Jornalista/Radialista
Governo Federal analisou e aprovou projetos elaborados com excelência dentro de critérios técnicos e interesse público
SÃO CARLOS/SP - O prefeito Netto Donato anunciou no começo da noite deste sábado (13/12), no Paço Municipal, que o Ministério das Cidades, através de portaria 1.421, de 9 de dezembro de 2025, assinada pelo Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, selecionou a cidade de São Carlos com aporte de recursos no valor de cerca de R$ 100 milhões dentro das propostas habilitadas no processo seletivo para contratação de operações de crédito para a execução de saneamento, na modalidade Abastecimento de Água - Urbano, para Mutuários Públicos, com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - Novo PAC. Ao todo, são 68 propostas encaminhadas contempladas.
CESTA DE RECURSOS: QUASE R$ 100 MILHÕES - A verba total para São Carlos prevê ampliação do SES – Sistema de Esgotamento Sanitário dos empreendimentos Porto Royale, na margem direita do Córrego Santa Maria com R$ 1.266.954,56; implantação do SES na sede municipal R$ 38.718.914,52; ampliação do SAA - Sistema de Abastecimento de Água na sede municipal - Porto Royale R$ 9.957.823,26; ampliação do SAA na sede municipal - Salto do Monjolinho R$ 9.174.115,38; ampliação do SAA na sede municipal R$ 28.092.298,70; melhorias do SAA na sede municipal contemplando a reforma dos filtros da ETA Vila Pureza 12.369.312,80, totalizando R$ 99.579.419,22.
O presidente do SAAE, Derike Contri, agradeceu ao prefeito Netto Donato o pedido expresso para que a equipe de governo elaborasse os projetos e enviasse ao Governo Federal com a expectativa de êxito e sucesso no retorno. “Foi a partir da determinação do prefeito Netto Donato que o sucesso da demanda culminasse com essa resposta. Qual cidade não gostaria de estar contemplada com quase R$ 100 milhões para ajudar no abastecimento? Nós estamos! Nós conseguimos! É mérito dele, prefeito, e de cada um dos 265 mil moradores da cidade”.
Ao fazer o anúncio, com entusiasmo, no começo da noite deste sábado, 13/12, o prefeito Netto Donato, acompanhado pelo presidente do SAAE, Derike Contri, e demais membros da administração municipal, ressaltou que a conquista é uma prova inequívoca de que São Carlos dá, mais uma vez, demonstração inquestionável de que a Prefeitura trabalha com planejamento e elaboração de projetos e propostas e que têm alvo preciso: a melhoria da qualidade de vida da população.
“Esta seleção de nossa cidade para aporte significativo e imprescindível de recursos via PAC demonstra, de forma clara, transparente e inquestionável, que nossa atuação tem foco preciso no alvo de uma das maiores demandas de São Carlos, que é a garantia do abastecimento de água, todos os dias e todas as noites, para uma parcela cada vez maior dos moradores da cidade, do centro aos bairros. É um prazer ser o porta-voz e, ao mesmo tempo, o prefeito protagonista desta conquista. Parabéns, São Carlos!” , comemorou o prefeito Netto Donato.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realizará mais uma audiência pública do Plano Diretor, desta vez no distrito de Santa Eudóxia. A reunião acontece no dia 17 de dezembro (quarta-feira), às 18h, no salão da Igreja São Sebastião, e dará continuidade ao ciclo de debates sobre o futuro urbano do município.
Pela primeira vez, o processo de revisão do Plano Diretor está sendo levado aos dois distritos. Após a audiência realizada em Água Vermelha, agora é a vez de Santa Eudóxia receber a equipe técnica responsável pela atualização das diretrizes que irão orientar o desenvolvimento da cidade a partir de 2026.
Entre os temas que serão apresentados à população está a proposta de ampliação do perímetro urbano do distrito. Segundo a equipe técnica, a região possui características ambientais e geográficas que permitem discutir novos modelos de ocupação, incluindo a possibilidade de implantação de chácaras de recreio em áreas próximas aos rios Quilombo e Mogi-Guaçu, dois importantes cursos d’água que margeiam Santa Eudóxia.
A ideia é reservar uma zona de expansão específica para o chácaras, estruturada em formato de condomínio, de modo que a responsabilidade pela manutenção e infraestrutura fique a cargo dos proprietários, e não do município. O modelo, segundo os técnicos, busca garantir organização, sustentabilidade e viabilidade econômica.
Outro ponto em destaque é o potencial turístico da região. Santa Eudóxia e seu entorno reúnem fazendas históricas, cachoeiras e áreas naturais que podem ser exploradas de forma planejada, fortalecendo a economia local e criando novas oportunidades para os moradores que optam por permanecer no distrito. A proposta é que o Plano Diretor incorpore diretrizes específicas para o desenvolvimento do turismo rural e ecológico.
Durante a audiência, também será apresentada a proposta de criação de uma área de interesse ambiental próxima à zona urbana, com o objetivo de preservar recursos naturais e garantir mais qualidade de vida à população.
“A Prefeitura reforça o convite aos moradores de Santa Eudóxia para participarem da audiência. O encontro será um momento para ouvir sugestões, esclarecer dúvidas e apresentar as diretrizes que irão orientar o crescimento do distrito e de todo o município nos próximos anos”, disse o assessor do prefeito Netto Donato, João Muller.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos, o Crea-SP e a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos (AEASC) assinaram um termo de compromisso para catalogar e avaliar tecnicamente as chamadas Obras de Arte (OAs) da engenharia- pontes, viadutos e passarelas.
