Jornalista/Radialista
Tráfego volta à normalidade nos dois dispositivos da SP 310 enquanto obras da terceira faixa seguem na parte superior
RIO CLARO/SP - Os motoristas que utilizam as passagens inferiores dos viadutos localizados nos quilômetros 174 e 176 da SP 310 - Rodovia Washington Luís, em Rio Claro, já podem trafegar normalmente pelas vias. A Eixo SP Concessionária de Rodovias concluiu as etapas das intervenções nesses dois dispositivos e liberou totalmente o trânsito nos locais, restabelecendo a circulação em ambos os sentidos.
A passagem inferior do viaduto do km 176, que faz a ligação de bairros como Jardim Bonsucesso e Novo Jardim Wenzel com a Avenida Castelo Branco, teve o tráfego totalmente liberado na quinta-feira (11), após a conclusão dos serviços de lançamento das vigas que servirão de sustentação à nova pista da Rodovia Washington Luís.
Já a passagem inferior do viaduto localizado no km 174, nas proximidades do Trevo da Viviani, foi totalmente liberada na tarde desta sexta-feira (15). Com a conclusão dos trabalhos programados para essa fase da obra, o tráfego voltou a operar normalmente no dispositivo, que havia passado por restrições temporárias para viabilizar as intervenções na estrutura.
As liberações representam um importante avanço no cronograma das obras de ampliação da SP 310 entre Cordeirópolis, Rio Claro e Corumbataí. Durante as últimas semanas, os dois viadutos passaram por etapas que incluíram demolição parcial de estruturas existentes, adequações geométricas e lançamento de vigas para a ampliação da largura das pistas.
Obras seguem na rodovia
Apesar da liberação das passagens inferiores, as obras continuam em andamento na parte superior dos viadutos. As equipes seguem com a execução das lajes, concretagens, serviços de acabamento e demais etapas necessárias para a conclusão das estruturas, conforme o cronograma de implantação da terceira faixa da Rodovia Washington Luís.
A obra faz parte de um dos maiores investimentos em mobilidade e segurança viária em andamento na região. O projeto prevê a implantação de terceiras faixas em um trecho de aproximadamente 80 quilômetros da SP 310, entre Cordeirópolis e Corumbataí, com o objetivo de ampliar a capacidade da rodovia, melhorar a fluidez do tráfego e aumentar a segurança para os usuários.
A Eixo SP reforça que toda a área permanece devidamente sinalizada e orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar pelos trechos em obras, respeitando a sinalização e os limites de velocidade implantados para garantir a segurança de trabalhadores e usuários.
ITIRAPINA/SP - A Prefeitura Municipal de Itirapina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, desenvolve ao longo do ano um trabalho contínuo de manutenção e conservação dos espaços da rede municipal de ensino. As ações contribuem para a preservação do patrimônio público, a segurança das instalações e a oferta de ambientes adequados para estudantes, profissionais da educação e toda a comunidade escolar.
Grande parte desse trabalho acontece nos bastidores, mas é fundamental para o funcionamento das atividades diárias. Entre os serviços realizados periodicamente estão a limpeza de caixas d’água, a troca de filtros e higienização de bebedouros, a recarga de extintores, a limpeza de calhas e coifas, a manutenção de coberturas, a realização de testes de estanqueidade e a reposição de utensílios utilizados na preparação e distribuição da alimentação escolar.
Além das ações de rotina, algumas unidades receberam melhorias específicas para atender necessidades identificadas pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Educação.
Na EMEF Profª Marilei Schmidt de Oliveira, foram adquiridos 70 novos conjuntos de carteiras, proporcionando mais conforto aos estudantes e melhores condições para o desenvolvimento das atividades pedagógicas.
O CEI Profª Hilda Barros recebeu a substituição do telhado de policarbonato, ampliando a proteção e a durabilidade da estrutura.
No Centro de Educação Integral Profª Dulce de Faria Martins Migliorini, foram realizados serviços de manutenção no telhado e substituição de calhas.
Na Creche Profª Simone de Lima, foram executadas melhorias na caixa d’água, além de adequações em sistemas hidráulicos e elétricos relacionados ao abastecimento da unidade.
A EMEI Profª Eneida Cário Cornachioni também recebeu manutenção em sua cobertura, contribuindo para a conservação do prédio e para o desenvolvimento das atividades escolares.
