Jornalista/Radialista
SÃO PAULO/SP - O prazo para tirar o primeiro título ou regularizar o documento para votar nas eleições gerais de outubro termina daqui a apenas três meses, em 6 de maio. Até lá, também é possível buscar atendimento para atualizar dados cadastrais, transferir o título para outra cidade ou mudar o local de votação. A partir do dia 7 de maio, o cadastro será fechado para que a Justiça Eleitoral possa organizar o pleito, conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
De janeiro a dezembro de 2025, foram registrados 1.391.736 atendimentos em São Paulo, sendo 514.779 alistamentos (emissões do primeiro título), 612.820 revisões de dados e 264.137 transferências de domicílio, segundo as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já no último mês de janeiro, foram 202.135 requerimentos: 95.609 (alistamentos), 69.797 (revisões) e 36.729 (transferências).
Em 2026, o 1º turno será no dia 4 de outubro. Estão em disputa os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador (1ª e 2ª vaga), governador e presidente da República (nessa ordem). O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) orienta eleitoras e eleitores a não deixar para procurar atendimento de última hora, evitando eventuais filas. Confira, a seguir, as principais dicas para ficar em dia com a Justiça Eleitoral e assegurar o encontro com a urna eletrônica.
O que é necessário para tirar o primeiro título?
Quem ainda não tem o título de eleitor deve procurar um cartório eleitoral no estado até 6 maio levando um documento de identificação com foto, como o RG, e um comprovante de residência recente em seu nome ou da pessoa com quem você mora. São aceitas contas de luz, água ou telefone, por exemplo. As pessoas do gênero masculino que completarem 19 anos em 2026 também precisam levar o certificado de quitação militar (reservista). Jovens a partir dos 15 anos podem tirar o documento, no entanto, só podem votar, de forma facultativa, se completarem 16 anos até o dia da eleição. De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos, quem tem 16 e 17 anos e os maiores de 70.
É preciso fazer agendamento on-line para ir ao cartório?
Sim, o TRE-SP recomenda agendar atendimento antes de comparecer a uma unidade da Justiça Eleitoral no estado. Basta clicar nesta página e selecionar “Novo Agendamento”, escolher o município ou fazer a busca por CEP e, com a respectiva zona eleitoral selecionada, definir o dia e horário desejado para atendimento. O agendamento é fundamental para evitar a formação de filas e organizar o atendimento nos cartórios, que funcionam de segunda a sexta, exceto feriados, das 11h às 17h.
É possível solicitar o primeiro título pela internet?
Sim, é possível. No entanto, quem está solicitando o primeiro título por meio do Autoatendimento Eleitoral terá que comparecer ao cartório dentro de 30 dias após o requerimento on-line. O comparecimento presencial é obrigatório para fazer a coleta da biometria. Se não houver o comparecimento neste prazo, o requerimento prévio será excluído. É importante ressaltar que o serviço de solicitação on-line será interrompido 30 dias antes da data final, 6 de maio. O objetivo é assegurar que todos os eleitores possam realizar a coleta biométrica dentro do prazo estabelecido. Durante o atendimento, a pessoa terá suas digitais, foto e assinatura coletadas e gravadas em banco de dados da Justiça Eleitoral. A biometria garante mais segurança à identificação da eleitora e do eleitor, impedindo que uma pessoa vote no lugar de outra. No momento do voto, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais para liberar o acesso às urnas eletrônicas. A Justiça Eleitoral não faz coleta biométrica de menores de 15 anos, que não podem se alistar como eleitoras e eleitores.
|
Qual a diferença do atendimento presencial para o on-line?
