Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Na manhã da desta quinta-feira (05), o vereador Gustavo Pozzi fez uma reunião com o secretário Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki para discutir alguns pontos sobre o trânsito na região da Vila Prado e Redenção.
O vereador fez levantamento de algumas partes dessa região onde o trânsito se intensifica, principalmente em horários considerados de pico. Além disso, foi feito o apontamento sobre a mão única na Desembargador Júlio de Farias (travessa 7) e também na Avenida Sallum, duas das principais vias desses bairros.
Outro ponto discutido foi a região da Escola Jesuíno de Arruda, onde, segundo o secretário, existem novos estudos para alterar o trânsito, dando mais fluidez, principalmente nos horários de intenso movimento. Assim que forem concluídos os estudos, uma apresentação será marcada com a população para apresentar as futuras alterações.
Faturamento dos segmentos mais impactados pela data pode atingir
R$ 2 bilhões no mês de junho, segundo projeções da FecomercioSP, com divulgação do Sincomercio São Carlos
SÃO CARLOS/SP - As perspectivas de vendas para o Dia dos Namorados na região de Araraquara, a qual pertence a cidade de São Carlos, são positivas. No mês de junho, o faturamento dos cinco segmentos varejistas mais impactados pela data deve crescer 3,5% e atingir R$ 2 bilhões, o que representa R$ 68,7 milhões a mais em comparação com o mesmo período de 2024, de acordo com estimativas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Divulgação do Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos e Região (Sincomercio São Carlos).
A projeção é que dentre as cinco atividades selecionadas, quatro apresentem crescimento no mês de uma das datas comemorativas mais importantes do ano. O faturamento das farmácias e perfumarias, que comercializam alguns dos itens mais procurados para a ocasião — como perfumes, cosméticos e produtos de beleza em geral —, deve crescer 5,9%. Além disso, os supermercados, que têm a maior receita entre as atividades varejistas e podem se beneficiar dos casais que optam por celebrar a data em casa, de forma mais íntima e pessoal, devem ter um avanço tímido de 0,6%.
As lojas de vestuário, tecidos e calçados, que também vendem produtos bastante procurados, devem apresentar a maior taxa de crescimento em relação a junho do ano passado (16,8%). Por outro lado, a expectativa é que o segmento de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos sofram queda de 4,1%, provavelmente já sentindo os efeitos dos juros elevados.
Por fim, as lojas de móveis e decoração devem apontar alta de 1,3% — mas aqui vale ressaltar a base mais fraca de comparação, já que, em 2024, houve recuo de cerca de 9% nas vendas. Ademais, trata-se da atividade de menor faturamento, sendo comum grandes variações para cima ou para baixo.
Na visão da FecomercioSP, de maneira geral, ainda que a expansão de 3,5% pareça tímida, há uma forte base de comparação. Há anos, o varejo segue apresentando forte crescimento — e diante do atual cenário de inflação acima da meta e juros altos, essa desaceleração já era esperada. O mercado de trabalho aquecido e o aumento da renda ainda devem garantir resultados positivos para o varejo na região neste Dia dos Namorados.
RibeirãoShopping e ShoppingSantaÚrsula reúnem opções variadas e campanhas promocionais para presentear clientes
RIBEIRÃO PRETO/SP - A aproximação de mais uma importante data comemorativa já movimenta o varejo brasileiro. Comemorado em 12 de junho, o Dia dos Namorados é um dos principais impulsionadores do comércio em junho, mês em que o varejo de Ribeirão Preto projeta crescimento médio de 2% a 4% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta o levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), realizado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e Região (SINCOVARP), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP). Ainda de acordo com a pesquisa, o CPV estima que 62% dos consumidores da cidade devem ir às compras para a data.
No RibeirãoShopping e no ShoppingSantaÚrsula — dois dos principais shoppings da cidade — a busca por presentes e experiências que combinem afeto e estilo começou, inclusive, com promoções especiais. Neles, as vitrines ganharam um tom mais romântico e os restaurantes já se preparam para a data.
Presentes
No RibeirãoShopping, são várias as opções que priorizam o cuidado na seleção de itens voltados à data. A loja Luiza Barcelos, por exemplo, apresenta uma curadoria específica para diferentes estilos femininos — do clássico ao urbano — com uma linha que inclui bolsas, sandálias e botas. Já a Mr. Jones, referência em moda masculina, reúne peças como camisetas, polos, tricots e acessórios. Durante o período da campanha, compras acima de R$600 na loja ainda garantem o mimo de um home spray exclusivo da marca.
“O Dia dos Namorados é uma data muito simbólica. E, cada vez mais, presenciamos a busca por presentes e experiências que agregam significados pessoais. Não é só um produto que se compra. É um presente que simboliza afeto. E toda experiência de compra é importante neste momento e nossos lojistas estão muito envolvidos neste propósito”, afirma Maira Lisa Ferrari, gerente de marketing do RibeirãoShopping.
