Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) finalizou a instalação de 23 novos abrigos de ônibus no centro da cidade, todos modernos, com acessibilidade (espaço para cadeirante aguardar a chegada do transporte público), com telhas térmicas e com proteção contra sol e chuva, utilização de energia fotovoltaica para iluminação e entrada USB para alimentar os carregadores dos usuários do transporte coletivo da cidade.
Os abrigos existentes na área central foram retirados, reformados e instalados nos bairros em locais que não possuíam abrigos com cobertura.
A contratação da empresa para a prestação dos serviços foi realizada através de procedimento licitatório e o investimento foi de R$ 1,5 milhão com recursos do Governo Federal, via Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (CIDE), recursos relativos às atividades de importação e comercialização de petróleo e seus derivados, gás natural e seus derivados, e álcool etílico combustível. A arrecadação deste programa tem sua destinação para o financiamento de programas de infraestrutura de transportes, garantindo um fluxo constante de recursos para financiar os investimentos no setor.
Os novos abrigos foram instalados nos seguintes pontos:
1 - Avenida Sallum defronte a Igreja Santo Antônio;
2 - Avenida Sallum, oposto ao nº 1029;
3 - Avenida São Carlos oposto ao nº 947 (Funerária Santa Cruz);
4/5 - Avenida São Carlos defronte Banco Itaú;
6 - Avenida São Carlos defronte Catedral;
7 - Avenida São Carlos defronte Praça Coronel Salles;
8/9/10 - Avenida São Carlos defronte Escola Álvaro Guião;
11 - Rua Bento Carlos defronte à Igreja São Benedito;
12 - Avenida São Carlos defronte ao Cemitério Nossa Senhora do Carmo;
13 - Rua Dona Alexandrina defronte Praça Santa Cruz;
14/15 - Rua Dona Alexandrina defronte Praça Catedral;
16 - Rua Dona Alexandrina defronte Praça Coronel Salles;
17 e 18 - Rua Dona Alexandrina defronte Escola Álvaro Guião;
19 - Avenida Dr. Carlos Botelho defronte Praça XV;
20 - Avenida Dr. Carlos Botelho defronte SAAE;
21 - Avenida Francisco Pereira Lopes defronte Electrolux;
22 - Rua Marechal Deodoro defronte Praça Brasil;
23 - Avenida Comendador Alfredo Maffei defronte ao SESC;
Já os abrigos reformados foram instalados nos seguintes bairros:
1- Azulville (1);
2 - Santa Felícia (2);
3 - Maria Stella Fagá (1);
4 - Prolongamento do Jardim Medeiros (1);
5 - Cidade Aracy (3);
6 - Jockey Clube (1);
7 – Eduardo Abdelnur (1);
8 - Arcoville (3);
9 - Dream Santo Antônio (3);
10 - Itamarati (2);
11- Água Vermelha (1);
12 - Varjão (1);
13 - Tangará (1);
14 - Recreio São Judas Tadeu (1);
15 - Astolpho Luiz do Prado (1);
A Prefeitura já havia investido cerca de R$ 500 mil na manutenção de 233 abrigos de passageiros de ônibus, sendo 120 reformas complexas de coberturas de parada de ônibus, 36 reformas complexas com instalação de reforço e segundo apoio para coberturas em “L” ou “T” e 77 reformas simples de coberturas.
SÃO CARLOS/SP - O TUSQUINHA Social, um dos pilares mais antigos e queridos da TUSCA, renova sua missão a cada ano, tocando profundamente as vidas de crianças e jovens das escolas públicas de São Carlos. Mais do que uma simples ação social, o TUSQUINHA representa um encontro de gerações, onde o lúdico e o aprendizado se entrelaçam, criando um elo transformador entre universidades e comunidade.
Em parceria com a diretoria de ensino de São Carlos e a secretaria estadual de educação, o projeto segue um formato itinerante, alcançando diferentes escolas a cada edição, espalhando sorrisos e inspiração por onde passa. Este ano, a primeira edição aconteceu em junho, na Escola Estadual Professor Antônio Adolfo Lobbe, com o tema de Festa Junina. O colorido das bandeirinhas, o som das risadas infantis e a magia das brincadeiras tradicionais uniram centenas de crianças em um momento de alegria e inclusão, onde não faltaram pipoca, algodão-doce e muito carinho.
Agora, em sua segunda edição de 2024, o TUSQUINHA Social chega à Escola Estadual Professor João Jorge Marmorato, no Dia das Crianças (12 de outubro). O objetivo? Mais do que comemorar a data, queremos oferecer uma experiência inesquecível para os alunos do Ensino Fundamental I. Um dia de brincadeiras e atividades criativas, cuidadosamente pensadas e organizadas pelos estudantes da UFSCar e da USP, que se dedicam a cada detalhe para estreitar os laços entre as universidades e a comunidade.
