Conectando tradição e invenção com seu canto telúrico e a força da música de rua e dos ritmos pernambucanos, Renata Rosa se apresenta no teatro do Sesc
SÃO CARLOS/SP - A cantora, compositora e rabequeira Renata Rosa celebra seus mais de 25 anos de carreira com show no Sesc São Carlos, em única apresentação, dia 18 de junho, às 20h. A apresentação traz momentos marcantes da trajetória da artista, passeando pelo repertório dos seus álbuns e das parcerias especiais com as cantoras do povo Kariri-Xocó e com seu mestre e genial rabequeiro, Luiz Paixão.
Com uma carreira marcada pelo diálogo com a cultura popular, conectando poesia, tradição e invenção, Renata Rosa recebeu, com “Zunido da Mata”, seu álbum de estreia, o Prêmio Choc de l'Année do Le Monde de la Musique, o que a projetou para uma carreira internacional com turnês e multi - premiações. Seu disco Manto dos Sonhos lhe rendeu o Prêmio da Música Brasileira, enquanto Encantações foi eleito Top 10 pela BBC. Desde então, Renata Rosa realizou criações especiais para o Museu do Louvre, para o Theatre de la Ville de Chatelet de Paris, para as Olimpíadas Rio 2016, além de registros especiais para as Rádios Nacionais Holandesa e Alemã. A cantora também foi indicada a Artista do Ano 2018 no Reino Unido, pela Songlines Britânica, que a descreveu como “Uma voz que ondula e voa como uma brasa na noite.”
Serviço:
Renata Rosa - 25 anos de carreira
Dia 18/6. Quinta, às 20h
No teatro do Sesc São Carlos
Ingressos disponíveis on-line e nas bilheterias a partir de 9/6.
Classificação livre.
Programação completa disponível em sescsp.org.br/saocarlos
SÃO CARLOS/SP - Junho será movimentado no Sesc São Carlos. A unidade preparou uma extensa programação cultural e esportiva que mistura música, teatro, cinema, oficinas, meio ambiente e atividades inspiradas na Copa do Mundo de 2026, que começa oficialmente no dia 11 de junho.
Neste ano, o Sesc propõe uma reflexão sobre o futebol além das quatro linhas. A ideia é discutir o esporte como espaço de convivência, inclusão e diversidade. Durante o período da Copa, o público poderá acompanhar transmissões dos jogos em um espaço temático chamado “Arena Copa”, montado no Galpão da unidade, com atividades interativas, pebolim e experiências ligadas ao universo futebolístico.
Na área musical, um dos eventos mais aguardados é o show da banda Detonautas, no dia 4 de junho, já com ingressos esgotados. Também passam pelo palco artistas como Renata Rosa, Batuka Nega, Fred Gomes & Jah Lovers e o projeto “Moda de Rock”, que mistura clássicos do rock internacional com viola caipira.
A programação cultural inclui ainda peças teatrais, espetáculos infantis, apresentações circenses e sessões de cinema com filmes nacionais e documentários. O projeto “Curta São Carlos” valoriza produções audiovisuais locais exibidas antes das sessões principais.
Quem busca cursos e oficinas encontrará atividades de bordado, desenho, audiovisual, Libras, agrofloresta, cerâmica ancestral e até criação de instrumentos andinos. Também haverá ações de saúde, meditação, yoga, futsal e vôlei feminino.
Para as famílias, o Sesc programou contação de histórias, oficinas criativas, brincadeiras e atividades infantis ao ar livre. Já o público idoso poderá participar de práticas de Tai Chi e encontros voltados ao bem-estar e convivência.
Grande parte das atividades é gratuita, mas algumas exigem retirada de ingressos ou inscrições antecipadas devido às vagas limitadas.
