Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos inaugurou na manhã desta sexta-feira (08/05) o novo Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Profº Silvio Padovan, no bairro Ipê Mirim, região sul da cidade. A unidade é a 63ª escola da rede municipal de ensino e começa a funcionar ainda neste mês.
A cerimônia contou com a presença do prefeito Netto Donato, do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, vereadores, representantes da comunidade escolar, familiares do homenageado e moradores da região.
o novo CEMEI recebeu o nome do professor Silvio Padovan, educador da rede municipal que faleceu em um acidente. a homenagem foi proposta pela ex-vereadora professora Neusa.
A obra foi executada pela empresa HS Lopes Construtora, com investimento de R$ 3,3 milhões, supervisionada pela Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, com apoio da Secretaria Municipal de Educação.
Segundo o vice-prefeito e secretário de Educação, Roselei Françoso, nesta primeira etapa, a unidade atenderá 60 crianças de 4 a 6 anos em período integral. A previsão é de que, a partir do próximo ano, o atendimento seja ampliado para crianças de 4 meses a 3 anos.
“O novo CEMEI foi planejado para oferecer acolhimento, segurança e qualidade no atendimento às nossas crianças. A unidade conta com cinco salas de aula, incluindo berçário, sala multiuso e estrutura preparada para futuras ampliações, em um espaço moderno de 860 metros quadrados construídos em uma área total de 1.575 metros quadrados. Essa entrega reforça o compromisso da administração municipal com a expansão da educação infantil e com o atendimento das famílias da região sul. Somada a outras unidades já existentes, como o CEMEI Carminda Nogueira de Castro Ferreira, a EMEB Ulysses Ferreira Picolo e o CEMEI Renato Jansen, esta nova escola amplia a capacidade de atendimento e fortalece toda a rede municipal de ensino no bairro e adjacências”, ressaltou o secretário de Educação.
Roselei também informou que o CEMEI deve iniciar as atividades nas próximas semanas, após a conclusão do processo de matrículas.
Durante a inauguração, o vereador Bruno Zancheta, representando o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, destacou a importância da ampliação da rede de ensino infantil na região sul do município. “Hoje é um dia muito importante para a região sul. A inauguração deste novo CEMEI representa mais acesso à educação de qualidade, mais tranquilidade para as famílias e mais oportunidades para nossas crianças. A educação infantil é a base de toda formação e investir nessa etapa significa investir no futuro da cidade”.
“Estamos entregando uma escola moderna, preparada para atender nossas crianças com conforto, segurança e qualidade. Esse investimento demonstra o compromisso da administração municipal com a educação e com o crescimento da cidade, especialmente na região sul, que vem se desenvolvendo cada vez mais. Nosso objetivo é ampliar vagas, oferecer estrutura adequada e garantir que as famílias tenham um atendimento digno e próximo de casa. Também prestamos uma homenagem muito especial ao professor Silvio Padovan, cuja trajetória na educação municipal merece todo o reconhecimento”, finalizou o prefeito Netto Donato que acompanhou a apresentação dos alunos do Centro Municipal de Extensão e Atividades Recreativas – CeMEAR, projeto da Secretaria Municipal de Educação, sob a coordenação do professor Paulo Vinicius Pereira.
Também participaram da solenidade a dirigente regional de Ensino, Débora Costa Blanco, os familiares do homenageado A filha Nicole, a mãe Lurdes e a irmã Silmara), os vereadores Edson Ferraz e Dé Alvim, além da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e a ex-vereadora Professora Neusa.
Em visita a São Carlos, especialista alemão destaca a importância da empatia e da colaboração multigeracional frente aos desafios da tecnologia
SÃO CARLOS/SP - Em uma manhã marcada pela troca de experiências e por uma visão pragmática sobre o mercado de trabalho, a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) recebeu o especialista internacional em gestão de pessoas, Philipp Zimmermann. Em turnê pelo Brasil e pela Europa, Zimmermann trouxe para o centro do debate uma provocação essencial para o empresariado local: como manter a essência humana em um mundo cada vez mais mediado por telas e algoritmos.
O encontro, que reuniu diretores, colaboradores e representantes do comércio, fugiu do óbvio das palestras técnicas sobre “transformação digital”. Para Zimmermann, o segredo da longevidade das empresas não reside apenas no investimento em software, mas no “investimento de tempo e visão” para criar ambientes de colaboração mútua.
A liderança que escuta
Um dos pontos altos do bate-papo foi a desconstrução da figura do líder inalcançável. Zimmermann defendeu que a verdadeira força de quem comanda está na capacidade de se integrar à engrenagem, tratando subordinados como peças fundamentais e, acima de tudo, como pessoas ouvidas.
“Um líder forte sabe não se colocar acima das pessoas. Ele entende que o único caminho para enfrentar a insegurança econômica e as inovações aceleradas é criar um ambiente de inclusão e diversidade, enriquecendo a preparação da decisão com a visão de todos”, afirmou o especialista.
Segundo ele, o papel do gestor moderno é atuar como um facilitador de confiança, permitindo que diferentes gerações e áreas contribuam para uma decisão final mais robusta e respeitosa.
