fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO C ARLOS/SP - A implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER III) na Unidade Saúde Escola (USE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) avançou com a realização de uma visita técnica do Ministério da Saúde no último dia 10 de fevereiro, em São Carlos.

A agenda reuniu a reitora da UFSCar, Prof.ª Dr.ª Ana Beatriz de Oliveira, o secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, a diretora da USE, Patrícia Magdalena, e representantes do Ministério da Saúde: a coordenadora-geral de Atenção Especializada, Carmen Moura Santos, o analista de infraestrutura Henrique Amorim Soares e Gabriel Martins de Paula, da Secretaria-Executiva.

O objetivo da visita foi avaliar as condições estruturais da USE e apoiar a implementação do CER III na própria USE. O projeto será viabilizado com recursos do novo PAC, do Governo Federal.

De acordo com a reitora, a iniciativa integra um conjunto de investimentos federais para a ampliação da rede de reabilitação no país. Ela destacou a parceria com a Prefeitura de São Carlos para a adequação da estrutura da USE, que passará a abrigar o CER III com atendimento nas modalidades de reabilitação física, auditiva e intelectual, além de oficina ortopédica.

A dirigente também ressaltou que a USE já possui histórico consolidado na área de reabilitação e que o projeto poderá ampliar a atuação da universidade na oferta de serviços à população. Segundo ela, a articulação entre universidade, Prefeitura e Ministério da Saúde abre perspectivas para novos investimentos voltados à saúde regional.

Para o secretário municipal de Saúde, a implantação do CER III na USE fortalecerá a rede de cuidados do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Carlos e região. “Atualmente referência em reabilitação física, a USE deverá expandir o atendimento para as áreas auditiva e intelectual, absorvendo demandas encaminhadas pela rede municipal”.

Continua depois da publicidade

O secretário informou ainda que a Prefeitura realizará a contratualização dos serviços por meio de convênios com a UFSCar, permitindo a ampliação da oferta de atendimentos, especialmente na área de fisioterapia, já consolidada no município. A proposta, segundo ele, é otimizar recursos e gestão, evitando a criação de estruturas paralelas e qualificando os serviços prestados.

Também participaram da reunião a diretora de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, integrantes do grupo de trabalho da USE envolvidos no processo e o superintendente do Hospital Universitário da UFSCar, Thiago Luiz de Russo.

ANALÂNDIA/SP - A Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do 1º GP/PM da 2ª Companhia do 37º BPM/I, realizou na manhã desta sexta-feira (13) a captura de um procurado pela Justiça no município de Analândia.

A ação ocorreu durante a Operação Impacto contra o Tráfico de Drogas, quando a equipe I-37210, composta pelo CB PM Ícaro e SD PM Aline, com apoio do CGP II (1º SGT PM Fernando e SD PM Artur), realizava patrulhamento pela região central da cidade.

Continua depois da publicidade

Durante a operação, os policiais abordaram um veículo cujos ocupantes demonstraram comportamento suspeito ao perceberem a presença da viatura. Embora nada de ilícito tenha sido localizado na busca pessoal e veicular, a consulta dos dados dos abordados via COPOM revelou a existência de um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio culposo na direção de veículo automotor.

Diante da confirmação da ordem judicial, o indivíduo foi cientificado de seus direitos constitucionais e conduzido à Delegacia de Polícia de Analândia, sendo posteriormente encaminhado à carceragem de Rio Claro, onde permaneceu à disposição da Justiça.

LIMEIRA/SP - Uma denúncia anônima levou a Polícia Militar a estourar uma "casa bomba" localizada no bairro Morada das Acácias, em Limeira, no interior de São Paulo, na quinta-feira (12). No local, foram apreendidas diversas porções de drogas, entre maconha, crack e cocaína, além de pelo menos sete sacos com 120 quilo de um pó branco que ainda serão periciados.

O flagrante aconteceu enquanto a equipe patrulhava a região durante a Operação Impacto contra o tráfico de drogas, que mobiliza todas as tropas da corporação no estado. Em determinado momento, uma moradora avisou os policiais sobre um imóvel utilizado para preparar, armazenar e distribuir entorpecentes.

Continua depois da publicidade

No local, os militares encontraram os sacos com pó branco, além de porções e tijolos de maconha, pedras de crack e quase 100 ampolas e frascos com efedrina e fentanil, que são substâncias químicas usadas para refino de droga.

Embalagens, balanças de precisão, tesouras, liquidificadores, facas, baldes e cinco celulares foram recolhidos. A perícia foi acionada.

Uma mulher de 35 anos e dois adolescentes de 15 e 17 que estavam na residência foram encaminhados à Delegacia Seccional do município e permanecem à disposição da Justiça. O caso foi registrado como tráfico e fabricação de drogas.

Equipamento localizado no Jardim Primavera marca avanço no monitoramento climático e na prevenção de riscos no município

 

ARARAQUARA/SP - Entrou em funcionamento nesta quinta-feira (12) a primeira estação meteorológica da Defesa Civil de Araraquara. O equipamento está instalado entre as sedes da antiga CTA (Companhia Tróleibus Araraquara) e do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), no Jardim Primavera, em ponto definido a partir de critérios técnicos.

A iniciativa integra o plano de gestão do órgão, que prevê a implantação de sete estações meteorológicas distribuídas pela cidade. Com a ativação da primeira unidade, a Prefeitura dá início a um sistema próprio de monitoramento climático, considerado um marco para a estrutura de prevenção e resposta a desastres naturais.

A estação realiza medições em tempo real de precipitação pluviométrica, velocidade e direção dos ventos, radiação solar e umidade relativa do ar. Todos os dados são armazenados e podem ser acessados a qualquer momento pela Defesa Civil, por meio de uma plataforma digital.

De acordo com o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de Araraquara, coronel Alexandre dos Santos, a instalação representa um avanço histórico para a cidade. “É a primeira vez que a Defesa Civil de Araraquara conta com uma estação meteorológica própria, medindo com precisão os índices de chuva, a intensidade dos ventos e outros indicadores fundamentais. Isso fortalece nosso trabalho de prevenção, planejamento e resposta”, destaca.

Além dos usos preventivo e responsivo, as informações coletadas também poderão subsidiar laudos e declarações técnicas em casos de ocorrências, como enchentes, quedas de muros, danos estruturais e prejuízos a equipamentos.

Continua depois da publicidade

Com a implantação gradual das demais estações previstas, a Defesa Civil pretende ampliar a cobertura do monitoramento climático em Araraquara, reforçando as ações de prevenção e resposta a desastres naturais no município. 

Os dados da estação podem ser acessados no link https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IARARA81 

Em situações de emergência, a população deve acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.