Coordenada pelo Sesc São Paulo na América Latina, campanha busca mobilizar indivíduos, organizações e comunidades com o objetivo de ampliar o número de pessoas praticantes de atividades físicas e esportivas
SÃO CARLOS/SP - O Dia do Desafio (DDD), uma das mais longevas campanhas mundiais de incentivo à prática de esportes e atividades físicas, chega a mais uma edição, desta vez trazendo como tema norteador “Esporte é Direito!”. Numa iniciativa global da TAFISA (The Association for International Sport for All), coordenada pelo Sesc São Paulo na América Latina, com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association), da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do Ministério do Esporte do Brasil, o DDD ocorre tradicionalmente na última quarta-feira de maio. Em 2026 será no dia 27.
A proposta é mobilizar indivíduos, organizações e comunidades com o objetivo de ampliar o número de pessoas praticantes de atividades físicas e esportivas. Desta maneira, a edição de 2026 reafirma direitos garantidos pela Constituição Federal e respaldados por documentos como a Carta Internacional da Educação Física, Atividade Física e Esporte, da UNESCO. Ao aprofundar a compreensão sobre essa prerrogativa, pretende-se sensibilizar a sociedade para a importância de condições equitativas de acesso, participação e permanência no esporte e na atividade física, consolidados como promotores de saúde e bem-estar.
Ao mesmo tempo, o projeto busca estimular o debate sobre o papel dessas instâncias como estruturantes para a cidadania, por meio de programações que favoreçam o diálogo e a troca entre gestores, especialistas, parceiros e comunidades. Com isso, visa-se contribuir para a construção e o fortalecimento de políticas que assegurem o acesso universal ao esporte e à atividade física no Brasil. Nesse sentido, o Dia do Desafio reforça o movimento como uma conquista coletiva, construída de forma colaborativa e democrática.
Para tanto, as unidades do Sesc na capital, grande São Paulo, interior e litoral, além de espaços públicos e locais geridos por instituições parceiras disponibilizarão para o público de todas as idades uma variada programação, propondo ocupação de espaços de maneira acolhedora para vivências e práticas físico-esportivas.
Para o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina, “o Dia do Desafio 2026 reafirma o compromisso do Sesc em abordar o esporte e a atividade física como dimensões essenciais do bem-estar, capazes de fortalecer vínculos e identidades e de ampliar o sentimento de pertencimento das pessoas. As ações propostas evidenciam esse universo como um espaço de encontro, que contribui para estimular valores de cooperação e convivência democrática, elementos essenciais ao exercício da cidadania”. Ele completa, destacando que “além disso, ao estimular reflexões e ações voltadas à integração de tais práticas ao cotidiano das comunidades, as conexões estabelecidas pelo projeto articulam uma rede de diálogos intersetoriais, dedicada à construção de ambientes que favoreçam escolhas de vida mais ativas, estando em consonância com os valores estabelecidos pela instituição”.
Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo ressalta que “compreender o esporte e a atividade física como direitos implica reconhecer que o acesso ao movimento representa uma questão atual relevante e depende da existência de condições favoráveis, ambientes adequados e iniciativas voltadas à redução das desigualdades entre pessoas e territórios. Nesse sentido, a edição 2026 do Dia do Desafio se apresenta como um convite à ação coletiva, mobilizando diferentes atores para transformar o direito ao movimento em prática cotidiana, compartilhada e acessível nas comunidades”.
Programação no Sesc São Carlos
Vivência | Esporte orientação
Venha se desafiar no esporte de orientação com o Sesc São Carlos, em uma corrida que combina estratégia, emoção e diversão ao explorar o centro da cidade em busca dos postos de controle no menor tempo possível. A vivência apresenta a modalidade de forma acessível, estimulando agilidade, leitura de mapas e tomada de decisões em uma experiência envolvente para todas as idades.
27/5. Quarta, 13h às 21h. Grátis. Convivência interna.
Inscrições na hora e no local da atividade. Vagas limitadas. A partir de 6 anos.
Aula aberta | Treino com Alan Fonteles
Atividade prática de atletismo com o atleta paralímpico Alan Fonteles, que contará com exercícios educativos específicos, técnicas e vivências inspiradas nas provas de velocidade. Conta também com bate-papo, no qual o atleta compartilha sua trajetória — campeão paralímpico dos 200 metros nos Jogos de Londres 2012, medalhista em Pequim 2008 e Rio 2016, além de recordista mundial em provas de velocidade de sua classe.
