fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - O Departamento de Fiscalização, após deliberação da Comissão Permanente de Eventos e da Secretaria Municipal de Transporte e Transito, emitiu autorização para a realização da caravana de natal da empresa Coca Cola que será realizada no dia 9 de dezembro, a partir das 18h30 com saída do shopping Iguatemi.

A Secretaria Municipal de Transporte Trânsito analisou e aprovou toda documentação enviadas dos caminhões e respectivos motoristas. A Fiscalização de trânsito irá acompanhar a caravana em todo trajeto.

O Departamento de Fiscalização orientou a organização do evento que compete informar aos motoristas da Carreata que deverão respeitar as normas de circulação e conduta do CTB, estando ciente que qualquer irregularidade constatada no trajeto será passível de autuação, devendo os participantes respeitarem toda a sinalização da via a qual passará a carreata.

A orientação da empresa é que as pessoas verifiquem o percurso no site oficial empresa ou no aplicativo Natal Coca-Cola.

Segundo o diretor de Fiscalização da Prefeitura, Rodolfo Penela, a autorização tem como objetivo garantir a segurança de todos e evitar acidentes.

SÃO CARLOS/SP - Todo final de ano os registros de abandono aumentam. Acredita-se que um dos principais motivos seja a saída de férias das famílias, ocasião em que o tutor não tem com quem deixar o animal ou não possui recursos financeiros para contratar um cuidador ou hotéis especializados. Por isso, abandonam seus pets.
Por isso durante todo este mês, a Prefeitura de São Carlos promove a campanha Dezembro Verde, que tem como objetivo alertar a população sobre as graves consequências do abandono de animais.  A ação cumpre a Lei 20223/21, de autoria do vereador Bruno Zancheta que instituiu o “Dezembro Verde” no município.
De acordo com o vereador Zancheta a campanha é necessária para alertar sobre um problema recorrente e que se agrava a cada ano no Brasil: os atos de abandono e maus tratos de animais em períodos de férias e de festas. “Dados estatísticos mostram que no mês de dezembro existe um acréscimo de 50% nas ocorrências de abandono de animais e a Lei tem o objetivo claro de combater esse abandono e maus tratos aos animais”, garante o vereador.
A Campanha tem o objetivo também de chamar a atenção para a importância da denúncia, em caso de abandono e maus tratos aos animais, como sendo a melhor forma de combater tal prática. O crime de abandono de animais é considerado maus tratos, deixando de ser detenção e passando a ser reclusão (prisão de 2 a 5 anos).
A partir de dezembro a Prefeitura vai realizar uma série de ações referentes a Campanha como distribuição de material com orientações sobre as leis, como podem ser realizadas as denúncias e quais serviços o município oferece gratuitamente.
As denúncias de maus tratos ou abandono podem ser feitas na Ouvidoria da Prefeitura de São Carlos pelo telefone 3362-1080 ou diretamente no Departamento de Defesa e Controle Animal pelo telefone 3362-1304 ou no 99724-9772 no posto da Água Fria.

SÃO CARLOS/SP - A Fundação Pró-Memória abriu uma nova exposição do Museu de São Carlos intitulada "Laborar: trabalho e ofícios em São Carlos". A mostra traz diferentes abordagens do mundo do trabalho na cidade de São Carlos, além de contar com diferentes objetos que remetem aos ofícios locais, empresas e trabalhadores que atuaram na história local.
O Museu de São Carlos estava fechado desde a pandemia, inicialmente pelas restrições de acesso e, depois, pelas reformas empreendidas na área expositiva localizada na Estação Ferroviária. Por ser um prédio tombado pelo CONDEPHAAT e CONDEPHAASC, as obras devem seguir protocolos específicos, assim como os materiais a serem utilizados.
A exposição "Laborar" está disponível a visitação de quarta-feira a sábado, das 10h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é franca. 
Os interessados em trazer grupos devem agendar a visita ao Museu de São Carlos e a Estação Ferroviária antecipadamente pelo telefone (16) 3373-2700 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) promove neste dia 2 de dezembro, sábado, a partir das 9 horas, na Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado), o evento em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
A data será marcada com atrações circenses e apresentações musicais envolvendo artistas, crianças, jovens e adultos ligados às organizações da sociedade civil cujo trabalho está voltado para o atendimento às pessoas com deficiências física, visual, auditiva, intelectual ou múltipla no município de São Carlos.
Entre as atrações estão o Circo Alegre que levará à praça um espetáculo com palhaços profissionais, malabaristas, equilibristas e mágico, interagindo com o público sob a direção de Renan Luz que trabalhou durante cinco anos no elenco de Patati Patatá, e o passeio de trenzinho que garante o lazer da criançada. 
Entre as atrações da cidade estão: a banda Marcial da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de São Carlos, dança terapêutica da ACORDE, apresentação de música com a ONG Espaço Azul, e o Coral “Além do Olhar” sob a regência de Mirian Camargo Antunes. Durante toda a manhã serão oferecidos pipoca e algodão doce para quem comparecer ao evento.
“Estamos fechando o ano de 2023 com muitas realizações e conquistas em prol da pessoa com deficiência na cidade de São Carlos e não poderíamos deixar de fazer uma festa bem alegre e divertida, trazendo todas as entidades que atuam como nossos parceiros na conscientização sobre os direitos da pessoa com deficiência porque quando falamos em direitos, estamos falando em acessibilidade, no acesso à saúde, educação, inclusão no mercado de trabalho, dizendo não ao capacitismo, dizendo não ao preconceito contra pessoas com deficiência, dizendo não à exclusão, mas dizendo sim a uma nova maneira de pensarmos e agirmos para construir uma sociedade mais inclusiva e que respeite todas e todos”, afirma Lucinha Garcia, Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida.
Há 31 anos a Organização das Nações Unidas instituiu o dia 3 de dezembro como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O objetivo dessa data é, anualmente, fazer com que a sociedade reflita sobre o tema, avaliando o que já foi alcançado e o quanto ainda falta para se conquistar a inclusão social.
De acordo com o Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004, uma pessoa é considerada com deficiência quando apresenta alguma limitação ou incapacidade para o desempenho de determinada atividade, o que compreende as deficiências física, auditiva, visual ou mental e também a mobilidade reduzida.
Já o Decreto nº 5.296 regulamentou as Leis Federais nº 10.048/2000 e 10.098/2000, que passaram a tratar a acessibilidade de uma forma bastante ampla pois a definiram como: “[...] possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida [...]”.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.