O TUSQUINHA é um exemplo vivo de como a educação vai além das salas de aula e dos muros das escolas. É um projeto que evidencia o papel transformador que as universidades desempenham na sociedade, não apenas formando profissionais, mas cidadãos conscientes e engajados. Cada sorriso, cada brincadeira e cada momento vivido no TUSQUINHA Social reflete a responsabilidade social da TUSCA, que reconhece e valoriza as escolas que, generosamente, oferecem seus espaços para acolher o evento e contribuir para o sucesso das competições esportivas.
Em tempos de desafios, o TUSQUINHA Social surge como um respiro de esperança, mostrando que o futuro pode ser construído com afeto, parceria e dedicação. Que este Dia das Crianças seja mais do que uma data comemorativa: seja um símbolo de união, de alegria compartilhada e de um futuro melhor para as novas gerações.
DETALHES DO EVENTO TUSCA:
Data: 14, 15, 16 e 17 de novembro de 2024
Local: Arena TUSCA, São Carlos-SP
Programação: 5 festas, mais de 40 horas de open bar, 12 praças esportivas, 3.000 atletas, 40 modalidades esportivas, 2 palcos e mais de 30 atrações musicais.
Tipos de ingressos: Pacote completo (meia ou inteira) com acesso a todos os dias e a todas as festas. Ingressos avulsos (meia ou inteira).
Pontos de Venda: site ou aplicativo BLACKTAG, CAASO e FEDERAL.
Loja Online: TUSCA Store 2024
Novidades na página oficial da TUSCA: @sigatusca
O encontro, totalmente online e gratuito, busca propor reflexões sobre o tema e levar aos participantes as principais tendências locais e globais
SÃO PAULO/SP - A discussão sobre ética e sustentabilidade nas organizações está se tornando cada vez mais relevante, chamando a atenção de diferentes setores da sociedade. No Conselho Regional de Administração de São Paulo - CRA-SP, esses temas têm sido abordados com periodicidade em diversos eventos e produções de conteúdo.
Objeto de estudo do Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade - GEES do Conselho, que completa 22 anos de atividades em 2024, o tema também será discutido durante a IX Jornada de Ética nos Negócios e Sustentabilidade, que acontecerá dia 15 de outubro, das 13h30 às 18h25.
Entre os assuntos constantes da programação do evento estão a liderança e a cultura nas organizações, a atuação do administrador no processo de sustentabilidade, os riscos e as oportunidades diante da avalanche tecnológica, além dos aspectos subestimados pelas organizações.
Para falar sobre eles, a jornada receberá Aron Zylberman, professor de responsabilidade socioambiental e ética empresarial e diretor-executivo dos institutos Cyrela e CCP; Ailton Luiz Esperandio, consultor organizacional e professor universitário; Elubian Sanchez, empresária e coordenadora da pós em IFRS, soft skills e TCC na FECAP; Germano Julio Badi, coordenador do GEES; João Paulo Lopez, consultor empresarial e professor; e Maria Cecília Coutinho, autora de livros e professora de ética empresarial.
De acordo com o Adm. Germano Julio Badi, coordenador do GEES, a jornada tem o intuito de promover a reflexão e a ação para os profissionais da área. “Do nosso ponto de vista, o administrador tem um papel fundamental no processo de sustentabilidade das organizações pois possui formação e características únicas para ser um catalisador do processo, coordenador e gestor contribuindo assim para o sucesso da empreitada”, conta.
O evento, gratuito, acontecerá de maneira inteiramente online e será transmitido ao vivo pelo Canal A Serviço da Administração, no YouTube. A realização acontece em apoio ao Global Ethics Day - GED 2024, instituído pelo Carnegie Council for Ethics in International Affairs, que tem como proposta conscientizar as organizações e a sociedade sobre a importância da ética em diversas esferas da vida, incluindo os negócios.
Os participantes do webinar terão direito a certificado desde que cumpram duas etapas: inscrição prévia na página do evento e a solicitação durante a transmissão ao vivo, por meio de um link disponível no chat do YouTube.
Serviço
IX Jornada de Ética nos Negócios e Sustentabilidade
Data: 15 de outubro de 2024, terça-feira
Horário: das 13h30 às 18h25
Informações e Inscrições: https://crasp.gov.br/crasp//
Sobre o Grupo de Excelência em Ética e Sustentabilidade - GEES: Fundado em 2002, o grupo busca, por meio de suas criações e difusões, abordar a ética e a sustentabilidade, até de forma correlata, com vistas a oferecer ao administrador reflexões sobre o tema que possam ser de fato aplicadas na realidade corporativa.
Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que atualmente reúne cerca de 7 mil empresas e 60 mil profissionais registrados. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.