27/5. Quarta, 14h às 16h e 19h às 21h. Grátis. Pista Ativa em frente ao Sesc.
Inscrições na hora e no local da atividade. Vagas limitadas. A partir de 16 anos.
Intervenção | Corpos em movimento
Três palhaços inspirados no universo esportivo convidam o público a responder, em movimento, a pergunta: o esporte é meu direito? Entre brincadeiras e experimentações corporais, eles provocam reflexões sobre a atividade física como parte da vida e como direito de todos.
27/5. Quarta, 14h às 18h. Grátis. Convivência interna.
Inscrições na hora e no local da atividade. Vagas limitadas. A partir de 12 anos.
Festival | Futsal para mulheres
Com Karine Duarte
As alunas das aulas de futsal para mulheres do Sesc São Carlos convidam equipes da cidade para jogos festivos em celebração ao Dia do Desafio e à prática esportiva. A atividade contará ainda com a participação de Karine Duarte, atleta de futebol freestyle.
27/5. Quarta, 19h às 21h30. Grátis. Ginásio de eventos.
Inscrição na hora e no local da atividade. De 16 a 59 anos.
Festival | Vôlei para mulheres
O Clube do Vôlei feminino do Sesc São Carlos convida equipes da cidade para jogos festivos em celebração ao Dia do Desafio e à prática esportiva.
27/5. Quarta, 19h às 21h30. Grátis. Ginásio de eventos.
Exclusivo para equipes convidadas pelo Clube do Vôlei Sesc. De 16 a 59 anos.
Aula aberta | No Ritmo do passinho - Aula show com DJ
Com Passinhos do Brasil
No Dia do Desafio, o passinho do funk toma conta da cena com uma aula show cheia de energia.
Dança urbana, batidas quentes e muita animação se encontram em um convite aberto pra todo mundo sentir o balanço e dançar junto.
Dia 27/5. Quarta, 19h30 às 21h. Grátis. Convivência interna.
Vagas limitadas. A partir de 12 anos.
Serviço:
DIA DO DESAFIO 2026
Dia: 27 de maio, quarta-feira. Grátis.
Mais informações em: www.sescsp.org.br/diadodesafio; www.diadodesafio.org.br
#diadodesafio #díadeldesafio #challengeday
SÃO CARLOS/SP - No próximo sábado, 16 de maio, o Sesc São Carlos, em parceria com a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes, promove a atividade “Esporte de
Orientação”, dentro do projeto “Viver Bem na Cidade”, que incentiva práticas de bem-estar e a ocupação positiva dos espaços urbanos. O evento acontece na Praça Coronel Salles, das 10h às 14h.
A proposta é uma corrida de regularidade em que os participantes utilizam mapas e raciocínio lógico para localizar pontos de controle espalhados pela região central. A iniciativa busca estimular o condicionamento físico, a autonomia e a interação com o espaço urbano, em uma experiência que une esporte e cidadania.
Os interessados deverão comparecer no dia da atividade para realizar sua inscrição e garantir a participação. A ação é gratuita e aberta ao público.
SÃO CARLOS/SP - O mês de maio chega ao Sesc São Carlos com uma proposta centrada na relação entre população e cidade. A programação destaca o projeto “Viver bem na cidade”, que reúne atividades culturais, esportivas e reflexivas voltadas ao uso consciente dos espaços urbanos.
A iniciativa promove debates sobre mobilidade, acessibilidade, sustentabilidade e bem-estar coletivo, além de vivências práticas que incentivam o público a ocupar a cidade de forma mais ativa. Entre os destaques estão bate-papos com especialistas, intervenções artísticas, passeios ciclísticos e atividades ao ar livre.
A agenda também inclui eventos voltados às famílias, como a Semana Mundial do Brincar, que encerra o mês com oficinas e espetáculos que reforçam o brincar como direito fundamental. Já o Dia do Desafio propõe atividades físicas abertas, com foco na inclusão e na promoção da saúde.
