLOS/SP - A magia toma conta do Shopping Iguatemi São Carlos mais uma vez neste domingo (22). O Domingo Encantado, atração gratuita para a família, transforma o espaço próximo à Cobasi em um palco de fantasia a partir das 15h, prometendo uma tarde de encantamento e diversão para a garotada.
Nesta edição, a programação apresenta o espetáculo “Uma aventura em alto-mar”, inspirado na história de Moana. A encenação acompanha a jornada da jovem navegadora que atravessa o oceano em busca do semideus Maui para restaurar o coração da deusa Te Fiti e salvar sua ilha de uma antiga maldição.
Com figurinos temáticos, trilha sonora e interação com o público, a atividade convida as crianças a mergulharem no universo da personagem, estimulando imaginação e participação ao longo da apresentação. Segundo o gerente geral do shopping, Fábio Maria, a iniciativa proporciona experiências diferenciadas ao público infantil. “O Domingo Encantado foi pensado para oferecer momentos de diversão e encantamento para as crianças, criando uma experiência lúdica para toda a família em um ambiente seguro e acolhedor”, afirma.
Serviço – Domingo Encantado
Data: 22 de fevereiro
Horário: 15h
Local: Próximo à Cobasi – Shopping
Entrada: Gratuita
SÃO CARLOS/SP - Na última quinta-feira (19), a vereadora Cidinha do Oncológico, que tem atuado na defesa da ampliação do acesso à saúde pública no município, participou de uma reunião com o prefeito Netto Donato para apresentação de proposta de reativação de projeto voltado ao fortalecimento da política municipal de atendimento em saúde às populações em situação de vulnerabilidade social.
O encontro contou com a participação do Dr. Ubiratan Adler, docente do Departamento de Medicina da Universidade Federal de São Carlos, que apresentou uma proposta de reativação do Projeto Integra Rua, atividade de extensão que ofertou atendimento multidisciplinar, inicialmente na Unidade Saúde Escola da UFSCar (USE) e depois na UBS Vila Isabel a pessoas em situação de rua, em colaboração com o Consultório na Rua e com outros equipamentos municipais, como o Centro POP e a Casa de Passagem. A ideia é uma nova versão da atividade, com o objetivo de oferecer um atendimento inicial multidisciplinar a toda a população em situação de rua de São Carlos, durante o mês de julho de 2026 na USE, após as devidas aprovações da UFSCar. Em nova colaboração com o Consultório na Rua, seria possível identificar as necessidades de saúde e as características sociodemográficas e psicossociais dessa população.
Durante a reunião, foi destacada a importância da retomada e ampliação de iniciativas interinstitucionais, especialmente diante do aumento do número de pessoas em situação de rua no município. Cidinha destaca que, frequentemente, é abordada por moradores da cidade e comerciantes que pedem auxílio para lidar com demandas relacionadas a presença de pessoas em situação de rua em locais públicos.
Segundo estudo realizado pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) de 2018, a vulnerabilidade social tem sido apontada como fator agravante para o desenvolvimento e a cronificação de diferentes doenças, o que exige respostas articuladas, humanizadas e integradas por parte do poder público.
O prefeito Neto Donato manifestou-se favorável à construção de mais uma iniciativa conjunta entre a Prefeitura e a UFSCar, com o objetivo de fortalecer as ações já existentes em São Carlos e ampliar o cuidado integral a essa população. A proposta apresentada ao Prefeito, prevê a oferta de atendimento em saúde, ações de cuidado e levantamento de dados que permitam atuar de forma mais efetiva frente às demandas apresentadas por essa população.
Para o Dr. Ubiratan, com a reativação do Projeto Integra Rua, será possível garantir um cuidado mais abrangente em saúde que leve à melhoria dos quadros crônicos que geralmente acometem essa população em situação de rua.” “Com isso, haverá uma redução da sobrecarga de atendimento nas próprias unidades de saúde do município. Para viabilizar o Integra-Rua, bem como as atividades da Medicina que já ocorrem na USE, será necessária a retomada dos exames subsidiários, suspensos por motivos alheios à UFSCar.
Como etapa inicial do projeto, que busca fortalecer os vínculos interinstitucionais, será agendada em breve, nova reunião no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde para apresentação detalhada da proposta e avanço na criação de termo de cooperação técnica entre o Município e a UFSCar.
A iniciativa reforça a importância do apoio institucional e da articulação entre universidade e poder público como estratégias fundamentais para qualificar as ações já realizadas, ampliar o acesso aos serviços e assegurar o direito à saúde às populações mais vulneráveis de São Carlos.
Para o prefeito Netto Donato poder estabelecer novas parcerias evidencia a preocupação de seu governo em buscar soluções para problemas crônicos que afetam o dia a dia da cidade. “Existem questões crônicas em São Carlos, de muitos anos, que exigem a ação conjunta de várias secretarias, a parceria com o que é produzido nas universidades e o papel importante de apoio das entidades religiosas.”
IBATÉ/SP - O município de Ibaté recebeu, nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, uma excelente notícia para a área da saúde. O prefeito Ronaldo Venturi (PSD) recebeu a visita do deputado federal Saulo Pedroso (PSD), que oficializou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para fortalecer os serviços de saúde hospitalar no município.
A reunião contou ainda com a presença do chefe da Assessoria de Relações Institucionais da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo, Rômulo Rippa, além dos secretários municipais Fábio Gomes (Governo), Major Luís Fumagale (Segurança Pública), Ivan Lins (Serviços Públicos), da secretária de Educação Rosângela Oliveira (Nova), do secretário adjunto de Finanças Jezer Campos e do vereador Val Construtor (PSD), o qual participou junto com o prefeito da articulação dessa conquista.
O secretário municipal de Saúde, Diângeles Chagas, não conseguiu estar presente devido a uma reunião previamente agendada na própria Secretaria de Saúde.
Durante o encontro, foram discutidos diversos assuntos voltados ao desenvolvimento e ao futuro de Ibaté. Ao final, o deputado federal entregou oficialmente os documentos assinados da emenda, garantindo o repasse de meio milhão de reais para investimentos na saúde.
O prefeito Ronaldo Venturi destacou a importância da conquista. “Essa é uma grande vitória para Ibaté. Esse recurso chega em boa hora e vai reforçar ainda mais a nossa rede de saúde, garantindo melhor atendimento e mais qualidade de vida para a nossa população. Seguimos trabalhando com seriedade, buscando parcerias e investimentos que tragam resultados concretos para a cidade”, afirmou.
Após a reunião, as autoridades visitaram a antiga pista de motocross, onde foi apresentado o local ao assessor Rômulo Rippa. Recentemente, o prefeito esteve em São Paulo para assinar o autorizo governamental (convênio) no valor de R$ 500 mil para a construção de um parque linear no espaço, ampliando as áreas de lazer e convivência para a população.
Com novos recursos assegurados para a saúde e avanços em projetos estruturantes, Ibaté segue trilhando um caminho de desenvolvimento e cuidado com as pessoas.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.