SÃO PAULO/SP - O Dia das Crianças está bem próximo e nada melhor do que se juntar aos filhos para um momento especial, numa sessão de cinema em casa. “As crianças e jovens entendem melhor o ambiente a partir de situações lúdicas e, quando elas assistem a um filme ou escutam a leitura de uma história, pode ocorrer uma identificação com personagens, temas, conflitos”, diz Filipe Colombini, psicólogo parental e CEO da Equipe AT. “Tais situações estimulam o autoconhecimento emocional, reflexão, raciocínio crítico”, conclui. Portanto, assistir a filmes em família é uma atividade que proporciona, além de diversão, valiosos aprendizados para os pequenos. E foi pensando nisso que o psicólogo elegeu cinco filmes bem interessantes quando o assunto é pensar e falar sobre emoções. Confira:
Divertida Mente 2

O primeiro "Divertida Mente" é focado no público infantil e se tornou um clássico ao abordar de forma lúdica as emoções que habitam nossa mente. O filme traz personagens que representam diferentes estados emocionais e mostra como estes afetam as decisões e o comportamento de uma jovem garota. "Divertida Mente é essencial para ensinar as crianças a reconhecerem suas emoções e entenderem que é normal sentir coisas diferentes ao mesmo tempo", diz Colombini. Já "Divertida Mente 2" foca no público pré-adolescente e adolescente, explorando o amadurecimento das emoções com o passar do tempo. "Esse segundo filme oferece lições mais profundas sobre a autorregulação emocional, mostrando que podemos aprender a lidar com as emoções e sentimentos de forma ativa", conclui.
Wish: Poder dos desejos

Esta animação é ambientada em Rosas, um lugar mágico governado pelo Rei Magnífico, um feiticeiro que guarda os desejos de todos os habitantes da vila e, mensalmente, realiza o desejo de um deles. Ciente disso, Asha decide que se tornará a aprendiz do feiticeiro a tempo de realizar o sonho de seu avô, que está prestes a completar cem anos. Este filme aborda temas relacionados à importância daquilo que se deseja bem como dos valores, e como eles podem ser conectados com os outros ao nosso redor, trazendo um olhar sobre como os sonhos podem ser trabalhados em conjunto com o bem-estar coletivo. "Wish explora o equilíbrio entre o desejo individual e os valores sociais, trazendo uma mensagem importante para pré-adolescentes", diz o psicólogo.
Turma da Mônica Jovem - Reflexos do Medo

A Turma da Mônica já é velha conhecida das crianças, mas nesta versão mais jovem, a história ganha nova profundidade emocional. A trama começa no início das aulas de Mônica, Cebola, Cascão, Magali, Milena e outros membros da turma agora no ensino médio. Além de questões pessoais, o grupo precisa lidar com a venda do museu do bairro do Limoeiro, que guarda grandes descobertas arqueológicas e é coordenado pelo professor Licurgo, diretor da escola local. Enquanto a Turma da Mônica tradicional lida com questões simples da infância, o filme "Reflexos do Medo" foca em temas mais complexos, como o medo, a amizade e o respeito às diferenças, sendo voltado para adolescentes. "É um filme que promove a inclusão e ajuda os jovens a entenderem como lidar com o medo de forma ativa, o que é imprescindível para a saúde emocional", diz Filipe.
Masha e o Urso - Diversão em Dobro!
Inspirado na famosa série animada, "Marsha e o Urso" retrata a dinâmica entre uma menina cheia de energia e seu cuidador, um urso que precisa aprender a controlar suas emoções para lidar com sua agitação. "Embora não seja uma sequência formal, a série e o filme ensinam sobre como as crianças podem ser desafiadoras e a importância da regulação emocional por parte dos cuidadores", afirma Filipe. Ele também destaca como o filme oferece lições valiosas para os pais sobre a importância da paciência e do autocontrole.
Pets Vida Secreta dos Bichos 2
O primeiro filme da série, "Pets: A Vida Secreta dos Bichos", revela o que acontece quando os humanos saem de casa, mostrando os pets em aventuras cômicas e emocionantes. A sequência, "Pets 2", aprofunda o relacionamento entre os animais e seus donos, destacando a importância dos bichinhos no desenvolvimento emocional das crianças. "Os pets desempenham um papel terapêutico, ajudando na socialização e ensinando sobre cuidado e empatia, o que os torna essenciais para o crescimento emocional", explica Filipe.
Mais sobre Filipe Colombini: psicólogo, fundador e CEO da Equipe AT, empresa com foco em Acompanhamento Terapêutico (AT) e atendimento fora do consultório, que atua em São Paulo (SP) desde 2012. Especialista em orientação parental e atendimento de crianças, jovens e adultos. Especialista em Clínica Analítico-Comportamental. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Professor do Curso de Acompanhamento Terapêutico do Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas – Instituto de Psiquiatria Hospital das Clínicas (GREA-IPq-HCFMUSP). Professor e Coordenador acadêmico do Aprimoramento em AT da Equipe AT. Formação em Psicoterapia Baseada em Evidências, Acompanhamento Terapêutico, Terapia Infantil, Desenvolvimento Atípico e Abuso de Substâncias.
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.