Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos aprovou por unanimidade, na 15ª Sessão Ordinária, realizada no dia 5 de maio, o Projeto de Lei nº 94/2026, de autoria do vereador Malabim, que institui a implantação de sistema de videomonitoramento ambiental inteligente em áreas protegidas do município. A proposta segue agora para sanção do prefeito.
O projeto tem como objetivo reforçar o combate a queimadas e crimes ambientais, problema que tem se intensificado nos últimos anos e traz impactos diretos não apenas ao meio ambiente, mas também à saúde da população.
Durante a defesa da proposta em plenário, o vereador destacou dados preocupantes, como o registro de 52 focos de incêndio em um único dia, em 2024, além de estudos que apontam que a poluição do ar contribui para dezenas de mortes anuais na cidade. Segundo ele, esse cenário exige mudanças na forma de atuação do poder público.
A proposta prevê a utilização de tecnologia para monitorar áreas de preservação, permitindo a identificação rápida de focos de incêndio, fumaça e outras ocorrências, contribuindo para uma atuação mais ágil das equipes responsáveis.
Para o vereador Malabim, o projeto representa uma mudança importante na política ambiental do município. “Precisamos deixar de agir apenas depois que o problema acontece. Esse projeto traz uma lógica de prevenção, utilizando tecnologia para proteger nossas áreas ambientais e, principalmente, a saúde da população”, destacou.
Com a aprovação unânime, o projeto reforça o entendimento dos vereadores sobre a importância de medidas estruturais para enfrentar as queimadas e preservar o patrimônio ambiental de São Carlos.
Aliança estratégica une a maior plataforma de shows do país a um dos mais consolidados festivais de música nacional, fortalecendo o mercado do entretenimento ao vivo
RIBEIRÃO PRETO/SP - A Opus Entretenimento e o Festival João Rock, realizado pela Bananas Eventos, anunciam uma parceria que une duas forças criativas e complementares do cenário musical brasileiro. A entrada da Opus como sócia do evento marca um novo capítulo para ambas as marcas, em um movimento estratégico que fortalece o mercado de festivais no Brasil, um dos principais polos de produção de eventos do mundo.
Com cinco décadas de atuação, a Opus Entretenimento é hoje a maior plataforma de shows e entretenimento ao vivo do país. Presente em praticamente todos os segmentos do setor, a companhia administra casas de espetáculo em diferentes regiões, realiza turnês nacionais e internacionais, agencia carreiras, produz shows próprios e atua fortemente em festivais e grandes eventos. Essa estrutura sólida e diversificada reflete o compromisso da empresa com a excelência operacional e com a experiência do público.
O João Rock, realizado há 23 anos em Ribeirão Preto (SP), pela Bananas Eventos, é um dos festivais mais emblemáticos e consistentes de música nacional. O evento se destaca por reunir, em um único dia, mais de 65 mil pessoas para viver em cinco palcos mais de 14 horas de música brasileira, com apresentações simultâneas que transitam entre rock, rap, trap, MPB e reggae, um retrato autêntico da pluralidade sonora do país. Neste ano, o João Rock já anunciou que os ingressos disponíveis, de todos os setores, estão esgotados.
Para Lucas Zaffari, CEO da Opus Entretenimento, a parceria representa uma convergência de valores e visões. “O João Rock possui uma história consolidada e uma identidade reconhecida no cenário da música nacional. Integrar esse projeto representa a união do nosso expertise em operação, produção e gestão de arenas à relevância cultural e constante de um festival que estabelece uma conexão genuína com o público e com o mercado”.
Marcelo Rocci, sócio-fundador da Bananas Eventos, destaca que, a escolha de um parceiro estratégico como a Opus se dá através da conexão das duas empresas que têm valores coerentes e em sintonia plena. “Um novo ecossistema nasce desta união feliz e com certeza impactará os amantes do entretenimento de qualidade. Por mais de 20 anos, a Bananas Eventos fez do João Rock uma verdadeira celebração da música brasileira, priorizando qualidade na entrega e momentos inesquecíveis para o público. Agora, isso será ainda mais potencializado com a chegada da Opus”, destaca.
Sérgio Peixoto, diretor do segmento Talents, Tours & Festivals da Opus, reforça o caráter estratégico da união. “O João Rock é um dos festivais mais relevantes do entretenimento brasileiro, com uma base fiel e um DNA muito bem definido. Essa parceria reforça o movimento da Opus de ampliar sua presença no segmento de grandes eventos e experiências ao vivo, permitindo compartilhar estruturas, conhecimento e práticas de gestão que fortalecem o festival e ampliam nossa presença no circuito de grandes projetos. É uma movimentação natural de duas marcas que entendem a importância de trabalhar com visão de longo prazo e foco na experiência do público”.
Na visão de Luit Marques, este é um movimento estratégico. “Mais do que crescer é preciso direção e alinhamento. As duas empresas vivem momentos de consolidação em suas histórias e esta união não poderia nascer com mais força e pujança para começarmos juntos um novo capítulo", celebra o sócio-fundador da Bananas Eventos.
A Opus Entretenimento administra oito casas de espetáculos no país. Em São Paulo, é responsável pela Vibra São Paulo, pelo Teatro Bradesco e pelo Teatro Sabesp Frei Caneca. Em outras regiões, realiza a gestão da Arena Opus (Grande Florianópolis), Teatro do Bourbon Country (Porto Alegre), Teatro RioMar Recife, Teatro RioMar Fortaleza e Teatro Riachuelo Natal.
