Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - Nesta quarta-feira (29/10), o provedor da Santa Casa de São Carlos, Antonio Valério Morillas Junior, e a coordenadora do Grupo de Voluntárias da Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, Nilce Morillas, receberam a visita do prefeito municipal Netto Donato e da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, para a entrega de 70 kits maternidade à instituição.
Os kits foram doados pela Unimed São Carlos ao Fundo Social de Solidariedade. Ao todo, foram 100 unidades, das quais 70 foram destinadas à Santa Casa pelo Fundo Social. O presidente da cooperativa, Bolívar Soares Mendjoud, já havia feito a entrega simbólica dessa doação ao Fundo Social anteriormente.
Cada kit contém itens essenciais para recém-nascidos, como fraldas, roupas e produtos de higiene, e será entregue às mães em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Maternidade da Santa Casa.
Além dos kits recebidos por meio do Fundo Social, também foram entregues enxovais preparados pelo Grupo de Voluntárias da Maternidade Dona Francisca Cintra Silva, coordenado por Nilce Morillas. Esses enxovais são montados com itens obtidos exclusivamente por meio de doações e representam o trabalho constante do grupo em prol das gestantes atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A entrega contou ainda com a presença da gerente médica da maternidade, Dra. Bruna Parreira, da coordenadora de enfermagem da maternidade, Eliane Sansão, da enfermeira horizontal, Carla de Castro, e da diretora do Fundo Social, Lucimara Jorge Pott.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Herica Ricci Donato, explicou como será feita a distribuição dos kits e ressaltou a importância da parceria com a iniciativa privada. “Recebi os kits da Unimed, porém, como o número de gestantes atendidas pelo SUS tem crescido e a maioria faz seus partos aqui na Maternidade Dona Francisca, repassamos para a diretoria do hospital fazer a entrega conforme a demanda. Garantimos com isso que os kits cheguem às mães que realmente precisam”, afirmou.
O prefeito Netto Donato também participou da entrega dos kits na maternidade e destacou a relevância da ação. “A entrega desses kits é mais do que uma doação, é um gesto de cuidado e respeito com quem mais precisa. A parceria entre o poder público, a iniciativa privada e instituições como a Santa Casa é fundamental para fortalecer a rede de apoio às famílias”, ressaltou.
O provedor Antonio Valério Morillas Junior agradeceu pela doação e ressaltou a importância da união de esforços em benefício das mães e bebês atendidos pela instituição. “A entrega dos kits de enxoval representa um importante reforço às mães atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa complementa o trabalho da atenção básica e fortalece a rede de acolhimento às gestantes em situação de vulnerabilidade social. Agradecemos ao Fundo Social e à Unimed São Carlos por este gesto de solidariedade e compromisso com a vida”, destacou.
Durante a visita, o provedor, a coordenadora das voluntárias, o prefeito e a presidente do Fundo Social participaram da entrega dos kits às mães internadas na maternidade, em um momento de emoção, solidariedade e acolhimento. Alguns kits foram entregues a uma mãe que já estava com suas gêmeas nos braços, reforçando o cuidado e a atenção da instituição às gestantes e recém-nascidos.
SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura Municipal de São Carlos deu início a uma ampla ação de qualificação profissional voltada aos servidores públicos, com a oferta de um curso de formação em Power BI, ferramenta desenvolvida pela Microsoft que transforma dados brutos em informações visuais interativas, como gráficos, dashboards e relatórios. A iniciativa, realizada em parceria com o SENAI, contempla aproximadamente 160 servidores distribuídos em 10 turmas, com foco na melhoria da gestão pública e no atendimento à população.
O curso é ministrado pelo SENAI de São Carlos, sob coordenação do diretor Márcio Vieira Marinho, que destacou a relevância da ferramenta no contexto atual. “Esse é um dos cursos mais atuais na área de tecnologia da informação. O Power BI facilita muito o dia a dia do servidor, permitindo transformar dados dispersos em planilhas em gráficos visuais e painéis interativos. No SENAI, por exemplo, usamos mais de 40 painéis de BI para apoiar nossa gestão”, explicou.
Márcio também ressaltou a versatilidade da ferramenta. “Ela permite extrair dados de várias fontes e consolidar tudo em um painel visual agradável. É aplicável em diversos segmentos - indústria, comércio, serviços, controle de estoque, ordens de serviço. Hoje, essa é uma competência desejada no mercado. Todos nós, em qualquer ocupação, temos algo a controlar: despesas, receitas, insumos. Ter domínio sobre essas ferramentas é fundamental”.
O vereador Elton Carvalho, que acompanha de perto as ações de capacitação da Prefeitura, também destacou a relevância da iniciativa. “Investir em tecnologia e formação é investir na eficiência da máquina pública. O curso de Power BI representa um avanço importante, pois prepara nossos servidores para lidar com dados de forma inteligente e estratégica, o que se reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população”.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paula Knoff, reforçou a intenção da Prefeitura em qualificar os servidores. “É uma formação moderna e eficiente para trabalhar com dados e melhorar a gestão pública. Teremos vários módulos para contemplar o maior número possível de servidores interessados em se profissionalizar em Power BI”, afirmou.
