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Henrique

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SÃO PAULO/SP - Pela primeira vez, a Globo fará a divulgação de um produto seu na concorrência. A partir desta sexta-feira (20), comerciais feitos especialmente para o SBT vão promover a série “Hebe”, disponível para assinantes da Globoplay.

De sexta até domingo (22), os comerciais serão exibidos no “SBT Brasil”, nos programas de Ratinho, Raul Gil, Eliana, no “Fofocalizando” e no “Topa ou Não Topa”. Segundo o site “Notícias da TV”, o encerramento será com uma versão especial durante o “Programa Silvio Santos”.

O anúncio brincará com os telespectadores da emissora: “Calma! Você não está no canal errado, graciiinha. Depois de anos brilhando aqui no SBT, a Hebe chegou ao Globoplay”.

Para Tiago Lessa, diretor de marketing do Globoplay, é importante unir as duas emissoras nesse momento: “Hebe é um conteúdo que mexe com a memória afetiva das pessoas. O SBT é a parte mais importante dessa memória e não poderia ficar de fora da nossa campanha. Uma ação como essa mostra que as duas partes entenderam que Hebe é um ícone da televisão acima de qualquer concorrência”.

 

*Por: FAMOSIDADES

Projeto foi fruto de disciplina de pós-graduação oferecida em conjunto pelas universidades

 

SÃO CARLOS/SP - Uma equipe multidisciplinar, formada por professores e estudantes da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da Universidade de São Paulo (USP), elaborou um plano de ações para intervenção nas três nascentes do Córrego Mineirinho, em São Carlos. O objetivo foi buscar alternativas para uma série de problemas que afetam essas áreas - entre elas, falta de drenagem adequada, vazamentos de esgoto e grandes erosões -, o que pode prejudicar moradores do Município e o meio ambiente. 
A iniciativa é fruto da disciplina de pós-graduação "Águas Urbanas: estudos interdisciplinares para resiliência e sustentabilidade", oferecida de 21 a 25 de outubro deste ano, em conjunto pelos programas de pós-graduação em Ciências Ambientais (PPGCAm) da UFSCar, em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU-IAU) da USP, e em Engenharia Hidráulica e Saneamento (PPGSHS) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), também da USP. 
Tomando como estudo de caso uma bacia hidrográfica em São Carlos, professores e alunos trabalharam temas como resiliência, planejamento urbano, infraestrutura verde e drenagem sustentável. "A disciplina foi conduzida por uma abordagem que partiu de uma realidade concreta e envolveu visitas e leituras urbanas, discussões teóricas, oficinas em grupos e desenvolvimento de diretrizes e propostas para a área de estudo", destaca Renata Bovo Peres, professora do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) da UFSCar e uma das responsáveis pela disciplina. 
Segundo ela, os problemas que afetam as nascentes do Córrego Mineirinho ocorrem há mais de 20 anos e são ocasionados por diversos fatores decorrentes do modo como o território vem sendo ocupado. Entre esses problemas estão a retirada da vegetação, aumento da impermeabilização do solo, sistemas de drenagem que condicionam as águas pluviais de forma rápida, direta e concentrada, falta de qualificação das áreas públicas etc. Todos eles impactam as nascentes e regiões do entorno causando erosões, assoreamentos, redução da qualidade da água, bem como problemas sociais e de saúde pública.
"Abordamos, de maneira interdisciplinar e aplicada, conceitos e ferramentas para o planejamento da ocupação tendo como fio condutor as águas urbanas, com vistas a aumentar a resiliência e a sustentabilidade das cidades", destaca Peres. Os resultados produzidos na disciplina, disponíveis para acesso público na Internet, podem ser, de acordo com a professora, utilizados e aperfeiçoados pela Prefeitura Municipal de São Carlos, por associações de bairro e pela população local.
Em uma segunda edição prevista da disciplina, os organizadores pensam em aumentar as formas da população colaborar no plano de ações para a região, participando das oficinas de planejamento coletivo, realizando pequenas intervenções piloto nas áreas, promovendo debates em locais públicos etc.

Equipe de trabalho
Para chegar aos resultados do plano de ações, a disciplina contou com docentes ministrantes e mais de 30 alunos, de diferentes programas de pós-graduação, com formações e experiências nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Hidrologia, Planejamento Urbano e Ambiental, Biologia, Geografia, Direito, Turismo, Comunicação, Agronomia, entre outras. 
Ao todo, seis professores dos programas envolvidos participaram da disciplina: Renata Bovo Peres, do PPGCAm-UFSCar; Davi Gasparini Fernandes Cunha e Eduardo Mario Mendiondo, pelo PPGSHS-USP; Renato Luiz Sobral Anelli e Jeferson Cristiano Tavares, pelo PPGAU-IAU, além de Maryam Imani, da Anglia Ruskin University, na Inglaterra, que proferiu uma aula inaugural por videoconferência.
"São iniciativas como essa que demonstram o fortalecimento da inovação acadêmica e o engajamento da universidade na solução direta dos problemas locais em diálogo com as políticas públicas, com a comunidade externa e com o contexto municipal", conclui a professora Renata Peres.
Para saber mais sobre a iniciativa e conhecer o plano na íntegra, acesse https://bit.ly/390pRQX.

