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Redação

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 Jornalista/Radialista

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Serão mais de R$ 50 milhões em obras de recapeamento, iluminação e saneamento

 

SÃO CARLOS/SP - O vice-prefeito de São Carlos Edson Ferraz e o secretário de Governo, Netto Donato, anunciaram nesta quarta-feira (15/05), no auditório do Paço Municipal, mais três grandes investimentos para a cidade: investimento de mais R$ 35 milhões em recapeamento de vias, implantação de mais 22 mil lâmpadas de LED e construção de um poço profundo na região do Cedrinho.
O recapeamento vai chegar em outros 43 bairros da cidade de 10 regiões diferentes, como por exemplo, Azulville, Castelo Branco, Américo Alves Margarido, Santa Marta, Pacaembu, Douradinho, Marginal da Chaminé, entre outros locais. “Já recuperamos mais de 400 Km de vias públicas. De 2017 a 2020, foram 3.800 quarteirões recuperados. Depois com a pandemia o serviço foi paralisado. Retornando os trabalhos conseguimos fazer mais vias, totalizando 4.395 quarteirões. Sempre foi o desejo do prefeito Airton Garcia recuperar 100% das vias de São Carlos, e com mais esse investimento, pretendemos cumprir essa meta”, disse Netto Donato, secretário de Governo.
Também foi anunciada a ampliação da iluminação de LED na cidade. “A CPFL investiu R$ 8 milhões para trocar 10.130 pontos de iluminação pública, o que corresponde a 1/3 da iluminação da cidade. Agora a Prefeitura vai assinar um novo contrato com a CPFL para substituir mais 22 mil lâmpadas, chegando a outros 2/3 da cidade, um investimento de R$ 12 milhões”, confirmou o vice-prefeito Edson Ferraz.
Outra importante obra foi anunciada pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). “Vamos construir um poço profundo na região do Cedrinho, com capacidade de 6 milhões de litros/dia, para acabar com a falta de água no grande Cidade Aracy, um investimento de R$ 10.941,000,00. No próximo dia 12 de junho vamos realizar a primeira sessão pública do processo licitatório”, explicou o engenheiro Mariel Olmo, presidente do SAAE.

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O SAAE também confirmou para o próximo mês a entrega da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), investimento de R$ 54.984.000,00, sendo R$ 28.810.000,00 recursos da Caixa Econômica Federal e R$ 26.174.000,00 da Prefeitura. A ETE terá capacidade para tratar o esgoto de uma população de até 380.000 habitantes, sendo que a previsão desse número de habitantes deve ser atingida somente em 2031.
Para o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, a parceria entre Câmara e Prefeitura tem dado resultados positivos para a cidade. “A união política tem trazido benefícios para a população, hoje mesmo foram anunciadas mais três grandes obras, entre tantas outras já entregues”.
Netto Donato e Edson Ferraz também apresentaram as obras já executadas e entregues como ampliação da vazão do córrego do Mineirinho na chegada do córrego Monjolinho (R$ 1,8 milhão); ampliação da ponte no Recreio dos Bandeirantes sobre o Córrego Monjolinho a jusante da linha férrea (R$ 2,3 milhões); reconstrução da ponte sobre o córrego Lazarine, na rua General Osório, próximo ao Jardim Cardinalli (R$ 1.4 milhão); construção de dois importantes piscinões de águas pluviais que estão hoje na bacia do Córrego Simeão: o piscinão da CDHU, que já está retendo 22.000 m3, e o da Travessa 8, na Vila Prado, que vem exercendo sua função plena, retendo 35.000 m3  (investimento de R$ 3,5 milhões); drenagem de águas pluviais com compactação e recomposição asfáltica e sarjetões na região do bairro Cidade Aracy, nas avenidas Tetracampeonato e Arnoldo de Almeida Pires e na rua Natalino Sbampato (R$ 2,6 milhões); drenagem na Lagoa Serena. A obra fez parte da terceira etapa do projeto de drenagem que começou na Praça Itália (R$ 1,8 milhão); obras de pavimentação e de drenagem em ruas do Residencial Itamaraty (R$ 1,8 milhão); pavimentação e drenagem das vias do Parque São José (R$ 7 milhões) e duplicação a avenida Drº Heitor José Reali (R$ 1 milhão).
As obras em andamento também foram apresentadas, como a pavimentação de 12 vias pelo programa Nossa Rua; ampliação da capacidade de vazão do córrego Monjolinho, obra realizada pela Rumo e avaliada em R$ 80 milhões para acabar com as enchentes na região da Rotatória Cristo; recuperação da estrutura do Viaduto 4 de Novembro e construção de uma nova alça de saída do viaduto, obra também da Rumo, um investimento de R$ 15 milhões.
Na área da Educação as reformas e ampliações de escolas foram o destaque. Na lista estavam a ampliação do CEMEI Renato Jansen (R$ 330 mil); construção de novos CEMEIs, um no Planalto Verde (R$ 2,7 milhões) e outro no Ipê Mirim (R$ 3,2 milhões); assinatura de contrato para a construção de uma escola estadual no Jardim Ipanema (R$ 8,2 milhões); novas salas de aula e cobertura no CEMEI Regina Melchíades; ampliação do CEMEI Nilson Gonçalves, novas salas de aulas construídas no CEMEI Vicente Botta;  novas salas de aula, banheiros e um parque no CEMEI Olivia Carvalho; ampliação, reforma da cozinha, das salas de aula e dos banheiros adaptados do CEMEI Maria Alice Vaz de Macedo e retomada da Obra do CEMEI de Água Vermelha (R$ 3,2 milhões), além da contratação de mais de 150 professores via concurso público e de merendeiras.
Já na área da saúde as principais conquistas estão na contratação de mais médicos, oferta de novos serviços e reforma de unidades de saúde. Foram citadas e inauguração do Ambulatório Materno Infantil Intermediário “Suely Fernandes” (R$ 345 mil); reforma da UPA do Cidade Aracy (R$ 500 mil); reforma da UBS da Vila Isabel (R$ 995 mil); reforma da UBS do Cidade Aracy (R$ 573 mil); reforma da USF do Antenor Garcia (R$ 305.468,00) e reforma da USF do São Carlos VIII (R$ 275 mil).
Para o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, a administração do prefeito Airton Garcia está fazendo uma excelente gestão na área da saúde. “Foi o governo que pagou as dívidas com a Santa Casa deixados por outras administrações, caso do pagamento dos extra-tetos. Isso tudo foi fundamental para a Santa Casa sobreviver”.