Com foco na criação de indicadores, coleta, análise e visualização de dados, os participantes aprendem a preparar informações de diferentes fontes, construir modelos por meio de extração, transformação e limpeza, além de criar representações visuais que facilitam a interpretação dos dados. O programa também estimula competências como autogestão, autonomia e inteligência aplicada. “Investir em tecnologia e formação é investir na eficiência da máquina pública. O curso de Power BI representa um avanço importante, pois prepara nossos servidores para lidar com dados de forma inteligente e estratégica, o que se reflete diretamente na qualidade dos serviços prestados à população”.
Para o prefeito Netto Donato, a capacitação contínua dos servidores é um pilar essencial da administração. “Para termos uma cidade melhor, precisamos continuamente capacitar o servidor.
Isso melhora a autoestima, a qualidade do serviço e, mais importante, o atendimento que damos ao cidadão. Essa é a nossa expectativa e a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.
A formação integra o plano de qualificação e requalificação da Prefeitura, alinhado às boas práticas e normas técnicas exigidas na administração pública. A expectativa é que, com o domínio da ferramenta, os servidores possam apoiar decisões organizacionais estratégicas com mais agilidade, precisão e transparência.
SÃO CARLOS/SP - A ação, realizada nesta quarta-feira, 29/10, em parceria com o SAAE, teve o objetivo de aproximar a agência reguladora dos usuários dos serviços de saneamento. São Carlos recebeu nesta quarta-feira, 29 de outubro, a visita da Ouvidoria Itinerante da ARES/PCJ – Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, com sede em Americana-SP, responsável pela regulação e fiscalização dos serviços de água e esgoto em 84 municípios paulistas associados. A atividade ocorreu em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), na Unidade de Atendimento Presencial do Centro, localizada na Rua Sete de Setembro, 2152.
CRÍTICAS, ELOGIOS E SUGESTÕES - A Ouvidoria Itinerante é uma iniciativa da ARES-PCJ que percorre os municípios consorciados levando atendimento presencial à população. Durante a visita, os cidadãos podem registrar reclamações, sugestões e elogios relacionados aos serviços de saneamento, além de conhecer mais sobre o papel da agência na regulação e fiscalização dos prestadores locais.
Para registrar uma manifestação na Ouvidoria da ARES-PCJ, é necessário que o usuário já tenha buscado solução junto às instâncias locais de atendimento, apresentando o protocolo fornecido pelo prestador do serviço. Além do atendimento presencial, os visitantes também têm acesso aos materiais informativos e educativos sobre o uso consciente da água e os direitos e deveres relacionados aos serviços de saneamento.
“Um privilégio e uma satisfação enormes sermos contemplados com esta visita da ouvidoria itinerante da ARES-PCJ. Não há organismo mais indicado do que ela, a agência reguladora, para saber com a população local, ou seja, com os próprios moradores e usuários do sistema complexo de saneamento, que hoje envolve água, esgoto, drenagem e resíduos, a visão que eles têm dos serviços prestados pela autarquia. Não deixa de ser uma espécie de pesquisa a que somos submetidos com orgulho e prazer absolutos”, disse o presidente do SAAE São Carlos, Derike Contri.
SÃO CARLOS/SP - São Carlos completa 168 Anos no próximo dia 4 de novembro e prepara uma programação especial para comemorar a data ao longo do mês. Um Dos Destaques das celebrações será o show gratuito do Grupo Sampa Crew, marcado para as 19h no Parque do Bicão
Com 38 anos de carreira, o Sampa Crew promete embalar o público com sucessos como Eterno Amor, Mesmo Assim Ninguém, A Carta e Você Perto de Mim. O grupo, que mistura hip hop, soul e pop com forte apelo romântico, traz na bagagem o álbum mais recente, Canções de Amor, reafirmando sua identidade musical que atravessa gerações.
“É uma grande satisfação oferecer à população um espetáculo desse porte, com um grupo que marcou época e continua em evidência”, destacou o secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo. “A proposta é celebrar o aniversário de São Carlos com arte e música, valorizando nossa cultura e promovendo momentos de lazer para todos. Agradeço à Câmara Municipal pelo apoio na elaboração da programação dos 168 anos da cidade, em especial ao vereador Fábio Zaquim, autor da emenda parlamentar que viabilizou a contratação do Sampa Crew”.
Além do show, o mês de novembro será repleto de atividades culturais. No dia 6, o Teatro Municipal recebe a abertura oficial das comemorações dos 30 anos do Projeto Guri, com apresentações do Polo Regional São Carlos e do Guri na Escola com os alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Maria Luzia Perez. O programa, referência em educação musical e inclusão social, já impactou mais de um milhão de crianças e adolescentes em todo o Estado.
No dia 15 de novembro, às 11h, a Praça do Mercado receberá uma apresentação especial do Projeto Guri, com alunos, educadores e familiares. A ação faz parte da gravação do vídeo institucional dos 30 anos do programa, e São Carlos é um dos 11 municípios selecionados para participar.
No mês que São Carlos recebe a 2ª Edição do SC Experience e a tradicional TUSCA, teremos uma programação diversificada, incluindo ainda o 1º Moto Fest (dias 8 e 9, no Kartódromo), o Geek Fest (dia 9, no Ginásio Aristeu Favoretto, na Redenção), espetáculos teatrais, exposições, rodas de samba e apresentações de dança, compondo um calendário cultural diverso e acessível. A programação completa estará disponível nos canais oficiais da Prefeitura de São Carlos.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.