fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - "Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca", longa-metragem infantil de animação lançado em 2023, conta a história da pequena traça chamada Teca, um inseto "paz e amor" que não faz mal a ninguém. Teca vive com sua família e seu fiel ácaro de estimação Tuti numa caixa de costura e os livros são sua comida preferida, até que a traça aprende a ler e percebe que as publicações não podem ser devoradas, afinal guardam as histórias que ela adora. Valorizando os livros e a cultura, a animação produzida pela Rocambole Produções - empresa criada por ex-estudantes do curso de Imagem e Som da UFSCar - já foi exibida para convidados e em escolas públicas municipais e estaduais de São Carlos, Casa Branca e Santos, no estado de São Paulo, e em Vitória, no Espírito Santo. Além disso, depois de ter sido selecionado para a Mostra de Cinemas Infantil de Florianópolis, em Santa Catarina, para o Big Cartoon Festival de Moscou, na Rússia, e também para o Festival Internacional de Cinema Infantil de Chicago, nos Estados Unidos - mesmo evento no qual o curta-metragem que inspirou o longa foi exibido há 21 anos -, o filme participará de um dos mais antigos e importantes festivais de cinema do mundo: o 44º Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano, que acontece em Havana de 8 a 17 de dezembro de 2023.

"Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca" mistura animação stop motion e cenas filmadas com atores (live action). Para a realização do trabalho, a equipe construiu objetos de cena, cenários, diversos equipamentos de filmagem, além dos próprios bonecos articulados, que foram fotografados em sequência no estúdio da produtora em São Carlos. Os animadores movimentaram os bonecos manualmente e, quadro a quadro, deram vida a eles, imagem a imagem, segundo a segundo. No total, foram necessárias mais de 30 mil fotos para fazer os bonecos andarem, falarem e cantarem.

A história nasceu em 2001, quando os estudantes do curso de Imagem e Som da UFSCar, Diego Doimo, atualmente diretor artístico da Rádio UFSCar, Eduardo Perdido, Tiago MAL e Ana Luiza Pereira, que hoje é professora do Departamento de Artes e Comunicação da Universidade, produziram seu projeto de conclusão de curso, o curta animado de oito minutos "A Traça Teca". "Nós somos da turma de 1998, a terceira do curso de Imagem e Som da UFSCar. A ideia do curta metragem surgiu entre o terceiro e quarto ano da graduação. Optamos por uma produção audiovisual infantil, pois esse tipo de conteúdo tem vida longa. Se não fosse a UFSCar, não teríamos o filme hoje. As relações pessoais e profissionais surgiram aqui", ressalta Diego Doimo.

Continua depois da publicidade


Após exibir o curta em festivais, escolas e centros culturais, em 2003, os amigos formalizaram a empresa Rocambole Produções. Ao longo dos anos, dedicaram-se a diferentes funções na área do audiovisual, como roteiro, direção, produção e animação de curtas e séries de animação, em sua maioria voltadas ao público infanto-juvenil. Foi em 2006 que o projeto do longa começou a ganhar forma, com o "Programa de Fomento ao Cinema Paulista do Governo do Estado de São Paulo", que financiou seu desenvolvimento inicial. De 2007 a 2011, foram captados recursos através da Lei do Audiovisual, contando como principais investidores Sabesp, Petrobras e BNDES, por meio de editais públicos, e também através do Programa de Ação Cultural (ProAC), do Governo do estado de São Paulo, por meio de dedução fiscal de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), com investimento da Lupo e Mineração Jundu. Ao todo, o orçamento do filme ficou em R$ 2,1 milhões.

"Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca" tem direção de arte assinada por Mateus Rios, premiado ilustrador de livros infantis (e também ex-aluno de Imagem e Som na UFSCar), e canções e trilha sonora original criadas pelo músico Ivan Rocha e por Hélio Ziskind, referência nacional com sucessos nas séries Cocoricó e Rá-Tim-Bum. Saiba mais em www.instagram.com/tecaetuti.

IBITINGA/SP - De posse de um mandado de prisão, a Polícia Militar deteve em Ibitinga, um indivíduo que era procurado pelo crime de estupro de vulnerável.

Segundo as informações, os policiais realizaram diligências e encontraram o indivíduo na região central do município. Ao ser abordado, o homem de 49 anos, disse que não sabia que estava sendo procurado pela justiça.

