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Redação

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 Jornalista/Radialista

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BUENOS AIRES - A Argentina enviou ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, uma carta assinada por seis países da região para solicitar sua ajuda na negociação que o governo nacional realiza com o Fundo Monetário Internacional (FMI) por um empréstimo de 44 bilhões de dólares, informou o Ministério das Relações Exteriores na última quinta-feira.

A Argentina e o organismo negociam uma flexibilização do acordo assinado no ano passado diante da impossibilidade de o país cumprir as metas estabelecidas devido ao impacto econômico da guerra na Ucrânia e a uma seca histórica que afetou suas exportações.

"A inflexibilidade do FMI em rever os parâmetros do acordo no contexto da seca descrita corre o risco de transformar um problema de liquidez em um de solvência", diz a carta assinada pelos presidentes de Brasil, México, Bolívia, Chile, Colômbia e Paraguai.

Os dirigentes pediram a Biden "que apoie a Argentina nas negociações que está a levar a cabo com o referido organismo", gesto pelo qual o presidente da Argentina, Alberto Fernández, agradeceu na sua conta no Twitter.

 

 

Reportagem de Eliana Raszewski / REUTERS

São Paulo/SP – Você conhece o ceviche? O prato é tradicional da culinária peruana e costuma ser preparado com peixe cru marinado em um caldo cítrico. Geralmente é acompanhado por uma mistura de cebola roxa, coentro, pimenta e outros ingredientes regionais.

O ceviche surgiu há mais de quatro mil anos no litoral Norte do Peru e, dependendo da região do país, pode ser feito com diferentes componentes, incluindo frango, pato, batata doce, milho, banana da terra e mandioca. No seu país de origem, o prato é servido com o "leite de tigre", um suco feito à base de caldo de peixe, limão, cebola, pimenta e ervas.

A sua popularidade tem crescido exponencialmente nos últimos anos, tornando-se um símbolo da cozinha sul-americana e cada vez mais comum em diversos restaurantes renomados. Por isso, o prato ganhou uma data comemorativa nos calendários internacionais, dia 28 de junho.

Para celebrar a data, a nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato, separou uma deliciosa receita de ceviche rica em umami, o quinto gosto básico do paladar humano, que pode ser adicionado de diferentes maneiras no preparo.

O principal responsável por promover o saboroso gosto umami é o glutamato, aminoácido presente naturalmente em diversos alimentos que podem compor a receita de um ceviche, como atum,  e, milho, cebola, entre outros.

Confira a receita umami de ceviche de atum com avocado:

 

CEVICHE DE ATUM COM AVOCADO

(Tempo de preparo: 15 minutos [+ 15 minutos de geladeira])

Serve: 6 porções

 

Ingredientes

  • 400 g de lombo de atum fresco cortado em cubos pequenos
  • meia cebola roxa média, em fatias finas (75 g)
  • 1 avocado pequeno, em cubos (100 g)
  • 1 colher (chá) de sal (5 g)
  • Raspas de 1 limão-siciliano (6 g)
  • 1 e meia colher (sopa) de suco de limão siciliano (22,5 ml)
  • meia colher (chá) de molho de pimenta vermelha (2,5 ml)
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva (15 ml)
  • 1 colher (sopa) de coentro picado (5 g)
  • 6 pimentas biquinho para decorar (20 g)

 

Modo de preparo

  1. Em uma tigela média, coloque o atum, a cebola, o avocado, o sal, as raspas e o suco de limão, o molho de pimenta, o azeite de oliva e o coentro, e misture delicadamente para incorporar os ingredientes.
  2. Cubra e leve à geladeira por 15 minutos para tomar gosto.
  3. Distribua o ceviche em seis taças e decore com a pimenta biquinho.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.

 

Responsável pelo maior índice de empregabilidade do PIB corre o risco de sofrer com aumento de carga tributária
 

 

SÃO PAULO/SP - Qualquer Reforma Tributária que avance nas esferas governamentais do País não pode ameaçar o principal setor econômico brasileiro: o de serviços, que corresponde a 70% do Produto Interno Bruto (PIB) e emprega 67% da população ocupada. Caso isso aconteça, será um risco para a própria economia nacional.
 
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) alerta que um iminente aumento na tributação do setor será prejudicial, antes de tudo, para micro e pequenas empresas, fundamentais para a saúde econômica do Brasil e, ao mesmo tempo, mais vulneráveis às mudanças na legislação tributária. Contudo, não é só isso: atingirá também relevantes segmentos centrais do setor, resultando em demissões, fechamento de empresas e queda de desempenho econômico como um todo. São negócios que vão de salões de beleza e gráficas a agências de locação de imóveis e carros e empresas de segurança privada.
 
Do ponto de vista técnico, a ideia de estabelecer alíquotas diferenciadas para atividades específicas dos serviços, como saúde e educação — para mencionar algumas —, não é suficiente para minorar os efeitos nocivos da reforma. Se a ideia da PEC de prever uma tributação diferenciada tem como objetivo evitar o sufocamento do setor de serviços, esse tratamento deveria ser estendido para os demais segmentos que o integram a fim de que não acabem suportando a elevação da tributação, em detrimento de outros segmentos.
 