Todos os serviços da Justiça Eleitoral são oferecidos tanto no atendimento presencial quanto no on-line. No entanto, quem ainda não tem a biometria cadastrada deve fazer a coleta das digitais de forma presencial para utilizar todos os serviços oferecidos na internet. Esse é o caso, por exemplo, das pessoas que ainda não tiraram o título. Se a pessoa também tiver registrado ou utilizado a biometria pela última vez há mais de dez anos, não conseguirá acessar o Autoatendimento, que emitirá aviso para comparecimento presencial ao cartório. Somente os eleitores com título e biometria em dia podem acessar todas as opções virtualmente.
A alteração de dados cadastrais e do local de votação e a transferência de domicílio eleitoral podem ser feitas pela internet?
Sim, todas essas opções estão disponíveis no Autoatendimento caso a eleitora ou eleitor já tenha cadastrado a biometria na Justiça Eleitoral. Para atualizar os dados cadastrais, alterar o local de votação dentro de um mesmo município ou transferir o título, basta clicar na opção 3. A transferência está disponível quando a pessoa muda de cidade e deseja alterar o local de votação para votar em outro município. Quem não lembra o local de votação pode verificar o lugar clicando na opção 7. Quem ainda não fez a coleta biométrica deve agendar atendimento presencial no cartório para acessar os serviços on-line.
Como consultar a situação do título e da biometria?
Para consultar a sua situação eleitoral e o cadastro biométrico, basta acessar a página do Autoatendimento e clicar na opção 6 — “Consulte a situação de seu título, da sua identificação biométrica e do cumprimento das obrigações eleitorais das últimas eleições”. Para acessar o serviço, é necessário informar o número do título, o CPF ou nome do eleitor com a data de nascimento.
Após a consulta, meu título aparece cancelado. O que fazer?
Quem está nessa situação deve solicitar revisão ou transferência em um cartório eleitoral ou no Autoatendimento — Opção 5, instruindo o requerimento com a documentação necessária à sua apreciação. A regularização após o cancelamento do título é feita mediante o pagamento de eventuais multas no valor de R$ 3,51 por turno em que a pessoa deixou de votar ou de justificar a ausência às urnas. Em São Paulo, os eleitores com o título cancelado podem ser atendidos presencialmente em qualquer cartório, independentemente da zona eleitoral à qual seu título está vinculado. É necessário fazer agendamento prévio antes de ir ao cartório e levar documento oficial com foto e comprovante de residência.
Há cobrança para tirar ou regularizar o título?
Não, todos os serviços eleitorais são gratuitos, sendo cobradas, eventualmente, apenas as multas devidas por quem não votou nem justificou a ausência às urnas nas últimas eleições. A consulta de débitos também está disponível no Autoatendimento (aba Débito Eleitoral). Se preferir, a pessoa pode quitar a multa em qualquer cartório. O pagamento das multas pode ser feito por meio de Pix, cartão de crédito ou boleto bancário (Guia de Recolhimento da União). Caso a eleitora ou o eleitor tenha dúvidas ao solicitar esses serviços, o TRE-SP disponibiliza o telefone 148 (Central de Atendimento ao Eleitor) e o chatbot Lina, baseado em Inteligência Artificial. O assistente virtual funciona de forma ininterrupta no site e no WhatsApp do Tribunal para orientações e esclarecimentos.
SÃO PAULO/SP - A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP) organizou mutirões do programa Acordo Paulista em unidades do Poupatempo da capital paulista e em outras três cidades do interior do Estado de São Paulo (Campinas, Bauru e Ribeirão Preto), que renegociou mais de R$ 218 milhões em dívidas ativas da população com o estado.
Até o dia 27 de fevereiro, quem tiver dívidas como ICMS, IPVA, ITCMD e multas do Procon já inscritas na dívida ativa do Estado deve acessar o site www.acordopaulista.sp.gov.br para renegociar os débitos. A inscrição para participar do programa deve ser feita somente pela Internet. Há descontos de até 75% em juros e multas para determinados tipos de créditos e parcelamento em até 120 vezes.