ARARAQUARA/SP - A Polícia Civil de Araraquara, realizou uma operação no Parque residencial São Paulo na quarta-feira (15), e prendeu dois indivíduos, além de armas, drogas e munições. A polícia investiga uma possível ligação dos detidos com o caso de latrocínio contra o policial civil aposentado Dorlei Moralez, de 71 anos, que ocorreu no último sábado (4).

Segundo as informações, a Polícia Civil realizava diligências, pois havia a suspeita de que os autores do latrocínio estariam pelo Parque Residencial São Paulo.

Durante as diligências, um homem foi abordado em atitude suspeita na frente de uma residência e com ele os policiais apreenderam uma pochete que continha diversos eppendorfs de cocaína.

Diante da apreensão, os policias entraram no imóvel e encontraram duas armas de fogo, sendo uma pistola 9 mm e um revólver calibre 32, além de munições. Foram localizados também entorpecentes e materiais utilizados para o embalo das drogas.

Além do primeiro indivíduo, um outro rapaz foi detido. Segundo consta, um deles tem passagem criminal por Tráfico e o outro, por furto.

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Perguntado sobre o possível envolvimento dos indivíduos com a morte do policial Dorlei Morales, o delegado afirmou que dois apelidos dos suspeitos que teriam participação no latrocínio, batem com os apelidos dos rapazes detidos nesta quarta-feira, porém, ainda é cedo para apontar o envolvimento:

“Ainda é prematuro a gente afirmar um real envolvimento deles no crime de latrocínio e ainda vai depender de várias provas e vários exames periciais nos materiais e nas armas que foram apreendidas, pra ver se tem alguma relação com o latrocínio”.

Na delegacia, os detidos foram acompanhados por seus advogados e decidiram permanecer em silêncio.

De momento, a dupla foi autuada por Tráfico e Associação para o Tráfico e Porte de Arma de uso restrito. Após os trabalhos, os dois foram recolhidos e serão encaminhados para a Audiência de Custódia.

O caso segue sendo investigado.

 

 

 

Por Marcelo Bonholi e Ed JuniorPORTAL MORADA

SOROCABA/SP - Mais de 300 mil cigarros contrabandeados foram apreendidos na terça-feira (14), na rodovia José Ermírio de Moraes, em Sorocaba. O motorista do caminhão perdeu a direção do veículo e derrubou toda a carga na pista. Ele foi preso em flagrante.

Policiais do 5º Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) patrulhavam a rodovia quando viram o caminhão perder o controle e tombar, interditando duas faixas da estrada. Foram apreendidos cerca de 340 mil cigarros sem nota fiscal no veículo.

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O motorista foi preso e encaminhado ao hospital da região, onde permaneceu sob escolta policial. Com ele foram recolhidos dois celulares, um cartão e R$ 2,3 mil. O veículo foi recolhido ao pátio do Departamento de Estrada de Rodagens (DER).

A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal de Sorocaba.

 

 

Por Karla Neves

SP-333, entre Itápolis e Jaboticabal, será a primeira

rodovia administrada pela concessionária a receber a tecnologia

 

  

           ITÁPOLIS/SP -  No início do segundo semestre de 2024, os veículos que passarem pela SP-333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti e Laurentino Mascari), no trecho entre Itápolis a Jaboticabal, pagarão o pedágio pelo modelo de cobrança conhecido como Free Flow. A implantação do sistema faz parte do contrato firmado pela EcoNoroeste com o Governo do Estado de São Paulo e a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP), que prevê a substituição de todas as praças de pedágio dessa concessão por pórticos de cobrança.