Outro ponto negativo é que a criação de um órgão responsável por administrar as arrecadações estadual e municipal sem a respectiva representação dos munícipios seria uma evidente afronta à Constituição Federal, já que o sistema federativo está inserido como cláusula pétrea na Carta Magna, bem como um desacato à autonomia de Estados e municípios, que deixariam de ser financeiramente independentes.
 
A Federação e os sindicatos filiados seguem favoráveis a uma reforma que avance em direção à simplificação, à modernização e à desburocratização do sistema tributário brasileiro. A legislação atual, fruto de debates há três décadas, penaliza o empresariado e prejudica o ambiente de negócios nacional. Entretanto, é importante que essa mudança aconteça preservando os pilares da economia do Brasil — e não os enfraqueça.
 
Para a FecomercioSP e seus filiados, três pontos são fundamentais para a aprovação da Reforma Tributária:
 
1. redução (ou, ao menos, manutenção) da carga tributária setorial, uma vez que os contribuintes já suportam elevadíssima tributação;
 
2. simplificação do sistema tributário, mediante a adoção de legislação nacional do ICMS e do ISS, com tributação no destino e cadastro e nota fiscal unificados, além de eliminação de obrigações acessórias em duplicidade — ocasionando a consequente redução do elevado custo de conformidade fiscal — e extinção das multas abusivas e desproporcionais;
 
3. segurança jurídica, com a manutenção das terminologias já adotadas e consagradas, cujos limites e conceitos levaram anos para serem consolidados pela jurisprudência.

A torcida rubro-negra vai ficar muito bem vestida para torcer pela Seleção Brasileira Feminina. O Flamengo, em parceria com a Socios.com e o Mercado Livre, irá lançar um novo Manto licenciado com as cores do Brasil. O design da nova linha será escolhido em votação na plataforma da Socios.com, por torcedores que possuam o Fan Token $MENGO. A enquete abriu no dia 20/06 e encerra às 23h59 de hoje (25/06). 

O modelo vencedor será revelado já na próxima segunda-feira (26) e estará à venda a partir da primeira quinzena de julho, com exclusividade na loja oficial do Flamengo no Mercado Livre. A edição superexclusiva terá um número limitado de peças disponíveis para compra.

“Esta ação é mais uma forma de prestigiar nosso torcedor que adquiriu o Fan Token do Mengão e terá o direito de participar da produção de uma peça oficial do clube. Depois, toda a torcida poderá aproveitar o excelente serviço de venda e entrega do nosso parceiro Mercado Livre para garantir a sua camisa. Este é mais um exemplo do trabalho que o Flamengo tem feito com seus parceiros comerciais, entregando para eles, além da espetacular exposição de marca e do engajamento com a torcida, a possibilidade de oferecer ótimas experiências para a Nação Rubro-Negra”, disse Gustavo Oliveira, vice-presidente de Comunicação e Marketing do Flamengo.

Serão três modelos disponíveis na votação para quem tiver o Fan Token oficial do Flamengo, trazendo o escudo do Mais Querido e as cores amarela, azul e verde, da bandeira do Brasil. A Camisa 01 é inspirada no verde da Mata Atlântica; a Camisa 02 busca representar a mistura de povos no país através de listras entrelaçadas; já a Camisa 03 expressa em amarelo algumas pinturas indígenas fazendo referência aos primeiros brasileiros de fato.

João Pedro Novochadlo, head de marketing da Socios.com no Brasil, destacou que esta ativação com o Flamengo e Mercado Livre é um grande exemplo do que a plataforma pode proporcionar para os apaixonados pelo clube. "Exclusividade, participação direta e engajamento real: nesta ação nós reunimos mais uma vez os pilares que a plataforma da Socios.com oferece através da blockchain Chiliz Chain, para os fãs e apaixonados pelo esporte, para os clubes e marcas parceiros.  Estamos muito felizes em poder oferecer mais uma vez essa experiência exclusiva e reconhecer toda a paixão dos torcedores da nação que já garantiram seus $MENGO", comentou o executivo.

 Os torcedores poderão encontrar as camisas na loja oficial do Flamengo no Mercado Livre, que será responsável pela venda exclusiva do produto, com entrega rápida para todo o Brasil. “Nosso apoio ao futebol feminino passa também por proporcionar a melhor experiência aos torcedores da modalidade.. Com essa ação, reafirmamos nossa parceria e cuidado com o torcedor rubronegro e com os times feminino e masculino do Flamengo. É uma alegria unir o DNA inovador do Mercado Livre à maior torcida do mundo”, afirma Thais Souza Nicolau, diretora de Branding do Mercado Livre.

Para os torcedores que quiserem participar da escolha do novo modelo da camisa, o app da Socios.com está disponível nas lojas de aplicativo de Android e iOS. É preciso baixar o app, fazer o cadastro e comprar ao menos um Fan Token $MENGO – lembrando que a votação fica aberta até neste domingo 25/06.

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