fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos recebeu, na manhã desta segunda-feira (13), representantes do Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais de São Carlos e uma comissão de servidores em greve para discutir uma nova proposta de reajuste salarial.

Durante a reunião, o sindicato apresentou uma reivindicação de aumento de 7%, sendo 3,81% referentes à recomposição da inflação medida pelo IPCA e 3,19% de ganho real. A categoria também defendeu a manutenção da cesta básica atual, rejeitando a substituição por vale-alimentação de R$ 400, além de sugerir o adiamento da discussão sobre o Plano de Carreira para 2027. Segundo a Prefeitura, os pedidos estão em análise.

A administração municipal destacou benefícios já concedidos aos servidores, como o tíquete-refeição de R$ 1.260, pagamento retroativo do tempo de serviço congelado pela Lei Complementar 173/2020, manutenção de benefícios durante licenças e possibilidade de conversão de férias em dinheiro. O impacto financeiro estimado dessas medidas ultrapassa R$ 49 milhões, considerando diferentes áreas.

Uma audiência de conciliação entre as partes está marcada para o dia 16 de abril, às 14h, no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na capital paulista, na tentativa de buscar um acordo e encerrar o impasse.

Levantamento da Prefeitura aponta que, na saúde, 118 dos 1.248 servidores aderiram à greve, sem prejuízo no funcionamento das UBSs, UPAs e do SAMU. Já na educação, a adesão foi mais significativa, com 803 dos 1.642 professores paralisados, além de 99 merendeiras. Outros setores também registraram participação menor no movimento.

Por decisão do TJSP, a greve não pode comprometer totalmente os serviços públicos, sendo obrigatória a manutenção de ao menos 70% do efetivo em atividade. A Justiça também autorizou o desconto salarial dos dias não trabalhados, conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal.

A Prefeitura reforçou que segue aberta ao diálogo com os servidores, destacando a importância de garantir a continuidade dos serviços essenciais à população.

SÃO CARLOS/SP - A tradicional Festa do Milho, realizada no distrito de Água Vermelha, em São Carlos, atraiu cerca de 35 mil pessoas neste final de semana. O evento aconteceu na Rua Bela Cintra, em frente à Paróquia São Roque, e ofereceu ao público 45 barracas, 24 delas com produtos à base de milho verde, além de cinco food trucks, artesanato e atividades para as crianças.

Cerca de 120 mil espigas foram utilizadas na produção de comidas e bebidas típicas. A Festa do Milho teve inicio no sábado, as 17h, com apresentação do DJ Tonelada. Na sequência, subiram ao palco a Banda STR80, às 19h, e a Banda Freon Rock, às 21h. No domingo, as atividades começaram às 9h com rodas de capoeira reunindo diferentes grupos da cidade. Entre 11h e 13h, a Orquestra Cancioneiros do Sertão, formada por alunos da Escola Livre de Música João Seppe, se apresentou ao público. Às 16h, foi a vez da Orquestra Amigos Violeiros de São Carlos, seguida pelo cantor Zé Fernando, às 18h. O encerramento da Festa aconteceu às 20h,m o show da dupla João Pedro e Zé Paulo, artistas contratados via processo de chamamento público. Representando o prefeito Netto Donato, o vice-prefeito Roselei Françoso ressaltou que essa edição da Festa do Milho foi novamente um sucesso, agradeceu os organizadores, empreendedores e apoio do staff e segurança da Festa que “é tradicional, fortalece o empreendedorismo local e atraiu milhares de pessoas valorizando a cultura do distrito de Água Vermelha, com várias atrações e a culinária típica à base de milho, com receitas como chica doida, suco de milho, pamonha e milho no prato, preparadas pelos próprios moradores do distrito, mais um ano uma Festa que nos encantou”, comemora o vice-prefeito.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo, lembra que a Festa do Milho assim como todos os eventos realizados pela SMCT está dentro de um contexto geral de embelezamento da cidade de aprimoramento do trabalho de tornar a cidade cada dia melhor e mais bonita.
O evento reuniu as famílias de São Carlos, e ao mesmo tempo impulsionou a economia local, com geração de empregos, fortalecimento do trabalho de empreendedores do município e estimula o turismo, com a atração de visitantes de diversas regiões. Segundo o secretário, “o evento gera empregos, renda para os empreendedores e impulsiona o turismo em São Carlos. Neste ano, a estimativa é de que a festa tenha movimentado cerca de R$ 3,5 milhões nos dois dias de festa, com oferta diversificada de produtos, aperfeiçoamento de pratos e infraestrutura aprimorada”, concluiu.