Já no ShoppingSantaÚrsula, as sugestões transitam entre o luxo atemporal e a sofisticação. A Convex, especializada em joias em aço, prata e ouro, oferece peças com design moderno e elegante, que combinam formas geométricas e detalhes marcantes — ideais para quem busca sofisticação e originalidade. Na Scent Store — perfumaria de alto luxo — os enamorados encontram fragrâncias consagradas e perfumes exclusivos, com um catálogo de marcas renomadas do mercado internacional.
“O ShoppingSantaÚrsula tem a proposta de oferecer experiências diferenciadas e produtos únicos. As opções de presentes refletem essa diversidade, com alternativas que valorizam o bom gosto e o cuidado na escolha”, destaca Cleiton Marinsech, gerente geral do ShoppingSantaÚrsula.
Gastronomia completa a experiência no Dia dos Namorados
Além das sugestões de presentes, os shoppings também oferecem experiências gastronômicas que tornam o Dia dos Namorados ainda mais especial. No RibeirãoShopping, a diversidade culinária atende aos mais variados paladares, com restaurantes como o Cabaña, especializado em carnes nobres; o Jangada, focado em frutos do mar; a Masano Trattoria, dedicada às massas italianas; o Nakayoshi, voltado à culinária japonesa; e o tradicional Bar do Nelson, conhecido por seu parmegiana e pratos da cozinha brasileira.
No ShoppingSantaÚrsula, o público encontra uma combinação entre marcas consolidadas e bares locais que são referência. Entre as opções estão o Madero e o Outback, além do Bar Maltesa e do Seo Pitanga, reconhecidos pelo chope — artesanal, no caso da Maltesa — e pelo cardápio variado de porções. O shopping oferece ainda o Yex! Boliche & Steakhouse, espaço que une gastronomia diversificada — com pratos como costela, finger foods e especialidades mexicanas — ao entretenimento.
Shoppings promovem campanhas especiais
Até 15 de junho, os dois shoppings promovem campanhas promocionais com brindes e sorteios. No RibeirãoShopping, compras a partir de R$ 600 dão direito a uma lata de chocolates da Dengo, além da participação no sorteio de uma Rampage Big Horn e ingressos para o show do Roupa Nova. Já no ShoppingSantaÚrsula, a partir de R$ 500 em compras, o cliente ganha uma garrafa do drink Pantera Spritz e concorre a duas motos elétricas Bee Mini Trail com capacetes. Os cupons devem ser cadastrados no app Multi.
Sobre o RibeirãoShopping
Inaugurado em 5 de maio de 1981, o RibeirãoShopping foi o primeiro shopping center de Ribeirão Preto, o segundo da rede Multiplan e um dos primeiros no Brasil, totalizando 44 anos de uma trajetória com oito bem-sucedidas expansões e a construção de um moderno Centro Médico. Um dos maiores geradores de empregos da cidade e da região, o RibeirãoShopping oferece mais de 5 mil empregos diretos.
Com todas as suas qualidades, os consumidores podem resolver tudo que precisam em um só lugar com conforto e praticidade, desfrutando das comodidades que o shopping oferece.
Sobre o SantaÚrsula
Com mais de 25 anos, o ShoppingSantaÚrsula está localizado na região central de Ribeirão Preto, no bairro Higienópolis. Reunindo mais de 100 lojas, o shopping se destaca pelas atrações únicas de entretenimento – como o Acelera Kart, o 60 Minutos Escape Game, e o Yex! Boliche, com estrutura profissional, restaurante e amplo espaço kids – e mais de 30 opções gastronômicas, como os recém-inaugurados Bar Maltesa e Seo Pitanga Bar & Grill.
Entre os restaurantes, o shopping conta com os já consagrados Outback Steakhouse e Madero Burger, além de redes como Mc Donald´s, KFC e Burger King.
Com serviços diversos e comodidades que consideram toda a família, o shopping possui estrutura completa para atender diferentes necessidades: fraldário com sala privativa para amamentação, cadeiras de roda elétricas, vagas de estacionamento e “Espaço do Bem” para uso exclusivo por pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), vagas com abastecimento para carros elétricos, além de Espaço Pet e kits “cata caca” distribuídos gratuitamente em todas as portarias do Santa, sendo o primeiro shopping pet friendly da cidade.
Com horário de funcionamento diferenciado, das 9h às 21h (de segunda a sábado) e das 14h às 20h (domingos e feriados), o Santa oferece estacionamento 100% coberto e, aos domingos, a gratuidade é garantida para clientes cadastrados no App Multi.
Mais informações pelo site shoppingsantaursula.com.br, nas redes sociais @shoppingsantaursula ou pelo telefone (16) 2102-7400.
22ª edição do Festival João Rock, que acontece em 14 de junho, em Ribeirão Preto/SP, terá mais de 36 atrações, divididas em quatro palcos simultâneos
RIBEIRÃO PRETO/SP - A diversidade de idades não se restringe aos palcos do João Rock. Ela está também na plateia do festival, que dura quase 14 horas ininterruptas de música, reunindo milhares de pessoas em torno da descoberta do novo e da reverência aos clássicos.