A programação ainda contempla shows musicais, exibições de filmes, oficinas tecnológicas e feiras de economia criativa, ampliando o acesso à cultura e ao lazer para diferentes públicos.
PROGRAMAÇÃO NO INSTAGRAM DO SESC SÃO CARLOS
SÃO CARLOS/SP - Em uma noite marcada pela exaltação de valores cívicos e reconhecimento público, o Teatro do Sesc São Carlos sediou a solenidade de entrega da Medalha MMDC, uma das mais altas honrarias do Estado de São Paulo. O evento, promovido pela Assembleia Legislativa (ALESP) por iniciativa do deputado estadual Capitão Telhada, contou com a participação de Paulo Gullo, vice-presidente da FecomercioSP, conselheiro do Sesc SP e presidente do Sincomercio São Carlos.
A cerimônia reuniu autoridades civis e militares para homenagear personalidades que se destacam por serviços relevantes à sociedade. Entre os mais de 50 agraciados, destacaram-se figuras da região como o secretário de Segurança Pública de Ibaté, Major Luiz Fumagale, e o professor doutor Plínio Gabriel João, superintendente da ETEC de Ibaté.
Em seu pronunciamento, Paulo Gullo estabeleceu uma conexão entre a bravura histórica da Revolução Constitucionalista de 1932 e a atuação contemporânea do setor terciário. Para o líder empresarial, os ideais de 32 e o trabalho do comércio compartilham o mesmo objetivo: o bem comum.
"A medalha MMDC nos lembra de um episódio que nos diz respeito diretamente. São-carlenses lutaram e perderam a vida pela legalidade. Essa memória deve ser respeitada", afirmou Gullo. "Os princípios daquela época são os mesmos que justificam o trabalho diário do empresariado do comércio. Eles estão impressos neste espaço que nos acolhe, o Sesc São Carlos, local de convívio saudável e democrático."
Gullo também ressaltou a vocação acolhedora de São Carlos e a natureza do setor que representa, focado no relacionamento humano e na troca de experiências. "É típico da gente que vive do comércio a vontade de receber bem e compartilhar histórias. Esta noite é propícia para essas trocas, convidando-nos a aprender com o passado para sonhar futuros promissores", concluiu.
Sobre a Medalha MMDC
A honraria faz referência aos jovens Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo, cujas mortes em 1932 foram o estopim para a Revolução Constitucionalista. A medalha reconhece o mérito de cidadãos que, com dedicação e compromisso, contribuem para o desenvolvimento e a ordem da sociedade paulista.
SÃO CARLOS/SP - Entre os dias 9 e 19 de abril, o Sesc São Paulo realiza a edição de 2026 do projeto Inspira, ação em rede dedicada à educação em saúde e que neste ano tem como tema “Saber de si, saber de nós: letramento e comunicação em saúde”, iniciativa dedicada a estimular reflexões sobre saúde e qualidade de vida, e a transformar paradigmas e visões sobre as questões relacionadas a esses assuntos.
São mais de 100 atividades em 30 unidades, na capital, Grande São Paulo, litoral e interior, com uma programação que contempla cursos, vivências e intervenções artísticas e que refletem sobre a cultura de saúde, em suas múltiplas abordagens.
“As dimensões da saúde, articuladas às contradições que mobilizam, estabelecem um plano de fundo para reflexões panorâmicas sobre o tema. O Sesc tem por compromisso o fomento à qualidade de vida, por meio de ações socioculturais que possam oferecer situações de convivência, reflexão, diálogo e fruição, que estimulam um cotidiano sistematicamente saudável e propício para o cuidado comunitário”, explica Luiz Deoclecio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo.
O Inspira 2026 convida o público a compreender que o letramento sobre questões relacionadas à saúde, envolve acessar conteúdos de forma seletiva, com reconhecimento de fontes confiáveis, a fim de obter informações e aplicá-las no cotidiano. Esse aprendizado favorece a tomada de decisões mais conscientes, o que fortalece o cuidado individual e coletivo. Nesse contexto, também ganha destaque o papel dos determinantes sociais que compõem o debate, como moradia, renda, acesso a serviços, educação e espaços de convivência, que influenciam a forma como cada pessoa se relaciona com seu bem-estar e com o território em que vive.
