Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR), em parceria com a Electrolux, promoveu um encontro sobre diversidade e inclusão na última quinta-feira, 25 de janeiro, em São Carlos. A ação conjunta reuniu representantes do poder público, organizações não-governamentais (ONGs) e pessoas envolvidas com o movimento LGBTIQ+ da cidade no Auditório “Professor Wilson Wady Cury”.
O evento foi aberto pela secretária Lucinha Garcia e contou com a presença de representantes do Electrolux Group da América Latina, entre eles Lorena Carvalho Oliveira, gerente de Diversidade, Inclusão e Responsabilidade Social da empresa e Oscar Tavares Neto, atual diretor da Planta São Carlos do Electrolux Group.
Na oportunidade, Lorena Oliveira falou sobre as ações de responsabilidade social da Electrolux e Oscar Neto ressaltou o compromisso da empresa com o tema e a importância da promoção de rodas de conversa para debater temas com as lideranças locais, com as Pessoas com Deficiência e instituições parceiras da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência.
Cada representante das ONGs e também dos movimentos sociais puderam falar um pouco sobre o trabalho de suas entidades e sobre o fortalecimento da diversidade, da equidade e da inclusão na cidade de São Carlos.
“Mais uma vez quero agradecer ao prefeito Airton Garcia por proporcionar encontros que enaltecem o nome de São Carlos diante de renomadas empresas multinacionais que reconhecem que nossa cidade vem ganhando, gradativamente, cada dia mais força para combater o preconceito e o capacitismo, promovendo discussões para impulsionar mais reflexão sobre esses temas e também agradecer a Electrolux por nos escolher como parceiros para ações que contribuem para uma sociedade mais justa”, afirmou a secretária Lucinha Garcia, secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Evento, que reúne prefeitos, gestores e servidores, compartilha avanços tecnológicos nos municípios e soluções disponíveis voltadas para a transformação digital dos serviços públicos. Fórum também certifica Prefeitos Inovadores na região
SÃO CARLOS/SP - São Carlos sedia, no dia 07 de fevereiro, o Fórum de Cidades Digitais da Região Central do Estado de São Paulo, encontro que reunirá prefeitos, gestores, servidores, vereadores e especialistas para tratar sobre o uso de tecnologia e transformação digital dos serviços públicos. É o primeiro evento presencial da Rede Cidade Digital (RCD) em 2024, que será realizado em parceria com a Prefeitura de São Carlos.
Conforme o diretor da RCD, José Marinho, o objetivo é promover a troca de experiências entre os gestores municipais e facilitar o acesso a soluções inovadoras. “O objetivo é abordar tudo que tem sido feito visando melhorar a oferta de serviços. A pandemia intensificou mais esse movimento com a implementação de políticas públicas voltadas para melhorar a vida das pessoas por meio da tecnologia e da inovação”, observa o diretor da RCD.
As inscrições para o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de São Paulo são gratuitas para servidores públicos, vereadores, entidades e universidades e devem ser feitas pelo sympla.com.br/rcd. As vagas são limitadas.
Prefeitos Inovadores – Durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, a Rede Cidade Digital também realiza a entrega do título de Prefeito Inovador 2024 da região. Para a seleção e o reconhecimento, são considerados diversos fatores, entre eles a utilização da tecnologia de forma estratégica na gestão pública, como forma de melhorar a prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe, e o impacto positivo no desenvolvimento das cidades.
O encontro tem o apoio institucional da Associação dos Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo (AMPPESP) e a parceria da Aprova Digital e da iZeus Soluções em TI.
Serviço:
Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Central de SP
07 de fevereiro de 2024 – São Carlos
Local: Auditório do Paço Municipal
Início: Das 8h às 17h
Inscrições gratuitas para servidores públicos: https://www.sympla.com.br/rcd
Informações pelo imprensa@redecidadedigital.
O ano foi marcado por inaugurações, entregas e a conquista do quarto lugar no ranking dos parques aquáticos mais visitados da América Latina
OLÍMPIA/SP - É recorde! O parque aquático Hot Beach Olímpia ultrapassou a marca de 1 milhão de visitantes em 2023, o maior número de sua história. Inaugurado em 2017, inovou ao já começar a funcionar com a tecnologia da pulseira inteligente para pagamento de consumo e logo tornou-se uma das atrações mais desejadas pelas famílias por conjugar água naturalmente quente, atrações para todas as idades e programação de qualidade. De lá para cá, o Hot Beach Olímpia vem agregando novos espaços e atrações, pensando de forma estratégica nas experiências aos mais diversos públicos. O ano de 2023 foi marcado por inaugurações, entregas e conquistas – foi quando o Hot Beach Olímpia assumiu o quarto lugar no ranking dos parques aquáticos mais visitados da América Latina e ganhou duas novas atrações.
Em abril entrou em operação a Tirô do Parafuso, a tirolesa que “atravessa” o parque aquático oferecendo uma visão panorâmica do Hot Beach Olímpia e tornando-se a primeira atração “seca” do empreendimento e que é sucesso entre todos os públicos. Em julho foi a vez de inaugurar o Jardim da Turma, a maior área infantil em um parque aquático da América do Sul! São mais de 8 mil metros quadrados com atrações cujos nomes são inspirados em cantigas de roda, ampliando ainda mais a diversão e a alegria no paraíso das crianças e que permite a interação dos adultos tornando as experiências no paraíso das águas quentinhas inesquecíveis.