Altino Manoel Roberto dos Santos, presidente da Associação de Moradores do distrito de Água Vermelha, comemorou o sucesso da Festa, que além da culinária a base de milho teve como novidades o suco de milho peruano roxo, panqueca de milho venezuelana. “Foi uma diversidade de cultura, com prato de outros países, variedade que agradou os visitantes e os empreendedores que geraram emprego e renda, queremos modernizar, fomentar e tornar as próximas edições da festa ainda mais atrativas para os visitantes do nosso distrito”, disse.

O secretário adjunto de Turismo, Hicaro Alonso, comemora o fato de que pela primeira vez a Festa do Milho foi reconhecida pelo Governo do Estado como um evento gastronômico e que tem potencial turístico para ser valorizado e explorado se tornando atrativo turístico de porte regional. “Agradeço ao ex-secretário de Turismo do Estado de São Paulo Roberto de Lucena e ao subsecretário de Gestão Corporativa, Eder Santos, pelo apoio da Secretaria de Turismo e Viagens (SETur-SP), na realização da Festa. Que manteve o tíquete médio de gasto de R$ 100 por visitante, “uma receita importante que gerou empregos e renda sustentável para os empreendedores que prepararam com muito carinho a culinária da festa”.

A segurança do evento foi garantida por equipes da Polícia Militar, Defesa Civil, Guarda Municipal, agentes de trânsito, SAMU e Corpo de Bombeiros.

SÃO CARLOS/SP - Entre os dias 9 e 19 de abril, o Sesc São Paulo realiza a edição de 2026 do projeto Inspira, ação em rede dedicada à educação em saúde e que neste ano tem como tema “Saber de si, saber de nós: letramento e comunicação em saúde”, iniciativa dedicada a estimular reflexões sobre saúde e qualidade de vida, e a transformar paradigmas e visões sobre as questões relacionadas a esses assuntos.

São mais de 100 atividades em 30 unidades, na capital, Grande São Paulo, litoral e interior, com uma programação que contempla cursos, vivências e intervenções artísticas e que refletem sobre a cultura de saúde, em suas múltiplas abordagens.

“As dimensões da saúde, articuladas às contradições que mobilizam, estabelecem um plano de fundo para reflexões panorâmicas sobre o tema. O Sesc tem por compromisso o fomento à qualidade de vida, por meio de ações socioculturais que possam oferecer situações de convivência, reflexão, diálogo e fruição, que estimulam um cotidiano sistematicamente saudável e propício para o cuidado comunitário”, explica Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.  

O Inspira 2026 convida o público a compreender que o letramento sobre questões relacionadas à saúde, envolve acessar conteúdos de forma seletiva, com reconhecimento de fontes confiáveis, a fim de obter informações e aplicá-las no cotidiano. Esse aprendizado favorece a tomada de decisões mais conscientes, o que fortalece o cuidado individual e coletivo. Nesse contexto, também ganha destaque o papel dos determinantes sociais que compõem o debate, como moradia, renda, acesso a serviços, educação e espaços de convivência, que influenciam a forma como cada pessoa se relaciona com seu bem-estar e com o território em que vive.

A proposta articula duas dimensões complementares. O saber de si está relacionado ao reconhecimento das próprias necessidades, limites e possibilidades no cuidado pessoal. Já o saber de nós amplia o olhar para o coletivo e compreende a saúde como um processo construído nas trocas de experiências, na circulação de informações e nas relações entre pessoas e territórios.

Programação do Sesc São Carlos

Bate-papo
Conversas necessárias - Parto amoroso, respeitoso e seguro

Com Beatriz Barbosa, terapeuta e doula

O item mais importante do enxoval é a informação. Neste bate papo, exploramos como ajudar gestantes a identificar conteúdos confiáveis, enfrentar a desinformação e tomar decisões conscientes. Entender o parto e suas fases fortalece autonomia, cuidado e preparo integral.

 

Dia 14/4. Terça, 19h30 às 21h30

Sala Multiuso. Grátis. Inscrições online ou presenciais de 2 a 14/4. Lugares limitados.

14 anos – Autoclassificação

 

Bate-papo
Conversas Necessárias – Masculinidade

Com Hélio Hintze, psicanalista, educador, filósofo e pesquisador transdisciplinar

A saúde também nasce do conhecimento crítico. Ao desnaturalizar estruturas que sustentam o machismo, o letramento em saúde e digital fortalece o acesso a informações confiáveis e apoia decisões conscientes. Produzir e consumir saberes de qualidade promove autonomia, cuidado e novas formas de convivência saudável na sociedade brasileira.