A proposta articula duas dimensões complementares. O saber de si está relacionado ao reconhecimento das próprias necessidades, limites e possibilidades no cuidado pessoal. Já o saber de nós amplia o olhar para o coletivo e compreende a saúde como um processo construído nas trocas de experiências, na circulação de informações e nas relações entre pessoas e territórios.
Programação do Sesc São Carlos
Bate-papo
Conversas necessárias - Parto amoroso, respeitoso e seguro
Com Beatriz Barbosa, terapeuta e doula
O item mais importante do enxoval é a informação. Neste bate papo, exploramos como ajudar gestantes a identificar conteúdos confiáveis, enfrentar a desinformação e tomar decisões conscientes. Entender o parto e suas fases fortalece autonomia, cuidado e preparo integral.
Dia 14/4. Terça, 19h30 às 21h30
Sala Multiuso. Grátis. Inscrições online ou presenciais de 2 a 14/4. Lugares limitados.
14 anos – Autoclassificação
Bate-papo
Conversas Necessárias – Masculinidade
Com Hélio Hintze, psicanalista, educador, filósofo e pesquisador transdisciplinar
A saúde também nasce do conhecimento crítico. Ao desnaturalizar estruturas que sustentam o machismo, o letramento em saúde e digital fortalece o acesso a informações confiáveis e apoia decisões conscientes. Produzir e consumir saberes de qualidade promove autonomia, cuidado e novas formas de convivência saudável na sociedade brasileira.
Dia 15/4. Quarta, 19h30 às 21h30
Sala Multiuso. Grátis. Inscrições online ou presenciais de 2 a 15/4. Lugares limitados.
14 anos – Autoclassificação
Bate-papo
Conversas necessárias - Viver com HIV
Com Lucas Raniel, comunicador digital
Abordagem da saúde sexual, prevenção das ISTs e HIV/AIDS de forma clara e sem tabus. O encontro destaca como a comunicação aberta e o letramento em saúde são fundamentais para combater estigmas, promover escolhas seguras e fortalecer a autonomia nas relações.
Dia 16/4. Quinta, 19h30 às 21h30
Sala Multiuso. Grátis. Inscrições online ou presenciais de 2 a 16/4. Lugares limitados.
14 anos - Autoclassificação
Bate-papo
Conversas necessárias - Alimentação saudável
Com equipe de alimentação do Sesc São Carlos
A partir do jogo "Tá na Mesa", a atividade explora o Guia Alimentar para a População Brasileira, para estimular crianças a buscarem informações confiáveis sobre alimentação. A atividade reforça sobre a necessidade do letramento, na promoção de escolhas conscientes. De forma lúdica, a atividade fortalece a autonomia, o cuidado e a reflexão sobre hábitos saudáveis.
Para crianças de 6 a 12 anos.
Dia 18/4. Sábado, 14h às 15h30
Sala Multiuso. Grátis. Senha 30 min antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Livre – Autoclassificação
Serviço:
Inspira 2026 - De onde vêm a sua saúde?
Local: Sesc São Carlos
De 14 a 18/4. Grátis.
Programação completa disponível em sescsp.org.br/saocarlos
Professor sênior da Universidade do Cabo Ocidental, Makhaya Malema compartilhará sua experiência em projetos de lazer com comunidades do sul global; Palestra Lazer Como Direito: Políticas Públicas e Práticas Comunitárias passará pelas unidades do Sesc em Ribeirão Preto (09/04), São Carlos (10/04), Piracicaba (11/04), São Paulo/Centro de Pesquisa e Formação (15/04) e no simpósio em São José dos Campos (16/04)
SÃO CARLOS/SP - Professor da Universidade do Cabo Ocidental e PhD em Ciências do Esporte, Recreação e Exercício, o sul-africano Makhaya Malema, é o principal convidado para as atividades brasileiras que celebram o Dia Mundial do Lazer (16 de abril). A convite do Sesc São Paulo, Malema circulará por diversas unidades do Sesc na capital e interior de São Paulo no mês de abril, onde compartilhará sua experiência em projetos de lazer, além de propor uma reflexão sobre o lazer como um direito social fundamental, apresentando experiências desenvolvidas em comunidades do sul global.