O pintor Jorge Aparecido Silvério Lopes, 60 anos, estava tentando pagar um IPVA atrasado há alguns anos e não sabia como fazer a baixa pelo site. Agora, ele revelou estar mais aliviado e comemorou a redução da dívida. “Consegui parcelar o meu IPVA atrasado, saio muito satisfeito. Vou até a igreja agradecer. Podem vir aqui ou procurar o site que funciona bem, atendimento rápido e eficiente”, comentou.
De acordo com a PGE, só nesta quarta fase do programa, mais de R$ 7,5 bilhões em dívidas foram renegociados, totalizando cerca de R$ 58 bilhões, em 40 mil negociações, desde o início do programa Acordo Paulista.
“Todos ganham: os contribuintes, com a adesão e o pagamento da primeira parcela, ficam livre das consequências da inadimplência; o Estado, com o ingresso de novas receitas e toda sociedade”, explicou Danilo Barth Pires, subprocurador-geral do Estado de São Paulo.
“Eu tinha uma dívida de valor alto e reduziu bastante, consegui 35% de desconto. Isso me aliviou bem, com certeza facilita o pagamento. Para a gente, que é aposentado, uma economia desta ajuda bastante”, disse o aposentado Nivaldo Rodrigues Alves, que negociou uma dívida de ICMS.
O Acordo Paulista é o maior programa de recuperação fiscal do Governo do Estado de São Paulo e foi criado para ajudar contribuintes a liquidar débitos como ICMS, IPVA, ITCMD e multas do Procon já inscritos na dívida ativo do Estado, oferecendo uma série de benefícios, como:
Quem tiver dívida ativa pode acessar o site do projeto www.acordopaulista.sp.gov.br e consultar como renegociar. O prazo se encerra no dia 27 de fevereiro.
“O site oficial do programa foi estruturado para ser um canal completo, oferecendo desde editais e manuais de instrução até um suporte especializado via ‘Fale Conosco’. No caso dos mutirões, a PGE/SP mobilizou um time dedicado de procuradores prontos para oferecer atendimento técnico e humanizado, garantindo que o contribuinte encontre a melhor solução para regularizar sua situação”, observou a procuradora do estado Sabrina Cochrane.
SÃO PAULO/SP - Mano Brown, uma das vozes mais poderosas da periferia e ícone incontestável da música brasileira, retorna aos palcos paulistanos no dia 17 de abril para uma apresentação de peso na Vibra São Paulo. Com a turnê MB10, o artista revisita momentos decisivos de sua trajetória, reunindo faixas do álbum solo Boogie Naipe (2016) e clássicos eternos dos Racionais MC’s, grupo que redefiniu o rap nacional e o consolidou como uma das mais relevantes expressões culturais do país.
Em uma noite especialmente concebida para a capital paulista, o show contará com participações especiais de Rael e Rincon Sapiência, artistas que dialogam diretamente com a trajetória e a influência de Mano Brown, ampliando o alcance musical e simbólico da apresentação.
Com mais de três décadas de carreira, Mano Brown construiu uma obra marcada por impacto social, rigor artístico e profunda conexão com diferentes gerações. A turnê MB10, dirigida pelo próprio artista, apresenta um conceito musical sofisticado, em que o rap se encontra com grooves densos e arranjos refinados, sem perder contundência. Desenvolvido ao longo dos últimos anos, o projeto se adapta a diferentes palcos e contextos, garantindo apresentações únicas, potentes e profundamente conectadas com o público.
O título da turnê estabelece um diálogo simbólico com o futebol: “MB” representa as iniciais de Mano Brown, enquanto o “10” remete ao jogador responsável por criar, articular e decidir o jogo, metáfora direta para o papel do artista como referência criativa, líder cultural e voz estratégica de seu tempo.
Os ingressos custam a partir de R$65,00 e estão à venda em uhuu.com e pontos autorizados, a partir das 14h, desta quarta-feira (11/02). Mais informações no serviço abaixo.
