fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos recebeu a visita do Secretário de Atividades Políticas Sociais da Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB-YS), de Pirassununga, Antonio Ribeiro da Silva. Ele foi recebido pelo provedor Antonio Valério Morillas Junior e pela Dra. Andreia Andreozi Alcântara Moura de Luca, hematologista do Banco de Sangue.

Durante o encontro, o secretário apresentou o trabalho desenvolvido pela AVFAB-YS, entidade que reúne veteranos da Força Aérea Brasileira e atua com iniciativas voltadas ao apoio social e ações solidárias. A associação também promove atividades comunitárias e busca fortalecer o espírito de união entre seus membros.
Na ocasião, também foi apresentada a campanha “Seja um Veterano Sangue Bom”, realizada pela entidade desde 2019, com foco no incentivo à doação de sangue. A ação visa unir veteranos e a comunidade para salvar vidas, reforçando o impacto positivo da solidariedade e o papel ativo dos doadores.

A proposta é contar com a participação da Santa Casa, por meio do Banco de Sangue, na edição de 2026, prevista para o mês de abril. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação e ampliar o número de doadores. O objetivo também é fomentar a doação voluntária de sangue, essencial para a manutenção dos estoques nos hemocentros.

Segundo Antonio Ribeiro da Silva, a visita teve como objetivo estreitar o relacionamento institucional e apresentar as possibilidades de atuação conjunta. “A AVFAB-YS nasce com o propósito de servir à sociedade, especialmente em momentos de necessidade. Estar aqui na Santa Casa de São Carlos é uma oportunidade de construir parcerias que possam fortalecer ações solidárias e ampliar o alcance do nosso trabalho”, destacou.

O provedor Antonio Valério Morillas Junior ressaltou a importância do diálogo com instituições comprometidas com o bem-estar coletivo. “A Santa Casa valoriza iniciativas que promovam o cuidado com a população e a solidariedade. Receber a AVFAB-YS e conhecer seus projetos nos permite vislumbrar futuras parcerias em ações que possam beneficiar a comunidade”, afirmou.

SÃO CARLOS/SP - A Guarda Civil Municipal deteve um homem suspeito de furtar fiação de um semáforo na região do Parque Sabará, em São Carlos, na noite de sábado (28).

A equipe foi acionada após denúncia de furto na Rua Lourenço Inocentini e confirmou o crime no local. Durante o patrulhamento, os guardas receberam a informação de que um indivíduo em atitude suspeita seguia pela Rua da Imprensa.

O suspeito foi abordado e, em sua mochila, os agentes localizaram dois pedaços de fio semelhantes aos retirados do semáforo. Questionado, ele admitiu a autoria do furto.

O homem foi conduzido ao Centro de Polícia Judiciária, onde a autoridade policial confirmou a prisão e determinou seu encaminhamento ao centro de triagem.

SÃO CARLOS/SP - O bairro São Carlos VIII recebe neste sábado (28/03), o Mutirão de Combate à Dengue, das 8h às 14h, com a participação de equipes da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde e da Unidade de Controle de Zoonoses e Endemias.

Durante o mutirão, agentes de combate às endemias irão percorrer as residências para vistoria e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. As equipes também orientarão os moradores sobre medidas preventivas e os principais sintomas da doença.

O bairro também recebeu durante a semana, dentro da programação do programa São Carlos Mais Bonita, a operação tapa-buracos, capinação, limpeza de bueiros e retirada de entulhos e resíduos sólidos de áreas públicas

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, a maior parte dos focos do mosquito está dentro das residências, em recipientes que acumulam água parada. Por isso, a colaboração dos moradores é fundamental para evitar o aumento dos casos. Os moradores já podem deixar os inservíveis na frente das residências a partir das 8h deste sábado (28).

A ação também conta com o apoio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). O local de concentração das equipes será na Praça Cônego Alberico Volpe a partir das 8h.

SÃO CARLOS/SP - A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza 2026 terá início neste sábado, 28 de março, com o Dia D de Mobilização Nacional. Em São Carlos, a imunização será realizada das 8h às 13h em diversas unidades de saúde. Para o início da campanha, o município recebeu 17 mil doses da vacina.

A vacinação estará disponível nas unidades UBS Aracy, USF Antenor Garcia, UBS Redenção, UBS Azulville, UBS Vila Isabel, UBS São José, USF São Rafael/Itamarati, USF Água Vermelha, UBS Santa Felícia e USF Jóquei Clube/Guanabara. Além disso, neste sábado haverá um posto volante na sala da administração do Mercado Municipal, das 9h às 13h, destinado à vacinação de adultos.

A vacina aplicada em 2026 é trivalente, atualizada com novas cepas do vírus influenza (H1N1, H3N2 e tipo B). A imunização deve ser realizada anualmente, devido às frequentes mutações do vírus. Pode ser administrada junto a outros imunizantes do calendário oficial, com exceção da vacina contra a dengue (Butantan-DV). No Dia D, além da vacina contra a gripe, estarão disponíveis outras vacinas do calendário nacional, como contra sarampo, poliomielite, hepatite B, febre amarela e COVID-19, permitindo que a população aproveite a mobilização para atualizar sua carteira de vacinação.

Nesta primeira fase, a campanha é voltada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo e portuários, população privada de liberdade, pessoas com doenças crônicas, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.

O objetivo da campanha é reduzir complicações, internações e mortes causadas pelo vírus influenza, além de diminuir sua circulação, especialmente no período de maior transmissão. A gripe é uma infecção viral aguda, altamente transmissível, que pode evoluir para formas graves em grupos vulneráveis. A transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias expelidas ao tossir, espirrar ou falar. Os sintomas mais comuns incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga. O período de incubação varia de um a quatro dias.

A campanha seguirá até 30 de maio. Após essa data, a vacina será disponibilizada para toda a população. A meta é imunizar pelo menos 90% dos grupos prioritários. Desde 2025, crianças, gestantes e idosos podem se vacinar durante todo o ano, e não apenas durante o período da campanha.

Em 2025, foram aplicadas 79.792 doses da vacina contra a gripe em São Carlos. A cobertura vacinal dos grupos prioritários foi de 55,41%, abaixo da meta estabelecida. Entre os idosos, a cobertura foi de 55,73%; nas crianças, 53,23%; e entre gestantes, 66,11%.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.