O ciclo de palestras - intitulada Lazer como Direito: Políticas Públicas e Práticas Comunitárias - tem início no dia 9 de abril, às 19h, no Sesc Ribeirão Preto. Em seguida, o professor passará pelas unidades do Sesc em São Carlos (10/4, às 10h), Piracicaba (11/4, às 10h30), São Paulo/Centro de Pesquisa e Formação (15/4, às 14h) e, por fim, realizará a palestra de abertura no “Simpósio Viver o Lazer: Direitos, Espaços e Cidadania” em São José dos Campos (16/4, às 10h). Nesses encontros, Malema trará exemplos práticos e apresentará os desafios enfrentados e suas ideias para transformar o lazer em um direito acessível a todos.
Aberta ao público, a palestra no Sesc São Carlos tem como foco profissionais e estudantes das áreas de saúde, educação física, urbanismo e arquitetura, entre outras, e contará com acessibilidade em Libras e tradução simultânea.
Makhaya Malema está à frente de diversos projetos internacionais sobre o acesso, inclusão e participação de pessoas com deficiência em atividades de lazer e recreação. Em seu currículo, ele possui pós-graduação em Estudos da Criança e da Família pela Universidade do Western Cape, onde desenvolveu a tese “Desenvolvimento de liderança em jovens com deficiência física por meio da educação para o lazer”.
O professor também coordena programas de recreação comunitária com ONGs que atuam em regiões de vulnerabilidade social e instituições de saúde. Ele foca em tornar os estudantes pensadores críticos que não sejam apenas proficientes em suas disciplinas, mas também capacitados para causar impacto social significativo. As aulas ministradas por Malema foram criadas para envolver ativamente os alunos no questionamento, na análise de informações a partir de múltiplas perspectivas e na construção de argumentos, capacitando-os a se tornar agentes transformadores em suas comunidades.
Dia Mundial do Lazer - O Dia Mundial do Lazer (World Leisure Day) foi criado com o objetivo de destacar a importância do lazer para a qualidade de vida e o desenvolvimento social. A data é uma iniciativa de alcance global promovida pela World Leisure Organization (WLO), que na prática fortalece o lazer como elemento fundamental para o crescimento humano, o desenvolvimento social e o bem-estar e é celebrada anualmente em 16 de abril. O Sesc participa ativamente desse projeto, e conta esse ano com o apoio da Universidade de São Paulo e da Universidade do Vale do Paraíba.
Nesta edição, o evento traz como tema “Lazer que inspira mudanças”, convidando organizações de todo o mundo a refletirem sobre o lazer como agente de transformação social, cidadania ativa e compromisso com a sustentabilidade.
“O Dia Mundial do Lazer é uma oportunidade de reafirmar o lazer como um direito e, portanto, como parcela essencial do exercício da cidadania. Ao destacar o tema ‘Lazer que inspira mudanças', esta edição evidencia a potência do engajamento coletivo na construção de comunidades mais solidárias, inclusivas e resilientes. Para o Sesc São Paulo, promover o acesso qualificado ao lazer é fortalecer vínculos, ampliar repertórios culturais e contribuir de forma assertiva para o bem-estar pessoal e o desenvolvimento social”, destaca o Diretor Regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina.
Já Carol Seixas, Gerente de Desenvolvimento Físico-Esportivo do Sesc São Paulo, enfatiza que “o lazer, quando associado à participação ativa da sociedade, torna-se uma ferramenta estratégica de transformação social. O simpósio ‘Viver o Lazer: Direitos, Espaços e Cidadania’ amplia e aprofunda esse debate, ao reunir especialistas e gestores para refletir sobre políticas públicas, inclusão e acesso universal, reforçando nosso compromisso institucional com práticas que promovam equidade, pertencimento e qualidade de vida nos diferentes territórios.”