Atenção: A Uhuu é a plataforma oficial de vendas deste evento.
Opus Entretenimento orgulhosamente apresenta Mano Brown em MB10 convida Rael e Rincon Sapiência
Data: 17 de abril de 2026
Local: Vibra São Paulo
Endereço: Av. das Nações Unidas, 17955
Horário do show: 22h
Acessibilidade
Ar-condicionado
Classificação: 18 anos. Menores de 18 anos, somente poderão entrar acompanhados dos pais ou responsáveis.
Setores:
Pista: R$180,00
Pista Premmia: R$75,00
Camarote: R$350,00
Plateia Superior I: R$140,00
Plateia Superior II: R$140,00
Plateia Superior III: R$130,00
SÃO PAULO/SP - A turnê “Zeca Pagodinho, Alcione & Jorge Aragão – O Maior Encontro do Samba”, realizada pela 30e e apresentada pelo Itaú Unibanco, ganhou nova data em São Paulo após os ingressos para 20 de junho se esgotarem no Allianz Parque. O show extra será em 21 de junho, no mesmo local, com participação de Martinho da Vila e abertura de Arlindinho em homenagem a Arlindo Cruz. As vendas gerais começam hoje (13), às 13h, pela Eventim.
O projeto reúne, pela primeira vez, os três ícones do samba em uma única turnê, celebrando mais de 150 anos de carreira somados e um repertório que atravessa gerações. Com direção musical de Pretinho da Serrinha e artística de Leninha Brandão, o espetáculo propõe um encontro histórico marcado por clássicos do gênero e apresentações conjuntas no palco.
Além de São Paulo, a turnê passa por Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Salvador, com participações especiais como Seu Jorge, Alexandre Pires, Péricles e novamente Martinho da Vila em diferentes cidades. A proposta é celebrar o samba como patrimônio cultural brasileiro em um espetáculo de grande porte que deve percorrer o país ao longo de 2026.
São Paulo
Data: 21 de junho de 2026 (domingo)
Local: Allianz Parque - Av. Francisco Matarazzo, 1705 - Água Branca - São Paulo/SP
Horário de abertura da casa: 15h
Classificação Etária: Entrada e permanência de menores de 16 anos somente acompanhados dos pais ou responsável legal.
Setores e preços:
Cadeira Superior - R$ 87,50 (meia-entrada) | R$ 122,50 (entrada social) | R$ 175,00 (inteira)
Pista - R$ 132,50 (meia-entrada) | R$ 185,50 (entrada social) | R$ 265,00 (inteira)
Cadeira Inferior - R$ 172,50 (meia-entrada) | R$ 241,50 (entrada social) | R$ 345,00 (inteira)
Camarotes - R$ 172,50 (meia-entrada) | R$ 241,50 (entrada social) | R$ 345,00 (inteira)
Pista Premium - R$ 272,50 (meia-entrada) | R$ 381,50 (entrada social) | R$ 545,00 (inteira)
Hot Seat - R$ 347,50 (meia-entrada) | R$ 486,50 (entrada social) | R$ 695,00 (inteira)
Pacote VIP - R$ 817,50 (meia-entrada) | R$ 926,50 (entrada social) | R$ 1.090,00 (inteira)
Pacote VIP
Incluso:
Ingresso em área exclusiva na Pista Premium
Bar exclusivo
Kit com itens exclusivos
Pré-venda clientes Itaú: 12 de fevereiro, às 12h, até 13 de fevereiro, às 12h
Venda geral: 13 de fevereiro, a partir das 13h
Vendas online em: eventim.com.br/
Bilheteria oficial (sem taxa de conveniência): Allianz Parque - Endereço: Rua Palestra Itália, 200 – Portão A – Perdizes - São Paulo/SP
Funcionamento: Terça a sábado das 10h às 17h | *Não há funcionamento em feriados, emendas de feriados, dias de jogos ou em dias de eventos de outras empresas.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.