fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos deu início a uma ampla ação de qualificação profissional voltada aos servidores públicos, com a oferta de um curso de formação em Power BI, ferramenta desenvolvida pela Microsoft que transforma dados brutos em informações visuais interativas, como gráficos, dashboards e relatórios. A iniciativa, realizada em parceria com o SENAI, contempla aproximadamente 160 servidores distribuídos em 10 turmas, com foco na melhoria da gestão pública e no atendimento à população.

O curso é ministrado pelo SENAI de São Carlos, sob coordenação do diretor Márcio Vieira Marinho, que destacou a relevância da ferramenta no contexto atual. “Esse é um dos cursos mais atuais na área de tecnologia da informação. O Power BI facilita muito o dia a dia do servidor, permitindo transformar dados dispersos em planilhas em gráficos visuais e painéis interativos. No SENAI, por exemplo, usamos mais de 40 painéis de BI para apoiar nossa gestão”, explicou.

Márcio também ressaltou a versatilidade da ferramenta. “Ela permite extrair dados de várias fontes e consolidar tudo em um painel visual agradável. É aplicável em diversos segmentos - indústria, comércio, serviços, controle de estoque, ordens de serviço. Hoje, essa é uma competência desejada no mercado. Todos nós, em qualquer ocupação, temos algo a controlar: despesas, receitas, insumos. Ter domínio sobre essas ferramentas é fundamental”.

O vereador Elton Carvalho, que acompanha de perto as ações de capacitação da Prefeitura, também destacou a relevância da iniciativa. “Investir em tecnologia e formação é investir na eficiência da máquina pública. O curso de Power BI representa um avanço importante, pois prepara nossos servidores para lidar com dados de forma inteligente e estratégica, o que se reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, reforçou a intenção da Prefeitura em qualificar os servidores. “É uma formação moderna e eficiente para trabalhar com dados e melhorar a gestão pública. Teremos vários módulos para contemplar o maior número possível de servidores interessados em se profissionalizar em Power BI”, afirmou.

Com foco na criação de indicadores, coleta, análise e visualização de dados, os participantes aprendem a preparar informações de diferentes fontes, construir modelos por meio de extração, transformação e limpeza, além de criar representações visuais que facilitam a interpretação dos dados. O programa também estimula competências como autogestão, autonomia e inteligência aplicada. “Investir em tecnologia e formação é investir na eficiência da máquina pública. O curso de Power BI representa um avanço importante, pois prepara nossos servidores para lidar com dados de forma inteligente e estratégica, o que se reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população”.

Para o prefeito Netto Donato, a capacitação contínua dos servidores é um pilar essencial da administração. “Para termos uma cidade melhor, precisamos continuamente capacitar o servidor.

Isso melhora a autoestima, a qualidade do serviço e, mais importante, o atendimento que damos ao cidadão. Essa é a nossa expectativa e a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou. 

A formação integra o plano de qualificação e requalificação da Prefeitura, alinhado às boas práticas e normas técnicas exigidas na administração pública. A expectativa é que, com o domínio da ferramenta, os servidores possam apoiar decisões organizacionais estratégicas com mais agilidade, precisão e transparência.

SÃO CARLOS/SP - A ação, realizada nesta quarta-feira, 29/10, em parceria com o SAAE, teve o objetivo de aproximar a agência reguladora dos usuários dos serviços de saneamento. São Carlos recebeu nesta quarta-feira, 29 de outubro, a visita da Ouvidoria Itinerante da ARES/PCJ – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, com sede em Americana-SP, responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de água e esgoto em 84 municípios paulistas associados. A atividade ocorreu em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), na Unidade de Atendimento Presencial do Centro, localizada na Rua Sete de Setembro, 2152. 

CRÍTICAS, ELOGIOS E SUGESTÕES - A Ouvidoria Itinerante é uma iniciativa da ARES-PCJ que percorre os municípios consorciados levando atendimento presencial à população. Durante a visita, os cidadãos podem registrar reclamações, sugestões e elogios relacionados aos serviços de saneamento, além de conhecer mais sobre o papel da agência na regulação e fiscalização dos prestadores locais.

Para registrar uma manifestação na Ouvidoria da ARES-PCJ, é necessário que o usuário já tenha buscado solução junto às instâncias locais de atendimento, apresentando o protocolo fornecido pelo prestador do serviço. Além do atendimento presencial, os visitantes também têm acesso aos materiais informativos e educativos sobre o uso consciente da água e os direitos e deveres relacionados aos serviços de saneamento.

