Jornalista/Radialista
SÃO CARLOS/SP - A tradicional Festa do Milho, realizada no distrito de Água Vermelha, em São Carlos, atraiu cerca de 35 mil pessoas neste final de semana. O evento aconteceu na Rua Bela Cintra, em frente à Paróquia São Roque, e ofereceu ao público 45 barracas, 24 delas com produtos à base de milho verde, além de cinco food trucks, artesanato e atividades para as crianças.
Cerca de 120 mil espigas foram utilizadas na produção de comidas e bebidas típicas. A Festa do Milho teve inicio no sábado, as 17h, com apresentação do DJ Tonelada. Na sequência, subiram ao palco a Banda STR80, às 19h, e a Banda Freon Rock, às 21h. No domingo, as atividades começaram às 9h com rodas de capoeira reunindo diferentes grupos da cidade. Entre 11h e 13h, a Orquestra Cancioneiros do Sertão, formada por alunos da Escola Livre de Música João Seppe, se apresentou ao público. Às 16h, foi a vez da Orquestra Amigos Violeiros de São Carlos, seguida pelo cantor Zé Fernando, às 18h. O encerramento da Festa aconteceu às 20h,m o show da dupla João Pedro e Zé Paulo, artistas contratados via processo de chamamento público. Representando o prefeito Netto Donato, o vice-prefeito Roselei Françoso ressaltou que essa edição da Festa do Milho foi novamente um sucesso, agradeceu os organizadores, empreendedores e apoio do staff e segurança da Festa que “é tradicional, fortalece o empreendedorismo local e atraiu milhares de pessoas valorizando a cultura do distrito de Água Vermelha, com várias atrações e a culinária típica à base de milho, com receitas como chica doida, suco de milho, pamonha e milho no prato, preparadas pelos próprios moradores do distrito, mais um ano uma Festa que nos encantou”, comemora o vice-prefeito.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, lembra que a Festa do Milho assim como todos os eventos realizados pela SMCT está dentro de um contexto geral de embelezamento da cidade de aprimoramento do trabalho de tornar a cidade cada dia melhor e mais bonita.
O evento reuniu as famílias de São Carlos, e ao mesmo tempo impulsionou a economia local, com geração de empregos, fortalecimento do trabalho de empreendedores do município e estimula o turismo, com a atração de visitantes de diversas regiões. Segundo o secretário, “o evento gera empregos, renda para os empreendedores e impulsiona o turismo em São Carlos. Neste ano, a estimativa é de que a festa tenha movimentado cerca de R$ 3,5 milhões nos dois dias de festa, com oferta diversificada de produtos, aperfeiçoamento de pratos e infraestrutura aprimorada”, concluiu.
Altino Manoel Roberto dos Santos, presidente da Associação de Moradores do distrito de Água Vermelha, comemorou o sucesso da Festa, que além da culinária a base de milho teve como novidades o suco de milho peruano roxo, panqueca de milho venezuelana. “Foi uma diversidade de cultura, com prato de outros países, variedade que agradou os visitantes e os empreendedores que geraram emprego e renda, queremos modernizar, fomentar e tornar as próximas edições da festa ainda mais atrativas para os visitantes do nosso distrito”, disse.
O secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso, comemora o fato de que pela primeira vez a Festa do Milho foi reconhecida pelo Governo do Estado como um evento gastronômico e que tem potencial turístico para ser valorizado e explorado se tornando atrativo turístico de porte regional. “Agradeço ao ex-secretário de Turismo do Estado de São Paulo Roberto de Lucena e ao subsecretário de Gestão Corporativa, Eder Santos, pelo apoio da Secretaria de Turismo e Viagens (SETur-SP), na realização da Festa. Que manteve o tíquete médio de gasto de R$ 100 por visitante, “uma receita importante que gerou empregos e renda sustentável para os empreendedores que prepararam com muito carinho a culinária da festa”.
A segurança do evento foi garantida por equipes da Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal, agentes de trânsito, SAMU e Corpo de Bombeiros.
SÃO CARLOS/SP - Entre os dias 9 e 19 de abril, o Sesc São Paulo realiza a edição de 2026 do projeto Inspira, ação em rede dedicada à educação em saúde e que neste ano tem como tema “Saber de si, saber de nós: letramento e comunicação em saúde”, iniciativa dedicada a estimular reflexões sobre saúde e qualidade de vida, e a transformar paradigmas e visões sobre as questões relacionadas a esses assuntos.
