Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) emitiu gratuitamente 1.690 Cartões Acessibilidade, mais conhecido como Cartão Mais Acesso, de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023. Os registros mostram que foram confeccionados mais de 140 documentos por mês no ano passado.
Considerando que os primeiros dias do ano também marcam o início do período de renovação, os dados comparativos apontam que somente em janeiro de 2023 foram expedidas 98 novas identificações para as Pessoas com Deficiência (PCDs). Por outro lado, em janeiro de 2024, foram emitidos 239 cartões, sendo 150 novos, e ainda 89 renovações, cuja data de validade estava vencida.
Desde que foi instituído no município, o Cartão Mais Acesso faz parte da vida de mais de 5 mil cidadãos são-carlenses. O documento oficial é comprobatório da condição de deficiência do titular para que seja simplificado o acesso e a inclusão das pessoas com deficiência em locais públicos e privados.
“Nosso Cartão Mais Acesso coloca a cidade de São Carlos na vanguarda dos municípios paulistas que têm como política pública assegurar os direitos fundamentais das Pessoas com Deficiência”, afirma a secretária Lucinha Garcia. “Porque esse expressivo número de emissões de cartões reflete o nosso compromisso e o compromisso assumido pelo prefeito Airton Garcia, em promover a inclusão e criar condições propícias para a plena participação das pessoas com deficiência na sociedade”.
O Cartão Mais Acesso, criado pela Lei Municipal 17.825/16, tem validade de dois anos para as pessoas com deficiências temporárias e quatro para os indivíduos com deficiências permanentes. Caso o prazo de vencimento esteja expirando (a data de validade está inscrita na parte inferior do documento) o beneficiário pode procurar a Secretaria para fazer a renovação.
Para ter direito ao Cartão Mais Acesso, a PCD deve residir na cidade, ter laudo médico emitido com o Cadastro Internacional de Doenças (CID) atestando a deficiência, sendo que a validade do laudo para as deficiências temporárias não pode exceder 120 dias da data da emissão da manifestação do médico. Pela legislação municipal, os laudos que atestam a deficiência permanente possuem validade indeterminada.
Para solicitar o Cartão Mais Acesso, a PCD ou seu representante deve procurar a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, localizada à avenida São Carlos, nº 1.800, no Centro, ou ainda realizar o pré-cadastro no site https://cidadao.saocarlos.sp.gov.br para agendar o horário.
O interessado em obter a identificação também deve apresentar os seguintes documentos no ato da expedição: fotografia recente (que pode se feita na hora pela equipe técnica da Secretaria), RG, CPF (CNH também é aceita) e comprovante de endereço atualizado. O serviço é gratuito e o cartão pode ser retirado no mesmo dia. O fornecimento é feito das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., ou pelo telefone (16) 3306-8523.
SÃO CARLOS/SP - O pós-Carnaval não costuma ser muito fácil, já que a folia envolve uma “maratona de fervos”, que incluem dias correndo atrás de bloquinhos, muitas horas sambando ao som das escolas de samba e mais agito, indo de "after" atrás de "after". Pensando nisso e para ajudar na recuperação da festa, o Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos, separou quatro receitas que estão no aplicativo e que vão ajudar os foliões a aliviar os sintomas e ajudar o organismo a retomar a rotina.
Salada de frutas – Para repor os nutrientes e ajudar a desintoxicar, nada melhor do que uma boa salada de frutas, não é mesmo? O perfil Receitas da Naná, que tem mais de 6,1 milhões de curtidas no app, mostra o passo a passo — que é bem simples, dessa receita saborosa. Para fazer, basta cortar, em pequenos cubinhos, manga, goiaba vermelha (sem casca), pera (sem casca), mamão (sem casca e sementes) e maçã (pode ser com casca). Adicione o suco de laranja e mexa bem. Depois, é só aproveitar!
Sopa "levanta defunto" – Apesar do nome diferente, essa sopa é saborosa e pode te ajudar a recuperar as energias no pós-folia. A receita é do perfil Artes da Sadhia, que tem mais de 1,7 milhão de curtidas no Kwai, e é feita com macarrão, abóbora, cenoura, batata, tomate, frango e muito tempero para deixar tudo com muito sabor.
Salada completa – O perfil MasterChef Baixa Renda, que tem mais de 20,4 milhões curtidas na plataforma, ensina como fazer uma salada completa e atrativa para até quem não é muito fã de vegetais. O prato leva alface-americana, agrião ou rúcula, tomate sem semente e cenoura. Para dar uma incrementada, a criadora de conteúdo colocou ovos cozidos — que podem ser substituídos por frango, e um molho feito com mostarda, azeite, sal, chimichurri e queijo parmesão ralado.
Suco verde detox – O suco verde, conhecido por ajudar a desintoxicar o corpo, não poderia faltar nessa lista. O perfil Receitas pra todo dia, que tem mais de 2,3 milhões de curtidas, mostra o passo a passo para ter uma bebida gostosa, que pode ajudar no pós-festa e é rica em vitamina C. O passo a passo é bem simples, basta bater, em um liquidificador, um copo de água gelada, uma folha de couve, suco de limão, rodelas de pepino e uma maçã. É importante bater bem, pois não é necessário coar antes de servir.