A empresa realiza mais de 3 mil espetáculos por ano e recebe cerca de 5 milhões de espectadores anuais em suas produções e espaços. Também assina grandes realizações do entretenimento, com turnês e eventos de artistas e marcas como Disney On Ice, KISS, Guns N’ Roses, Avril Lavigne, Norah Jones e Paramore.
O João Rock, idealizado e produzido pela Bananas Eventos, já reuniu mais de 300 apresentações em suas duas décadas de história e se tornou referência ao promover encontros inéditos entre artistas e diferentes expressões culturais. Além da música, o festival abriga manifestações artísticas, esportes radicais e ações interativas, consolidando-se como um dos maiores símbolos da cena cultural brasileira.
Com essa união, Opus Entretenimento e Festival João Rock inauguram uma nova fase no entretenimento ao vivo, unindo gestão, propósito e experiência em torno de um mesmo ideal: fortalecer o público e a música brasileira.
Mais detalhes sobre os futuros projetos, fruto desta colaboração, serão anunciados em breve.
SÃO CARLOS/SP - Neste Dia das Mães, a Santa Casa de São Carlos destaca a trajetória da supervisora de Farmácia, Rosemeire de Fátima Struziato Rabello, e de sua filha, Bianca Rabello, que hoje compartilham não apenas o vínculo familiar, mas também a profissão e a rotina dentro da instituição.
Rosemeire iniciou sua trajetória na Santa Casa em 1989, atuando como atendente de farmácia. Alguns anos depois, com o nascimento da filha Bianca, decidiu se afastar temporariamente para se dedicar aos cuidados da família. Com o passar do tempo, seguiu sua carreira em outras empresas até retornar à instituição há quatro anos, agora formada em Farmácia e ocupando cargo de liderança.
“Era um sonho para mim me tornar farmacêutica. Quando entrei aqui pela primeira vez, eu era atendente de farmácia. Hoje retorno como supervisora de Farmácia, cuidando de setores importantes e contribuindo diretamente para a qualidade do atendimento aos pacientes. Me sinto realizada e honrada por poder exercer esse trabalho”, destacou Rosemeire.
Atualmente, ela é responsável pelos processos da Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), além de acompanhar os atendimentos relacionados à nefrologia e hemodiálise. Para ela, atuar na logística e garantir que todos os medicamentos estejam disponíveis de forma correta e no momento certo é uma missão gratificante.
A história ganhou um capítulo ainda mais especial quando Bianca decidiu seguir os passos da mãe. Apesar de sua primeira formação ser na área de ciências exatas, a pandemia trouxe novas reflexões e despertou nela o interesse pela Farmácia, incentivo que veio da própria mãe.
“Ela sempre foi um exemplo para mim, uma mulher muito trabalhadora e responsável. Eu via o quanto ela era realizada aqui na Santa Casa e isso me inspirou muito. Quando surgiu a oportunidade de trabalhar na instituição, eu quis vir imediatamente”, contou Bianca, que atualmente atua como analista de qualidade.
Embora trabalhem em setores diferentes, mãe e filha aproveitam os momentos de convivência durante o dia, especialmente no horário de almoço, para colocar a conversa em dia e fortalecer ainda mais a relação. “É muito bom poder passar mais tempo juntas. Hoje em dia, com a rotina corrida, poucas pessoas conseguem isso. Trabalhar na mesma instituição tornou nosso vínculo ainda mais especial”, afirmou Bianca.
Segundo o provedor Antonio Valério Morillas Junior, histórias como a da Rosemeire e da Bianca representam valores importantes para a Santa Casa, como dedicação, crescimento profissional e a força das mulheres dentro da instituição. “É muito especial acompanhar trajetórias como essa, de mãe e filha que compartilham não apenas os laços familiares, mas também o compromisso com o trabalho e com o cuidado ao próximo. A Rosemeire construiu uma história bonita na instituição e hoje ver a Bianca seguindo esse caminho também nos enche de orgulho”, destacou o provedor.
SÃO CARLOS/SP - Como parte das ações voltadas ao Maio Laranja, campanha nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Câmara Municipal de São Carlos realizará no próximo dia 28 de maio uma palestra no Teatro La Salle com Ana Carolina de Oliveira, idealizadora do projeto “Silêncio que Grita”.
O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, Lucão, que destacou a importância de ampliar o debate sobre violência doméstica, abuso infantil e proteção às vítimas. Segundo ele, a escolha da palestrante representa o compromisso do Legislativo com ações de conscientização e fortalecimento das políticas públicas voltadas à defesa das famílias.
Ana Carolina ganhou notoriedade nacional após enfrentar uma tragédia pessoal que comoveu o país. Desde então, passou a atuar em projetos e campanhas de conscientização sobre violência e proteção de crianças e adolescentes.
Para Lucão, levar o tema ao debate público é fundamental para estimular denúncias e fortalecer a rede de apoio às vítimas. “A informação e a conscientização são ferramentas fundamentais. Precisamos preparar a sociedade para identificar sinais, denunciar e acolher as vítimas”, afirmou.
A expectativa é reunir autoridades, educadores, profissionais da rede de proteção, estudantes e a população em geral. A iniciativa integra uma série de ações promovidas durante o Maio Laranja e reforça o posicionamento da Câmara Municipal no enfrentamento à violência e na promoção da dignidade e segurança das famílias são-carlenses.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.