fbpx

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim
Redação

Redação

 Jornalista/Radialista

URL do site: https://www.radiosanca.com.br/equipe/ivan-lucas E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

BRASÍLIA/DF - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, na quinta-feira (9), três projetos de lei que fortalecem o combate à violência contra a mulher. Um deles prevê monitoramento eletrônico de agressores em caso de violência doméstica.

O segundo projeto tipifica crime de vicaricídio, assassinato de filhos e parentes como forma de punir ou causar sofrimento às mulheres. Já o terceiro projeto sancionado cria o Dia Nacional de Proteção e Combate à Violência contra Mulheres Indígenas.

Durante a cerimônia de assinatura no Palácio do Planalto, Lula destacou que a legislação precisa estar atenta e atualizada para lidar com os diversos tipos de violência praticados contra as mulheres.

Causas e efeitos

“Toda lei que a gente faz corrige em determinado momento alguma coisa. Mas os violentos encontram um jeito de burlar o que foi feito. Na verdade, estamos cuidando dos efeitos e não das causas”, afirmou Lula ao defender, também, leis que levem o tema para o campo da educação, focada nos jovens, de forma a favorecer uma melhor formação comportamental.

“Se a gente não cuidar da causa, a gente não vai resolver esse problema. A mulher sempre estará à mercê de alguém que não cumpre nenhuma regra. O desafio é muito sério”, completou presidente da República.

Lula lembrou que os mais jovens têm, por meio das novas tecnologias, cada vez mais acesso a informações que nem sempre são as mais adequadas. Nesse sentido, reiterou a importância de o país avançar na regulação das redes sociais e de determinados conteúdos inapropriados que circulam pela internet.

“Quem dera essas informações [difundidas nas redes sociais] fossem para uma boa formação; que fossem coisas educacionais e produtivas para criarmos um novo homem e uma nova mulher”, discursou o presidente ao lamentar que haja mais facilidades para se acessar coisas ruins do que boas nesses meios.

 

Violência

Para o presidente, a falta de controle das plataformas digitais é um dos fatores de incentivo à violência e ao não cumprimento de regras.

“Precisamos evitar que os crimes aconteçam. Se a gente não brigar com as plataformas para cuidar disso, não é pai e mãe que vão conseguir cuidar. Não é, até porque pai e mãe têm muitos outros afazeres, e nem sempre estão dentro do quarto, deitados na cama com o filho, vendo o que ele está fazendo [nas redes sociais]. O desafio é muito grande”, completou.

 

AGÊNCIA BRASIL

SÃO CARLOS/SP - A Prefeitura de São Carlos realizou, na noite desta quarta-feira (08/03), mais uma audiência pública voltada à revisão do Plano Diretor Estratégico do município. O encontro aconteceu no Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos, no Edifício Sérgio Mascarenhas, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e teve como tema “Contribuições das Universidades na Revisão do Plano Diretor”.

Participaram da audiência o secretário municipal de Clima e Meio Ambiente, Júnior Zanquim; a vereadora Fernanda Castelano, o diretor do Departamento de Planejamento Territorial da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, Aguinaldo Spaziani; o promotor de Justiça Sérgio Domingos de Oliveira; além de professores da UFSCar, da USP, estudantes, servidores públicos e moradores da área rural Recanto das Oliveiras.

De acordo com Aguinaldo Spaziani, que também é coordenador da revisão do Plano Diretor, a audiência foi mais uma etapa importante dentro do processo participativo. “Nós já realizamos várias audiências, com muita contribuição, e essa foi mais uma muito positiva. Pessoas com conhecimento técnico trouxeram temas pertinentes, alguns já discutidos anteriormente, além de novas informações que estamos agregando para alcançar o melhor resultado possível na revisão do plano diretor”, destacou.

Durante o encontro, foram debatidos temas centrais como o parcelamento e a ocupação do solo, considerados a base do Plano Diretor. Segundo Spaziani, a contribuição do meio acadêmico é fundamental para qualificar o debate. “Falamos muito sobre aspectos essenciais do planejamento urbano, com uma visão técnica trazida pelos professores, que é extremamente importante para o processo. Muitos deles, inclusive, já integram a comissão de revisão e contribuem continuamente com estudos e análises”, explicou.

O diretor também ressaltou que as discussões estão sendo incorporadas na construção do zoneamento urbano e nas próximas etapas do trabalho. A Prefeitura ainda realizará uma audiência com representantes da Embrapa, voltada à área rural, encerrando a segunda fase do processo.

“Na primeira fase ouvimos a população, na segunda dialogamos com segmentos específicos, e agora vamos iniciar a etapa de elaboração e oficinas para discutir as propostas de alteração. É o momento de começar a produzir resultados concretos”, afirmou.

SÃO CARLOS/SP - Uma pesquisa de doutorado em Fisioterapia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está recrutando mulheres que apresentem perda urinária para participação em um estudo com avaliação e tratamento gratuitos.

O projeto é conduzido no Laboratório de Pesquisa em Saúde da Mulher (LAMU) e tem como foco o fortalecimento da musculatura do assoalho pélvico, considerado um dos principais métodos no tratamento da incontinência urinária feminina.

A pesquisa é desenvolvida pela doutoranda Ingrid da Costa Vilela, sob orientação da professora Patricia Driusso. A proposta busca, além de oferecer atendimento às participantes, ampliar o conhecimento científico na área.

A incontinência urinária é uma condição comum entre mulheres e pode impactar diretamente a qualidade de vida. No entanto, especialistas destacam que há tratamento eficaz e melhora significativa com acompanhamento adequado.

As avaliações são realizadas presencialmente na UFSCar. Interessadas podem obter mais informações pelo telefone (34) 99220-7544.

IBATÉ/SP - Uma ação policial realizada nesta quinta-feira (9), no bairro Jardim Cruzado, apreendeu um conjunto de armas e outros itens após denúncia de ameaças envolvendo arma de fogo.

A operação foi conduzida com apoio de equipes policiais em cumprimento a mandado expedido pela Justiça. A denúncia apontava que o morador da residência, J.C. de M., estaria intimidando pessoas com o uso de uma arma.

Ao chegarem ao imóvel, os agentes encontraram o local fechado e realizaram o arrombamento do portão para dar cumprimento à ordem judicial. O suspeito não foi localizado, pois estaria em viagem.

No interior da casa, os policiais encontraram diversas armas, incluindo um revólver calibre 38 carregado, armamentos adaptados e munições variadas. Também foram apreendidos aparelhos celulares, dinheiro e aves silvestres mantidas irregularmente.

De acordo com a polícia, o investigado possui histórico criminal por porte ilegal de arma. O caso segue sob investigação e o material recolhido foi encaminhado para análise das autoridades competentes.

Nosso Facebook

Calendário de Notícias

« Junho 2026 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          
Aviso de Privacidade

Este site utiliza cookies para proporcionar aos usuários uma melhor experiência de navegação.
Ao aceitar e continuar com a navegação, consideraremos que você concorda com esta utilização nos termos de nossa Política de Privacidade.