Também em 2023, em parceria com a Sorvetes Bambi, marca de sorvetes local, o Hot Beach lançou uma linha de picolés com sabores exclusivos inspirados na Turma do Guarani, os mascotes do Hot Beach Parques & Resorts. “Além de novas atrações, entregamos programação diversificada para atender a família inteira. Pensamos sempre nos diversos públicos. Também apostamos em ações com parceiros locais e nacionais que fortaleceram ainda mais a experiência de todos que passaram pelo Hot Beach Olímpia. O foco na experiência do cliente em toda sua trajetória é um dos pilares do Hot Beach Parques & Resorts”, afirma Diego Ferrato, diretor Superintendente do Grupo Ferrasa, empresa detentora do Hot Beach Parques & Resorts.
Outro fator importante para o sucesso do Hot Beach Olímpia é o fato do parque aquático integrar um complexo turístico, o Hot Beach Parques & Resorts, que tem em Olímpia quatro resorts e a Vila Guarani, que é um centro de entretenimento noturno que além de shows, espetáculos, gastronomia diversificada, também inaugurou três novas atrações secas em 2023: uma roda-gigante, um carrossel e um pula-pula. Estando no Hot Beach Parques & Resorts, o turista tem o melhor da hotelaria nacional em Olímpia, o melhor da diversão aquática da América Latina e do lazer, entretenimento e gastronomia para após o fechamento do parque aquático. É uma experiência completa.
Pensando em desenvolvimento, ao longo do ano de 2023 o Grupo Ferrasa colocou em prática várias ações visando o fortalecimento da marca Hot Beach e seu posicionamento no mercado, conta Diego. “Paralelamente ao investimento em novas atrações, recursos humanos para o atendimento de excelência aos nossos clientes e em tecnologia, apostamos nas redes sociais e nos mais diversos canais de mídia para ampliar ainda mais a visibilidade do nosso parque aquático”, conta. “E isso tudo mantendo nosso firme propósito de levar mais vida para vida das pessoas, com ações sociais que marcaram nossa trajetória, como o Dia Nacional das Pessoas com Deficiência em Parques aquáticos e temáticos, o Dia Nacional da Alegria e a Maior Aula de natação do mundo", acrescenta.
SÃO CARLOS/SP - Neste início de 2024, as Escolas e Universidades estão em processo final de fechamento de matrículas, desta forma, trago no artigo de hoje orientações para que os pais, responsáveis e alunos tenham tranquilidade no pagamento e saibam exigir seus direitos.
Vamos lá, as instituições normalmente estabelecem um prazo para que a matrícula seja feita e outro prazo para que o interessado desista da vaga. Caso a desistência ocorra antes do período letivo, a escola, por lei, deve devolver o valor pago ao consumidor. Caso as aulas já estejam em andamento, a instituição pode cobrar o valor dos gastos administrativos, desde que os mesmos sejam comprovados, e a diferença devolvida ao consumidor.
A escola deve ainda divulgar o valor da anuidade ou semestralidade, o número de vagas por turma e a proposta de contrato, 45 dias antes do prazo final de matrícula.
Confirmado o período definido pelo estabelecimento, o valor pago pela reserva de matrícula deve ser descontado do total do período cheio, normalmente parcelado em 12 ou seis parcelas. Outros planos de pagamento podem ser apresentados, desde que não superem o valor da anuidade. O preço total anual ou semestral não pode sofrer alterações no período de um ano.
O contrato feito pela instituição deve conter os direitos e deveres das partes e ter uma linguagem simples e clara para que o consumidor entenda, não deve conter espaços em branco. Os interessados devem ter uma cópia do contrato datado e assinado. Nunca faça acordos verbais, deixe tudo por escrito.
Qualquer tipo de taxa extra deve ser informada ao consumidor, assim como os descontos. O sistema de avaliação também deve ser de conhecimento do aluno ou dos pais.
Em relação a multa por atraso no pagamento da mensalidade, independente do estipulado em contrato, não pode ser superior a 2%.
O aluno inadimplente não pode ser vítima de sanções pedagógicas, como suspensão de provas, retenção de documentos e impedimento de frequência às aulas, tampouco ser exposto ao ridículo ou submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça. Por se tratar de prestação de serviço envolvendo educação, no caso o nome do aluno ou do responsável não pode ser incluído em cadastros de devedores do sistema financeiro ou crédito, como Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) ou Serasa.
Em relação a cobrança indevida por parte da instituição, deve ser restituída em dobro, acrescida de juros e correção monetária. Pedidos de histórico escolar para transferência devem ser formalizados por escrito e protocolados junto ao estabelecimento.
Quanto ao reajuste, o valor total da anuidade escolar é regulamentado pela Lei Federal nº 9.870 de 23/11/1999. A legislação permite que seja acrescido ao valor total da anuidade ou semestralidade anterior, montante proporcional a variação de custos a título de pessoal e de custeio, comprovado mediante apresentação de planilha de custo, mesmo quando esta variação resulte da introdução de aprimoramentos no processo didático-pedagógico. A Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça poderá requerer comprovação documental de qualquer cláusula contratual.
Fique atento as dicas e exija seus direitos, um ensino de qualidade se começa pelo respeito ao consumidor.
Até a próxima!
*Dr. Joner Nery é advogado inscrito na OAB/SP sob o n° 263.064, pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho e Especialista em Direito do Consumidor, ex-diretor do Procon São Carlos/SP e ex-representante dos Procons da Região Central do Estado de São Paulo, membro da Comissão Permanente de Defesa do Consumidor da OAB/SP.
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