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Ivan Lucas

Ivan Lucas

 Jornalista/Radialista

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PEQUIM - As importações de minério de ferro da China devem aumentar em 2023 pela primeira vez em três anos, dizem analistas, conforme as siderúrgicas usam em sua produção mais minério e menos sucata de aço, já que a sucata ficou mais cara.

A maioria das usinas da China, maior produtora de aço do mundo, utiliza sucata na produção para melhorar a produtividade. Mas a fraca atividade de construção na China está gerando menos sucata, reduzindo a oferta e tornando-a mais cara.

O consumo de sucata caiu quase 11%, para 110 milhões de toneladas no primeiro semestre do ano, estimou Hu Bin, diretor do provedor de informações Fubao.

O metal quente -- um produto intermediário feito em altos-fornos -- custou 2.609 iuanes (366,02 dólares) por tonelada métrica no leste da China em 12 de julho, 48 iuanes a menos que a sucata de aço, mostram dados da Fubao.

Cinco analistas esperam que as importações de minério de ferro aumentem entre 40 e 60 milhões de toneladas este ano, ante 1,11 bilhão de toneladas no ano passado, ou até 5,4%.

"Elevamos nossa previsão no segundo trimestre porque testemunhamos um menor consumo de sucata no primeiro semestre e a situação deve continuar no segundo semestre", disse Lawrence Zhang, principal consultor de metais e mineração da consultoria Wood Mackenzie.

A China depende de importações para cerca de 80% de seu consumo total e a oferta doméstica não consegue compensar a demanda mais forte por minério de ferro.

A mineração doméstica este ano foi interrompida por verificações de segurança após acidentes em minas.

 

SUPRIMENTO ABUNDANTE

Os suprimentos de minério no exterior, principalmente do Brasil e da Índia, cobrirão facilmente o menor uso de sucata da China.

Espera-se que as importações da Índia cresçam entre 15 e 20 milhões de toneladas métricas, disseram analistas, depois que o país cancelou seu imposto de exportação de minério de ferro de baixo teor em novembro passado.

As importações de minério de ferro pela China no primeiro semestre de 2023 atingiram um recorde para o período, a 576,14 milhões de toneladas métricas, 7,7% a mais do que no ano anterior, mostraram dados alfandegários.

Isso poderia levantar preocupações para Pequim, que está tentando reduzir sua forte dependência de minério importado.

A forte demanda está sustentando os preços globais do minério de ferro, mesmo com a enorme indústria siderúrgica da China lutando contra a fraca demanda doméstica.

 

 

 

Reportagem de Amy Lv e Dominique Patton / REUTERS

Supla e os Punks de Boutique encerram a homenagem ao mês do rock

 

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal Esporte e Cultura, por meio do Departamento de Artes e Cultura – Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC), com produção da Sanfona de Lata, realiza nos dias 22 e 23 de julho, a partir das 15h, no Teatro de Arena “ José Saffioti Filho, anexo ao Teatro Municipal “"Dr. Alderico Vieira Perdigão", o Soma Rock, festival em homenagem ao mês do rock (julho) e também o Dia Mundial do Rock, 13 de julho no Brasil. 
No sábado (22/07), se apresentam Vergara Rock, Violett, Paulonez Trio, Biggod King, fechando com Lancelotti Experience. No domingo (23/07), as atrações serão Mandarine, Napala, Fenícia, Marcos Carreri com “Trajetória Tour” e Supla e os Punks de Boutique, encerram o Festival. 

HISTÓRIA - Em 13 de Julho de 1985 foi realizado um mega concerto de rock chamado Live Aid, como a apresentação de vários artistas do rock como Queen, The Who, Paul McCartney, Led Zeppelin, David Bowie, Elton John, Neil Young, Eric Clapton, Bob Dylan, Mick Jagger, Keith Richards, Dire Straits, Phil Collins, Elvis Costello, Sting B.B King Status Quo, Duran Duran, Sade, Madonna, Black Sabbath, Pretenders.
O evento festejado em Londres-ING e na Filadélfia-EUA foi planejado pelo irlandês Bob Geldof (humorista e então vocalista do Boomtown Rats) que com o amigo Madge Uri, decidiu fazer um show de rock reunindo alguns roqueiros conhecidos, com o intuito de arrecadar fundos em prol dos cidadãos famintos da Etiópia e outros países africanos.
O Live Aid marcou tanto que Phil Collins disse que o 13 de julho deveria ser considerado “O Dia Mundial do Rock”, e por incrível que pareça o único país que de fato celebra esta data é o Brasil.

SÃO CARLOS/SP - A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) abre nesta segunda-feira (17/07), as inscrições para o curso de formação profissional de Atendimento ao Cliente. A iniciativa, em parceria com o SENAC, vai oferecer 20 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de julho, das 8h às 16h30, na Casa do Trabalhador, localizada na avenida São Carlos, nº 1.839, no centro. Para se inscrever é necessário ter idade mínima de 16 anos, ensino fundamental completo, RG, CPF e comprovante de residência.
Com carga horária de 20 horas, o curso de Atendimento ao Cliente tem como objetivo preparar o participante para identificar e atender as necessidades dos clientes ao longo da jornada de compra, potencializando o uso dos diversos componentes do atendimento. O curso será realizado no SENAC São Carlos, localizado na Rua Episcopal, 700 – Centro, com início dia 31 de julho, no período da tarde.
 

SÃO CARLOS/SP - O Procon de São Carlos, através de uma parceria com o Ministério da Justiça, por meio do coordenador-geral de Estudos e Monitoramento de Mercado, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), promoverá ações afirmativas para divulgar as novas Diretrizes de Enfrentamento ao Racismo nas Relações de Consumo.
Segundo o diretor do Procon, André Di Salvo, o mercado de consumo precisa mais do que discursos positivos, é necessário e fundamental investir em boas práticas efetivas que provoquem uma ruptura na prática comportamental racista enraizada na sociedade. “O racismo estrutural precisa ser enfrentado de forma veemente, infelizmente hoje ele está encravado em nossa sociedade, inclusive nas relações de consumo”, destacou André Di Salvo.
O Procon São Carlos irá produzir, publicar e distribuir uma Cartilha de Combate ao Racismo nas relações de consumo. A ideia é promover ações afirmativas para combater efetivamente o racismo nas relações de consumo, o que exige uma campanha ampla e constante pelos órgãos de proteção e defesa dos consumidores. 
Segundo estudo da Senacon, práticas abusivas caracterizadas pelo racismo aos consumidores negros não são condutas isoladas e tampouco esporádicas, sendo fundamental a instauração de processo administrativo e aplicação de sanções severas as empresas como forma de coibir tais práticas.
Embora muitas empresas abordem em suas campanhas de marketing a luta contra o preconceito publicamente, ilustrando suas peças publicitárias na diversidade racial, na prática, isso nem sempre se reflete nos pontos de venda e na inclusão desses profissionais negros em posições de liderança dentro dessas empresas.
“É evidente que o racismo estrutural está presente nas relações de consumo de forma velada, práticas racistas e discriminatórios ocorrem diariamente em lojas e shoppings. Portanto, é de fundamental importância que consumidores negros possam ter voz ativa em órgãos de defesa e proteção das relações de consumo, de forma a garantir que as políticas de proteção sejam sensíveis às necessidades e aos interesses desses”, finalizou Di Salvo, Diretor do Procon.
As diretrizes de enfrentamento ao racismo nas relações de consumo foram passadas aos órgãos de defesa do consumidor durante a última 29ª reunião entre a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) realizada em março deste ano no Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com a presença do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

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