Jornalista/Radialista
GUINÉ-BISSAU - O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, avisou que vai passar a perseguir "até na China, se for o caso", qualquer ativista político que o insulte a si ou à sua família.
Sissoco Embaló, que falava aos jornalistas à saída da reunião do Conselho de Ministros, reagia à circulação nas redes sociais de um áudio, onde, supostamente, aparece a conversar com um indivíduo em Portugal. No áudio, uma voz, atribuída à Embaló, aparece a comentar um alegado ataque a tiro a um ativista político, recentemente ocorrido num bairro periférico de Lisboa.
A alegada vítima do ataque armado, Belmiro Pimentel, aponta o chefe de Estado guineense como o suposto autor moral do crime.
"Vi um cidadão Belmiro, que nem conhecia, mas que recebi uma vez na vida a seu pedido, a insultar-me (...). Agora, quem me insultar, nem que esteja na China, irá sentir a capacidade de alcance do Presidente da República", declarou Umaro Sissoco Embaló.
Áudio vazado nas redes sociais
O Presidente guineense disse ter desvalorizado o áudio de uma suposta conversa sua com uma pessoa atualmente radicada em Portugal, em que, alegadamente, os dois comentavam o ataque a Belmiro Pimentel e a outros ativistas políticos na Europa.
"Ouvi esse áudio também, mas, talvez para elucidar as pessoas, qualquer humorista atualmente tem capacidade de imitar a voz do Presidente da República. Podem constatar isso no Youtube com humoristas da Costa do Marfim, no Ruanda, nos Estados Unidos de América, mesmo em Portugal, há lá pessoas com capacidade de imitar a voz do Presidente daqueles países", afirmou Embaló.
Para o Presidente guineense, "é uma questão política", que, enfatizou, não lhe "tira o sono".
Sobre as alegações de Belmiro Pimentel, de que o Presidente guineense teria contratado "marginais a troco de dinheiro" para o atacarem, Sissoco Embaló afirmou que não precisa contratar bandidos, por ter à sua disposição "estruturas do Estado" para responder aos que lhe insultam. "Se quiser fazer alguém mal posso utilizar as estruturas do Estado, mas não o faço", declarou.
Presidente declara "guerra"
Umaro Sissoco Embaló sublinhou que está aberto às críticas, para corrigir a sua atuação, mas que não tolerará daqui para a frente insultos à sua pessoa ou ameaças à integridade física dos seus familiares.
"Ouvi as pessoas a ameaçarem que vão atacar os meus, posso dizer que até o meu cão pode andar tranquilo aqui na Guiné-Bissau na Europa, onde quer que seja, quem lhe fizer alguma coisa vai saber que mexeu com o que não devia", declarou.
O Presidente guineense salientou ser "uma pessoa de bem", chefe de Estado, e que, como pessoa, "nunca insultou ninguém".
"Se perguntarem a essa gente toda que me insulta se alguma vez os insultei a eles ou aos seus familiares, vão dizer que não", observou.
O chefe de Estado guineense afirmou ter "declarado guerra a Belmiro Pimentel", por este ter tomado a mesma atitude em relação à sua pessoa.
O ativista, bastante seguido por guineenses nas redes sociais, tem afirmado que pretende a queda de Sissoco Embaló "a todo o custo". O Presidente guineense lamentou a situação da sua mãe, perante os insultos de que tem sido vítima por parte dos ativistas políticos.
por:content_author: Lusa
SÃO CARLOS/SP - A ACORDE realizará nos dias 30 e 31 de março, sábado e domingo respectivamente, um evento denominado “Costela Fogo de Chão” no Top Ranch e Top 3 Tambores e todo o valor arrecadado da costela será revertido em prol da entidade.
O Instituto Acorde é uma instituição que cuida e atende pessoas com deficiência intelectual, síndrome de Down e transtorno do espectro autista, proporcionando educação e desenvolvimento para melhorar suas vidas e promover a inclusão social.
Serão dois dias repletos de emoção, adrenalina, música e comida boa em um só evento! No sábado (30/03), a partir das 8h, com a prova de Ranch Sorting com a participação dos melhores atletas do Brasil. Já a partir das 21h o cantor Rudy comando o palco do evento acompanhado pela DJ Vanessa e DJ Moacyr Copacabana. Já no domingo (31/03) acontece a prova dos 3 Tambores, a partir das 8h, e para encerrar o evento a dupla sertaneja Mary Silva e Fernandinho e o cantor Marlon Oliveira.
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Lembre-se: na praça de alimentação, os assentos serão concedidos conforme a ordem de chegada. Então, chegue cedo para garantir o seu lugar!
O evento acontecerá no Centro Municipal de Atividades Equestres, localizado na Rodovia Domingos Innocentini, KM 1, (próximo ao Parque Novo Mundo).
