Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A 28º Conferência das Nações Unidas para o Clima (COP28), que reunirá líderes mundiais com a missão de discutir estratégias para combater as mudanças climáticas, vai contar com a participação de alunos do ensino médio de uma escola pública da Capital Nacional da Tecnologia. Isso foi possível graças ao trabalho, dedicação e inovação dos alunos e professores da Escola Estadual Prof. Sebastião de Oliveira Rocha que foram selecionados pela Unesco para irem até a Cúpula do Clima, em Dubai, nos Emirados Árabes, que começa no dia 30 de novembro.
O secretário de Educação Roselei Françoso, se reuniu com os alunos que tiveram o trabalho selecionado (Iara, Luana, Giovana, João Paulo e Gustavo – todos do 3º ano do ensino médio), com as professoras Andrea Moralez de Souza e Milene Rodrigues de Oliveira, com a diretora da Escola Sebastião de Oliveira Rocha, Lucinei Tavoni, e com a diretora regional de Ensino, Debora Gonzales Costa Blanco, para conhecer o trabalho que será apresentado para todo o mundo e para discutir os últimos detalhes para a viagem a Dubai, uma vez que o município também vai ajudar para que esses estudantes permaneçam nos Emirados Árabes durante toda a Cúpula do Clima.
O aluno Gustavo Feracine, 17 anos, explicou a pesquisa feita e que será apresentada na COP28. “Nós colocamos amostras de microalgas em um aquário, passamos a alimentá-las com uma ração e a água ficou esverdeada. Já no laboratório, as luzes artificias fizeram o papel do sol, tornando o ambiente perfeito para a fotossíntese das algas. Com isso, conseguimos um aquário produzindo 50 vezes mais oxigênio do que uma árvore”, afirmou Gustavo.
Segundo a diretora da escola, Lucinei Tavoni, o trabalho dos alunos foi validado pela UNESCO (organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). “O Trabalho vem sendo desenvolvido há mais de um ano por meio do Clube de Ciências, sendo uma pesquisa de nível universitário com resultado positivo para a área ambiental. Foram inscritos 300 trabalhos do mundo todo, inicialmente fomos pré-selecionados juntamente com a Índia e Israel e recentemente recebemos a confirmação da UNESCO de que a nossa pesquisa tinha sido vencedora para ser apresentada durante a COP28”, explicou a diretora.
Débora Gonzales Costa Blanco, diretora Regional de Ensino, disse que tudo isso é o resultado de um trabalho que começou há 9 anos, quando foram criados os clubes de ciências com o apoio das universidades, CDCC e Prefeitura, por meio das secretarias de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente. “Sempre inscrevemos nossos trabalhos na Feira de Ciências de SP, nas Olimpíadas do Meio Ambiente para que esses trabalhos fossem replicados, ganhassem espaço, visibilidade. Neste caso específico agradeço o apoio do Governo do Estado e da FINEP que é a Financiadora de Estudos e Projetos vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que está bancando a viagem e estadia em Dubai para os nossos alunos e professores, sem esse apoio não seria possível participar da COP28. Também estamos recebendo apoio da Prefeitura de São Carlos”, disse a dirigente de Ensino.
Para o secretário de Educação, Roselei Françoso, essa premiação é um exemplo para todos os alunos de escolas públicas. “Quando incentivamos o envolvimento entre professores de escolas públicas e o universo científico, por meio dos clubes de ciências, o resultado sempre é satisfatório. Temos tudo para despertar as vocações científicas dos alunos, seja levando eles para conhecer as nossas universidades, os laboratórios de pesquisas, ou simplesmente mostrando os trabalhos dos nossos cientistas. Parabéns a equipe da Escola Sebastião de Oliveira Rocha. Quando eles retornarem queremos que mostrem esse trabalho na nossa rede”, finalizou o secretário.
A equipe de São Carlos embarca para Dubai na madrugada de terça-feira (28/11) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, porém eles saem de São Carlos nesta segunda-feira (27/11), às 18h. A saída será da porta da Escola e eles viajarão em vans especiais cedidas pelo município.
