Jornalista/Radialista
Projeto que fomenta o crescimento econômico sustentável conquistou diploma de reconhecimento na premiação
ARARAQUARA/SP - A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, anuncia que o projeto "Araraquara – Cidade da Cultura, da Ciência e dos Negócios" foi selecionado como finalista da etapa estadual do XIII Prêmio Sebrae "Prefeitura Empreendedora". O município receberá o diploma de reconhecimento na cerimônia de premiação, que acontecerá no dia 17 de março, em São Paulo.
O projeto tem como propósito fomentar um ambiente de inovação estruturado e acessível para os microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), por meio da superação de obstáculos técnicos e de investimento, com a finalidade de acelerar a conversão de pesquisas em produtos de mercado. Estabelece uma governança integrada entre a Prefeitura, Universidades e Empresas, fomentando o crescimento econômico de forma sustentável e fortalecendo os setores industriais e de inovação. Com ênfase na base tecnológica, o projeto amplia a competitividade em âmbito local e regional, resultando na criação de empregos qualificados e na diversificação da economia.
Para o secretário Gerson Roza de Freitas, a missão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é ser a ponte entre o poder público e o setor produtivo. "Atuamos na articulação de parcerias que impulsionam o crescimento das empresas locais e atraem novos investimentos para a cidade. Este projeto é uma das iniciativas estratégicas para cumprir esse propósito, e ser finalista do Prêmio Sebrae representa o reconhecimento do trabalho que estamos realizando para fortalecer a inovação e apoiar os pequenos negócios em Araraquara".
Durante a cerimônia também haverá o anúncio dos vencedores em 1º, 2º e 3º lugar em cada uma das nove categorias desta edição do Prêmio.
SÃO CARLOS/SP - Foi realizada nesta quinta-feira (12), na Câmara Municipal de São Carlos, a primeira reunião da Comissão Especial de Estudos que irá acompanhar a aplicação da Lei Municipal nº 23.967/2026, responsável por regulamentar o motofrete no município. A criação da comissão foi articulada pelo vereador Jùlio Cesar, que defendeu a necessidade de um acompanhamento atento e responsável da nova legislação.
A mesa da comissão é composta por Jùlio Cesar (Presidente), Fernanda Castelano (Relatora), Djalma Nery (Membro), Larissa Camargo (Membro), Lineu Navarro (Membro) e André Rebello (Membro). O grupo terá a missão de avaliar os impactos da lei e promover o diálogo entre o Poder Público e os profissionais do setor.
Segundo Jùlio Cesar, além de fiscalizar e analisar os efeitos práticos da norma, a comissão também foi criada para oferecer suporte aos motofretistas neste período de adaptação. A implantação da lei pode gerar desafios para parte da categoria, seja por exigências técnicas, burocráticas ou operacionais.
A proposta do colegiado é abrir espaço para diálogo direto com os trabalhadores, lideranças do setor e representantes do Executivo, garantindo que os próprios motofretistas tenham voz ativa nas discussões sobre a aplicação da lei.
A intenção é identificar pontos que eventualmente precisem ser ajustados ou aperfeiçoados, assegurando que a regulamentação seja aplicada com equilíbrio, responsabilidade e sensibilidade social, sem comprometer o sustento de quem depende diariamente da atividade.
A comissão terá prazo de até um ano para apresentar relatórios e eventuais sugestões de adequação na legislação ou nas políticas públicas relacionadas ao setor. As reuniões serão periódicas e os resultados dos estudos deverão ser divulgados oficialmente.
Com a instalação da comissão, Jùlio Cesar reforça seu compromisso com a categoria dos motofretistas e com a construção de políticas públicas que garantam valorização, respeito e condições dignas de trabalho aos profissionais que atuam diariamente nas ruas de São Carlos.
SÃO CARLOS/SP - Nesta sexta-feira (13), a Santa Casa de São Carlos recebeu o padre Jonas Rafael da Silva, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, que esteve na instituição para abrir uma campanha de incentivo à doação de sangue, especialmente neste período que antecede o Carnaval, quando os estoques costumam registrar queda.
O padre foi recepcionado pelo provedor Antonio Valério Morillas Junior e pela diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, que acompanharam a visita no Banco de Sangue. A recepção também contou com a presença da hematologista Dra. Andreia Moura de Luca, responsável técnica pelo Banco de Sangue da Santa Casa.