SÃO CARLOS/SP - A primeira edição do Fórum das Cidades Acessíveis está agendada para o dia 24 de abril de 2024 e será realizada em São Carlos como município-anfitrião para representantes de todos os municípios paulistas.
As autoridades da região e representantes de todo o Estado de São Paulo já estão sendo convidadas para participarem do evento que discutirá a promoção da acessibilidade que significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso comum.
Considerando a estrutura física das cidades, por exemplo, uma política pública voltada para a acessibilidade e inclusão alcança a ampliação de calçadas regulares e a aplicação de piso tátil, a criação de equipamentos urbanos multiplamente acessíveis, o aumento da quantidade de calçadas com rampas de acesso conectadas à faixa de pedestres, a adaptação semáforos inteligentes para PCDs, a criação de políticas de apoio à mobilidade inclusiva, entre outras.
A cidade de Uberlândia, por exemplo, é considerada por órgãos internacionais, como a ONU (Organização das Nações Unidas), como referência nas políticas públicas de infraestrutura e operação e serviço do sistema de transporte e mobilidade urbana. Isso inclui a implantação de rampas de acesso nas calçadas, vagas de estacionamento público exclusivos para idosos e pessoas com deficiência e a modernização da legislação local, voltada para projetos arquitetônicos inclusivos.
Para a mesa redonda de debates durante o Fórum das Cidades Acessível, o convidado para a abertura é o Secretário de Estado, Marcos da Costa, da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza até o próximo dia 5 de abril a aplicação da Fluência Leitora com avaliação diagnóstica dos mais de 1.000 estudantes de Rede Municipal de Ensino, matriculados nos segundos anos do Ensino Fundamental. A avaliação será feita por 51 professores, com professores de apoio, coordenadores pedagógicos e toda a equipe gestora das unidades escolares.
A Fluência Leitora avalia o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, visando identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. A atividade prática permite verificar a capacidade dos estudantes no entendimento de palavras, pseudopalavras e textos adequados a sua etapa escolar, levando em consideração sua habilidade, fluidez e ritmo de leitura.
São consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto.
O conhecimento dos estudantes é medido por meio do aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças.
A secretária municipal de Educação, Paula Knoff, explicou que São Carlos fez a adesão ao compromisso da criança alfabetizada, proposta pelo Governo Federal e quem faz o encaminhamento para a alfabetização é o Governo do Estado de São Paulo pelo Programa Alfabetiza Juntos SP. “A avaliação é um importante mapeamento de diagnóstico de como está a alfabetização na rede municipal, o método nos dá parâmetros de como está esse perfil e nos auxilia na montagem de um plano de ação e estratégias para que na próxima avaliação formativa, que acontece no final do ano, possamos ver o progresso destes estudantes”, destacou a secretária.
Vale lembrar que a cidade de São Carlos foi premiada no dia 20 de fevereiro pelo Governo do Estado de São Paulo porque a Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Janete Lia foi classificada como uma das 120 melhores escolas do Estado pelo bom desempenho em alfabetização, e recebeu o prêmio “Município Destaque no Crescimento da Alfabetização”.
A EMEB Janete Lia apresentou um Índice de Fluência em Leitura (IFL) de 7,6 considerando uma escala de até 10 pontos possíveis, com a participação de 1.059 alunos (90,4%) dos 1.183 previstos. A média do IFL nas demais escolas municipais de São Carlos foi de 6,3, superior à média do Estado que é de 4,8. A EMEB Janete Lia é uma escola de período integral e trouxe para São Carlos o melhor índice na avaliação somativa realizada no final de 2023 que teve como referência os resultados da Avaliação de Fluência Leitora.
A alfabetização é uma etapa fundamental do percurso escolar de qualquer estudante. Somente alfabetizada a criança será capaz de se comunicar com autonomia, adquirir novos conhecimentos e desenvolver habilidades em diferentes áreas.
MÉTODO - A criança realiza uma leitura para um professor e tem o seu desempenho associado a um perfil de leitor. A gravação da leitura do estudante é feita por meio de um aplicativo do CAEd que depois é analisada por um professor. Para realizar essa avaliação, que têm o objetivo de aferir o desempenho dos estudantes em leitura de palavras e textos em Língua Portuguesa, em sua variante brasileira, no início do Ensino Fundamental, os professores utilizam o celular para gravar a leitura dos alunos. Além disso, o aplicativo disponibiliza os cadernos de provas para impressão. Posteriormente, os áudios são avaliados para fornecer um diagnóstico preciso do perfil de leitura dos estudantes. Os resultados alcançados pelos estudantes são divulgados na Plataforma CAEd da rede de ensino de acordo com diferentes perfis: pré-leitor, leitor iniciante e leitor fluente, além daqueles que, por alguma razão, não realizaram nenhuma leitura. A partir dessas informações, gestores e professores podem planejar e desenvolver estratégias pedagógicas com foco na leitura de acordo com o nível de desenvolvimento de cada um dos seus estudantes.
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