fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

BELO HORIZONTE/MG - O presidenciável Romeu Zema (Novo), ex-governador de Minas Gerais, afirmou nesta quinta-feira (16) que manterá a sua pré-candidatura mesmo se convidado a ser vice de Flávio Bolsonaro (PL) e que sua primeira medida, se eleito, será uma reforma do STF (Supremo Tribunal Federal).

"Vou levar a minha pré-candidatura e candidatura até o final", disse ao divulgar as diretrizes de seu plano de governo em um restaurante no bairro de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo.

Zema afirmou ter recebido acenos positivos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a sua pretensão eleitoral e disse se diferenciar de outros pré-candidatos no campo da direita -Flávio e Ronaldo Caiado (PSD)- por ter "consertado as barbaridades do PT", em referência ao seu antecessor no governo mineiro, Fernando Pimentel.

O ex-governador também alfinetou os adversários afirmando ter "zero parentes" na política e se dizendo contrário ao nepotismo. Flávio foi ungido candidato por seu pai, e Caiado deixou o governo goiano com familiares ocupando cargos-chave, como mostrou a Folha de S. Paulo nesta semana.

Zema tem tido dificuldade de avançar nas pesquisas de intenção de voto. No levantamento mais recente do Datafolha, apareceu com 4% das intenções de voto, tecnicamente empatado com Caiado (5%), Renan Santos (Missão, 2%), Aldo Rebelo (DC, 1%) e Cabo Daciolo (Mobiliza, 1%). Lula e Flávio lideram, com 39% e 35%, respectivamente.

REFORMAS E ANISTIA

"Minha primeira medida será propor ao Congresso um novo Supremo. Um Supremo em que seus membros prestem contas de seus atos, e que parentes de ministros não possam ter negócios jurídicos. Um Supremo com idade mínima de 60 anos e duração de 15 anos [de mandato]", anunciou Zema no evento.

A proposta foi apresentada em meio ao escândalo do Banco Master, que expôs ligações de ministros da corte com a instituição financeira de Daniel Vorcaro.

O ex-governador e a equipe que o auxiliou na elaboração do plano de governo propuseram ainda o fim das decisões monocráticas, limitar o foro especial à Presidência da República, proibir indicações ao Tribunal de Contas de quem tenha vínculos familiares ou partidários e o fim dos penduricalhos salariais.

Zema também disse que outra de suas prioridades será aprovar a anistia a Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe de Estado, e aos manifestantes do 8 de Janeiro.

No evento, foi apresentado um vídeo no qual o ex-governador aparece caminhando em uma esteira enquanto critica o governo Lula (PT) e outras administrações do PT, com menções à Lava Jato e nenhuma citação ao período no qual Bolsonaro presidiu o país.

Ele propôs, na área da segurança pública, o tratamento das facções criminosas como organizações terroristas, uma bandeira antiga sua; o fim das saidinhas de presidiários; e a redução da maioridade penal.

No setor econômico, disse que é possível privatizar a Petrobras e apresentou a ideia de uma flexibilização da CLT, com salários pagos de acordo com o desempenho. Ele disse não se tratar de uma reforma trabalhista, mas sim de um complemento.

O evento teve a participação dos deputados do Novo Adriana Ventura (SP) e Marcel Van Hattem (RS) e de quadros que trabalharam com Paulo Guedes no Ministério da Economia durante o governo Bolsonaro, como o ex-secretário de Produtividade Carlos da Costa, um dos coordenadores do plano de governo, e o ex-secretário de Desestatização Salim Mattar, dono da Localiza.

A coordenação do plano também foi feita pelo ex-deputado federal Tiago Mitraud (MG), por Christian Lohbauer, um dos fundadores do Novo e ex-candidato a vice-presidente em 2018, e Felipe D'avila, presidenciável do partido em 2022.

Zema levou alguns nomes de confiança que trabalharam com ele no governo mineiro para auxiliar na pré-campanha: Elizabeth Jucá, que foi secretária de Desenvolvimento Social, Pedro Bruno, atual secretário de Infraestrutura, Rogerio Greco, secretário de Segurança Pública, e Rossieli Soares, secretário de Educação.

 

 

por Folhapress

SÃO CARLOS/SP - O vereador Bruno Zancheta protocolou um requerimento solicitando informações detalhadas sobre a distribuição de insulina na rede pública de saúde do município. A iniciativa tem como objetivo garantir transparência, eficiência no atendimento e, principalmente, assegurar que pacientes que dependem do medicamento tenham acesso contínuo e adequado ao tratamento.

A insulina é essencial para pessoas com diabetes, sendo fundamental para o controle da glicemia e para a prevenção de complicações graves da doença, como problemas cardiovasculares, renais e neurológicos. A falta ou irregularidade no fornecimento pode colocar em risco a saúde e a qualidade de vida de muitos pacientes, tornando indispensável uma gestão eficaz por parte do poder público.

O parlamentar busca esclarecer pontos como a regularidade no abastecimento, a quantidade disponível nas unidades de saúde, possíveis faltas registradas e quais medidas estão sendo adotadas para evitar a interrupção no fornecimento.