Na EMEF Prefeito José Cruz, seguem os serviços relacionados ao Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), etapa importante para a adequação e a segurança da unidade.
Já na EMEFI Prof. Aracy Leal Bernardi foi realizada a divisão de uma sala, adequando o espaço às necessidades pedagógicas da escola. A unidade também está prevista para receber reforma, ampliando as melhorias voltadas à conservação do prédio e à qualificação dos ambientes utilizados pela comunidade escolar.
As melhorias também contemplaram a sede da Secretaria Municipal de Educação, que recebeu pintura interna e externa, contribuindo para a conservação do prédio público e para o atendimento da população em um ambiente mais organizado e acolhedor.
A secretária municipal de Educação, Profª Valéria Maria Feltrin Sanches, destacou que os serviços integram o planejamento permanente de conservação dos espaços educacionais e contribuem para a preservação do patrimônio público, refletindo diretamente na qualidade dos ambientes utilizados diariamente pela comunidade escolar.
As ações integram um trabalho permanente de cuidado com os espaços públicos da educação, garantindo estruturas adequadas para o aprendizado, o trabalho dos profissionais da rede e o atendimento à população.
Prefeitura de Itirapina
PRESIDENTE PRUDENTE/SP - A Polícia Militar Rodoviária apreendeu quase 100 quilos de skunk escondidos nas poltronas de um ônibus em Presidente Prudente, no interior paulista. O motorista, de 57 anos, foi preso em flagrante na ação ocorrida na quinta-feira (11). Ele possuía passagem por tráfico de drogas.
As equipes do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), com apoio do canil do 8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) realizavam a Operação Impacto na rodovia Raposo Tavares, quando abordaram o ônibus.
No veículo, havia apenas o motorista. Na vistoria, os policiais localizaram 136 pacotes de skunk escondidos em um fundo falso no assoalho sob duas poltronas, que totalizaram 99 quilos da droga.
A ocorrência foi registrada na Delegacia de Presidente Prudente como tráfico de drogas e localização/apreensão de veículo, e o criminoso permaneceu à disposição da Justiça.
Prefeitura orienta população a celebrar com responsabilidade e respeito às leis que garantem o sossego e o bem-estar da comunidade
ARARAQUARA/SP - Com a proximidade dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo, a Prefeitura de Araraquara orienta a população para que as comemorações ocorram de forma responsável e em conformidade com a legislação municipal, que proíbe tanto o excesso de ruído quanto a utilização de fogos de artifício com estampido.
De acordo com o Código de Posturas do Município (Lei Complementar nº 18/1997), é proibida a produção de ruídos, sons e barulhos que perturbem o sossego público, a tranquilidade e o bem-estar da população. A norma se aplica a residências, estabelecimentos comerciais, áreas de lazer e veículos em vias públicas.
A Administração Municipal destaca que a torcida pela Seleção Brasileira deve ser pautada pelo bom senso e pelo respeito ao próximo, especialmente em relação a idosos, crianças, pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), pessoas com deficiência, enfermos e demais cidadãos que podem ser diretamente afetados pelo excesso de ruído.
Além das restrições relacionadas ao som alto, a Prefeitura lembra que o Código de Posturas também proíbe a utilização, o manuseio, a queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com efeito sonoro (estampido) em todo o território de Araraquara.
Segundo a legislação, somente são permitidos fogos e artefatos pirotécnicos que produzam efeitos visuais sem estampido, desde que observadas as demais normas de segurança. A medida busca proteger a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida da população, além de evitar transtornos às pessoas sensíveis ao ruído e reduzir os impactos sobre animais domésticos e silvestres.
A Prefeitura informa que a fiscalização poderá atuar em casos de descumprimento das normas. As infrações relacionadas à perturbação do sossego, incluindo a soltura de fogos com estampido, estão sujeitas à multa no valor de 10 Unidades Fiscais Municipais (UFMs), o equivalente a R$ 802,70.
A Administração Municipal convida os moradores a torcerem pela Seleção Brasileira com alegria, responsabilidade e respeito, contribuindo para que as comemorações ocorram de forma segura e acolhedora para toda a comunidade.
As denúncias devem ser feitas à Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153, ou à Polícia Militar, pelo 190.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.