Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Bem-Estar Animal, por meio do Parque Ecológico Dr. Antônio Teixeira Vianna, em parceria com a empresa Tiquinho, realiza no dia 4 de abril de 2026, a partir das 8h, o evento “Caça aos Ovos”, uma ação especial de Páscoa voltada a crianças e adolescentes de até 15 anos.
A atividade será realizada na área de exposição do Parque Ecológico e contará com a distribuição de 500 vale-brindes, que estarão escondidos pelo espaço. Cada vale poderá ser trocado por um ovo de Páscoa mediante a resolução de uma charada, estimulando o raciocínio e a participação lúdica das crianças.
Para garantir a organização do evento, será permitido um ovo por CPF de criança ou adolescente de até 15 anos. Os participantes também deverão respeitar as áreas de segurança do parque, sendo proibido ultrapassar as barreiras nas áreas restritas aos visitantes.
Além da recreação, a iniciativa possui caráter educativo, com informações sobre a origem da Páscoa e ações de conscientização ambiental. O público poderá aprender, por exemplo, sobre o tapiti (Sylvilagus brasiliensis), único coelho nativo do Brasil e de grande parte da América do Sul, e refletir sobre a importância da preservação da fauna.
O evento é gratuito e aberto ao público, promovendo a integração familiar, a educação ambiental e a celebração da Páscoa em contato com a natureza.
SÃO CARLOS/SP - O prefeito Netto Donato encaminha à Câmara Municipal um projeto de lei que revoga a Lei nº 23.967, sancionada em janeiro deste ano, que regulamentava a atividade de motofrete em São Carlos. A decisão foi tomada após reuniões com representantes da categoria e secretários municipais, diante das dificuldades apontadas pelos trabalhadores em cumprir as exigências previstas.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, destacou que a medida atende diretamente às reivindicações dos motofretistas. “Nós participamos, a pedido do prefeito Netto Donato, de uma reunião com a Comissão de Estudos da Câmara Municipal. Os representantes da categoria trouxeram as dificuldades que teriam para se adaptar às exigências da lei municipal. Com base nisso, o prefeito achou por bem revogar, neste momento, a nossa lei, para evitar insegurança jurídica e atender ao anseio da categoria”.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, lembrou que o tema foi amplamente discutido no Legislativo. “Houve uma audiência pública e foi criada uma Comissão de Estudos da Câmara para debater o assunto. A comissão propôs o cancelamento da legislação e, após reunião com a secretária Paula, encaminhamos ao prefeito os apontamentos. Ele decidiu enviar à Câmara o projeto de revogação para que os trabalhadores não fossem prejudicados”.
Yabuki ressaltou ainda que, com a revogação, passa a vigorar integralmente a legislação federal já existente sobre o motofrete.
O prefeito Netto Donato também comentou o assunto. “Conversamos com os secretários e ouvimos as demandas da categoria. A conclusão foi que, neste momento, precisamos revogar para não impactar o dia a dia dos profissionais que atuam no segmento de entregas e o desenvolvimento econômico da nossa cidade. É assim que a gente trabalha: ouvindo as pessoas”.
Evento promovido pela ACISC, em parceria com a Induspar e com apoio da Prefeitura, reuniu crianças, famílias e autoridades na sexta-feira, 27, em uma noite marcada por luzes, simbolismo e mensagens de união
SÃO CARLOS/SP - A inauguração da Páscoa Fantástica ACISC transformou a Praça do Mercado Municipal de São Carlos em um grande cenário de encanto na noite de sexta-feira, 27. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC), em parceria com a Induspar e com apoio da Prefeitura, o evento reuniu famílias, crianças, autoridades e representantes da comunidade para a abertura oficial da programação especial de Páscoa na cidade.
Em clima de celebração, a cerimônia marcou o início de uma temporada voltada à convivência familiar, à valorização do comércio local e ao fortalecimento do espírito pascal. Durante a solenidade, a presidente da ACISC, Ivone Zanquim, destacou o sentimento de alegria ao ver a praça tomada pelo público e ressaltou o propósito do evento de criar memórias afetivas para a população. “Que alegria imensa ver esta praça cheia de famílias, crianças e pessoas queridas reunidas para viver este momento tão especial”, afirmou.