É comum ver filhos e pais trocando figurinhas sobre artistas, famílias inteiras vibrando por nomes diferentes e o público jovem descobrindo novos ídolos ao vivo. “A mistura entre o novo e o clássico é a alma do João Rock. Acreditamos que a música é um fio condutor entre gerações, e esse encontro é essencial para manter viva a força da cultura brasileira”, afirma Marcelo Rocci, um dos organizadores do João Rock.
O casal Tiana Kohlsdorf e Dario Zamboni representa um desses casos. Pela primeira vez, eles vão curtir o festival ao lado do filho, Bruno, de 18 anos. “Queremos muito assistir ao Barão Vermelho com o Bruno. É uma banda da nossa adolescência, com sucessos que nossos filhos curtem até hoje. Nunca assistimos a um show deles ao vivo e será emocionante assistirmos juntos”, comenta Tiana.
Além dos Barões, BaianaSystem é outra banda que tem um lugar reservado no coração deles. “Descobrimos o som do BaianaSystem em família e escutamos suas músicas em muitas viagens e momentos juntos”, destaca Bruno, que ainda espera assistir aos shows de Nando Reis, Seu Jorge, Sandra de Sá e Zélia Duncan. “Ouvimos muita música em família e acabamos gostando dos mesmos artistas”, complementa Dario.
Pluralidade do público e artistas
As conexões que são propostas nos quatro palcos, que apresentam de Duquesa e MC Cabelinho a Tony tornado e Banda do Síndico, de Sandra de Sá e Vanessa da Mata a Melly e Sued Nunes, de Natiruts e Cidade Negra a Kayblack e Carol Biazin, são replicadas e aplaudidas pelo público, que também é eclético e heterogêneo.
“Não dá pra falar que o João Rock é assistido por uma única faixa etária, afinal, todas as idades encontram suas bandas favoritas em um ou mais palcos do evento e o que acontece é que muitos pais se permitem conhecer o que os filhos estão curtindo e os filhos conhecem o que emociona os pais”, completa Luit Marques, também organizador do evento.
E por falar em pais e filhos, homenagens como essas acontecem nos próprios shows. No Palco Brasil, os filhos de Wilson Simonal homenageiam o pai com o “Baile do Simonal”, marcando sucessos que fizeram uma geração dançar e até hoje são a escolha dos apaixonados pela Black Music. No mesmo espaço, Tony Tornado -que dispensa apresentações - canta com o filho, Lincoln, em um momento que promete ser emocionante.
Fôlego renovado e tietagem: os artistas também querem curtir o João Rock
Zélia Duncan, que está no Palco Aquarela e fará um show com participação especial de Paulinho Moska, vê a importância desta troca e destaca: “Quero não só estar no palco, mas assistir a todo mundo. É um festival que me interessa como artista e como público”.
A artista dividirá o palco com Vanessa da Mata, Ana Cañas, Carol Biazin, Melly e Sued Nunes, que declara que “o João Rock traduz bem a variedade musical do país. O rock é o eixo principal, mas o festival mistura estilos e artistas que marcaram nossas vidas, além de abrir espaço para novos nomes.”
Baterista e um dos fundadores do Barão Vermelho, Guto Goffi, celebra a diversidade do público e do line up. “Estar no palco com saúde e vontade nos estimula a trocar com essa nova geração de artistas brasileiros”, afirma.
O Palco Fortalecendo a Cena, dedicado à cultura urbana e à nova geração, trará artistas como MC Cabelinho, Kayblack, Duquesa, Drik Barbosa e Yunk Vino. Quem está pela primeira vez no Festival, festeja. “Estar nesta edição do João Rock, ao lado de artistas que são referência para mim, é um marco na minha trajetória. Fazer isso no Fortalecendo a Cena tem um peso especial, pois é um espaço que reconhece e valoriza a nova geração. Me emociona ver minha música ecoar ao lado de quem pavimentou esse caminho”, conta Duquesa, um dos nomes mais ouvidos pela nova geração.
Melly compartilha do mesmo êxtase: “Estou com o coração a mil por dividir o mesmo festival com artistas que ouço desde sempre e que ajudaram a moldar minha musicalidade”, diz. “É uma realização enorme alcançar espaços que antes pareciam inimagináveis”, completa a cantora.
Serviço
João Rock 2025
Data: 14 de junho (sábado)
Local: Parque Permanente de Exposições – Ribeirão Preto/SP
Ingressos: www.joaorock.com.br ou loja oficial no Shopping Iguatemi Ribeirão Preto
Line-up completo
Palco João Rock: Natiruts, Planet Hemp, BaianaSystem, Marcelo Falcão, Nando Reis, Barão Vermelho, Rael convida FBC e Rincon Sapiência, Cidade Negra, Maneva.
Palco Brasil: Seu Jorge, Sandra de Sá, Farofa Carioca com Paula Lima e Hyldon, Baile do Simonal, Tony Tornado e Banda do Síndico, Black Rio com Cláudio Zoli e Carlos Dafé.
Palco Aquarela: Vanessa da Mata, Carol Biazin, Ana Cañas, Zélia Duncan convida Paulinho Moska, Melly convida Sued Nunes.
Palco Fortalecendo a Cena: Duquesa, Yunk Vino, Drik Barbosa convida Budah e Cristal, Kayblack, Cabelinho.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.