São mais de 100 atividades em 30 unidades, na capital, Grande São Paulo, litoral e interior, com uma programação que contempla cursos, vivências e intervenções artísticas e que refletem sobre a cultura de saúde, em suas múltiplas abordagens.
“As dimensões da saúde, articuladas às contradições que mobilizam, estabelecem um plano de fundo para reflexões panorâmicas sobre o tema. O Sesc tem por compromisso o fomento à qualidade de vida, por meio de ações socioculturais que possam oferecer situações de convivência, reflexão, diálogo e fruição, que estimulam um cotidiano sistematicamente saudável e propício para o cuidado comunitário”, explica Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.
O Inspira 2026 convida o público a compreender que o letramento sobre questões relacionadas à saúde, envolve acessar conteúdos de forma seletiva, com reconhecimento de fontes confiáveis, a fim de obter informações e aplicá-las no cotidiano. Esse aprendizado favorece a tomada de decisões mais conscientes, o que fortalece o cuidado individual e coletivo. Nesse contexto, também ganha destaque o papel dos determinantes sociais que compõem o debate, como moradia, renda, acesso a serviços, educação e espaços de convivência, que influenciam a forma como cada pessoa se relaciona com seu bem-estar e com o território em que vive.
A proposta articula duas dimensões complementares. O saber de si está relacionado ao reconhecimento das próprias necessidades, limites e possibilidades no cuidado pessoal. Já o saber de nós amplia o olhar para o coletivo e compreende a saúde como um processo construído nas trocas de experiências, na circulação de informações e nas relações entre pessoas e territórios.
Programação do Sesc São Carlos
Bate-papo
Conversas necessárias - Parto amoroso, respeitoso e seguro
Com Beatriz Barbosa, terapeuta e doula
O item mais importante do enxoval é a informação. Neste bate papo, exploramos como ajudar gestantes a identificar conteúdos confiáveis, enfrentar a desinformação e tomar decisões conscientes. Entender o parto e suas fases fortalece autonomia, cuidado e preparo integral.
Dia 14/4. Terça, 19h30 às 21h30
Sala Multiuso. Grátis. Inscrições online ou presenciais de 2 a 14/4. Lugares limitados.
14 anos – Autoclassificação
Bate-papo
Conversas Necessárias – Masculinidade
Com Hélio Hintze, psicanalista, educador, filósofo e pesquisador transdisciplinar
A saúde também nasce do conhecimento crítico. Ao desnaturalizar estruturas que sustentam o machismo, o letramento em saúde e digital fortalece o acesso a informações confiáveis e apoia decisões conscientes. Produzir e consumir saberes de qualidade promove autonomia, cuidado e novas formas de convivência saudável na sociedade brasileira.
Dia 15/4. Quarta, 19h30 às 21h30
Sala Multiuso. Grátis. Inscrições online ou presenciais de 2 a 15/4. Lugares limitados.
14 anos – Autoclassificação
Bate-papo
Conversas necessárias - Viver com HIV
Com Lucas Raniel, comunicador digital
Abordagem da saúde sexual, prevenção das ISTs e HIV/AIDS de forma clara e sem tabus. O encontro destaca como a comunicação aberta e o letramento em saúde são fundamentais para combater estigmas, promover escolhas seguras e fortalecer a autonomia nas relações.
Dia 16/4. Quinta, 19h30 às 21h30
Sala Multiuso. Grátis. Inscrições online ou presenciais de 2 a 16/4. Lugares limitados.
14 anos - Autoclassificação
Bate-papo
Conversas necessárias - Alimentação saudável
Com equipe de alimentação do Sesc São Carlos
A partir do jogo "Tá na Mesa", a atividade explora o Guia Alimentar para a População Brasileira, para estimular crianças a buscarem informações confiáveis sobre alimentação. A atividade reforça sobre a necessidade do letramento, na promoção de escolhas conscientes. De forma lúdica, a atividade fortalece a autonomia, o cuidado e a reflexão sobre hábitos saudáveis.
Para crianças de 6 a 12 anos.
Dia 18/4. Sábado, 14h às 15h30
Sala Multiuso. Grátis. Senha 30 min antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Livre – Autoclassificação
Serviço:
Inspira 2026 - De onde vêm a sua saúde?
Local: Sesc São Carlos
De 14 a 18/4. Grátis.