Serviço:
Palestra Lazer Como Direito: Políticas Públicas e Práticas Comunitárias – com Makhaya Malema
Dia: 10/4, sexta, 10h
Local: Teatro do Sesc São Carlos
Grátis. Ingresso 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Acessibilidade em Libras e tradução simultânea
A partir de 12 anos
Além da comemoração dos 80 anos do SESC no brasil, será celebrado também os 70 anos do SESC em São Carlos e 30 anos de funcionamento do SESC São Carlos em seu prédio atual
SÃO CARLOS/SP - A Câmara Municipal de São Carlos realizará nesta quinta-feira (12), às 19h, Teatro Sesc São Carlos, uma sessão solene em comemoração em comemoração aos 80 anos do SESC no brasil, aos 70 anos do SESC em São Carlos e também os 30 anos de funcionamento do SESC São Carlos em seu prédio atual.
Na ocasião, serão entregues títulos de Cidadania Honorária ao presidente em exercício da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e do Conselho Regional do Sesc-SP, Ivo Dall'Acqua Júnior e ao diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Deoclecio Massaro Galina.
A solenidade é aberta ao público e será realizada no Teatro Sesc São Carlos, na Avenida Comendador Alfredo Maffei, nº 700, no Jardim Gilbertoni. O evento também será transmitido ao vivo pela TV Câmara (canal 49.3 da TV Aberta Digital, canal 20 da NET e canal 31 da Desktop/C.Lig), pela Rádio São Carlos FM 107,9 e on-line via Facebook, YouTube oficiais da Câmara Municipal de São Carlos.
Com ações em 33 unidades e atividades em cidades sem Sesc, projeto promove diálogos locais e reforça a construção coletiva de direitos
SÃO CARLOS/SP - De 4 a 15 de março, o Sesc São Paulo realiza a 5ª edição do projeto “Direitos Humanos para Todas as Pessoas”, que, por meio de uma programação diversificada, busca promover reflexões sobre territorialidades e fortalecer redes locais em prol de uma sociedade mais justa e plural.
A iniciativa mobiliza 33 unidades da instituição na capital, Grande São Paulo, interior e litoral, que ao longo de 12 dias desenvolvem dezenas de atividades – em sua maioria gratuitas –, entre debates, oficinas, cursos, intervenções, ações artísticas e processos formativos, em diálogo com coletivos, iniciativas sociais e parceiros.
Em 2026, o projeto propõe uma reflexão sobre o território para além da dimensão geográfica, reconhecendo-o como espaço de memória, pertencimento, identidade, efetivação de direitos e construção coletiva.
Com ações descentralizadas e articulação com parceiros locais, a programação também ultrapassa os limites físicos do Sesc e acontece também em cidades como Araras, Descalvado, Diadema, Jacareí e Patrocínio Paulista, onde a instituição não possui unidade. Uma atuação coordenada junto a diferentes parcerias amplia o alcance das reflexões e favorece a construção de alianças comprometidas com a promoção de direitos a partir das realidades locais.
Para Luiz Galina, diretor do Sesc São Paulo, “a promoção dos Direitos Humanos é um compromisso institucional indissociável da ação cultural e educativa. Mais do que um tema específico, trata-se de uma orientação transversal que se materializa na ampliação do acesso à cultura, à educação, à alimentação de qualidade, à saúde e ao bem-estar, ao lazer e à convivência, reconhecendo esses campos como dimensões estruturantes da dignidade humana”.
Partindo do princípio de que a prática da cidadania se realiza no encontro entre pessoas, na valorização de conhecimentos locais e na criação de espaços que favoreçam o exercício da alteridade, a participação e o convívio na vida social, o projeto convida todas as pessoas a participar da construção de territórios mais justos e solidários.