“Um privilégio e uma satisfação enormes sermos contemplados com esta visita da ouvidoria itinerante da ARES-PCJ. Não há organismo mais indicado do que ela, a agência reguladora,  para saber com a população local, ou seja, com os próprios moradores e usuários do sistema complexo de saneamento, que hoje envolve água, esgoto, drenagem e resíduos, a visão que eles têm dos serviços prestados pela autarquia. Não deixa de ser uma espécie de pesquisa a que somos submetidos com orgulho e prazer absolutos”, disse o presidente do SAAE São Carlos, Derike Contri.

SÃO CARLOS/SP - São Carlos completa 168 Anos no próximo dia 4 de novembro e prepara uma programação especial para comemorar a data ao longo do mês. Um Dos Destaques das celebrações será o show gratuito do Grupo Sampa Crew, marcado para as 19h no Parque do Bicão

Com 38 anos de carreira, o Sampa Crew promete embalar o público com sucessos como Eterno Amor, Mesmo Assim Ninguém, A Carta e Você Perto de Mim. O grupo, que mistura hip hop, soul e pop com forte apelo romântico, traz na bagagem o álbum mais recente, Canções de Amor, reafirmando sua identidade musical que atravessa gerações.

“É uma grande satisfação oferecer à população um espetáculo desse porte, com um grupo que marcou época e continua em evidência”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo. “A proposta é celebrar o aniversário de São Carlos com arte e música, valorizando nossa cultura e promovendo momentos de lazer para todos. Agradeço à Câmara Municipal pelo apoio na elaboração da programação dos 168 anos da cidade, em especial ao vereador Fábio Zaquim, autor da emenda parlamentar que viabilizou a contratação do Sampa Crew”.

Além do show, o mês de novembro será repleto de atividades culturais. No dia 6, o Teatro Municipal recebe a abertura oficial das comemorações dos 30 anos do Projeto Guri, com apresentações do Polo Regional São Carlos e do Guri na Escola com os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Maria Luzia Perez. O programa, referência em educação musical e inclusão social, já impactou mais de um milhão de crianças e adolescentes em todo o Estado.

No dia 15 de novembro, às 11h, a Praça do Mercado receberá uma apresentação especial do Projeto Guri, com alunos, educadores e familiares. A ação faz parte da gravação do vídeo institucional dos 30 anos do programa, e São Carlos é um dos 11 municípios selecionados para participar. 

No mês que São Carlos recebe a 2ª Edição do SC Experience e a tradicional TUSCA, teremos uma programação diversificada, incluindo ainda o 1º Moto Fest (dias 8 e 9, no Kartódromo), o Geek Fest (dia 9, no Ginásio Aristeu Favoretto, na Redenção), espetáculos teatrais, exposições, rodas de samba e apresentações de dança, compondo um calendário cultural diverso e acessível. A programação completa estará disponível nos canais oficiais da Prefeitura de São Carlos.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Carlos recebeu nesta quarta-feira (29/10), no auditório do Paço Municipal, um treinamento regional promovido pela Vigilância Sanitária do Estado, reunindo cerca de 100 profissionais de 24 municípios pertencentes à Diretoria Regional de Saúde (DRS). O evento teve como foco a padronização e qualificação dos procedimentos administrativos sanitários, com palestras de especialistas estaduais e representantes técnicos da área.

A capacitação contou com a presença de Lourinaldo Cordeiro Alves, do Núcleo de Inspeção de Produtos para Saúde do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, e Rafael Adão Buozo, do Grupo de Vigilância Sanitária de Osasco, que abordaram temas técnicos relacionados à condução de processos e à segurança jurídica das ações fiscalizatórias.

A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos, Denise Martins Gomide, destacou a importância do encontro. “Reunir profissionais de toda a região para discutir e alinhar procedimentos é essencial para garantir a eficácia das ações sanitárias e a proteção da saúde pública. São Carlos tem orgulho de sediar um evento com esse nível de qualificação”.

Representando a DRS, Ana Lúcia Spagnol Bosi, diretora Técnica de Saúde do Grupo de Vigilância Sanitária com sede em Araraquara, reforçou o objetivo da iniciativa. “Queremos padronizar e aprimorar a condução dos processos administrativos no âmbito da Vigilância Sanitária, assegurando eficiência, legalidade e transparência em todas as etapas - da fiscalização inicial à decisão final. A harmonização desses procedimentos é uma ferramenta fundamental que garante segurança jurídica às nossas ações”.

Segundo Denise Martins Gomide, “o treinamento integra uma série de ações da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos voltadas à formação continuada dos profissionais da área, promovendo o fortalecimento da rede regional de Vigilância Sanitária e o alinhamento com as diretrizes estaduais”.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.