Estudo feito pela USP mostra que as empresas humanizadas chegam a ter o dobro de lucro, três vezes mais bem-estar entre os colaboradores e clientes três vezes mais satisfeitos.

 

SÃO CARLOS/SP - O engenheiro de produção e pesquisador da USP, Pedro Paro, deu uma palestra nesta terça-feira, 17 de dezembro, no Auditório da Santa Casa, para falar sobre as vantagens em investir na humanização do hospital.

Durante os dois anos de estudo, o time de pesquisa da USP levantou 900 mil avaliações de consumidores e 136 mil avaliações de colaboradores das 1.115 maiores empresas brasileiras. Numa segunda etapa, selecionou as 50 empresas com melhores resultados, e fez uma análise mais aprofundada.

Dessas 50 empresas, 22 foram eleitas com práticas mais humanizadas e sustentáveis em todo o país. Dentre elas, duas estão na região: a Racoon, empresa de marketing digital de São Carlos, e a Fazenda da Toca, que produz alimentos orgânicos em Itirapina. O hospital Albert Einstein também está nesta lista, sendo a principal referência na saúde.

A pesquisa constatou que nessas empresas, os colaboradores e clientes são três vezes mais satisfeitos que nos estabelecimentos onde não existe a preocupação com a humanização. E mais, essas empresas chegam a ter o dobro de lucro.

“Na pesquisa, nós constatamos que as empresas humanizadas têm um propósito maior que o lucro. A Fazenda da Toca, por exemplo, tem como meta o reflorestamento, ao apostar na Agroecologia (que trabalha com o conceito da agricultura em harmonia com a floresta). Elas têm também uma cultura consciente, onde os gestores e os colaboradores trabalham com esse propósito maior. E, principalmente, líderes que servem, que estão preocupados com o próprio desenvolvimento, mas, principalmente, com o desenvolvimento dos colaboradores”, explica o pesquisador Pedro Paro.

Pedro Paro foi consultor da Santa Casa por dois anos, ao gerenciar o Escritório de Projetos, uma área que está à disposição para ajudar as demais áreas, sempre que for necessário.

ESCRITÓRIO DE PROJETOS

O Escritório de Projetos foi criado pelo superintendente da Santa Casa, Daniel Bonini, que assumiu a função em janeiro de 2017. O objetivo era fazer com que o Escritório se transformasse no motor para a mudança do hospital e levasse à profissionalização da gestão. “Além da condução de projetos estratégicos do hospital, a ideia era formar e capacitar pessoas, para assumir funções que exigissem grande responsabilidade. Se você não tem uma visão de futuro e nem de como construir esse futuro, o processo de mudança não acontece. Um projeto só sai do papel e se transforma em algo concreto, quando se tem planejamento, investimento de recursos financeiros e, principalmente, pessoas qualificadas para fazer isso virar realidade”, afirma o superintendente.

Durante dois anos, um grupo de especialistas multidisciplinares esteve focado em desenvolver projetos de mudança na Santa Casa em colaboração com as outras áreas. O objetivo era melhorar os resultados do hospital para as várias partes interessadas - pacientes, médicos, colaboradores, prefeitura, fornecedores, familiares e sociedade.

Abaixo, seguem alguns resultados obtidos na Santa Casa de São Carlos, reforçando que hospitais filantrópicos também podem investir em práticas humanizadas.

MUDANÇAS NA FARMÁCIA

Em pouco mais de 1 ano e 10 meses, o Escritório de Projetos apoiou diferentes áreas e trouxe uma série de mudanças para Santa Casa de São Carlos. Na Farmácia do hospital, em 2016, faltavam remédios para 1 em cada 25 atendimentos. Após as mudanças implementadas, no primeiro semestre de 2019 faltavam medicamentos para 1 em cada 149 atendimentos. Redução de 77% na falta de medicamentos, fruto de um trabalho em equipe que envolve todo o time de gestão. Tudo por conta da organização dos processos e fluxo de compra e retirada desses produtos.

QUEDA DOS CUSTOS COM EXAMES

Foi também com o apoio do Escritório de Projetos, que o contrato e a parceria com o Laboratório de Análises Clínicas foi remodelado. Com isso, os custos dos exames caíram 30% e o tempo para o resultado dos exames também diminuiu 32%.