“O objetivo da gestão é trazer profissionais e entidades temáticas da cidade para firmar parcerias com a prefeitura. Precisamos unir esforços para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Isso se traduz em melhores escolas, unidades de saúde, ruas e avenidas. Neste caso, o convênio com o Crea-SP garante fiscalização estrutural especializada de pontes, viadutos e pontilhões, sem custo para o município”, destacou o prefeito Neto Donatto.
A manutenção de pontes e viadutos urbanos é responsabilidade da Prefeitura, mas exige atuação técnica preventiva e projetos de recuperação dessas estruturas.
“Quando se constrói um viaduto ou ponte, o projeto prevê vida útil de 50 a 60 anos. A falta de manutenção, infiltrações, vegetação, excesso de peso e recapeamentos podem gerar patologias. As inspeções funcionarão como análise preliminar, indicando o que precisa ser corrigido. A expectativa é prolongar a vida útil dessas obras por mais 50 anos”, explicou o secretário de Gestão e Infraestrutura, engenheiro civil Leonardo Lázaro.
Para viabilizar o convênio, o município buscou a AEASC, que iniciou o diálogo com o Crea-SP e ficou responsável pela indicação dos profissionais que realizarão os levantamentos.
“A AEASC é o elo entre a sociedade local e suas demandas e o Crea. Neste convênio, o Conselho disponibiliza dois profissionais capacitados, sem custo para o município, garantindo segurança ao usuário dessas obras. Essa é uma das atribuições da entidade”, afirmou o presidente da AEASC, geólogo Laert Rigo.
Em São Carlos, dois engenheiros serão responsáveis pelo trabalho, que começa com o cadastramento das Obras de Arte e a elaboração de relatórios fotográficos. Havendo anomalias, elas serão registradas com avaliação técnica pertinente.
“O Crea tem disponibilizado em todo o Estado profissionais experientes em pontes e viadutos para inspecionar equipamentos públicos indicados pelos municípios. Em conjunto com a gestão local, definimos quais estruturas mais antigas demandam atenção. Os diagnósticos seguem o Manual Técnico elaborado pelo Crea e pela ABNT. O checklist resultante é encaminhado à Prefeitura, que decide as ações preditivas e preventivas, garantindo a segurança da população”, explicou o chefe da Unidade de Gestão e Inspeção do Crea-SP em São Carlos, engenheiro Everton Gianlourenço.
SÃO CARLOS/SP - A Santa Casa de São Carlos absorveu cerca de 80% dos casos gerais encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ao longo de 2025. O dado foi apresentado durante a última reunião do ano, realizada na quarta-feira (10), entre equipes do hospital e da Secretaria Municipal de Saúde, que se reuniram para avaliar o desempenho da regulação e o fluxo de atendimento no município.
Durante o encontro, também foi informado que o hospital recebeu mais de 90% dos casos classificados como graves, entre eles infartos, acidentes vasculares cerebrais (AVCs) e traumas, que exigem atendimento imediato e de maior complexidade.
As reuniões periódicas realizadas ao longo do ano tiveram o objetivo de aprimorar a regulação dos atendimentos de urgência e emergência em São Carlos, fortalecendo a integração entre os serviços de porta de entrada e o hospital referenciado.
De acordo com o Diretor Técnico, Dr. Roberto Muniz Junior, a articulação constante entre Santa Casa e UPAs tem impacto direto na eficiência do atendimento.
“Nosso foco é garantir atendimento de qualidade à população da região, aumentando a resolutividade da UPA e facilitando que os pacientes que precisem vir para a Santa Casa cheguem aqui mais rápido”, explicou o diretor técnico.
Também participaram da reunião a Diretora de Práticas Assistenciais, Dra. Carolina Toniolo Zenatti; o Coordenador de Enfermagem do Pronto-Socorro, José Anderson; a Coordenadora do Núcleo Interno de Regulação (NIR), Maria Valéria Moreira de Souza; e a Coordenadora de Qualidade e Projetos, Ana Casale.
O encontro contou ainda com a presença de Daniele Roubles Antoneli, Diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Hospitalar, além de profissionais das UPAs e da regulação municipal.
Para o provedor da Santa Casa, Antonio Valério Morillas Junior, os resultados demonstram o esforço conjunto entre o hospital e a Prefeitura de São Carlos para qualificar o atendimento a todas as pessoas.
"A união com a Secretaria de Saúde beneficia toda a população de São Carlos e região. Por isso, agradecemos todo o apoio que recebemos neste ano", afirmou.
Como funciona a regulação?
O Sistema Único de Saúde (SUS) estabelece que o atendimento ao cidadão deve seguir a hierarquização das unidades de saúde, da atenção básica aos serviços de alta complexidade, por meio do sistema de referência e contrarreferência. Assim, o primeiro atendimento de emergência ocorre na unidade responsável pela região onde o paciente se encontra, como a Unidade de Pronto Atendimento.
Quando há necessidade de atendimento de média e alta complexidade, o médico da UPA aciona o Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), o qual é gerenciado pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), que então comunica a Santa Casa para organizar a transferência, garantindo que o paciente seja encaminhado de forma segura, adequada ao nível de complexidade exigido pela situação.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.