Dia 15/4. Quarta, 19h30 às 21h30

Sala Multiuso. Grátis. Inscrições online ou presenciais de 2 a 15/4. Lugares limitados.

14 anos – Autoclassificação

 

Bate-papo

Conversas necessárias - Viver com HIV

Com Lucas Raniel, comunicador digital

Abordagem da saúde sexual, prevenção das ISTs e HIV/AIDS de forma clara e sem tabus. O encontro destaca como a comunicação aberta e o letramento em saúde são fundamentais para combater estigmas, promover escolhas seguras e fortalecer a autonomia nas relações.

Dia 16/4. Quinta, 19h30 às 21h30
Sala Multiuso. Grátis. Inscrições online ou presenciais de 2 a 16/4. Lugares limitados.
14 anos - Autoclassificação
 

Bate-papo
Conversas necessárias - Alimentação saudável

Com equipe de alimentação do Sesc São Carlos

A partir do jogo "Tá na Mesa", a atividade explora o Guia Alimentar para a População Brasileira, para estimular crianças a buscarem informações confiáveis sobre alimentação. A atividade reforça sobre a necessidade do letramento, na promoção de escolhas conscientes. De forma lúdica, a atividade fortalece a autonomia, o cuidado e a reflexão sobre hábitos saudáveis.

Para crianças de 6 a 12 anos.

Dia 18/4. Sábado, 14h às 15h30

Sala Multiuso. Grátis. Senha 30 min antes na Loja Sesc. Lugares limitados.

Livre – Autoclassificação

 

Serviço:

Inspira 2026 - De onde vêm a sua saúde?

Local: Sesc São Carlos

De 14 a 18/4. Grátis.

Programação completa disponível em sescsp.org.br/saocarlos

SÃO CARLOS/SP - O centro de São Carlos recebeu, na manhã do último sábado (11/04), uma grande mobilização em alusão ao Mês de Conscientização do Autismo. Com o tema “Caminhar, Brincar e Incluir: venha viver esse momento!”, a caminhada reuniu centenas de pessoas em um ato marcado pela promoção da inclusão, disseminação de informações e participação popular.

A concentração teve início na Praça Coronel Salles, de onde os participantes seguiram pelas principais ruas da região central. O evento contou com a presença de representantes de diversas instituições, entre elas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional (ACORDE), a ONG Espaço Azul, o Instituto Inclusão, a Associação de Pais e Amigos do Paralelo e a Associação Paradesportiva de São Carlos de Handebol em Cadeira de Rodas.

Autoridades municipais também participaram da atividade, incluindo o presidente da Câmara Municipal, Lucão Fernandes, além dos vereadores Bruno Zancheta, Thiago de Jesus e Ubirajara Teixeira.

Após o percurso, a programação seguiu na Praça dos Voluntários, com atividades gratuitas voltadas principalmente às famílias e às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O público teve acesso a atrações recreativas para crianças, além da distribuição de pipoca e algodão-doce.

O evento contou ainda com a participação de diversas secretarias municipais. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia ofereceu serviços por meio da Secretaria Itinerante, com divulgação de vagas de emprego e cursos profissionalizantes. Já a Secretaria Municipal de Saúde promoveu orientações e atividades educativas sobre a prevenção da dengue.

A presidente do Instituto Inclusão, Olga Matubaro, ressaltou a relevância da mobilização para ampliar a visibilidade da causa. Segundo ela, a conscientização é fundamental para promover o respeito e garantir direitos às pessoas autistas.

A professora da ACORDE, Eliana Ribeiro Silva Salvador, também destacou a importância de iniciativas que ampliem o debate sobre inclusão, defendendo maior atenção do poder público na implementação de políticas efetivas.

O secretário municipal da Pessoa com Deficiência e Paradesportos, Rafael Almeida, ressaltou o objetivo da mobilização e avaliou positivamente a participação do público.

“Estamos realizando mais uma edição da caminhada em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado em 2 de abril. Acreditamos que, chamando a atenção da sociedade, conseguimos combater preconceitos e derrubar barreiras”, explicou.

Ele também destacou a união de esforços para a realização do evento. “A avaliação é muito positiva. Tivemos a participação de diversas entidades, associações, secretarias municipais, além da Câmara Municipal e do Conselho da Pessoa com Deficiência. Essa união é fundamental para avançarmos na construção de uma sociedade mais inclusiva e igual para todos”, completou.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.