Destaques da programação
A abertura acontece no Sesc Pompeia, no dia 4 de março, com o encontro “Territorialidades na Promoção dos Direitos Humanos”, que reúne Macaé Evaristo, ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania, ao lado de Bel Santos Mayer e do artista Criolo, com mediação de Thiago Amparo. O encontro propõe discutir o território como elemento estruturante na garantia e promoção dos direitos humanos.
Também se destacam nessa edição os Laboratórios de Direitos Humanos (LAB DH), que acontecem nas unidades 14 Bis, Bertioga, Casa Verde, Catanduva, Centro de Pesquisa e Formação - CPF, Franca, Guarulhos, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo Amaro, Santo André, São Bento, São Caetano, São Carlos e São José dos Campos, com encontros formativos e rodas de conversa com coletivos, lideranças comunitárias, organizações da sociedade civil e redes socioassistenciais para mapear demandas territoriais e construir estratégias coletivas.
Outra novidade do projeto é a criação do Circuito Sesc de Direitos Humanos, uma ação itinerante que transforma espaços públicos e instituições parceiras em polos de diálogo, convivência e expressão artística nas cidades de Araras, Descalvado, Diadema, Jacareí e Patrocínio Paulista.
DIREITOS HUMANOS PARA TODAS AS PESSOAS
De 4 a 15 de março de 2026
Unidades participantes: 14 BIS, 24 de Maio, Av. Paulista, Belenzinho, Bom Retiro, Campo Limpo, Casa Verde, Centro de Pesquisa e Formação, Interlagos, Ipiranga, Itaquera, Pinheiros, Pompeia, Santana, Santo Amaro, São Bento, Guarulhos, Osasco, Santo André, São Caetano, Bertioga, Catanduva, Franca, Piracicaba, Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Rio Preto, S. J. Campos, Santos, São Carlos, Sorocaba e Taubaté
Programação completa: sescsp.org.br/direitoshumanos
DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO EM SÃO CARLOS
Bate-papo
Arte e cultura que transforma
Com Carla Regina Silva, Carolina Firmino, Dentinho, Fernanda Ribeiro, Marcos Felipe
e mediação de Gustavo Enrique
Uma diversidade de pessoas que trazem suas bagagens de estudos e vivências para falar do tema “População em situação de rua”, mais especificamente de como a cultura e a arte podem transformar realidades e inspirar novas possibilidades.
Dia 5/3. Quinta, 19h30 às 21h30.
Teatro. Grátis. Ingresso 1h antes na Loja Sesc. Lugares limitados.
Todas as idades. Libras.
Espetáculo
Os Tr3s Porcos
Com A Próxima Companhia
Três porcos procuram um lugar para construir suas casas. O conto infantil desta vez dirige-se também aos adultos e se passa na cidade, onde o espaço está cada vez mais disputado com o Lobo, o dono do lugar, que fará de tudo para obrigar os porcos a beneficiá-lo e impedir que eles atrapalhem a manutenção e a construção de seus empreendimentos.
Dia 7/3. Sábado, 16h.
Convivência interna. Grátis. Lugares limitados.
Todas as idades. Libras
Show
Pagode na Lata
Mais do que um gênero musical, o samba é um importante instrumento de reflexão e transformação social, que proporciona alegria, redução de danos e geração de renda para os frequentadores da Cracolândia, na região central da capital. O grupo, formado por 9 músicos que trabalham e residem na região, apresenta grandes clássicos do samba e do pagode com influência das sonoridades das ruas e quebradas de SP.
Dia 8/3. Domingo, 16h.
Convivência interna. Grátis. Lugares limitados.
AL – Livre.
Encontro
Laboratório Direitos Humanos - Pop Rua
Com Fernanda Almeida
Encontro e bate-papo sobre a população em situação de rua, conduzido por Fernanda Almeida: Assistente Social da Prefeitura de São Paulo, atualmente trabalha na Rede Pública de Saúde (SUS) em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD).
Dia 12/3. Quinta, 19h às 21h.
Sala Multiuso. Grátis. Senha 30 min antes na loja Sesc. Lugares limitados.
Todas as idades
Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.