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Educação (SME) por meio da Seção de Educação Especial e com apoio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE), vai realizar de 4 a 8 de dezembro o XII Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade.
O ciclo formativo acontece anualmente com apoio e orientação do Ministério da Educação (MEC), via Plano de Ações Articuladas (PAR), que é o planejamento plurianual da política educacional de cada estado e município com o objetivo de melhorar a qualidade da educação do país.
A abertura será no dia (04/12) no Centro Professorado Paulista (CPP), localizado na Rua Lúcio Rodrigues, 11, na Vila Prado, com credenciamento, às 8h30. A partir das 9h acontece a apresentação com Thiago Bertolo Branco, músico, produtor, fotógrafo, designer e marketing digital. Já às 10h ocorre a abertura oficial, às 10h30 tem início a palestra com o tema “Educação Inclusiva: direito e solução social” ministrada por Marta Gil, socióloga, escritora, fundadora e atual coordenadora executiva geral do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas.
A programação segue com outras atividades nos demais dias no Teatro Municipal, no próprio CPP e na Unicep.
A capacitação reúne a participação dos professores de Educação Especial e Gestores Escolares do nosso município, além dos Gestores e Dirigentes dos municípios vizinhos que fazem parte do Polo Undime São Carlos: Aguaí, Jaú, Analândia, Leme, Araraquara, Luís Antônio, Bariri, Matão, Boa Esperança do Sul, Mineiros do Tietê, Brotas, Motuca, Charqueada, Pinhalzinho, Conchal, Piracaia, Cordeirópolis, Pirassununga, Corumbataí, Porto Ferreira, Descalvado, Ribeirão Bonito, Dourado, Rincão, Guatapará, Santa Cruz das Palmeiras, Ibaté, Santa Gertrudes, Ipeúna, São João da Boa Vista, Iracemápolis, São Pedro e Itirapina.
Nesse sentido, o objetivo do XII Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade é apoiar a formação de gestores e educadores, para o desenvolvimento de sistemas educacionais inclusivos.
“Nesta edição, a SME por meio da Seção de Educação Especial e do CeFPE (Departamento do Centro de Formação dos Profissionais da Educação), organizou atividades diversificadas contemplando diversas temáticas da Educação Especial. Teremos palestras, mesas redondas, minicursos, workshops e apresentações culturais, totalizando 40 horas de formação continuada para os profissionais da educação”, explicou Cristiane Spina, chefe da Seção de Educação Especial da SME.
Confirma a programação completa do XII Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva: Direito à Diversidade:
4/12 - CPP - Centro Professorado Paulista
8h30 – Credenciamento;
9h - Atividade Cultural de Abertura com Thiago Bertolo Branco - músico, produtor, fotógrafo, designer e marketing digital;
10h – Abertura oficial;
10h30 - Palestra de Abertura - “Educação Inclusiva: direito e solução social” com Marta Gil - Socióloga, escritora, fundadora e atual Coordenadora Executiva Geral do Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas;
4/12 - Teatro Municipal
15h - Peça Teatral - “O Balé Anacrônico da Solidão com o Coletivo Balanço de Corda - Criado em 2017 em São Carlos, busca trazer à cena questões do cotidiano com um “toque” de estranheza para garantir a reflexão e poesia;
5/12 - CPP - Centro Professorado Paulista
8h30 - Atividade Cultural com Rita de Kássia Cândido Carneiro com tema voltado à participação dos pais na perspectiva da gestão democrática;
9h30 - Palestra - “Programa de RTI (Resposta à Intervenção): Viabilidade para todas as escolas” com Tais de Lima Ferreira Mattar – Fonoaudióloga;
5/12 – UNICEP