É importante lembrar que todas as receitas não são milagrosas para o pós-folia, mas podem dar aquela forcinha para o seu organismo. Além de se alimentar bem, também é importante beber bastante água, sucos naturais e chás para se manter hidratado e ter uma boa recuperação.
SÃO PAULO/SP - Quem não precisa de um recomeço? O início de novos ciclos são marcados pelo otimismo e pela esperança, de novos tempos que tendem a vir. Pensando exatamente nessa sensação, de iluminar as expectativas do seu público ouvinte, o cantor, compositor e produtor João Mar lança o novo single “Tá Sol”, que também será responsável por abrir o próximo álbum do artista.
O lançamento acompanha um visualizer que mostra o processo do nascer do sol em tempo real. A escolha da estética não foi aleatória, já que João Mar afirma que a composição da canção ocorreu exatamente no mesmo momento. “A letra veio de forma muito espontânea. Eu acordei e o sol estava nascendo, lindo como todos os dias, mas neste em específico parecia especial. Não tinha inspiração melhor”.
ASSISTA O VISUALIZER: https://www.youtube.com/watch?
Em tratamento contra um Linfoma de Hodgkin desde setembro do ano passado, João Mar optou por não pausar a sua carreira e, muito pelo contrário, levar uma mensagem de autoconfiança a quem também passa ou já passou por momentos difíceis como este. “Tá Sol” sucede “No Azul do Teu Olhar”, primeiro lançamento do artista neste ano. Assim como a canção divulgada anteriormente, o novo single tem o propósito de levar otimismo aos ouvintes. O curioso é que essa transmissão de pensamento do cantor com o seu público acontece não pela letra, mas sim pela melodia.
“Essa é minha música com menos letra e o diferencial é justamente a sonoridade dela. Tem uma vibe bem positiva, feita para selar novos momentos. Como dizem que o ano só começa depois do Carnaval, creio que essa seja a canção perfeita para, enfim, iniciar 2024”, comenta.
Ainda neste ano, João Mar pretende divulgar ao público o seu mais novo álbum. O projeto é uma coletânea de lançamentos que iniciaram no meio do ano passado, após uma breve pausa do cantor, decorrente da descoberta do diagnóstico. “Tá Sol”, canção assinada por João Mendes e lançada pela CASITA, fábrica de músicas também administrada pelo artista, será a faixa responsável por abrir o novo projeto: “Atualmente minha música predileta”, afirma João.
ESCUTE “TÁ SOL” NA SUA PLATAFORMA PREFERIDA: https://sym.ffm.to/tasol.
CAMPINAS/SP - Nos dias 2 e 3 de março, a cidade de Campinas (SP) se tornará o epicentro das discussões e da cultura relacionada à cannabis. A We Expo, primeira edição de uma feira canábica na região, promete oferecer uma experiência única em meio à natureza, em um evento de dois dias dedicado à promoção de debates, educação e entretenimento.
A We Expo foi idealizada com o objetivo de trazer uma experiência inédita para as feiras canábicas brasileiras. Inspirada nas vivências que os fundadores do evento tiveram em Amsterdam e na Califórnia, a We Expo nasceu para unir o que existe de melhor fora do País, com a atmosfera única que só é encontrada no Brasil. O evento será enriquecido com palestras e debates que contarão com a participação de especialistas em diversos setores relacionados à planta. Os temas incluem o uso medicinal da cannabis, impactos sociais, avanços nas pesquisas científicas, a evolução das políticas públicas relacionadas à cannabis, entre outros; recebendo palestrantes que vão desde médicos, políticos e advogados a pesquisadores e empreendedores da indústria.
Marcelo Freire, um dos organizadores da We Expo, destaca que o evento tem como objetivo central promover discussões construtivas sobre a planta e promover um dia repleto de cultura e diversão. “Além de expositores, palestras e workshops, contaremos com uma programação cultural diversificada, incluindo shows de diversos artistas do reggae, rap, rock e eletrônico nacionais, entre eles a banda Mato Seco, apresentação de stand up comedy, tatuagem, graffiti, desfile de roupas, praça de alimentação e muito mais”, enfatiza Freire.
O organizador complementa que a We Expo será uma oportunidade única para a construção de redes de contatos e interações entre profissionais, pesquisadores e membros da sociedade civil interessados na temática, com uma área exclusiva no evento para fomentar o networking entre marcas, empresas e palestrantes presentes.
Um dos principais diferenciais que a feira promete entregar ao público é uma estrutura, decoração e cenografia diferenciados. Todas as áreas do evento, como estandes, palco, área de palestras e bares, estão sendo cuidadosamente pensados para entregar uma experiência única para os convidados do evento, contando com diversas ativações de marcas distibuídas pela feira e estandes temáticos, como o Amsterdam District, inspirado em uma das cidades mais famosas do mundo, e o Santa Monica Village, idealizado a partir de referências artísticas da Califórnia.
Para completar a experiência, a feira contará com uma ampla variedade de produtos e marcas, que abrangem áreas como medicina terapêutica, moda, gastronomia, economia criativa, itens de tabacaria, entre outros.
Os ingressos para a We Expo estão disponíveis no site oficial da venda de ingressos do evento e custam a partir de R$ 60,00.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.