O digital como interface
A visita foi viabilizada pelo pesquisador, escritor, consultor e palestrante Alex Born, parceiro de Zimmermann em projetos internacionais. Para ele, a presença do especialista em São Carlos reforça o compromisso da ACISC em trazer o que há de melhor no cenário global para a realidade do interior paulista.
O tema central da turnê, “O futuro digital é humano”, resume a filosofia apresentada. Alex enfatizou que a integração entre a tecnologia e o elemento humano é inevitável e necessária. “Integração é extrair o melhor do ser humano através das ferramentas digitais. Multigeração é unir a experiência dos veteranos com a agilidade dos novos talentos. Desenvolvimento regional é fortalecer a associação e a educação para criar um ecossistema onde a região possa florescer”, afirmou.
A presidente da ACISC, Ivone Zanquim, destacou que o encontro reforça o compromisso da entidade em aproximar o comércio de São Carlos das principais tendências de gestão, inovação e relacionamento humano. “A tecnologia avança todos os dias, mas são as pessoas que fazem as empresas acontecerem. Por isso, momentos como este são fundamentais para ampliar conhecimento, fortalecer lideranças e preparar nossos associados e colaboradores para os desafios do futuro”, afirmou.
Segundo Ivone, a ACISC tem buscado promover ações que contribuam para o desenvolvimento empresarial e humano da cidade. “Quando trazemos especialistas e abrimos espaço para o diálogo, criamos oportunidades para que o comércio evolua de forma mais preparada, mais integrada e mais humana”, completou.
Além de Ivone, participaram do encontro o vice-presidente da ACISC, Mozart Pedroso; o tesoureiro da entidade, Hercílio Carvalho; o assessor jurídico, Dr. Estevam Muszkat; o gerente administrativo, Alexandre Rosa; a analista de recursos humanos, Cristiane Batista; e demais colaboradores da entidade.
Cultura e descontração
Além dos negócios, o encontro revelou um lado curioso do especialista alemão: sua conexão com a cultura brasileira. Após se arriscar nos versos de “Boate Azul”, chegando a cantá-la em alemão, Zimmermann foi desafiado a aprender “Evidências”, clássico de Chitãozinho & Xororó, para sua próxima visita a São Carlos, em novembro.
O clima de descontração ao final da reunião reiterou a mensagem principal do dia: não importa o quão avançada seja a tecnologia ou o quão complexa seja a gestão, são as conexões genuínas e a “boa energia” entre as pessoas que movem o ponteiro do desenvolvimento econômico e social.
SÃO CARLOS/SP - Em celebração ao Dia das Mães, a Santa Casa de São Carlos recebeu uma ação especial repleta de carinho, emoção e música na Pediatria e na Maternidade Dona Francisca Cintra Silva. O cantor PH, acompanhado da esposa e voluntária Gabriela Rosa, esteve na instituição levando música e rosas para homenagear as mães e famílias presentes nos setores.
A ação contou ainda com o apoio de Vanessa Paschoal, do Centro Integrado de Humanização da Santa Casa, reforçando o compromisso da instituição em promover acolhimento e cuidado humanizado.
Durante a visita, PH destacou a emoção de participar de mais uma ação na instituição em uma data tão significativa. “Estar aqui hoje foi muito especial. Todas as ações que realizamos na Santa Casa têm um significado enorme para nós, mas essa teve um sentimento ainda mais forte por ser no Dia das Mães. A maternidade nos traz muitas lembranças, principalmente da minha mãe, e também da nossa própria história, já que nossos três filhos nasceram aqui. Hoje, inclusive, meu irmão estava aqui com a filha dele, a Helena. Foi emocionante demais”, afirmou o cantor.
PH também falou sobre o impacto da música e do gesto de carinho junto às mães. "A música leva histórias, lembranças e emoções. Trouxemos também as rosas para representar todo o amor e gratidão que sentimos pelas mães. Ver a emoção delas nos toca muito, mas nós também nos emocionamos junto com cada uma delas”, completou.
O provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, ressaltou a importância de iniciativas que promovem acolhimento e tornam o ambiente hospitalar mais leve e humano. “Receber ações como essa faz toda a diferença no ambiente hospitalar. Levar música, carinho e atenção às mães e famílias é uma forma de fortalecer o cuidado humanizado que tanto valorizamos na Santa Casa. Somos muito gratos ao PH, à Gabriela e a todos os voluntários que dedicam tempo e amor para transformar momentos especiais em lembranças ainda mais marcantes”, destacou o provedor.
IBATÉ/SP - A Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Turismo, realizará neste sábado, dia 9 de maio, às 14h, um aulão especial de Zumba e Ritbox em comemoração ao Dia das Mães.
O evento acontecerá em frente ao Centro Comunitário, ao lado do Campo Municipal, localizado na Rua Doutor Teixeira de Barros, no Centro.
A atividade promete reunir muita animação, música, diversão e incentivo à prática de atividades físicas, proporcionando um momento especial para as mães, famílias e toda a população ibateense.
A Prefeitura de Ibaté convida toda a comunidade para participar deste grande encontro, preparado com muito carinho em homenagem ao Dia das Mães.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.