O mandado de prisão apresentado pelos PMs versava sobre um crime de estupro de vulnerável, com pena fixada de 15 anos e 11 meses a serem cumpridos no regime fechado.

Continua depois da publicidade

O indivíduo então foi levado para a delegacia, onde compareceu também seu advogado para acompanhar o registro da ocorrência.

Após os trâmites, o acusado permaneceu à disposição da justiça.

 

 

Por Ed Junior / PORTAL MORADA

ARARAQUARA/SP - Os militantes da causa palestina presos na madrugada de quinta-feira (7), em Araraquara, foram liberados após audiência de custódia. Tiago Pires, que foi candidato a prefeitura de Araraquara em 2020 pelo Partido da Causa Operário (PCO), e Willian Rodrigo Stin foram detidos pela Guarda Civil Municipal (GCM) enquanto colavam cartazes em equipamentos semafóricos, no centro da cidade.

Os cartazes continham frases contra a ocupação de Gaza com os dizeres “NÃO À OCUPAÇÃO DE GAZA – ABAIXO O GENOCÍDIO ISRAELENSE CONTRA OS PALESTINOS. A ação foi flagrada pelo Sistema de Monitoramento da GCM. Os autores foram abordados por guardas na Avenida Feijó e com eles foram apreendidos seis cartazes, um galão com cola e uma vassoura sem cabo utilizada para colar.

Eles foram encaminhados à delegacia, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante pelo delito de Dano qualificado por tratar-se de patrimônio público. Foi arbitrada a fiança no valor de R$5.000,00 a cada preso, que não foi paga. Durante a audiência, a Justiça foi contrária à manutenção da prisão, mesmo sem o pagamento dos valores arbitrados.

“Eu me senti um preso político. Fui preso pelo teor que havia nos cartazes. É uma fiança muito desproporcional pro tipo de crime, se é que a gente pode chamar de crime, já que eu não quebrei nada, só colei um cartaz. Isso não é destruir patrimônio”, declarou Pires, em conversa com o Portal Morada. Pires citou ainda que o delegado responsável pelo caso foi vereador pelo PSDB no município de Araraquara.

Continua depois da publicidade

Mobilização

A prisão dos militantes provocou diversas manifestações em Araraquara. A vereadora Fabi Virgílio (PT) usou as redes sociais para se declarar indignada “com a atuação da Guarda Municipal e da autoridade policial que estava de plantão” em relação ao caso. Segundo a vereadora, a fiança arbitrada era impagável. “Quando a gente vê uma ação dessa, a gente sabe qual é o lado, o posicionamento e a naturalização da barbárie contra o povo”, declarou.

O vereador Guilherme Bianco (PCdoB) pediu a liberdade “imediata de Tiago e Willian” e afirmou que “lutar não é crime”. Imagine você que alguém cole nos postes um cartaz de divulgação de uma festa. Seria justa essa prisão? Óbvio que não”, disse. O vereador disse também suspeitar que as prisões tiveram intenção política.

 

 

Por Luis Antônio / PORTAL MORADA

Pacientes relataram que eram mantidos no local contra a vontade e constantemente agredidos

 

VARGEM GRANDE PAULISTA/SP - Três pessoas foram presas na quarta-feira (6) por cárcere privado e maus-tratos em uma clínica de reabilitação em Vargem Grande Paulista.

Uma equipe policial foi acionada pela Vigilância Sanitária do município para comparecer a uma clínica de recuperação de dependentes químicos. Eles foram informados que no local havia diversos pacientes que alegavam estar internados contra a vontade, além de serem constantemente ofendidos e agredidos.

Ainda segundo as informações, uma Kombi lotada de pacientes havia acabado de deixar a clínica para fugir da fiscalização, mas o veículo foi localizado pelos policiais, que deram ordem de parada.

Continua depois da publicidade

No veículo havia mais 20 pacientes, entre idosos, deficientes intelectuais, viciados e pessoas doentes.

Já na clínica, foram encontradas inúmeras pessoas que estavam sendo mantidas em cárcere privado pelas proprietárias e eram constantemente vítimas de maus-tratos pelo funcionário.

As proprietárias e o funcionário foram presos em flagrante.

O caso foi registrado como cárcere privado e maus-tratos na Delegacia de Vargem Grande Paulista.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.