A mobilização surgiu a partir do significado do dia 13, data em que é celebrado o Dia de Nossa Senhora de Fátima, comemorado em 13 de maio no Brasil. A proposta é unir a devoção à prática concreta da solidariedade, incentivando que, a cada dia 13, a comunidade se organize para reforçar os estoques de sangue e ajudar quem precisa. “Como todo dia 13 temos essa referência importante para a paróquia, quisemos unir o aspecto religioso à nossa responsabilidade de ajudar o próximo. Queremos que, a cada dia 13, haja essa mobilização para socorrer aqueles que precisam”, destacou o sacerdote.
Para ele, a fé precisa se traduzir em atitudes concretas. “A vida cristã não pode se resumir ao individualismo. A fé sem obras é morta. A doação de sangue é uma das formas de expressar a fé por meio de uma ação concreta em favor da vida”, ressaltou.
O sacerdote também reforçou que o período festivo deve estar aliado à responsabilidade com a dignidade humana. “A festa só é completa quando há respeito à dignidade humana. Doar sangue é um gesto de cuidado e valorização da vida”, pontuou.
Sobre o receio que muitas pessoas têm em doar, padre Jonas deixou uma mensagem de encorajamento. “O medo pode ser a experiência da nossa fragilidade, mas também pode ser a oportunidade de superá-la. Não podemos deixar que ele nos paralise diante de ações tão bonitas como essa”, afirmou.
A campanha pretende criar o hábito da doação regular entre os fiéis e a comunidade em geral. “Se Deus nos deu um dom e uma graça, que isso também seja dom e graça na vida das pessoas”, concluiu o padre, convidando todos a participarem.
Também participaram da doação Gabriel Galdino da Costa e Carlos Eduardo dos Reis, membros da paróquia, que se uniram à iniciativa reforçando o convite à comunidade para aderir ao gesto solidário.
Como doar?
Fazer o agendamento e apresentar documento oficial de identidade com foto e alguns dados pessoais.
Canais para agendamento:
(16) 3509-1230, De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30
Horários para doações:
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45
Sábado, das 8h às 10h45 da manhã.
Estacionamento gratuito para doadores na frente da Santa Casa (PARAKI).
SÃO CARLOS/SP - Foi realizada a primeira reunião institucional para tratar da construção de medidas voltadas à prevenção de afogamentos e acidentes em piscinas no município de São Carlos. Participaram do encontro os vereadores Edson Ferraz (MDB) e Lineu Navarro (PT), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Relações do Trabalho, Segurança Pública e Defesa Social (CDCRTSPS), além do vereador e presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, e do vereador Júlio Cesar, membro da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (CUTH).
Representando o Executivo, estiveram presentes o secretário municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Leonardo Lázaro, e o diretor administrativo da pasta, Dr. Lucas Lojero, em diálogo institucional com a gestão do Prefeito Netto Donato.
Durante a reunião, foram debatidas diversas possibilidades legislativas e administrativas para enfrentar a recorrência de afogamentos e acidentes em piscinas no município. Um dos pontos centrais da discussão foi a análise do Código de Obras do Município, avaliando-se a necessidade de atualização ou complementação da legislação existente para incluir critérios específicos de segurança.
Segundo os participantes, o objetivo é construir uma proposta juridicamente segura, tecnicamente viável e alinhada às competências do Legislativo e do Executivo, em cooperação com a administração do Prefeito Netto Donato.
Ficou definida a realização de uma nova reunião, na qual serão convidados mais técnicos da área, incluindo profissionais especializados em engenharia, fiscalização e segurança, para aprofundar a discussão e estruturar os parâmetros da futura proposição.
Enquanto a nova legislação é debatida e construída de forma responsável, os vereadores Edson Ferraz e Lineu Navarro protocolaram uma Indicação ao Prefeito Netto Donato, solicitando o início imediato de uma campanha ampla de conscientização da população sobre cuidados com crianças em áreas com piscinas.
A campanha sugerida deverá ser conduzida pela Secretaria Municipal de Cidade, Inteligência e Transparência, em articulação com as demais pastas, com foco na prevenção de afogamentos e acidentes, orientação às famílias e divulgação de medidas básicas de segurança.
Para Edson Ferraz, “o momento exige ação em duas frentes: construir uma legislação sólida e, paralelamente, conscientizar a população. Não podemos esperar a conclusão da lei para agir.”
Lineu Navarro reforçou que o debate é coletivo e suprapartidário. “Estamos tratando da proteção da vida. É um tema que exige união, diálogo técnico e responsabilidade institucional.”
Novos encontros devem ocorrer nas próximas semanas para consolidar os encaminhamentos técnicos e avançar na construção da proposta legislativa.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.