            Pelo contrato, a implantação será gradual até o 7º ano da concessão. Essas duas primeiras praças poderiam ser substituídas até 2025, porém, a EcoNoroeste iniciará a operação antecipadamente. “Será o primeiro Free Flow em operação efetiva entre as concessionárias da EcoRodovias. Como o grupo sempre buscou antecipar tendências, já tínhamos feito alguns testes que exigiram toda a estruturação desse tipo de projeto, desde a aquisição de equipamentos até a operação de forma experimental. Essa cultura do grupo viabilizou a antecipação do nosso compromisso aqui na SP-333”, explica o diretor Geral da EcoNoroeste, Rui Klein.

            O sistema Free Flow traz mais segurança, fluidez e conforto para os usuários, já que a cobrança da tarifa é realizada por meio de pórticos, que substituem os pedágios convencionais, equipados com câmeras, sensores e antenas capazes de identificar todos os tipos de veículos pela placa ou TAG, além de especificações como altura, largura, comprimento e quantidade de eixos.

            Os usuários do trecho que já possuem TAGs ativas não precisam se preocupar. O veículo será identificado nos pórticos, automaticamente, da mesma forma que acontece nas pistas automáticas das cabines atuais. Já os que ainda não utilizam esse serviço deverão fazer o pagamento em até 15 dias após a passagem pelo pórtico em um dos canais disponibilizados pela EcoNoroeste, como site (freeflow.econoroeste.com.br), aplicativo de celular, totem de autoatendimento nos postos SAUs das rodovias ou pelo WhatsApp (0800 326 3663). A falta de pagamento no prazo pode acarretar multa e perda de cinco pontos na carteira de habilitação.

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Como funciona a tecnologia

 

            Os pórticos possuem câmeras, sensores e antenas que identificam cada veículo por meio da leitura de sua placa ou TAG, operando, inclusive, em condições de baixa visibilidade. Essa tecnologia é capaz de identificar os veículos e os categorizar conforme a altura, largura, comprimento e quantidade de eixos rodantes, para fazer a dupla checagem com as placas e TAGs identificados.

 

Como é feita a cobrança

 

            Para os veículos com TAG, o valor é cobrado, automaticamente, pela operadora contratada. Já aqueles que não possuem, precisam efetuar o pagamento em até 15 dias nos canais disponibilizados pela concessionária.

 

Quais praças de pedágio passarão a ser Free Flow no início do segundo semestre de 2024?

 

            Serão duas praças da SP- 333 (Rodovia Carlos Tonani, Nemésio Cadetti e Laurentino Mascari): em Itápolis, quilômetro 179, no sentido Leste, e em Jaboticabal, quilômetro 110, no sentido Oeste.

 

Quais as vantagens do Free Flow?

 

§  Economia de tempo de trajeto

            Um dos maiores benefícios do Free Flow é a economia de tempo. Os motoristas não precisam parar nem diminuir a velocidade ao passar pela praça de pedágio. Isso reduz o tempo gasto para o pagamento, especialmente em épocas como férias escolares e feriados, tornando as viagens mais rápidas e mais eficientes.

 

§  Conveniência e benefícios tarifários

            Com pedágios Free Flow não é necessário manter dinheiro trocado ou parar para efetuar o pagamento, além de contar, também, com os descontos tarifários oferecidos aos usuários de TAG. O DUF (Desconto de Usuário Frequente) contempla apenas veículos de passeio (automóvel, caminhonete e furgão, automóvel e caminhonete com semirreboque, automóvel e caminhonete com reboque). O DBT (Desconto Básico de Tarifa, para veículos pesados), benefício que oferece 5% de desconto a todas as categorias de veículos, independente da quantidade de viagens realizadas.

 

§  Mais segurança

            Eliminar a necessidade de parar em praças de pedágio e de mudanças de faixa contribui para a segurança nas estradas. Menos paradas significam menos riscos de colisões traseiras e uma experiência de condução mais segura.

 

§  Sustentabilidade

            O modelo Free Flow também tem impacto positivo no meio ambiente. A eliminação das paradas e da marcha lenta dos veículos nas praças de cobrança diminui as emissões de poluentes, contribuindo para o meio ambiente. É menos combustível consumido e, consequentemente, menos gases lançados na atmosfera.

 

Transformação digital

 

            A Econoroeste é cenário de uma série de mudanças positivas em transformação digital nas rodovias do interior de São Paulo. Só no 1º ano de concessão, já foram entregues 443 novas câmeras de monitoramento de alta tecnologia, 57 novos SATs (Sistemas de Análise de Tráfego), sistema de conectividade grátis aos usuários, 10 novos painéis de mensagens e todas as praças de pedágio aceitam cartão de crédito ou débito por aproximação.

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