Ivone também enfatizou que a proposta da Páscoa Fantástica ACISC vai além da decoração temática. Segundo ela, a iniciativa foi pensada para emocionar, aproximar as pessoas e renovar sentimentos positivos. “Hoje, inauguramos com muito carinho a Páscoa Fantástica ACISC, um evento preparado para emocionar, encantar e levar ainda mais luz ao coração de São Carlos. Mais do que uma decoração, este é um convite para que as famílias se reencontrem, vivam momentos felizes e renovem a esperança”, declarou.
A presidente da entidade também associou a celebração ao significado cristão da Páscoa, destacando valores como amor, fé e união. “A Páscoa nos lembra do amor, da fé, da renovação e da importância de estarmos juntos. E é exatamente esse sentimento que queremos compartilhar nesta noite: o sentimento de união, de alegria e de gratidão”, disse Ivone.
Ela ainda agradeceu aos parceiros envolvidos na realização do evento e desejou que a experiência fique marcada na memória das famílias são-carlenses. “Quero agradecer de coração à Induspar, nossa parceira nesta linda realização, à Prefeitura de São Carlos pelo apoio, e a todos que ajudaram a transformar este sonho em realidade”, afirmou. Na sequência, completou: “Desejo que cada criança se encante, que cada família leve daqui uma lembrança bonita, e que a Páscoa Fantástica ACISC fique guardada no coração de todos como um momento de amor, paz e felicidade”.
Após os pronunciamentos, houve o momento simbólico de inauguração com o acendimento da iluminação especial, além da apresentação dos personagens temáticos que passaram a interagir com o público. A estrutura montada inclui cenários decorativos, elementos iluminados e ornamentos espalhados também pelo Calçadão da General, ampliando a ambientação visual da região central e convidando os visitantes a registrarem o momento em família.
Entre os presentes estiveram o vice-prefeito Roselei Françoso, representando o prefeito Netto Donato; os secretários municipais Junior Zanquim, de Clima e Meio Ambiente, e Rodson Magno, de Habitação Social e Regularização Fundiária; o vice-presidente da ACISC, Mozart Pedroso; o assessor jurídico da entidade, Dr. Estevam Luiz Muszkat; o gerente administrativo e financeiro da ACISC, Alexandre Rosa; Marcos Schmidt, representando o presidente do SAAE, Derike Contri; Claudia Maluf, representando o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes; o diretor de Fiscalização, Rodolfo Tibério Penela; e Mara Nicolau, proprietária da Induspar.
A Páscoa Fantástica ACISC permanece na Praça do Mercado Municipal até o dia 24 de abril
JAÚ/SP - A equipe de karatê de Ibaté participou da Wado Cup Internacional, competição realizada na cidade de Jaú, reunindo atletas de alto nível técnico de diversas regiões do Brasil e também competidores internacionais.
O evento foi organizado pela ACAK, com supervisão da Federação Paulista de Karatê, e contou com a participação de aproximadamente 450 atletas, incluindo delegações de vários estados e uma equipe da Itália.
Representando o município, os atletas de Ibaté tiveram excelente desempenho e conquistaram importantes resultados na competição, demonstrando o alto nível técnico da equipe e o resultado do trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo dos últimos anos.
Resultados da equipe de Ibaté:
? Ouro – Josué Levi (luta)
? Ouro – Júlia Alves (luta)
? Prata – Flávia Scopim (luta)
? Bronze – Rhuan Francisco (luta)
? Bronze – Heloísa Thomazzi (kata)
Um dos grandes destaques da competição foi a dobradinha na categoria feminina de 16 e 17 anos, com as atletas Júlia Alves conquistando a medalha de ouro e Flávia Scopim ficando com a medalha de prata, resultado que reforça a força da equipe feminina de Ibaté.
Outro destaque foi o atleta Josué Levi, que conquistou a medalha de ouro na categoria sênior acima de 75 kg, vencendo quatro adversários de alto nível até chegar ao título.
Agora, a equipe segue em preparação para a fase final do Campeonato Paulista de Karatê, que será realizada entre os dias 09 e 12 de abril, na cidade de São Bernardo do Campo.
A competição reunirá os melhores atletas classificados de todo o estado.
De acordo com o técnico Sensei Élcio Ferreira, a equipe está preparada e confiante para a competição estadual. “Estamos treinando forte e os resultados da Wado Cup mostraram que estamos no caminho certo. A expectativa é de boas lutas e novas medalhas para Ibaté”, destacou.
A participação dos atletas nas competições vem sendo viabilizada com o apoio da Prefeitura de Ibaté, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Turismo, que incentiva e apoia o desenvolvimento do esporte no município, levando o nome de Ibaté para importantes competições estaduais, nacionais e internacionais.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.