Segundo o vereador, a preocupação é garantir dignidade e segurança aos munícipes que dependem do medicamento diariamente: “A insulina não é um medicamento qualquer, ela é vital para milhares de pessoas. Precisamos garantir que não falte e que o acesso seja sempre seguro e eficiente. Estou acompanhando de perto essa situação para que possamos cobrar melhorias e soluções concretas”, destacou Bruno Zancheta.

A iniciativa reforça o papel fiscalizador do Legislativo e demonstra a atenção do vereador às demandas da área da saúde, especialmente no cuidado com pacientes que necessitam de acompanhamento contínuo.

SÃO CARLOS/SP - Na manhã desta quinta-feira (16), um caso de maus-tratos a animal gerou indignação em São Carlos. Um cachorro foi encontrado amarrado a um poste na Praça do CICA, no Centro, onde permaneceu preso desde aproximadamente 3h da madrugada até o momento do resgate, por volta do meio-dia.

A denúncia chegou ao vereador Elton Carvalho (Republicanos), que prontamente acionou o Departamento de Proteção Animal e a Guarda Municipal para averiguação da situação. Ao chegarem ao local, as equipes constataram o abandono e realizaram o resgate do animal, que apresentava sinais de negligência.

Após ser retirado, o cachorro foi encaminhado para atendimento veterinário, onde recebeu os primeiros cuidados. Em seguida, será levado ao canil municipal, onde ficará sob responsabilidade do poder público até estar apto para adoção responsável.

O caso gerou revolta entre moradores e autoridades, sendo mais um exemplo de crueldade e descaso com a causa animal.

“Um caso absurdo que retrata o aumento de abandono de animais e também a crueldade. Pedimos que as pessoas denunciem para que possamos viabilizar o resgate através da estrutura institucional da Prefeitura, que tem feito um excelente trabalho. Precisamos cada vez mais de conscientização”, afirmou o vereador Elton Carvalho.

Denuncie maus-tratos:
    •    Guarda Municipal de São Carlos: 153
    •    Ouvidoria da Prefeitura: 156
    •    Departamento de Proteção Animal (WhatsApp): (+55 16 99991-9584)

A orientação é que a população denuncie situações semelhantes aos órgãos competentes, contribuindo para o combate aos maus-tratos e garantindo a proteção dos animais no município.

SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos viveu um momento de celebração da educação pública nesta terça-feira (14). O vereador Lineu Navarro protocolou e entregou pessoalmente uma moção de congratulações à Escola Estadual Sebastião de Oliveira Rocha, que na próxima semana representará o Brasil no International Creativity and Innovation Award (ICIA) 2026 – Global Round, em Phnom Penh, capital do Camboja. A moção foi aprovada por unanimidade pelos parlamentares.

Segundo Lineu, o convite para participar desse importante evento demonstra o potencial dos alunos e de toda a escola. “É um reconhecimento importante para a educação pública brasileira e coloca São Carlos no cenário internacional da inovação sustentável”, destacou Lineu.

A escola atende cerca de 700 estudantes do ensino fundamental (anos finais) e médio, funcionando em modelo de ensino integral desde 2014. Para a diretora Lucinei Tavoni, a homenagem representa um incentivo ao trabalho aos alunos e toda a comunidade escolar, que se dedicam a esse projeto, que transforma realidades.

DE SÃO CARLOS PARA O MUNDO - O convite para o evento global partiu de uma pesquisadora residente nas Filipinas, integrante da Royal Academy of Engineering, que atua como uma das organizadoras do ICIA 2026.

A iniciativa que levou a escola ao cenário mundial é o Clube de Ciências TESLA – Reaproveitamento de matéria orgânica para produção de biogás e biofertilizante. Coordenado pelas professoras Bárbara Daniela Guedes Rodrigues e Isabel Cristina Santana Kakuda, o projeto envolveu alunos do 6º ano do ensino fundamental e do ensino médio na construção de biodigestores caseiros, equipamentos de baixo custo que transformam resíduos orgânicos em biogás (fonte de energia alternativa) e biofertilizante.

Mais do que laboratório, o projeto tem aplicação social real. O Assentamento Nova São Carlos foi o primeiro local beneficiado com a tecnologia, e novos biodigestores deverão ser instalados em comunidades próximas, promovendo saneamento, redução de poluentes e geração de energia limpa.

Lineu relembra que não é a primeira vez que a Sebastião de Oliveira é destaque no cenário internacional. Em 2021, o mesmo trabalho foi campeão nacional do programa Solve for Tomorrow, que estimula soluções científicas para problemas reais. A escola também já marcou presença em congressos internacionais de aprendizagem solidária em Buenos Aires e Montevidéu.

Mais recentemente, durante a COP28, realizada em Dubai (Emirados Árabes Unidos), alunos do clube de ciências apresentaram um estudo sobre mitigação do gás carbônico da atmosfera por meio da produção de algas – outro exemplo da relevância ambiental da instituição. Lineu reforçou ainda que, em parceria com outros parlamentares, busca conquistar recursos para colaborar com a viabilização do evento.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.