Programação completa disponível em sescsp.org.br/saocarlos
SÃO CARLOS/SP - O centro de São Carlos recebeu, na manhã do último sábado (11/04), uma grande mobilização em alusão ao Mês de Conscientização do Autismo. Com o tema “Caminhar, Brincar e Incluir: venha viver esse momento!”, a caminhada reuniu centenas de pessoas em um ato marcado pela promoção da inclusão, disseminação de informações e participação popular.
A concentração teve início na Praça Coronel Salles, de onde os participantes seguiram pelas principais ruas da região central. O evento contou com a presença de representantes de diversas instituições, entre elas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional (ACORDE), a ONG Espaço Azul, o Instituto Inclusão, a Associação de Pais e Amigos do Paralelo e a Associação Paradesportiva de São Carlos de Handebol em Cadeira de Rodas.
Autoridades municipais também participaram da atividade, incluindo o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, além dos vereadores Bruno Zancheta, Thiago de Jesus e Ubirajara Teixeira.
Após o percurso, a programação seguiu na Praça dos Voluntários, com atividades gratuitas voltadas principalmente às famílias e às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O público teve acesso a atrações recreativas para crianças, além da distribuição de pipoca e algodão-doce.
O evento contou ainda com a participação de diversas secretarias municipais. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia ofereceu serviços por meio da Secretaria Itinerante, com divulgação de vagas de emprego e cursos profissionalizantes. Já a Secretaria Municipal de Saúde promoveu orientações e atividades educativas sobre a prevenção da dengue.
A presidente do Instituto Inclusão, Olga Matubaro, ressaltou a relevância da mobilização para ampliar a visibilidade da causa. Segundo ela, a conscientização é fundamental para promover o respeito e garantir direitos às pessoas autistas.
A professora da ACORDE, Eliana Ribeiro Silva Salvador, também destacou a importância de iniciativas que ampliem o debate sobre inclusão, defendendo maior atenção do poder público na implementação de políticas efetivas.
O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafael Almeida, ressaltou o objetivo da mobilização e avaliou positivamente a participação do público.
“Estamos realizando mais uma edição da caminhada em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. Acreditamos que, chamando a atenção da sociedade, conseguimos combater preconceitos e derrubar barreiras”, explicou.
Ele também destacou a união de esforços para a realização do evento. “A avaliação é muito positiva. Tivemos a participação de diversas entidades, associações, secretarias municipais, além da Câmara Municipal e do Conselho da Pessoa com Deficiência. Essa união é fundamental para avançarmos na construção de uma sociedade mais inclusiva e igual para todos”, completou.
SÃO PAULO/SP - O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, usou imagens do governo de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para criticar o governo Lula em seu perfil do X neste domingo, 12. A publicação causou reação de integrantes do governo.
No vídeo, Flávio cita o endividamento das famílias e define a situação como uma "crise grave". "Isso significa comer menos, significa panela vazia. E quase 20% desses brasileiros não estão conseguindo pagar nem a conta de água", afirma, enquanto a imagem de fundo mostra cenas de 2021, em que pessoas recolhem alimentos em um caminhão de lixo em Fortaleza (CE). Na época, em meio à pandemia de covid-19, o material foi divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo em reportagem sobre o avanço da fome no País.
Em reação ao conteúdo, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, afirmou que as imagens correspondem ao período da gestão de Jair Bolsonaro. "E aí, Flávio Bolsonaro, vai se retratar?", questionou no X. O vídeo segue publicado no perfil do senador.
A ex-ministra da Secretaria de Relações Institucionais e pré-candidata ao Senado pelo Paraná, Gleisi Hoffmann (PT-PR), chamou a publicação de Flávio Bolsonaro de "micão". "Fila do osso? Só se for no governo Bolsonaro. Quem precisa de inimigo com um filho desses, hein?", escreveu no Instagram.
Em junho de 2022, dados do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de covid-19 mostraram que mais de 33 milhões de pessoas não tinham o que comer no País durante o período pandêmico, patamares registrados pela última vez nos anos 1990. Em 2025, o Brasil voltou a deixar o Mapa da Fome da ONU, embora cerca de 7 milhões ainda enfrentem insegurança alimentar grave.
Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 11, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece empatado tecnicamente com Flávio Bolsonaro. Pela primeira vez, o adversário supera numericamente o petista.
Em uma possível disputa de segundo turno, Flávio teria 46% das intenções de voto, ante 45% de Lula. A diferença, no entanto, está dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais para mais ou menos, o que configura empate técnico.
por Estadao Conteudo
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.