MUDANÇA NO SISTEMA DE AGENDAMENTO DO CENTRO CIRÚRGICO

O Centro Cirúrgico da Santa Casa também ganhou muito com a implementação de novas ferramentas pelo Escritório de Projetos. A grande reclamação dos cirurgiões era a dificuldade para agendar cirurgias. Os profissionais tinham que negociar com os outros médicos e com a equipe de enfermagem para tentar fazer encaixes. Com o novo sistema, hoje o médico já prescreve um horário para o paciente do próprio consultório, envia por WhatsApp e pronto, a cirurgia está agendada. Outra vantagem é que, hoje, o agendamento é atribuição do subnucleo de Agendamento Cirúrgico, sob responsabilidade do Núcleo Interno de Regulação e não mais da equipe de enfermagem que pode, agora, focar na assistência e no cuidado com o paciente. “Pra nós, médicos, agora agendar cirurgia é como comprar passagem de ônibus ou de avião. A gente vai, preenche os horários conforme a demanda e, dessa forma, os horários não ficam mais vagos e não tem mais fila”, explica o coordenador de ensino em ginecologia da Santa Casa de São Carlos, João Gilberto Bortolotti Filho. Para o vice-diretor clínico do hospital, Fernando Ortega, “além de ter ficado bem mais fácil de agendar os procedimentos, o fluxo de pacientes e o tempo de troca de salas ficou bem mais rápido. Não só o Centro Cirúrgico, mas a Santa Casa ganhou muito com a consultoria do Escritório de Projetos”.

AUMENTO DA SATISFAÇÃO NO PRONTO-SOCORRO

Outra mudança foi no tempo de espera no Pronto-Socorro: até dois anos atrás, a média era de 2 horas e 50 minutos. Depois que o Escritório de Projetos ajudou a gestão da Santa Casa na implementação da Teoria das Filas, a mesma usada no Poupatempo, essa espera caiu para 49 minutos hoje no primeiro semestre de 2019. Resultado: a satisfação dos pacientes aumentou. E isso foi medido através do NPS (Net Promoter Score), uma metodologia usada na Pesquisa Empresas Humanizadas. Essa metodologia também é utilizada por grandes empresas para medir o grau de satisfação dos clientes e que também foi implantada pela Ouvidoria da Santa Casa com o apoio do Escritório de Projetos. A nota média dos pacientes, há dois anos, era de -8. Em 2019 subiu para 48, numa escala que varia de – 100 e + 100.

Quem usa o Pronto-Socorro com frequência, sente essa mudança. É o caso da aposentada Rafaela Alves Canalli. Ela foi diagnosticada com angioma cavernoso e sofre com dores frequentes. Quando elas são muito intensas, precisa correr para o Pronto-Socorro. Enfrenta essa mesma rotina há quatro anos e meio. E acredita que de dois anos pra cá, o serviço melhorou muito: “hoje a gente precisa esperar menos para ser atendida, o conforto melhorou e o atendimento também foi sendo aprimorado, com a troca de alguns profissionais. Eu confio demais no trabalho feito pelo hospital. E toda vez fico surpresa com a atenção dos funcionários da portaria, da enfermagem, com os médicos. Todo mundo sempre a postos, acolhendo a gente da melhor maneira possível”.

 

 

RIO CLARO/SP - O prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, entregou nesta última  quinta-feira (19) certificados de honra ao mérito a policiais civis e guardas municipais em reconhecimento e agradecimento pelo brilhante trabalho na elucidação do caso que vitimou o cabo rodoviário Luís Fernando Bortolotti Garcia, no início de novembro.

“O trabalho que vocês realizam é parte fundamental na promoção da segurança pública e para os avanços que temos alcançado”, disse o prefeito Juninho aos homenageados. “A partir do trabalho realizado por vocês, com inteligência e sabedoria, foi dada resposta à sociedade na elucidação do caso”, continuou o prefeito, destacando a importância do trabalho integrado entre polícias e guarda municipal em Rio Claro.

A cerimônia contou com a participação de Marco Antonio Bellagamba, secretário de Segurança; Luís Fernando Godoy, comandante da Guarda Municipal; tenente Larissa Marcucci Sanches, da Polícia Militar Rodoviária; e major Vasques, representando o tenente-coronel Luís Roberto Moreira Filho, comandante do 37⁰ Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I). Paulo Henrique Nabuco de Araújo, delegado seccional, representou o delegado homenageado Alexandre Socolowski. Também foram homenageados o escrivão Osni Vieira Barbosa; os investigadores Angelo José Spatti, André Luiz de Carvalho, Bartol Pimenta Junior, Cristiano Augusto da Costa e Danilo Gomes da Costa; o agente policial Oswaldo Galvão de França Neto;  e os guardas municipais Maurício Miguel e Eduardo Botelho Neto.

 

*Por: PMRC

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