14h – Minicurso: ABA e Manejo Comportamental com Helena de Paula Silva - Neuropsicopedagoga e Psicopedagoga, Analista do Comportamento Aplicado;
14h - Minicurso: Alfabetização para Estudantes com TEA com Bianca Eduarda Costa - Pedagoga, especialista em Análise do Comportamento;
14h - Minicurso: Estratégias e Confecção de materiais de apoio visual para ensino de pessoas com TEA com Ana Beatriz Ranucci Magdalena - Pedagoga, Pós-graduanda em Psicopedagogia Institucional, Clínica e TGD e Autismo;
14h - Transtornos do Neurodesenvolvimento e o Suporte para as famílias com Rafaela Barbosa de Lima - Bacharel em Psicologia e Pós-Graduada em Análise do Comportamento - e Isabella Casati Maine - Bacharel em Psicologia e Pós-Graduada em Análise do Comportamento;
14h - Seletividade Alimentar no Contexto Escolar com Maria Caroline Volpin Gomes - Bacharel em Terapia Ocupacional pela UFSCar;
14h - O Papel Artístico no Neurodesenvolvimento: as artes como forma de integração social de crianças atípicas no contexto escolar com Diego Pinotti Gomes - NAC – Núcleo de Artes Cênicas – UNESP
Graduando em Pedagogia e Arte Terapia;
6/12 - CPP - Centro Professorado Paulista
8h30 - Mesa Redonda com Paula Knoff;
14h - Apresentações de Trabalhos;
7/12 - CPP - Centro Professorado Paulista
8h30 - Mesa Redonda: Propostas Universais na Educação Inclusiva por Soraia Romano - Fonoaudióloga e Pedagoga e Mary Lopes - Mestre e Doutora em Educação Especial pela UFSCar.
7/12 - UNICEP
14h - Workshop: Síndrome de Down com Maria Grazia Guillen Mayer – Fonoaudióloga, mestre e doutora em Educação Especial pela UFSCar e Pós-Doutoranda em Educação - e Bruna Melo Martins - Terapeuta Ocupacional pela UFSCar e pós-graduada em Terapia Ocupacional em Saúde Mental pela USP.;
14h - Workshop Atividades Musicais na Educação Especial sob olhares da musicalização e musicoterapia - Diego Lima Moreira - graduado em Música pela UFSCar e pós-graduado em Musicoterapia.
14h - Workshop: Estratégias personalizadas na Educação Bilíngue L1-L2 – L1 – LP na modalidade escrita por Soraia Romano - Fonoaudióloga e Pedagoga;
14h - Workshop: Altas Habilidades e Superdotação com Tatiana de Cássia Nakano – Psicóloga;
8/12 - CPP - Centro Professorado Paulista
8h30 - Mesa Redonda - TDAH: conceito, históricos, critérios diagnósticos, mitos e verdades, aspectos cognitivos e emocionais com Iuri Victor Capelatto – Psicólogo;
8h30 - Novidades no Tratamento do TDAH e principais limitantes no uso de psicoestimulantes em comorbidades com Lívia Lucena de Medeiros Capelatto - Médica Neuropediatra;
11h30 - Apresentação Cultural, Núcleo Ouroboros - Núcleo Ouroboros de Divulgação Científica- UFSCar. Inserido no Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Núcleo Ouroboros realiza atividades itinerantes de divulgação da ciência.
ITIRAPINA/SP - Na noite de sábado (25), a Prefeitura de Itirapina realizou o acendimento das luzes de Natal no Jardim Público.
O evento contou com a presença da prefeita Graça Zucchi Moraes, do vice Lemão Sanches, dos vereadores: Bete do Broa, Rodrigo Rodrigues, Gabriel Gobbi e Cafu e de centenas de pessoas de todas as idades, marcando o início das celebrações natalinas em grande estilo.
O Jardim Público (que ganhou recentemente novo piso e nos últimos dias está recebendo novas plantas nos canteiros) se transformou em um verdadeiro cenário natalino. Todas as árvores ganharam luzes coloridas e brilhantes, encantando os visitantes.
O charme da noite foi a chegada de trenó do Papai Noel com duendes, além das apresentações do Coral da Melhor Idade de Itirapina e da Banda da Guarda Mirim de Rio Claro que embalaram a noite com canções tradicionais e contagiantes.
PMI
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.